Cuide da sua rua

quinta-feira, abril 02, 2009

O Jardim Municipal aqui perto de casa, onde costumo levar o L., parecia-me mal concebido; não havia mesas onde as mães pudessem dar um lanche aos filhos; os bebedouros eram altos demais para que as crianças pequenas lá chegassem sem ajuda de um adulto...

Então, fui ao site da Câmara Municipal, cliquei no "Fale connosco", e, educada e respeitosamente, expus a situação. Nunca responderam, devo dizer.

Semanas depois - pasmem-se - encontro, nesse jardim, um degrau de pedra à frente de cada bebedouro, e mesas de madeira para piqueniques!

Fiquei muito contente, e enviei-lhes um email a agradecer. Ao qual também não responderam, mas não importa, pois só queria que quem acedeu ao que pedi, visse o seu trabalho reconhecido.

Desde então, passei a estar mais atenta, e apercebi-me de muitas coisas erradas: na minha rua havia 3 carros abandonados e várias lâmpadas de candeeiros públicos fundidas - novamente, comuniquei com a Câmara, e forneci as matrículas, marcas e cores dos carros, e a localização exacta dos candeeiros fundidos.

Pouco tempo depois, os carros foram rebocados, e passou a haver mais lugares de estacionamento. As lâmpadas não só foram todas trocadas, como a Câmara decidiu acrescentar mais alguns candeeiros, para que a rua tivesse melhor iluminação.

Fiquei espantada! Eles trabalham mesmo...

Esta semana, cerca de 1 ano desde a última vez que lhes fiz pedidos, voltei a escrever-lhes.
Pedi que fosse melhorado o espaço nas traseiras do meu prédio, colocado um espelho convexo à saída da minha rua, e que fosse acrescentado um receptáculo para óleos alimentares e outro para pilhas no ecoponto daqui.

O que é que isto tem a ver com a Casa Claridade? Tudo!
Se cuido de mim, da minha família, da minha casa e do meu blogue, também o faço com a minha rua e sítios que frequento. Não é tão melhor viver num mundo bonito e estimado?

Em vez de me limitar a criticar os arquitectos que conceberam bebedouros demasiado altos para um parque infantil, expliquei que as crianças não conseguiam beber água sozinhas, e pedi que fosse colocado um degrau.

Este é o truque. Não é o mundo que tem que mudar. É a nossa atitude.

Cuidem da vossa rua, do vosso bairro. Se virem algo de errado, contactem o Município, com educação, e expliquem o que se passa, fornecendo nomes de ruas e pontos de referência.

Não tenho "cunha" na Câmara Municipal. Nem sequer lá conheço ninguém.
Mas tudo o que pedi, foi atendido. É magia? Talvez. A magia da atitude acertada...
Gostaria de ver toda a gente a fazer isso. Imaginem a diferença que faria.

Há pouco, conheci a Lourinhã (localidade em Portugal perto de Óbidos) e encantaram-me os canteiros e plantas que havia em cada rua. Até havia floreiras presas nos candeeiros. Não vi nada sujo ou destruído, antes pelo contrário. Tudo muito agradável e bem tratado.

Se algum dos leitores é habitante da Lourinhã... parabéns pelo bom exemplo da sua vila!

É importante que todos saibamos o quanto cada um de nós é importante.
Uma única pessoa pode fazer uma grande diferença.
Peça com educação, e será atendido. E não se esqueça de agradecer sempre.

PODERÁ TAMBÉM GOSTAR DE LER

41 COMENTÁRIOS

  1. Hazel...você realmente é nota 10...mas, quem me dera se os responsáveis pela minha cidade fossem tão ágeis em atender as necessidades da comunidade...!!!!De qualquer forma nós é que não podemos ficar de braços cruzados, né???
    Um grande beijo para você...

    ResponderEliminar
  2. Hazel, perfeitao esse seu post, penso como você, para o mundo mudar, temos que mudar a nossa atitude.

    Quem me dera as soluções no Brasil viessem tão rápidas quanto aí em Portugal. Temos dificuldades de um país em desenvolvomento e sofremos com a pouca educação cívica das pessoas em geral, inclusive dos dirigentes.
    Mas sonho com o dia que tudo possa ser melhor e vou fazer a minha parte.

    ;)

    ResponderEliminar
  3. Oi Hazel, parabéns pela atitude. Nós não sabemos a força que temos! Se em vez de só reclamar, trouxéssemos soluções, muitos aspectos de nossa vida seriam bem melhores e mais fáceis!Beijs

    Obs. Estou sentindo falta de suas visitas ao meu blog!

    ResponderEliminar
  4. Maravilhosa a forma como descreveste o que ocorreu, bacanas as tuas atitudes. Concordo totalmente contigo e inclusive o teu post me inspirou para realmente ser mais atuante e fazer a parte que me cabe, independente de - ou não, ser ouvida e atendida. Como comentou a moça brasieira como eu na postagem aí emcima, aqui pelo brasil as coisas são um pouca mais complicads, mas quem diz que não podem dar certo?
    aproveito pra dizer que o teu blog é show, leio sempre e acho que temos uma bela isentificação...um beijo pra ti!

    ResponderEliminar
  5. Parabens p/ tua atitude, Hazel!
    Afinal é mesmo por aí: porque criticar se nem sempre se tentou sequer dar conhecimento das situações a quem pode -e deve intervir nelas?
    Tenho um experiencia parecida no centro de Lisboa: a certa altura as pedras da rua estavam, cada vez mais soltas junto a porta de entrada, todos dias se soltavam mais umas quantas. Entrei no site da camara na quinta feira a expor a situaçao e dar a localização exata. No sábado de manha estavam lá os funcionários, que deixaram tudo impecável. Assim faço sempre que vejo percas de agua na via publica, candeeiros sem luz etc. Uma pequena maneira de contribuir/participar no que usamos e que tambem é nosso.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  6. Resta saber se todos os municípios acedem dessa forma aos pedidos dos moradores. Ainda bem que alguns fazem, sinto-me menos defraudado :)

    ResponderEliminar
  7. Fiquei muito feliz em saber de sua atitude, bem como do atendimento as suas demandas.

    ResponderEliminar
  8. Hazel querida.. tù y yo nos parecemos mucho!!
    Yo tambièn opino que como cuidamos nuestro hogar por dentro, por fuera, nuestros blogs, tambièn nos tenemos que encargar de nuestras calles (ruas).
    Yo me ocupo de que tengamos siempre luz (reclamo al municipio si se quema una luminaria), lavo mi vereda y mi parte de la calle, sì.. la calle tambièn la lavo y queda de linda!! :)
    De acuerdo contigo en un 100%
    Un beso grande♥

    ResponderEliminar
  9. Muito bom ler teu relato, moro numa cidade mal cuidada por governantes mal intensionados durante anos e anos. O atual prefeito parece que deseja realmente mudar, melhor nosso município, pelo menos se reúne com a população para escutá-los. Quem sabe alguém de sua equipe não escute minhas sugestões.
    Parabéns por ser assim como és!
    bj bj bj

    ResponderEliminar
  10. Olá Hazel, desde já o muito obrigado pela visita.
    Respondendo a tua pergunta, sou do Carregado ( na parte campónia..ehehehe).
    Jitos

    ResponderEliminar
  11. Bem agora o comentário ao postado hoje.
    Acho de um imenso senso de cidadania o que fizeste. Concordo contigo no que respeita á mudança da nossa atitude .
    Gostava muito de poder falar contigo (fora do blog)
    (meu mail: carla-2275@hotmail.com)
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  12. Realmente é uma boa atitude. Vou tentar estar mais atenta e agir a favor de mim e dos outros.
    Bjs
    Helena

    ResponderEliminar
  13. É QUE TENS O AFETO PLANTADO NA ALMA!!!!
    UM LINDO DIA!!!!

    ResponderEliminar
  14. Que lindo exemplo, Hazel!
    Acho que farei o mesmo =)

    ResponderEliminar
  15. Estava precisando de algo assim. Afinal, é muito fácil encontrarmos nos obstáculos externos desculpa para nossas limitações e atitudes desfocadas. Minha atitude precisa mudar antes que eu queira mudar o mundo ao meu redor. Então, o mundo será melhor, quando eu mesma souber valorizá-lo . Você é uma bênção!

    ResponderEliminar
  16. Adorei este post! Nem mais...ora aqui está um óptimo exemplo a seguir!
    És um anjo na terra!
    Beijinho Bruxinha...alguma vez te disse que és linda por dentro e por fora? ÉS! :)

    ResponderEliminar
  17. Hazel,
    tudo bem amiga?
    Você anda sumida do meu blog.
    Você tem toda a razão, devemos fazer nossa parte, em vez, de ficarmos reclamando.
    Minha rua é um pouco mais baixa e quando chove, vem material de construção da outra rua. Ninguém limpa, nem as moças da prefeitura e a rua fica suja e feia. No final de semana, eu e meu marido, varremos a rua, o asfalto mesmo, ensacamos e colocamos para o lixeiro.
    Assim contribuímos, pelo menos um pouquinho, para a limpeza da rua.
    Beijo:)

    ResponderEliminar
  18. Hazel,
    quanto aos lampranthus, o mais antigo, já está cá em casa há cerca de um ano, é o fushia e só agora floriu, no final do inverno comprei o laranja, mal o transplantei floriu logo, neste momento já só dão flor os botões que se atrasaram, o amarelo comprei há cerca de um mês, está cheio de botões e ainda só abriu 2. Os mini-mini, que acho que são engraçadíssimos são uma estaca que trouxe da muralha do Castelo de Óbidos uns dias após ter comprado o amarelo, e já foi cá que se encheu de botões e floriu.
    O meu truque? Tenho-os à chapa do sol!! Mas não sei se isso é bom ou mau.

    ResponderEliminar
  19. Sempre que posso tento fazer alguma coisa boa para o local em que vivo, e passo todos os dias.
    Recentemente fiz uma reclamação com a sub prefeitura do meu bairro, por causa de um ponto de táxi na esquina da minha casa.
    A rua é limpa, arborizada e todos que passeiam com seus caezinhos recolhem (os cocos). Agora imagine; os tais motoristas que fazem ponto na esquina (usam à noite a calçada para fazer xixi)
    A gente sai cedo de casa e tem que passar pela fedentina...Falta de educação é pouco! Ainda não recebi feed back quanto a minha reclamação, mas que eu reclamei isso eu fiz. Afinal, a rua é de todos nós.
    beijos

    ResponderEliminar
  20. Garota, passa na minha área, tem invensionices, kkkkkk, bjks

    ResponderEliminar
  21. É isso mesmo, Hazel !!!
    Se cada um fizesse mais e reclamasse menos, o mundo seria bem melhor.

    Parabéns pela iniciativa.
    Beijo

    ResponderEliminar
  22. Isto mesmo, nós precisamos de nos comprometer a buscar soluções para os "problemas" ao invés de criá-los e aumentá-los. Acredito que somente com a mudança de comportamento interior possamos alterar pouco a pouco o que está ao nosso redor já que as grandes mudanças se iniciaram de uma vontade tímida e solitária.
    Na maioria das vezes quando não conseguimos o que precisamos, certamente foi por falta de empenho e persistencia.
    Hazel, obrigada por seu comentário no meu blog, fiquei bastante envaidecida. Bjs

    ResponderEliminar
  23. Eu falo que vc tem mágica na ponta dos dedos. Tudo o que vc toca se transforma.
    Bjs bruxinha!

    ResponderEliminar
  24. Fico feliz em saber que existe algum lugar no Brasil onde as reclamações são ouvidas e atendidas silenciosamente, isso chega a ser emocionante, visto que em minha cidade Rio de Janeiro,o reclamante é que desiste e fica em silêncio.

    ResponderEliminar
  25. Hazel queriida , adorei o post , adorei sua atitude e concordo com vc em tudo !!! Temos mesmo é que reclamar , pedir e agradecer é claro !!! Parabéns por mais essa lição , hehehe .
    Bjuss *

    ResponderEliminar
  26. Minha história já está lá na Margarete.
    Se achar que ela é boa, vote em mim e me ajude a ganhar a bolsa.
    Quem vota também ganha prêmio.
    Obrigada e beijo:)
    Janice

    ResponderEliminar
  27. Hazel,
    Que sonho se os governantes da minha cidade tivessem essa disposição para nos ouvir! Infelizmente, aqui a coisa vai de mal a pior! Até depósito de lixo municipal próximo à nascente que abastece a cidade eles colocaram, imagina o resto!
    Obrigada pelo apoio...
    Beijos!

    ResponderEliminar
  28. Hazel,
    Que sonho se os governantes da minha cidade tivessem essa disposição para nos ouvir! Infelizmente, aqui a coisa vai de mal a pior! Até depósito de lixo municipal próximo à nascente que abastece a cidade eles colocaram, imagina o resto!
    Obrigada pelo apoio...
    Beijos!

    ResponderEliminar
  29. Pensamos da mesma forma, Hazel.
    Há tempos percebi que o melhor é conversar, seja por e-mail, SAC ou 0800 das empresas.
    E quanto aos serviços públicos, também notei que, se formos "com jeito" eles saem!!
    Parabéns pela atitude e pelo exemplo.
    Bjs

    ResponderEliminar
  30. Hazel, obrigada pela visita , estava mesmo sentindo sua falta . bjs Leila

    ResponderEliminar
  31. Senti sua falta hoje...não postou.
    Bjosss querida!!!

    ResponderEliminar
  32. Hazel,

    Concordo que temos de mudar a nossa atitude sempre.
    Ficar criticando e de braços cruzados só mostrará a falta de cidadania diante de qualquer erro que vemos no nosso dia a dia.
    Esses dias conversei com meu marido exatamente sobre isso, ou seja, vamos falar sim, com quem deve nos ouvir, dos nossos direitos como cidadãos.

    É por isso que visito todos os dias "casa claridade",mas sou também preguiçosa para escrever e o medo do português com algum erro? ai ai!!
    Parabéns pelo maravilhoso post!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  33. A isso chama-se exercício de cidadania. Se cada um cuidar do seu bairro, as cidades ficam melhor.

    bj

    ResponderEliminar
  34. E tão bom ter pessoas que olham e fazem alguma coisa.
    Quero ter esta atitude que vocçê tem.
    Seu blog é demais
    Com amizade Monica

    ResponderEliminar
  35. Oi Hazel,assino em baixo de tudo que você escreveu, e acredito que a nossa postura faz muita diferença para mudar pra melhor o lugar que vivemos, e você está de parabéns porque tomou um atitude sem brigar com ninguem e foi atendida nas soluções simples que deu e nunca ninguem deveria ter atentado ao fato.
    E sobre dormir,menina eu sou uma mulher da madrugada, funciono melhor a noite e não gosto de acordar cedo, rsrs.E muitos me criticam por isso,mas nunca dei bola pro que pensam ou não a respeito do que faço, a vida é minha e respondo por meus atos, adoro dormir, adoro minha cama e a minha "costela" então nem se fala,rsrrs.
    adoro vir visitar você,gosto do seu jeito, e por isso és tão querida no mundo dos blogs.
    um otimo domingo
    beijos

    ResponderEliminar
  36. Olá, Hazel!!
    Parabéns pelas suas ações!!! Adoraria fazer o mesmo aqui no RJ...
    Vou aí a Portugal pedir emprestados seus políticos para dar uma "arrumada" no Brasil, principalmente na cidade do RJ, que está suja, desorganizada, violenta e perigosa...
    Beijinhos!!!!

    ResponderEliminar
  37. Parabéns Hazel!!!
    Até pode ter sido magia sabes...
    No Alentejo temos um ditado que exprime aquilo k te aconteceu... "Quem não pede, não houve Deus."
    Se todos tivessemos um bocadinho do teu espírito de iniciativa... o mundo seria muito melhor... continua assim!

    ResponderEliminar
  38. Querida, fiquei encantado. Tudo a ver! Estamos relamente em sintonia. E adorei a trilha sonora, um violão maravilhoso. Bjosss

    ResponderEliminar
  39. Oi Hazel,
    Em frente da travessa que eu moro tem uma quantidade enorme de lixo, que está um horror.Já liguei para o número que está fixado no muro proximo, onde está a montanha de lixo e nada...hoje falei com o lider comunitário daqui, ele disse que já está sabendo e que estão tomando providências.bom, estou fazendo minha parte espero que este problema seja resolvido e que as pessoas não joguem mais lixo lá.
    Um bjão

    ResponderEliminar
  40. Oi Hazel,
    Em frente da travessa que eu moro tem uma quantidade enorme de lixo, que está um horror.Já liguei para o número que está fixado no muro proximo, onde está a montanha de lixo e nada...hoje falei com o lider comunitário daqui, ele disse que já está sabendo e que estão tomando providências.bom, estou fazendo minha parte espero que este problema seja resolvido e que as pessoas não joguem mais lixo lá.
    Um bjão

    ResponderEliminar
  41. Hazel , muitas vezes perdemos energias a criticar para o ar , Quando devemos fazer como você , ir , e expor .Muitas vezes as pessoas andam tão destraidas que nem é por mal , apenas e só porque andam destraidas nada melhor que chamar atenção . Você nem parece Portuguesa mulher !ehehehhe

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário ♥