Hazel responde... (o "Sr. Lixus")

quinta-feira, fevereiro 26, 2009

Dúvida colocada por Maria Manuela, num comentário, e que, seguramente, é a mesma de tantos leitores:
"Bom, eu sou daquelas que resgata livros do lixo. Mas objectos desses lindos nunca encontrei. Mas como é que tu fazes ??? (...)"

É uma pergunta a que o comentário de Ana Luciana responderia na perfeição:
"Se por um lado acho o máximo encontrar estas peças no lixo, por outro não deixo de pensar na forma descartável como as pessoas vivem. E lá volto eu à história do consumo desenfreado, e do desperdício absolutamente desnecessário. Não sou propriamente contra o deitar fora, sou sim, contra o comprar sem ser absolutamente necessário, porque aí sim, já vai parar ao lixo em três tempos. E nem sequer me preocupa o dinheiro que se gasta, porque só o gasta quem o tem, preocupa-me a forma descartável de encarar a vida, o desapego, novamente o desperdício, o gasto exaustivo de recursos, o desequilíbrio ecológico (...)"

Respondo: Há muitos anos atrás, li uma reportagem na revista que acompanhava o "Correio da Manhã" sobre as mulheres que trabalhavam nos serviços de recolha de lixo.

É um trabalho essencialmente masculinizado, mas havia uma meia-dúzia de senhoras que desempenhava esse ofício, e, por isso, foram entrevistadas.

Contavam elas que, depois de terminarem o turno, adoravam juntar-se para "ir à gandaia". Foi a primeira vez que ouvi esta expressão, que significa "andar ao lixo". Diziam que as pessoas não fazem a menor ideia dos valiosos tesouros que já tinham achado na "gandaia".

Eu devia ter uns 8 ou 9 anos quando li essa reportagem. Lembro-me que achei tanta graça e fiquei a imaginar que coisas encontrariam elas no lixo.

Mais de vinte anos depois, compreendo o entusiasmo dessas mulheres, e também o partilho.

Tecnicamente, eu não apanho coisas do lixo; apanho do chão.
Sou atenta, e quando vejo sacos com bom aspecto no chão, ao lado do contentor, espreito para ver o que têm. Sim, admito! E, quero lá saber, não tenho vergonha de dizê-lo.

Não faço isso sempre, mas quando faço, tenho mesmo muita sorte. Tive sorte aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui.... e em muitas outras ocasiões, que não cheguei a relatar.

De tal forma, que há muito que deixei de comprar livros. Tenho a estante cheia, e há cerca de duas semanas doei, com enorme prazer, umas boas dezenas deles à Biblioteca Municipal.

Também tenho dado livros e outras coisas a pessoas que vejo que precisam e valorizam.

E é assim... tenho pena que haja tanto preconceito em relação a estas coisas, pois é o preconceito que tem destruído o Ecossistema, é o preconceito que tem colocado as pessoas em constante disputa umas com as outras, e é o preconceito que impede os bons sentimentos de fluírem livremente.

As pessoas abandonam de tudo no lixo. Até crianças e animais. Recordo-me de uma amiguita de praia que tive quando era pequena, cuja mãe certa vez contou que ela não era sua filha biológica; tinha-a achado, recém-nascida, no caixote do lixo.

Assim, podem imaginar que no lixo, não há só lixo.

Cito o meu pai: "A maior riqueza do mundo está no lixo." - nem ele calcula, apesar de já não se lembrar de ter dito isto há muitos anos atrás, a dimensão desta enorme verdade...

PODERÁ TAMBÉM GOSTAR DE LER

23 COMENTÁRIOS

  1. oi Hazel..
    primeiro te desejo um dia cheio de alegrias..
    e segundo ADORO o seu LIXUS...ele é o maximo...te dá cada coisinha fofa ...aquele bule verdinho é lindo que só...confesso que morro de vontade de ver alguma caçambas que tem nas ruas, mas tenho aquela danada da vergonha, porque?... não sei!!..ninguém me conhece, não devo nada para ninguém..mas na hora H fico com cara de boba e volto para casa me dizendo ..Amanhã vai ser diferente...

    mas fico muito feliz de saber que alguém não teme esse jeito bobo que tenho e recolhe pequenos tesouros no lixo...

    bjs

    ResponderEliminar
  2. Se todas as pessoas tivessem essa consciência... Concordo com a crítica feita à sociedade que trata tudo como "descartável": as coisas, as emoções e até pessoas. Triste isso... O bom é que há pessoas como você que fazem diferente. :-)

    ResponderEliminar
  3. ...hoje em dia a mídia transforma tudo em algo fútil e descartável...mas, quem tem consciência faz sua parte e muda o padrão de comportamento...começando nas coisas simples do dia-a-dia...Hazel, obrigado por nos manter conscientes atravez dos seus comentários...
    Bjos

    ResponderEliminar
  4. Já havia lido em teus arquivos que era mãe adotiva de plantas, mas hoje lendo teu post e vendo todos os teus achados em lixos fiquei com um pouco de inveja hehehhe, eta lixo bom esse. Verdadeiras reliquias. Só posso desejar que continues com essa sorte. bjs

    ResponderEliminar
  5. OI Hazel, fiquei encantada com o bule que vc resgatou do lixo! Vc nem imagina como um bule assim é caro por aqui. Seu post hoje está perfeito, e o comentário de sua leitora muito real: muitas pessoas descartam tudo na vida, sem qualquer apego. Não estamos defendendo o apego doente a coisas e objetos, estamos defendendo o respeito ao ser humano e ao ambiente em que vivemos. Porque jogar no lixo? Porque não doar para alguém ou reaproveitar? Este bule por exemplo, se não servia mais para servir bebidas quantinhas, serviria como um ótimo vaso para flores! Já vimos tantas propostas assim na internet. Mas as pessoas preferem descartar o que não querem e comprar ,gastar, consumir coisas novas, sem necessidade. Eu e meu marido também resgatamos muitas coisas do lixo, não é vergonha isso, é mostrar que temos um olhar apurado e respeitosa para as coisas do mundo. Mas se as pessoas jogam até bebês no lixo... beijos querida, adoro seu blog!

    ResponderEliminar
  6. Oi Hazel... apesar de não ter comentado muito em seu blog ultimamente, venho sempre aqui ver suas novidades!!
    Resgatar algo do lixo, ou não jogar no lixo e reaproveitar, são atitudes que devem ser cultivadas e praticadas por todos, sempre!
    O que não te serve, pode servir para o vizinho, mas aí entra o perconceito da troca, do doar o usado e então seu fim acaba sendo novamente o lixo!
    Ainda bem que temos Hazel's espalhadas pelo mundo. SOu muito otimista e tenho certeza que esse exército ainda vai crescer muuuuuito!
    Beijos querida... também no L.

    ResponderEliminar
  7. Creio que tens razão, o facto de coisas tão bonitas e úteis aparecerem no lixo só prova que as pessoas não respeitam quem precisa, nem sequer o planeta.
    O que eu acho que já não me serve, dou a instituições; lá, vai aparecer, certamente, uma pessoa que irá apreciar o que eu já não quero. Refiro-me mais a roupas, pois não sou muito de comprar objectos, nem gosto que me ofereçam. É uma acumulação sem sentido!
    Ultimamente até optei por fazer assim: sempre que compro uma peça de roupa, escolho outra que tenha usado pouco para dar. Tb é uma forma de criar espaço, rsss...

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  8. Hazel, já falei e torno a repetir, você acha tesouros porque os vê, sempre têm olhos atentos, eu estou tentando aprender com você e sabe o que é mais interessante? Tenho achado tesouros em casa mesmo, estou muito encantada com que ando aprendendo por aqui.
    Parabéns pelo seu 1ºano de blogagem:)

    Beijins:*

    ResponderEliminar
  9. Ok então fazes como eu...

    :)

    Ir à gandaia é uma expressão muito antiga...

    Mas há pessoas que se atiram mesmo para dentro do caixote... Eu fico-me pelos saquitos com bom aspecto.

    :)

    bj

    ResponderEliminar
  10. Ok então fazes como eu...

    :)

    Ir à gandaia é uma expressão muito antiga...

    Mas há pessoas que se atiram mesmo para dentro do caixote... Eu fico-me pelos saquitos com bom aspecto.

    :)

    bj

    ResponderEliminar
  11. Pois é minha Amiga, tens razão em tudo que dizes. Já conheces a minha postura em relação a este tema... aqui só vai para o lixo aquilo que já não tem remédio nenhum. Penso que a nossa querida Terra já nos dá tanto, já a exploramos e magoamos tanto que é o cúmulo do insulto, ainda por cima, despejarmos no ambiente todas as coisas que manufacturamos só porque nos é fácil. Colhemos, mordemos e cuspimos - nem chegamos a comer verdadeiramente, se é que compreendes o que eu quero dizer com isto...

    ResponderEliminar
  12. Hazel,
    achei curioso teres gostado do meu comentário, normalmente sou vista como maluquinha, simplesmente por separar o lixo, ou por usar o verso das folhas de papel, como folhas de rascunho. Na minha escola, lembro-me de ter iniciado uma batalha para ter um contentor de recolha de papel, cabia lá na minha cabeça que numa escola o papel não fosse para reciclar! Facilmente dou comigo a reparar que sou talvez um ser estranho, quando vou ao supermercado comprar algum legume, que vem embalado num lençol de plástico, km's de embalagem desnecessária!!!! Poluição? Qual poluição? Que a malta acha que o lixo se vaporiza!
    O meu pai diz com ar de gozo que eu não vou salvar o mundo. E tem razão! Mas tenho o dever cívico de contribuir com a minha milionésima parte!

    ResponderEliminar
  13. Um sopro carinhoso de quem já está com a alma mais calma.
    :-)
    Obrigada!
    Beijocas!

    ResponderEliminar
  14. Os Portugueses ganham mal, não poupam e ainda estragam dinheiro. Colocar livros e coisas assim no lixo é deitar dinheiro fora.

    Aqui na Alemanha não vês isso, a malta coloca tudo na Ebay, o pior que pode acontecer é ganharem 1 euro e como o comprador paga despesas de envio, é 1 euro de lucro.

    Quanto a livros, ando a tentar comprar livros antigos Portugueses. Dou o exemplo de um de 1800 sobre o Santo António que foi vendido por 400 Euros. Um livro de história de 1600 que foi por 800 euros. Mas os Portugueses mandam tudo para o lixo.

    ResponderEliminar
  15. Adorei tua resposta tão mágica quanto os presentes que tu recebes do universo (ou do sr.lixus). As palavras e intenções tem mesmo muito poder! Beijos!

    ResponderEliminar
  16. lindo e educativo o seu post hazel...
    alias..como sempre...
    um beijo grande.

    ResponderEliminar
  17. O sol brilha no ar para iluminar as nossas vidas.
    hoje é dia de festa.
    muitos parabéns.

    ResponderEliminar
  18. Oi Hazel :)
    Voltei pk este Post está demais!!
    Até à uns meses atrás eu andava meio bloqueada...Parecia que tinha umas palas como metem aos burros...e só via em frente...e as x nem isso!!!
    Agora dou comigo a olhar para todos os cantinhos por onde passo...e sempre k vejo "lixus" lembro logo das fadinhas da Hazel ;)
    Não tenho facilidade em usar coisas assim , achadas na rua..pelo menos até a data!! Mas outro dia la fui p casa com umas cxas de alface, para por os vasinhos!! Uma palete que axei no eco.ponto e tb levei p os vasinhos...e uns canudos de cartão..que ainda não sei...mas hão-de servir p algo :)
    Todos os dias aprendemos algo...e todos os dias vamos mudando um pouquinho de nós!!!
    :)

    Beijinhux
    MaluXa *

    ResponderEliminar
  19. eu nem consigo imaginar como s econsegue por um livro no lixo- euq ue tenho os meus livros-os que vou adquirindo ao longo dos anos como amigos -não consigo de todo perceber-mas faz-me muita confusão de facto o desapego das epssoas o lado consumo e deito fora...ainda bem que és atenta eu sou tão distraída-mas vou passar a ficar vijilante

    ResponderEliminar
  20. Acho que este blog acaba por ser um local de "discussão de ideias", digo isto entre-aspas porque muitas vezes nem chega a existir uma dita discussão, porque o mais natural quando aqui venho, é aperceber-me de que não estou sozinho, e que tal como a Analuciana disse, há mais maluquinhos como nós. A minha familia é exímia em fazer o mesmo, e muitos são os moveis que acabamos por restaurar e pintar e colocar de novo ao serviço. Enfim obrigado Hazel por teres esta casa onde podemos sempre entrar e nos sentirmos menos sozinhos "nas nossas missões".

    ResponderEliminar
  21. Hazel nunca tive sorte com esse tal senhor e até parece-me impensável que alguém em sã consciência seja capaz de jogar fora um livro.
    Um abraço e que sua sorte continue grande.

    ResponderEliminar
  22. Olá Hazel,
    Engraçado... também eu, peguei uma moldura do lixo, com (1,20x0,90), que uma perfumaria deitou fora. Retoqueia com ouro-velho, retirei a publicidade e nela encaixei um batike indiano... um Buda como pano de fundo, em tons quentes.Ficou um arraso... a sala ganhou uma "outra dimensão"...

    Vale sempre a pena ficar de olho no lixo do vizinho...ehehehe!

    Beijo

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário ♥