O sótão misterioso

terça-feira, agosto 18, 2009

Vivo nesta casa há 8 anos. Conheço-lhe todos os recantos. Mas, existe uma parte desta casa onde eu nunca tinha entrado, nem sequer com a pontinha do nariz...: o sótão.

Raramente me lembro, sequer, que ele existe. Convenci-me de que quem lá vivia - e sem pagar renda! - eram as aranhas. E, com elas, eu não me meto.

Mas, há pouco tempo, decidi ir lá acima enfrentar o meu medo, e ter uma conversa-séria-de-mulher-para-aranhas.

Não existe uma escada fixa, por isso fui  buscar a velha escada da administração do prédio e lá subi. O acesso é pelo tecto da nossa despensa (vêm os ramos de louro pendurados na parede?).

Qual não foi o meu espanto, quando lá chego, preparada para encarar um batalhão de aracnídeos enraivecidos, extraterrestres antenados, crocodilos, ou até mesmo o lendário fantasma das cuecas rotas, e... não vi nada. Nicles. Apenas um enorme espaço vazio.

Que poderia ser transformado em tantas coisas...
E agora, fiquei a pensar:

Poderia transformá-lo numa Biblioteca, e levava para lá todos os livros...
Ou fazer dele um jardim interior, com pedras, fadas e gnomos, as plantas e uma pequena fonte Feng Shui (que não tenho)...
Ou criar um espaço mágico, com almofadões pelo chão, onde poderia fazer teatrinhos de contar histórias de encantar com o L.... (esta agrada-me mais)

Ou...? Sei lá.
Aceito sugestões.
Se tivessem um sótão vazio, o que fariam dele?

PODERÁ TAMBÉM GOSTAR DE LER

50 COMENTÁRIOS

  1. Olá!!!

    Sempre achei que todo o sótão tem um charme especial!!!!

    Se esse sótão fosse na minha casa eu farei de lá o meu ateliê, para poder fazer as minhas artes e guardar as minhas coisinhas!!!

    Bjokas.

    Kátia
    tudodbomptocom.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Querida Hazel! Se me quiseres mandar as medidas do sotão posso enviar-te uma simulação de um possivel ambiente de acordo com o que desejas. Manda-me medidas. E tem janela ou é completamente fechado? Dá p andar a pé? Diz qq coisa.
    Cláudia
    rabiscuss.blogspot.com

    PS- Sou louca por decoração. Se quiseres podes dar espreitadela meu blog decoração: www.decoaddicted.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Olá querida amiga! Que maravilha, descobrir um espaço vazio em casa. Realmente, dá pra dar asas à imaginação.
    Ahhhh às vezes pintamos monstros ode eles não existem... hehehe
    bjossss

    ResponderEliminar
  4. Cláudia:

    Só agora é que me contas do teu outro blog? Só conhecia o das tuas pinturas. Ai!...

    Já lá fui espreitar. Eu envio-te as informações... mas depois vou ficar a chorar com a simulação que vais fazer (já vi as que fizeste no teu blog), por não poder torná-la realidade.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. ...adorei a idéia do espaço mágico com almofadões e coisa e tal...também quero ter um espaço assim, beeeeeeeeeem relaxante!!!!!!!

    ResponderEliminar
  6. Acho sótão super legal, sempre quis morar em uma casa que tivesse um, mas nunca aconteceu. Achei todas as suas idéias legais, mas tbm me agradei mais da última.
    Boa sorte na empreitada:)
    Beijokas

    ResponderEliminar
  7. Uma sala mágica em tons de branco ou azul celeste.

    Duas janelas uma de cada lado, cadeiras cofortáveis, uma pequena mesa, uma pequena estante com alguns livros mágicos e música suave.

    parece-me bem
    JM

    ResponderEliminar
  8. Oi Hazel!
    Nos conte o tamanho do lugar para podermos dar sugestões!
    Tem selinho pra vc lá no Coisas (post de 17/08)!
    Aproveita pra conhecer o cantinho da Cris Ventura do blog Canto do Feng Shui!
    Bjão!!!
    Maura

    ResponderEliminar
  9. Ai Hazel, que delícia de refúgio semi secreto! Adoro!
    Então faz uma misturinha com livros, almofadões, chás, encontro de bruxas, plantas, histórias, saraus tudinho e me aguarde que vou pegar minha vassoura e num segundinho chego.
    Um sopro de beijo

    ResponderEliminar
  10. Oi Hazel !

    do meu sotao o acesso e' mais facil (uma escada no corredor do segundo andar) e uso como uma mistura de biblioteca e quarto de hospedes. Tenho um sofa cama que puz la com bastante almofadas e forrei o chao com um tapete. Coloquei (ou melhor, o marido colocou) uma estante que pega duas paredes do porao/quarto. As enchi de livros. E' um cantinho que gosto de usar para ler e quando tenho visatas que vem de longe, ficam hospedadas la.

    ResponderEliminar
  11. Eu faria uma mistura entre uma biblioteca e um local de descanso, onde armazenasse as tralhas antigas e que tanta paixão tenho por elas... Seria o refugio para aqueles dias em que nos apetece estar sozinhos! Eu também tenho um sótão muito pequenino e baixinho, e adorava transformá-lo!

    ResponderEliminar
  12. TEnho certeza que vc loguinho vai achar uma utilidade para esse sótão...

    Abraços!!!

    ResponderEliminar
  13. Olá querida!
    fala com o teu pai, po causa da escada, ele pode colocar uma escada, que vêm do sotão,não ocupa espaço porque ela recolhe.
    olha eu pintava uma parede de cada cor, e fazia o cantinho da leitura, para fazer espaço verde só dá se tiveres claridade, ou então tens que por plantas artificiais, bom tudo depende do espaço.
    mas tu vais conseguir, és a maior.
    mil beijocas.

    ResponderEliminar
  14. Eu faria um lugar para meditar,
    Com uma caminha, caso dese sono, e tapete no chão. com almofadas.
    Um lugae só para estar só.
    Mas eu não tenho.
    Beijo

    ResponderEliminar
  15. Hazel
    Que fantastico, eu adorava ter um espaço assim na minha casinha, eu também gosto da ideia do espaço mágico, cheio de almofadas pelo chão, junto com os outros complementos que melhor que ninguém, nos ensinas sempre a fazer :)
    Que maravilha, estou a ver que vais por mãos á obra bem rápido :)
    Beijinhossssssss

    ResponderEliminar
  16. Amei você ter descoberto este lugar secreto, eu faria uma mistura de jardim interior e lugar mágico para o filhote....
    Bjocas!!!

    ResponderEliminar
  17. Hazel,
    faria uma ateliê para minhas invencionices, com muitas revistas, livros, tecidos, cola, tesoura ( e no seu caso, poções mágicas!)...ia amar encontrar um sótão assim!
    Um beijo

    ResponderEliminar
  18. meu sonho é ter um sotão! sempre sonhei com isso...quem sabe um dia...rs

    mas sonhei morar num sobrado...ih tenho tantos sonhos que dá pra encher o mundo.

    Hazel teu blog é maravilhoso , amo vir por aqui beijos

    ResponderEliminar
  19. olá, Hazel!
    que dádiva ter um espaço desses!
    se fosse meu, aos 20 anos transformaria numa sala cheia de espelhos para dançar...
    hoje, montaria o ateliê.
    mas, com certeza, saberás tirar um proveito encantado dessa oportunidade.
    bjkinhas....

    ResponderEliminar
  20. Hazel amiga! bom,em primeiro lugar eu quando chegasse na casa o primeiro lugar que eu iria era justamente neste que voce tinha medo-isto me fascina, estes cantinhos, porões,sotãos,portinhas escondidas e trancadas-não sei te explicar de onde vem isto - adoro entrar em casa abandonada...coisas estranhas acontecem comigo e nãolá dentro!kkk
    sabe o que faria- um porão mágico, que nem filme, esconderijo só meu- minhas antiguidades, minhas plantas, meus livros, uma poltrona velha e confortavel, com uma cobertinha , um tapete com almofadas, um toda-discos(nossa), a minha gatinha seria a única a compartilhar este meu segredinho!
    ih viajei!
    adorei esta enquete rsrsrs
    bjs

    ResponderEliminar
  21. Adoro seu blog! É muuuuuito inspirador e daqui já tirei várias ideias pra casinha nova.

    Eu adoraria ter um sótão em casa e, COM CERTEZA, faria um cantinho bem especial, tipo para leitura ou para ver filmes... com várias almofadas espalhadas num lindo tapete! Adoraria uma fonte tb!

    Beijocas,

    Fernanda

    ResponderEliminar
  22. Oi Hazel! gostei de ideia dos almofadões no chão, para descansar, ler um livro, escutar uma musicaa! humm... uma delicia! beijinhoss

    ResponderEliminar
  23. Querida Hazel,
    se eu tivesse um sótão (que é meu sonho...) eu montaria um lugarzinho que fosse a mistura de tudo o que você disse, sem gastar muito ou nada...rsrsrs
    Um cantinho de leitura com um colchão no chão forrado com uma colcha macia e váris almofadas em cima. Uma fonte para que eu lesse e escutasse o barulhinho da água (adoro).
    E com um espaço para brincar com meus filhos...
    Beijo:)

    ResponderEliminar
  24. Oi, Hazel!

    Aqui estou eu, depois de tanto sumiço! :-)

    Ando correndo por aqui não por causa de 1 espaço vazio, mas por conta de uma casa inteira vazia que irei construir! :-))) Até o final do ano espero que nossa casa bioconstruída esteja bem adiantada! Já ouviu falar da bioconstrução? Vamos fazê-la no terreno que temos próximo à reserva florestal onde tb moram meus pais.

    Portanto, estou em fase de pensar espaços vazios! Então a minha dica para o seu sótão é a seguinte: cubra o chão com tatames (só se entra lá descalço), espalhe almofadas coloridas, pendure tecidos finos e coloridos no teto para dar um efeito de sonho e decida que lá é o espaço do não-fazer. Conhece o conceito do não-fazer? É fazer tudo aquilo que nunca fazemos, nunca achamos tempo para fazer e é algo totalmente diferente da nossa rotina. Que tal?

    beijão!

    ResponderEliminar
  25. Ahhhhh!Um sótão possuir,um só meu cantinho,onde um bureau teria,uma cadeira,um laptop.uma estufa para minhas inúmeras pimenteiras,de cores infinitas,bonzais meus,violetas e margaridinhas ,brancas e amarelas,uma de vidro clarabóia para que plantas e flores essas,percebam ad infinitu,a luz do sol e da lua e das estrelas!
    Bzu Mãos suas escrba e da vida poeta!

    Viva a Vida!

    ResponderEliminar
  26. Hazel,

    Eu tenho um sótão aqui tb e nunca fui lá, por que ele não tem um piso normal, tem lá um tipo de espuma muito grossa para nos livrar do frio da Suécia, mas já pensei em fazer um ateliê, pois amo a pintura.
    Vou ficar só espiando as idéias que
    surgirão, adorei esse post.
    beijinhos
    Lucinha

    ResponderEliminar
  27. Como entendo a tua aracnofobia!!!!
    Não referes as dimensões do espaço, mas porque não reunires tudo no mesmo espaço? Com cantinhos temáticos, por exemplo...

    A tua pergunta sobre a limpeza do papel de parede é muito pertinente, mas não faço ideia se é lavável ou não!! É vinilico, por isso deverá ser. Bem, lá as melgas que pousarem nele, terão uma segunda oportunidade para viver, ehehehehe...
    Não nos costumamos queixar de melgas aqui, por isso nem sequer pensei nelas...

    ResponderEliminar
  28. Oi Hazel! Claro que gosto mais do espaço mágico e cheio de imaginação e fantasias - um espaço sagrado, criativo como num conto de fadas que pode se tornar uma lembrança maravilhosa para voces - e principalmente para o L.
    Beijos!

    ResponderEliminar
  29. Olá Hazel, tens um Selo lá no meu Blogue.Beijocas grandes.

    ResponderEliminar
  30. um sótao? e vc nunca tinha ido lá? caramba, vc é mesmo muito centrada. Eu nao conseguiria viver numa casa e nao explorar todos os cantos dela. Mas que bom que superou seus medos e viu que atrás de algo aparentemente obscuro se esconde algo que vai te trazer muito prazer
    bjks

    ResponderEliminar
  31. Olá! Lindo o seu Blog!
    Eu vou deixar minha opinião aqui...ehehehe...sempre quis ter um sótão e provavelmente ele teria muitas luminárias, almofadas, tapetes, velas, livros, pêndulos, e uma boa música!
    Um abraço!
    Thaís

    ResponderEliminar
  32. Em apartamento não poderia ter um sótão, mas se o tivesse, quem me dera...colocaria lá uma boa cadeira de balanço e livros.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  33. Hazel eu sempre achei o sotão um lugar magico,acho que devias mesmo pensar em aproveitá-lo,será sempre um sitio muito acolhedor que com certeza vos irá proporcionar bons momentos em familia...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  34. Hazel eu criava um espacinho magico, cheio de almodas um retrito espiritual e tambem colocaria la os meus livros!
    Um beijo doce

    ResponderEliminar
  35. Fico com a idéia do espaço mágico para contar histórias.
    ;)

    ResponderEliminar
  36. Quem me dera ter um sotão! Com luz natural...é como se fosse um refúgio.
    Transformava-o logo em atelier para mim com as minhas coisas arrumadas em cestos, estantes e uma mesa enorme.
    Se ainda restasse espaço aproveitava para fazer uma divisória e fazia um espaço lounge...para conversar, ler, jogar, ouvir música, ...
    ;)
    Era isso que fazia SE tivesse um sotão!

    ResponderEliminar
  37. Só fico imaginando a mágica que vc vai fazer... Se fosse na minha casa eu faria o meu Atelie. Seria o Canto da Bruxa nas alturas, longe de tudo e todos só eu criando mil e uma bruxas..., seria meu refugio, sem interrupções,colocaria uma corda para eu subir, sem escadas, pra que minhas ferramentas não sumissem,e que meus filhos não pegassem mais nada emprestado escondido... Colocaria uma placa enorme. "XÔ, galera do manheee, Andreaaa, XÔ" e também outra " O Descanso da Guerreira" Decoraria ele em tons de amarelo, laranja, colocaria uma rede para as horas de descanso e puro prazer. Colocaria uma estante de madeira sólida com meus livros, revistas, cds,som, etc. TV jamais. Nas paredes meus desenhos,uma canto para as amigas,de tagarelice noite adentro,muitas garrafas de vinhos, com duas taças,pra horas com o poderoso chefão...e tapete,claro. Colocaria um baú, cheio de bons momentos e histórias sem fim e flores muitas flores e por aí vai... Sotão vai ser difícil, mas qualquer canto a gente transforma na gente!
    beijocas e muitas inspirações
    Andrea

    ResponderEliminar
  38. Eu colocaria as almofadas como disse, varias e varias, cortinas esvoaçantes bem fininhas e coloridas, uma teve, e outras coisinhas, acho muito legal a ideia de pensar em dormir a escutar a chuva a cair no telhado e relaxante, e ainda mais em um sotao todo especial é magico!

    ps: mudou a cor de fundo do blog?! ficou bonita!

    ResponderEliminar
  39. poxa que legal, ganahste um presente. um espaço que nem mesmo
    conhecia,voce poderia fazer um misto, seus livros , um jardim, um lugar agradável para repousar quando precisar de concentração, paz e meditar, seu proprio estudio astral

    ResponderEliminar
  40. Como conseguiste viver aí, sem inspeccionar o sótão, Hazel?! Arrepia-me só de pensar em viver numa casa, onde um compartimento não fosse vistoriado por mim!
    Cá em casa temos tb temos sotão, mas quando vim para cá morar, estava cheio de tralhas acumuladas pelos meus sogros ao longo de uma vida; só meti a cabeça lá dentro para espreitar( pois como tu tenho fobia e aranhas e todos os bichinhos rastejantes), uma vez! Mas tive que espreitar...caso contrário nem conseguiria dormir, kkkk...

    Uma salinha de estar parece-me excelente!

    Bjos

    ResponderEliminar
  41. Fico com a opinião da maioria...um lugar mágico!
    bjos
    ***EDNA***

    ResponderEliminar
  42. Adoro esta foto!
    Pareces mesmo uma bruxinha! Olha a mesma que te ofereceram! :)
    Beijo grande

    ResponderEliminar
  43. se quiseres uma fonte de feng shui, dou-te uma que nao uso!
    ;)
    se quiseres deixa um contacto e combinamos c/ entregar.

    ResponderEliminar
  44. Anónimo:

    Obrigada pela oferta.
    Esqueceste-te de assinar o comentário. Quem és?

    De que zona do país me escreves?

    ResponderEliminar
  45. oi, ainda vou demorar uns dias a ficar online mas podes mandar mail. estou em lisboa. acho que agora ja nao fico anonima!
    ;)

    ResponderEliminar
  46. Marian:

    Ah eras tu!!
    Fiquei com medo, não sabia quem poderia ser. Imagina que era o fantasma das cuecas rotas...?! Medo, muito medo!! kakakak

    Obrigada pela oferta da fonte!
    Vou enviar-te um email.

    beijos

    ResponderEliminar
  47. Un espacio mágico para o L estaría muito ben, que emocionante achar un lugar "secreto" na casa.
    BJS

    ResponderEliminar
  48. Pois, eu tenho um sotão com luz natural e aquecimento... que fazer dele? não sei... Para já tem uma mesa e um pc velho e as coisas do piki que lhe vão deixando de servir. Mas continuo com a pergunta... o que fazer lá?

    ResponderEliminar
  49. Eu adoro o meu sótão, gosto que ele seja um lugar especial, reconfortante, onde possa entrar no meu mundo, se uma casa deve ser uma expressão exterior do nosso interior, então o sótão para mim deve ser a divisão mágica por excelência, onde se pode meditar, estar mais próximo do céu... No meu caso tenho a sorte de ver a Serra de Sintra pelas janelas do sótão onde o Sol se põe e ilumina o espaço com os seus raios calorosos, gosto de ter plantas lá, elas adoram e libertam os seus aromas fica uma atmosfera fantástica, além disso cheguei a colocar também uma drusa de quartzo que me ofereceram e quem me ofereceu encontrou-o na natureza, para mim ainda tem mais significado... Acho fantástico também ter uma infância em que o sótão é aquele lugar misterioso e onde podemos nos perder na fantasia... Sofá, almofadas ou puffs confortáveis para se estar e sermos nós próprios, deixarmos a criança que há em nós surgir e brincar! =)
    Bruno

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário ♥