Pretos-Velhos

quinta-feira, maio 29, 2008

Este casal de Pretos-Velhos trouxe de uma viagem às Caraíbas.

Decidi falar sobre eles, pois correspondem à carta n.º 20 do Tarot dos Orixás, a do Renascimento.

O que são Pretos-Velhos?

Na Umbanda, os Pretos-Velhos são espíritos desencarnados de africanos velhos que viveram e morreram nas senzalas.

Têm grande sabedoria, paciência e ternura. São feiticeiros poderosos, protegem contra o baixo astral e harmonizam vibrações.

É bom tê-los por casa. Apesar de estes não terem vindo do Brasil, e das vestimentas não serem exactamente como as dos Pretos-Velhos brasileiros, são um casal, o que simboliza equilíbrio de energias, e sinto que são os meus guardiões.

Estão na entrada do meu quarto para proteger, harmonizar e passar toda a sua ternura, sabedoria e humildade.

Devem falar muito um com o outro, pois o meu filho cada vez que passa por eles faz "Shhhhhiiiiiu!", com o dedinho em frente à boca. Ele lá sabe o que ouve.

PODERÁ TAMBÉM GOSTAR DE LER

7 COMENTÁRIOS

  1. Ah! eu tb tenho um casal: uma rendeira e um preto com cachimbo sentado num toco de arvore! também amo pretos velhos, paixão herdada do maridão (estes na verdade ja eram dele quando nos casamos). Eu tinha mais dois mais um quebrou com tanta mudança (mudança de casa)e o outro comprei em Natal-RN, mas durou muito pouco. Eu também amo coruja e tenho uma bem grande de madeira entalhada, tem pessoas que não gostam muito delas em casa por serem criaturas da noite, mas eu acredito que elas tem a sabedoria e estão sempre a nos viajar e guardar. Tenho outras coisas também, mas acho que os pretos e a coruja são os principais.

    ResponderEliminar
  2. Hazel. Sobre a geléia, estoui pensando se consigo fazer com bananas. Vou tentar, e conto lá no blog
    bjos

    ResponderEliminar
  3. HUm...eu sou tao cheia de misticismo e ao mesmo tempo nao sou. Mas pensando na sua pergunta veio tanta coisa a minha mente de coisas que faco para proteger minha casa. Uma coisa que gosto muito é de espelhos na entrada da casa, acho que eles me protegem (Eva uma vez me explicou exatamente como funciona mas nao lembro). Na casa de praia tenho sapos, descobri que adoro esses bichinhos e compro varios e vou enfeitando pelo jardim. Tambem tenho duas esculturas de ceramica e Lampiao e Maria Bonita que desde que comprei acho que eles impoem ordem e nao deixam entrar coisas ruins. Mas acima de tudo o que acho que mais protege uma casa é a energia das pessoas que nelas habitam.

    ResponderEliminar
  4. Oi!
    Eu não tenho um casal de pretos velhos, mas tenho um casal de camponeses chineses, eu os deixo sempre olhando para a entrada do corredor dos quartos e pra entrada da cozinha; adorei a posição dos seus protetores, mas não posso colocar meu casal assim, com certeza um acabaria viúvo.
    Fora eles, tenho meus anjos espalhados pelo apartamento.
    bjinhusss.

    ResponderEliminar
  5. Gostei de ler sobre os Pretos Velhos, não conhecia a tradição. Por cá vou energizando a casa e as plantas com cristais e outros pequenos objectos de modo a manter tudo equilibrado e a fluir :)!

    ResponderEliminar
  6. olha, eu tenho uma "carranca" de madeira, que comprei em minas gerais.ela fica do lado do poço ( que é uma fonte) na porta da sala segundo o feng shui, ter uma fonte perto da porta principal atrai bons fluidos e abundancia. na porta da cozinha( moro em apt) atrás da porta tenho um saquinho com romã que é a simpatia do dia de reis. e tb um casal de árvore da felicidade, que eu adoro! vc me fez pensar como tenho muitas coisas em casa e como elas tem significado pra mim, de uma maneira muito natural , sem neuras sabe, do tipo "não pegue" , "não veja" " se quebrar o que eu faço"... elas simplesmente estão lá porque eu as adoro , e sei que me protegem, porque eu acredito. quando uma se quebra eu penso, pronto cumpriu a funçaõ aqui. jogo fora, sempre separado do lixo comum, e quando acho outra que me encanta, compro!!!

    ResponderEliminar
  7. Comprei também uma estatua em madeira na R.Dom. ; é um preto a tocar tambor mas não sei se simboliza algo ou não.

    ( ai os acentos ! )

    Lalita

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário ♥