O mundo, dos olhos de uma criança

quinta-feira, novembro 27, 2008

Toda a gente já conhece a célebre cena do filme "O Clube dos Poetas Mortos", em que o professor ensina os alunos a subir para cima das secretárias, como forma metafórica de ver o mundo de uma perspectiva superior.

O que ninguém sabe é que, às vezes... eu faço precisamente o contrário disso!

Ajoelho-me no chão, e olho para cima (já estou a imaginar meio mundo a rir de mim). Sou um pouco estranha, pois (em sussurro: é mais divertido assim...).

Mas, depois de dizer o motivo, quero saber quantas mães por aí vão passar a fazer o mesmo. Quero mesmo.

Eu explico. O meu filho tem 3 anos, quase 4. Quero que tenha uma infância tão bonita e mágica quanto me for possível.
E coloco-me de joelhos para me lembrar de como é ver o mundo pelos olhos de uma criança. Ponho-me da sua altura, para ver como ele vê a nossa casa.

Foi aí que surgiu esta ideia...

Atei uma linha branca (das de coser, mesmo) ao candeeiro da cozinha e a outra parede, e nela penduro pequenas fitas de papel colorido (claro...) e estas bolinhas de Natal, que aqui ficam o ano inteiro, porque na nossa cozinha... é sempre Natal.

Esta decoração está assim há mais de um ano. Não há motivo para não se viver sempre num ambiente festivo. E o L. adora, isso é o mais importante...

PODERÁ TAMBÉM GOSTAR DE LER

16 COMENTÁRIOS

  1. Nunca deixes de sentir, gostar,
    Ver e extasiar-te diante de coisa tão grandiosas como o ar, o voo e os sons da luz do sol dentro de ti.
    Nunca deixes de ser quem és.

    Ès uma louca saudável e eu adoro.
    beijocas.

    ResponderEliminar
  2. Ah Hazel, sempre pensei que a gente precisa procurar ver o mundo da perspectiva da criança, para entender como ela vê o mundo que a cerca.
    Beijocas!!!

    ResponderEliminar
  3. Ele jamais irá esquecer essas pequenas coisas... Nós mães (não todas infelizmente) vivemos para isso: fazermos nossos filhos felizes. Eu brinco com meus e falo assim: dou tudo pelo seu sorriso, o que vc quer? E eles me respondem com o que querem, normalmente querem que eu corra atrás deles por toda a casa, ou faça córsegas neles, ou pule com eles na cama para rolarmos...
    Na verdade, tudo isso acaba ficando registrado para sempre em nós, mães apaixonadas...

    ResponderEliminar
  4. Oi Hazel, sempre é aconselhável, aos educadores, pais e qualquer pessoa que lida com uma criança, na hora de conversar com a criança se abaixar para ficar na altura dos olhos dela e ela se sentir mais segura e próxima de você. Quando quero que minha filha realmente me ouça, faço isto. Deve ser muito chato conversar com alguém sempre tendo que olhar para cima,né? E legal os pais verem a perspectiva de mundo das crianças, e mesmo com o pequeno tamanho elas vêm muito mais coisas do que nós!!

    ResponderEliminar
  5. Querida Hazel, você e sua forma mais que linda de viver as coisas simples da vida.
    Fofa essa preocupação de ver a casa e o mundo do ponto de vista do teu pequenino, ele deve adorar vê-la ajoelhada quase na altura dele. rsrsrs...
    Não tenho filhos ainda, mas com certeza quando os tiver farei isso!
    Lindo o cordão com as fitinhas e bolinhas, imagino então quando bate uma brisa...
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Pois é, os adultos esquecem frequentemente que os campos de visão dos nossos pequenos são outros!

    Bem, Hazel, isso de andar de gatas e ajoelhar-me é comigo também! Primeiro, foi para detectar todos os perigos à vista das crianças, quando eles começaram a gatinhar. Depois é porque gosto de descer ao nível deles. Imagina que agora que a Letícia está no 1º ano, a aprender a ler, colei papeis espalhados pela casa, com as vogais e consoantes coloridas, e algumas palavras que ela já aprendeu, exactamente à altura da visão dela. Estudar tornou-se um jogo muito divertido, que a Letícia joga a toda a hora!

    Beijinhos e continua assim...não, estranha não, divertida! Hehehehe...

    ResponderEliminar
  7. Sei muito bem como é isso.Por várias vezes tenho que ficar de joelhos para fazer algumas atividades com meus pequeninos.E as vezes é bem divertido.Que bom que o L tem uma mãe como vc que entende esse mundo dele.
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Hazel querida.
    Já fiz muito disso e continuo fazendo, é como ver um filme para crianças e assistí-lo como criança, sem esse entendimento todo que temos hoje.
    Tenho dois meninos um de 4 e outro com 9 anos.
    Uma delícia, até escrevo sobre isso em outro blog(quando o Pedro invadiu o mundo do Caio).

    Beijins com felicidades sempre:*

    ResponderEliminar
  9. Obrigada pelos teus comentários! Temos mais coisas em comum, pelo que já li Sintra é uma delas (risos).
    Mais uma bela partilha tua. De facto o L. escolheu bem a mãe (acredito que o pai tb). Como é bom ter alguém ao nosso lado que nos mostre outra forma de ver o mundo, pois cada vez mais fazemos é com que as crianças vejam o mundo através dos olhos dos adultos, impedindo-as de viver a sua infância, e todas as outras etapas do crescimento, com naturalidade.

    Há uns tempos, enquanto estava de férias, assisti a uma conversa de pequeno-almoço em família que me arrepiou a alma. O filho, com 8/9 anos de idade, perguntou aos pais se a comida era de borla. E a mãe deu-lhe uma lição sobre o mundo e como nada nesta vida é de borla, “tudo se paga” dizia ela. Ao que a criança (nitidamente insatisfeita com a resposta) perguntou: "E o Euro Milhões? Isso é de borla!" Eu quase que me desmanchei a rir, mas durou pouco pois foi a vez do pai intervir e explicar o sistema de impostos.
    Fiquei tão triste pois creio que aquelas crianças (era um casal, a menina devia ter 5/6 anos) hão-de ter tempo de aprender sobre essas realidades e fazer, por si próprias, os seus juízos de valor quanto ao sistema social em que vivemos.

    Por isso, hoje, o meu coração inundou-se de felicidade por saber que ainda há pais como a Hazel, verdadeiramente preocupados em deixar os filhos viver.

    Parabéns!

    ResponderEliminar
  10. Cuánta creatividad Hazel.. adoro estos posts!! Y también me gustó mucho la película.
    Te mando un beso grande Hazel♥♥

    ResponderEliminar
  11. Hazel, eu amo esse filme! Sempre choro...hahahaha...E sempre abaixo pra conversar com meu pequeno e decoramos o quarto dele - com desenhos feitos por ele, posteres de filmes rabiscados, adesivos na altura dos olhos dele...A árvore de natal desse ano tb é pequena e ele ajudou a colocar os enfeites... a infância tem que ser mágica mesmo...Beijossssss

    ResponderEliminar
  12. Eu de novo pra perguntar se você mandou a pergunta para o site casa.com.br. Por favor, tente enviar novamente, pois acho que o sistema estava com problemas...Bjs e obrigada.

    ResponderEliminar
  13. Poise...essa é a Hazel..
    Fiquei lendo e imaginando voce deitada no chao e olhando os enfeites...
    e tal e qual o final do seu post antes de voce levantar pensou: por que a minha cozinha é branca?
    beijos querida...

    ResponderEliminar
  14. Acho tão legal isso !
    É a minha cara !
    rsrsrs

    ResponderEliminar
  15. Oi, Hazel, você e toda a turma que procede dessa forma com as crianças estão certíssimas. E só vão ter noção disso daqui a alguns anos (como eu, agora) quando os filhos, já bem crescidos, falarem: Mãe, lembra... (quando me fazia cócegas, quando rolava comigo no chão, quando me contava histórias, quando...)Beijos e sorrisos. São essas coisas que ficam. Bjs

    ResponderEliminar
  16. Un beso Hazel, que tengas un lindo fin de semana♥♥

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário ♥