Especialmente para os leitores do Brasil

terça-feira, outubro 13, 2009

Como sabem, sou portuguesa e escrevo-vos directamente de Portugal.
Contudo, a maior parte dos meus leitores é do Brasil.


Na Casa Claridade não existem países, fronteiras, raças, religiões, classes sociais, orientação sexual, ou qualquer outra distinção entre os leitores. Para mim, são todos igualmente importantes, estimados e respeitados.


Por isso, sinto-me no direito de denunciar e criticar um vídeo que assisti e não gostei.
Se aquilo era suposto ter alguma piada, eu não me ri. E bem tenho sentido de humor.

Considerei ignorar o vídeo, como faço com as coisas de mau gosto, mas mudei de ideias.
Apenas porque não quero que as pessoas se deixem levar pela fraca e duvidosa opinião de uma mulher arrogante, mal-educada e que cospe para cima dos monumentos nacionais.

Refiro-me à actriz brasileira Maitê Proença, que veio a Portugal e aproveitou para andar a passear com uma equipa de filmagens atrás e fazer pouco dos portugueses, da História de Portugal e até dos monumentos.

Cliquem AQUI para assistir ao vídeo e ver como não exagero.

Desde sempre, os portugueses têm o maior carinho pelo povo do Brasil, ao qual tantas vezes apelidam de "país-irmão". A taxa de imigração de brasileiros em Portugal é altíssima. Ouve-se a alegre pronúncia do Brasil em cada supermercado, cada café, cada rua.
Os brasileiros encontram facilmente emprego em Portugal. Tanto quanto vejo, são respeitados, estimados e tratados como iguais. Para que conste.

Por isso e muito mais não consigo compreender a atitude desta vossa compatriota.
Pelamordedeus, alguém que lhe dê um par de estalos!

Se, porventura, estas palavras chegarem até aos olhos dessa tal de Maitê, aqui vai:

Maitê, minha cara, tens urgentemente que voltar para a escolinha e aprender as regras básicas da boa-educação. Tens mesmo.

1. Visitar um país estrangeiro é o equivalente a visitar a casa de alguém. Não devemos criticar aquilo que lá encontramos. Nem gozar. Nem cuspir. É suposto portarmo-nos com educação, até porque as pessoas que lá vivem apercebem-se de que somos de fora e é inevitável que depois pensem que os habitantes do nosso país são todos como nós;

2. Não se cospe em monumentos, meu anjo! Ah, que coisa tão feia. Então, isso faz-se?! Quando esse monumento foi feito, ainda nem sequer existias. Tremenda falta de respeito!;

3. Os portugueses não são burros. Tu é que revelaste uma grande falta de inteligência por gozares com a placa do número 3 invertido, sem sequer pensares que aquilo poderia significar alguma coisa. Depois de pesquisar e questionar quem sabe, aqui trago o resultado:

O número 3 invertido passa a ser um "E", e é chamado de "poder do 3". Esta letra representa um olho (de Hórus). Simboliza Marte. Representa talento. Representa guerra. Representa também a Estrela de David.

Além do significado esotérico, o 3 invertido é ligado ao aliviar de stress e ansiedade.
Uma técnica de oratória para controlo dos ouvintes muito usada pela Maçonaria é usar este poder do 3 invertido ou olho, dividindo a oratória em 3 tópicos, pois o cérebro de quem ouve assimila melhor do que se for em 2 ou 4.

Aquela placa de 3 invertido poderá unicamente representar uma moradia Judaica, uma forma de dizê-lo ao mundo sem que a maioria das pessoas entenda.
[Obrigada pela ajuda, Bruno Fehr.]

Nem de propósito... encontrei nos meus arquivos estas fotos de Sintra. Apreciem, queridos leitores de além-mar, a verdadeira Sintra, não uma ruela recôndita e escura que essa senhora para lá descobriu, ignorando todo o esplendor que existe à volta (o que seria quase o equivalente a um português ir ao Brasil e limitar-se a filmar as favelas e gozar - curiosamente, nunca vi alguém fazer isso) .

Finalizo afirmando que continuo a amar loucamente o povo do Brasil, com quem sinto grande afinidade (com excepção da Maitê Proença, até que ela peça desculpas ao nosso país e venha limpar o cuspo que cá deixou).

E agradeço por sempre me tratarem tão bem. Obrigada. Sejam também muito bem-vindos.

PODERÁ TAMBÉM GOSTAR DE LER

98 COMENTÁRIOS

  1. É uma prática comum fazer piadas, os Portugueses fazem anedotas sobre Brasileiros e Africanos, gostamos de colocar os ex-colonializados nas anedotas e eles fazem o mesmo com os Portugueses.

    Essa senhora revela uma tremenda falta de nível mas não representa o povo Brasileiro.
    Gostei de quando ela falou nos problemas de Internet num Hotel de 5 estrelas Português, pois ainda há pouco tempo estive no Hotel Pestana Rio Atlântica que é de 5 estrelas no Rio de Janeiro. A rede wireless deles não funcionou durante 3 dias e em todo esse fim-de-semana não houve um único técnico disponível para resolver a questão. A diferença é que em Portugal pedem desculpa e desde o porteiro ao director todos tentam "remediar", no Brasil limitam-se a pedir desculpa nas falhas de serviço.
    Aliás, eu passo 3 meses por ano em hotéis e em dezenas deles por ano e ainda não encontrei um com um técnico informático e estou a falar não de Portugal mas sim da Alemanha, Inglaterra, Áustria, Suíça e Suécia.

    Quanto ao numero 3 invertido é pura ignorância e tenho a certeza que muitos telespectadores Brasileiros perceberam isso.

    No que toca a cuspir... quem cospe na casa dos outros fará muito pior na sua casa.

    ResponderEliminar
  2. Hazel,

    Estou boqueaberta e estupefata, com a atitude da atriz Maitê. Saiba q ela é muito famosa e querida por aqui. Por mim tbm, ERA!!!

    Fizeste muito bem em falar senão muitos não ficariam sabendo. Que nojentinha!!! Aff...

    Com certeza a mídia abafará o caso por aqui.

    Vou ver esse vídeo.

    Bjo na alma!

    ResponderEliminar
  3. Concordo plenamente com este blog...
    Aqui está uma lição para que ela aprenda...
    Jinhos fofos

    ResponderEliminar
  4. Hazel,
    Como diz o ditado:
    Por fora bela viola, por dentro pão bolorento!!!
    Lamentável...
    Beijos
    ***EDNA***

    ResponderEliminar
  5. Hazel, assisti ao vídeo, realmente sem comentários...fiquei envergonhada! Fizeste muito bem em falar disso aqui, como sempre tiveste muita clareza. um beijo
    o teu blog eatá cada vez melhor

    ResponderEliminar
  6. Olá amiga, já tinha visto o vídeo no blog de outra amiga e realmente essa mulher é nojenta o que ela fez jamais se faz em qualquer parte do Mundo, não tem classe e é uma sem vergonha e já agora se ela voltar a Portugal que é um dos Países mais bonitos do mundo e um dos mais respeitados o que ela merece é desprezo!
    Espero que ela venha a público pedir perdão aos nossos antepassados e a nós que somos um povo respeitador.
    Muita paz e obrigada por também denunciares esta maitê(letra pequena propositadamente)...

    ResponderEliminar
  7. Eu não teria dito melhor, assino por baixo sem qlqr duvida! Já visitei o país desta senhora, vi coisas bem piores (apesar de as coisas más que ela viu apenas sejam más ao olhos dela) e nem por isso gozei, cospi ou ri. Muito pelo contrário pedi no meu intimo que as coisas melhorassem sem nunca perderem a simplicidade e a beleza do que é natural. Mas enfim, cabe-lhe agora ficar com a sua consciência.
    Beijinhos Hazel

    ResponderEliminar
  8. Henzel,
    Acompanho seu blog, embora não faça comentários regularmente. Fiquei chocada com a falta de respeito de maitê, um absurdo.Sou brasileira e casada com um cidadão português. Sempre vou a Portugal e Sintra é simplesmente um dos lugares mais lindos que há. Realmente a atriz não tem um pingo de educação e respeito, isto mostra que ela só tem beleza, mas falta-lhe educação.Eu mesma vou enviar um email a Rede Globo e relatar tal episódio, pois os portugueses são um povo muito hospitaleiro e respeitam seus visitantes. Aqui no Brasil , fazem piadas de vários gêneros, o que eu discordo totalmente. Eu como negra, vejo sempre piada sobre minha etinia e sempre digo que o brasileiro precisa ter mais educação e quando não são bem vindos aos países, não é sem razão. Infelizmente por causa de meia dúzia, todos pagam, e nem todos brasileiros são mal-educados. Concordo com você e sinto-me envergonhada com este episódio. Em nome dos brasileiros "educados" eu peço desculpas a você.
    bjs

    ResponderEliminar
  9. Ontem recebi um email com este mesmo assunto e fiquei estupefacta! A actriz em questão para mim sempre foi indiferente, mas agora então é que não posso com ela! Foi cínica e falsa, pois recordo-me de a ver num programa português há algum tempo atrás, e falou maravilhas do nosso povo e do nosso país! E agora-se lembrou-se de fazer esta figura ridícula para quê? Para se armar em esperta? Para ser engraçadinha? Por muito que me esforce não consigo entender, só teve atitudes que demonstram uma pessoa sem maneiras, malcriada e porca [é sem dúvida esta a palavra mais adequada]! Pode ser que um dia tenha a triste ideia de regressar a Portugal e aí terá a recepção merecida :(

    Dou-te os meus Parabéns por uma vez mais estares à altura e saberes, através de palavras, colocar alguém no seu devido lugar! Um texto sábio, como todos os teus :)

    Beijinhos e boa semana!!

    ResponderEliminar
  10. Oi Hazel, fico envergonhada com essa atitude da Maitê, mas eu sei que você é inteligente o bastante para saber que o quê ela fez é rejeitado pelos brasileiros também. Isso foi um insulto gravíssimo e eu estou envergonhadíssima. Amo o seu blog e a sua forma de ser, mesmo que não concorede com muita coisa, mas procuro ter tudo como acesso a uma cultura que me é desconhecida, apenas isso e gasto tempo aqui lendo porque fico curiosa e extasiada com tanta coisa diferente e com o astral elevado do seu blog. Mais uma vez peço desculpas e lhe digo que ou respeitamos as diferenças ou seremos sempre esse mundinho desgraçado que somos, cheios de guerra, fome, miséria e desamor.
    Um beijo fraternal querida.
    ;)

    ResponderEliminar
  11. Olá!!! Eu como brasileira amante incindicional de Portugal,até pq minhas raízes são desta terra maravilhosa, lastimo e peço desculpas pelo mais que infeliz vídeo.
    Garanto q todos aqueles q conheço e visitam Portugal adoram não só as belezas do país bem como o seu povo.

    Bjokas.

    Kátia
    tudodbomptocom.blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. Fiquei estupefacta. Se sentia alguma admiração por esta senhora, deixei de sentir.
    Enfim.

    ResponderEliminar
  13. Olá.

    Assisti ao video e fiquei desiludida. Era uma actriz que eu admirava muito, fiquei pasma. Concordo Hazel na "casa dos outros" temos o dever de nos comportarmos com educação não foi o caso! Sou portuguesa e meu marido é brasileiro e tenho uma admiração pelo povo brasileiro mas o que esta senhora fez foi uma falta de respeito.

    Abraços

    ResponderEliminar
  14. Querida Hazel,

    Curiosamente tive conhecimento do vídeo há duas horas atrás. Fiquei espantada e muito triste.
    A parte de cuspir então... palavras para quê. Não mereciamos tamanho desrespeito.

    :(

    ResponderEliminar
  15. Fiquei profundamente envergonhada, e indignada com a atitude de tal atriz !
    Fazer piadas sobre povos, raças, religiões é um hábito - ainda que errado - comum aos seres humanos, mas não na casa alheia !

    O tal programa eu não consigo assistir, por achar muito vulgar e grosseiro para o meu gosto.

    Vi o vídeo, li os comentários e concordo totalmente com a revolta do povo português.

    Cuspir na casa dos outros é um sinal inequívoco da imensa falta de educação de tal pessoa.

    Mais triste ainda foi ver suas parceiras de programa acharem graça nas suas atitudes e comentários.

    Pobreza de espírito...

    Beijo

    ResponderEliminar
  16. Como brasileira, sinto vergonha não só da Maitê, como de todos os outros integrantes da equipe deste programa, porque ali há direção, edição, outras apresentadoras... O vídeo mostra uma Maitê sem classe, com síndrome do estrelismo, sem talento para improvisação e ignorante, já que sequer sabia o que estava apresentando. É lamentável!
    Você tem toda a razão Hazel, não dá pra ignorar o vídeo.
    Beijos!

    ResponderEliminar
  17. Querida Hazel,

    Gostaria de antemão, de pedir desculpas pela atitude de minha compatriota. Me sinto tremendamente envergonhada...
    Concordo com tudo o que você falou, e me sinto no dever de também comentar sobre o assunto no meu blog.
    Além de Portugal me parecer um país lindo (parecer, pois nunca aí estive em carne e osso), faz parte de nossa história, afinal de contas, foi o país que nos colocou no mapa e a quem devemos muitos agradecimentos.
    Com relação às piadas, as aprecio se forem feitas em tom de galhofa e não em tom depreciativo e com relativa falta de conhecimento, como as que vi no vídeo.

    Mais uma vez peço desculpas pela atitude dessa brasileira, que me parecia tão admirável, mas que, depois deste ato, perdeu minha admiração...

    Um grande beijo a você e a todos os portugueses...

    ResponderEliminar
  18. Hazel,
    horrível a atitude da Sra. Maitê e de todas as pessoas que estavam presentes no programa e acharam graça do desrespeito dela ao povo português, como brasileira sinto-me envergonhada e boquiaberta.

    ResponderEliminar
  19. Minha querida Flor!
    Peço desculpas,sinto-me com vergonha hoje..
    Nossa!
    Isso não pode acontecer numa terra(Portugal)que tanto nos recebem de braços abertos.
    Tenho raízes por aí,e me deixou enojada essa pessoa burra,sem caracter,sem educação.
    Pelo amor,que isso!
    Isso não se faz em lugar nenhum,uma total falta de respeito,to enojada dessa pessoa,e de seus comparsas.De agora em diante ,em toda entrevista,novelas,enfim que essa ridícula aparecer,mudo de canal,boicote total,e outra vou passar um e-mail já pra Rede Globo de televisão,emissora que ela trabalha.Ela se acha !
    Pobre ridicula,tem muito o que aprender na vida...e ela tem uma idade considerável.rs...
    Minha Querida Florzinha,te peço minhas humildes desculpas,sei que não tenho culpa,mas me senti muito,muito envegonhada.
    Cris.

    ResponderEliminar
  20. Olá, querida, preciso me posicionar e pedir desculpas a todo esse povo HOSPITALEIRO, GENTIL, E ABENÇOADO que é POVO PORTUGUES.
    Nunca visitei tua terra, mas tenho contatos diretamente com pessoas que vivem aí, e NUNCA, NUNCA MESMO, mostraram qualquer falta de no mínimo, educação, como essa atriz que sem qualquer preparo, mostrou.
    Envergonhei-me quando assisti ao vídeo,e não sei mais o que dizer, apenas que teu desagrado também é meu, em todas as observações que fizeste, tens razão.
    Beijos mágicos de uma brasileira que ama PORTUGAL.

    ResponderEliminar
  21. Nossa, fiquei horrorizada com tamanha falta de educação, e deboche da parte da atriz. Aquele tom debochado e irônico durante toda a matéria foi repulsivo.
    Sinto muita pena dela, por ser ainda um ser humano tão pequeno e medíocre.

    Obrigada por expor esse vídeo!

    Beijos

    ResponderEliminar
  22. Que bom que esse fato absurdo que Maite cometeu não fez mudar o seu olhar para o brasil e nós leitores brasileiros que tanto te amamos e admiramos, eu pelo menos de verdade!
    Ainda não vi o video, vou verr, mas antes de ver já acredito no absurdo q ela tenha feito pois é uma pessoa arrogante, que acha que sabe tudo, se passa por uma pessoa espiritualizada mas é o contrario disso, se acha a tal.
    E eu nunca tive vontade de conhecer lugares, um dos poucos lugares que tenho veerdadeira adoração por conhecer é Portugal por me ter um significado mto especial, aí eu tenho o meu melhor amigo e isso me fez apaixonar por porrtugal e tudo de portugal, musicas e etc.. adoro Pedro Abrunhosa, Rui Veloso, adoro!
    E sempre vou defender com dentes e unhas portugal!!

    beeijos e luz

    ResponderEliminar
  23. ***Hazel, não estou conseguindo abrir o vídeo. Farei isso quando chegar em casa e aí vou comentá-lo, ok?
    Beijos.

    ResponderEliminar
  24. Hazel quero que saiba que concordo plenamente com tudo o que você e todos aqui comentaram. Fiquei envergonhada com a falta de caráter da atriz. Confesso que fazia o possível para assistir ao programa (saia justa), mas depois de ver o vídeo isso mudou. Como minha mãe sempre diz “não gaste vela boa com defunto ruim”. Ela não merece ser questionada por pessoas com educação.
    Fico feliz de saber que apesar da cretinice da atriz, você ainda goste do povo brasileiro. Não peço desculpas no nome dela, pois fui muito bem educada, nunca faria piadas e nem cuspiria em monumentos. Como você mesma disse, ela tem que voltar para Portugal pedir desculpas e limpar o cuspe que deixou.
    Te admiro muito mesmo.
    Beijão, Iara

    ResponderEliminar
  25. Querida Hazel!
    Sinto muitíssimo pelo comportamento de nossa compatriota Maitê. Ela não soube se portar e mostrou total falta de noção ao zombar de coisas que ela desconhece.
    Mas saiba que isso não é a regra, no geral o comportamento da maioria dos brasileiro é muito bom. Somos um povo gentil e alegre e isso deixa-nos muito tristes. Saber que uns poucos esculhambam com a nossa imagem no exterior é decepcionante.
    Desculpe-nos novamente. Nós amamos todos os povos e, principlamente, os portugueses, parte importante da nossa formação.
    Beijos, Sônia Maris

    ResponderEliminar
  26. Hazel,

    Fiquei muito desconcertada ao entrar na sua casa e me deparar com seu texto. Triste e frustrada por mais uma vez ser representada, como brasileira, desta forma. Lamento muito. A atriz, para mim, perdeu toda credibilidade e rebaixou-se a um ser muito, muito inferior, posto que teve acesso suficiente a educação para não se portar desta forma em nenhum lugar. Receba nosso carinho e desculpas pela ausência total de comportamento e ética da atriz.

    Saúde e harmonia,

    Sônia-Rj

    ResponderEliminar
  27. Hazel
    essa MAITê é desequilibrada, que vergonha ! Mas não encuca, este programa baixo nivel (onde algumas GALINHAS ESTUPIDAS filosofam abobrinhas e falam M****) da patadas em outros povos. Eu não sou de assistir este tipo de lixo mas certa vez eu estava na frente da tv (alguns anos atras) quando a metida a escritora Fernanda Young falou que viajou a Paris e que la, todas as mulheres FEDIAM HORRORES ! (ela botou os dedos pra prender o nariz enquanto falava isso). Como é que o programa deixou vazar isso !
    Eu sou Francesa, limpa e cheirosa e vivo numa região do Brasil onde a IMUNDICE reina, onde a maioria do povo é analfabeta, onde não tem esgostos e onde tem ainda doenças que na Europa não existem mais, são consideradas MEDIEVAIS. Essas doenças aparecem por causa da sujeira, da falta de agua encanada e do lixo acumulado.
    Alguns Brasileiros (nem todos são assim, claro !) tem MANIA de falar mal dos outros povos, de gozar da cara dos outros, mas ele deveriam primeiro olhar para o seu proprio rabo e ver que ele não é tão limpo assim !

    Hazel, eu SAQUEI que aquele numero 3 invertido devia ser um simbolo indicando algo segredo. So uma pessoa BURRA E ESTUPIDA por achar que aquilo era *estupidez* do dono da casa !

    Pessoas assim nem deveriam VIAJAR, pq são limitadas e não sacam as sutilezas dos outros povos.

    Mas Hazel, graças a Deus que aquelas GALINHAS IMBECILOIDES não são maioria aqui. Tem um povo Brasileiro maravilhoso, refinado, e culto e que sabe curtir as maravilhas do teu país, do meu também.

    O problema é que alguns canais estão dando voz a essas CRETINAS. Outra infeliz foi a HISTERICA Suzana Vieira que também andou *ironizando* o sotaque Brasileiro durante uma entrega de prêmios.

    Não encuca não ! Sempre tera uns IMBECIS deste tipo. E caso a Maitê colocar os pés no Portugal, espero que ela sera reconhecida nas ruas, e espero que haja alguem para CUSPIR NA CARA DELA !!

    Beijos

    ResponderEliminar
  28. Hazel, vim aqui curiosa para ver seu post especial aos brasileiros,e fiquei indignada , que vergonha, !!! Desculpe-nos os portugueses, por termos uma cidadã tão mal educada , que nos envergonhe assim. Um dos paises que gostaria de conhecer sempre foi Portugal, pela historia ligada ao Brasil.
    Como se aqui não tivessemos problemas nenhum, e o que me chateou e envergonhou tb foi ver a risadas das outras, ai cruzes que vergonha!!

    ResponderEliminar
  29. Noossa Hazel, fiquei estupefata com as atitude da Maitê , atriz bem conceituada, culta, inteligente, se prestando a este tipo de papel. É de se envergonhar que em um programa interessante como o Saia Justa, tenha abordado desta forma um país tão proximo a nós. Lamento muito, abraços

    ResponderEliminar
  30. olá Hazel
    viseu comentário e fiquei chocada,assisti ao vidéio e achei um absurdo como brasileira me envergonho dessas coisas.Sou filha de açorianos e adoro Portugal mesmo sem nunca ter ido aí, meus pais vieram para o Brasil a 53 anos e nunca voltaram,mas sentem muitas saudades.No jornal de hoje no Globo saiu uma matéria sobre este assunto e a Maite pedidindo desculpas ao povo Portugues.Leia a matéria abaixo beijos
    Gorete Vogel
    Brasil!!!!!!!!!
    Esta matéria está na página

    www.globo.com



    Um vídeo feito por Maitê Proença para o "Saia justa" está causando polêmica em Portugal desde que foi exibido esta semana na SIC. No filme, ela faz piada de alguns traços culturais lusitanos. A atriz e apresentadora conta que o vídeo foi gravado há quatro anos para o GNT. Chateada, Maitê pede desculpas se ofendeu alguém, e diz que tudo não passou de uma brincadeira.

    - Só quem não vê o "Saia justa" poderia levar isso a sério. No programa, a gente ironiza até o presidente Lula. E isso que eu falei dos portugueses, a gente fala dos paulistas, que são estressados porque trabalham demais, ou do jeito devagar do baiano... E eu me considero uma portuguesa, porque meu avô, Augusto Galo, era português, era inclusive patrono do Clube Ginástico, tem até uma estátua em homenagem a ele lá na entrada do clube - diz Maitê. - Eu já fui a Portugal umas 20 vezes. Alguém realmente acha que eu não gosto de Portugal? Agora realmente se eu ofendi algum português com isso, peço desculpas. Mas acho que está faltando humor nas pessoas.

    ResponderEliminar
  31. Olá Hazel, vi o vídeo e me envergonho, por ela.
    Aqui no Brasil, nas páginas da internet estão todos falando sobre isso. Encontrei, inclusive, umas palavras que seria as de Maitê Proença pedindo desculpas, aqui estão:

    - Só quem não vê o "Saia justa" poderia levar isso a sério. No programa, a gente ironiza até o presidente Lula. E isso que eu falei dos portugueses, a gente fala dos paulistas, que são estressados porque trabalham demais, ou do jeito devagar do baiano... E eu me considero uma portuguesa, porque meu avô, Augusto Galo, era português, era inclusive patrono do Clube Ginástico, tem até uma estátua em homenagem a ele lá na entrada do clube - diz Maitê. - Eu já fui a Portugal umas 20 vezes. Alguém realmente acha que eu não gosto de Portugal? Agora realmente se eu ofendi algum português com isso, peço desculpas. Mas acho que está faltando humor nas pessoas.

    Eu, sinceramente, acho pouco.
    Beijos querida.

    ResponderEliminar
  32. Oi Hazel. É uma pena que uma pessoa que tem o privilégio de viajar e conhecer as belezas deste mundo se comporte desta maneira. Realmente a falta de educação e a ignorância não são sinônimos de pobreza, pois, senão esta pessoa não se comportaria assim. Só podemos lamentar. Um beijo.

    ResponderEliminar
  33. Hazel, que vergonha de você! Ainda não li os comentários mas aposto que vários amigos brasileiros já devem ter pedido desculpas em nome do país todo.
    Eu mal conheço a atriz, não tenho o canal onde se programa é exibido, mas fiquei com um gosto muito amargo na boca... Oh gente, falar mal de alguém, de um povo, de qualquer coisa já é constrangedor entre quatro paredes, me entristece que ela ainda sinta necessidade de fazê-lo em público.
    Sábios os que falam pouco, e felizes os que não têm em si a maldade de falar dos outros.

    ResponderEliminar
  34. Hazel,

    Quem entrou numa 'saia justa' em Portugal foi a própria actriz e escritora Maitê.

    Enfatizei estas duas condições profissionais dela, exactamente para dizer que uma pessoa com o estatuto artístico e literário que ela possui, NÃO PODE dizer piadas bobas, nem comportar-se como o fez no vídeo.

    Justificar-se que foi há 4 anos e que parece-lhe haver falta de humor, é ridículo. Não abona nada a favor da pessoa que é.

    Assino por baixo as suas reclamações, Hazel.

    Façamos o que deve ser feito: 1º) perdoar-lhe; 2º) esquecer este assunto.

    O que conta mesmo são os seus amigos e amigas brasileiras que a visitam e gostam de si e do seu blogue.

    Há sempre Maitês na nossa vida, para aprendermos qualquer coisa. cada um saberá o que aprendeu com este vídeo lamentável.

    Viva o Brasil! Vivam os brasileiros!

    Abraço.

    ResponderEliminar
  35. Amigos,

    O problema não é a falta de humor. O problema é a falta de respeito e de educação demonstrada.
    Como o querido António disse: há que perdoar e seguir em frente.

    Já vi que por aqui passam brasileiros 5 estrelas, com muita educação e estima por nós!!
    Bem haja!

    ResponderEliminar
  36. Mesmo por acaso acabara de ver mesmo agora no tele jornal a reportagem sobre o dito vídeo e encontrei mesmo agr este post. Realmente é inadmissível que uma pessoa reconhecida como uma actriz faça piadas de mau gosto sobre algum país/etnia etc. As pessoas mediáticas têm como obrigação dar o exemplo além de que, esta senhora para além de ter envergonhado o nosso país, Portugal também deixou o povo brasileiro numa posição muito desconfortável.
    Espero sinceramente que esta peça desculpas pelo sucedido.

    Beijinhos (:

    ResponderEliminar
  37. Não é novidade das piadas feitas sobre portugueses aqui no Brasil, nunca estive aí, mas pelo que sempre vimos nas entrevistas é que os brasileiros são tratados péssimamente em Portugal, as mulhers muitas vezes conhecidas como prostitutas. Não posso afirmar se isso é verdade ou não.
    Agora a atitude de desrespeito com o país alheio é um caso a parte, deve se sim respeitar a opinião, a cultura e acima de tudo respeitar o próximo.
    O comentário da MAitê foi extremamente infeliz.
    Espero que não se chateie com os outros brasileiros que assim respeitam a opinião alheia.
    Em tempo: Parabéns pelo convite de Casa para o blog! Vc é mágica e poder contar com uma colaboradora desse porte é ótimo!
    Bjus mágicos

    ResponderEliminar
  38. Hazel
    eu escrevi algo errado no recado que deixei acima. Quem se comportou muito mal foi a histerica SUZANA VIEIRA. Ela foi receber um prêmio no Portugal, falou asneiras e ainda mais imitou o sotaque português !! Eu li que o pessoal na plateia não gostou nem um pouco do seu senso de humor mal educado !!


    beijos

    ResponderEliminar
  39. Eu gosto muito dos brasileiros, até ja morei no brasil.. mas no entanto gostava de esclarecer o porquê de os os portugueses nao contarem piada dos brasileiros.. Porque dos brasileiros é tudo verdade. não precisa contar piada não.

    ResponderEliminar
  40. Cara Hazel,
    É a primeira vez que a visito, mas tive vontade de conhecer a mais recente dos meus escassos seguidores, com um nome tão bonito - a palavra claridade é para mim imensamente apaziguadora.

    E venho logo tropeçar neste assunto que anda em todos os blogues. Respondeu muito bem, taco a taco, aos disparates que só colocam mal (mesmo muito mal) quem os proferiu. E respondeu com a educação que a senhora em causa não teve.

    As generalizações são sempre de evitar, porque são redutoras e potencialmente preconceituosas. Não vamos julgar o Brasil pelas cavalidades de uma actriz que nem é grande actriz (e o Brasil tem grandes actrizes, para mim as fabulosas Marília Pêra, Fernanda Montenegro e Regina Duarte à cabeçaa), que se diz escritora e... escreve que é uma lástima. Até escreve que vai proximamente à Barcelona. Muito pouco promissor, não é verdade?

    Como sei eu isto? Porque, à hora do almoço, tendo lido algures que ela tinha um blogue em que estava a ser insultada em conjunto por portugueses e brasileiros, procurei.

    O que para lá ia era indescritível. Havia pessoas cordatas, correctas e educadas, muitas, apraz-me dizê-lo. Havia observações jocosas, havia obscenidades. Uma autêntica batalha campal. A coisa ia em 300 e tal comentários. Ao longo da tarde, que passei ao telefone, ia espreitando e aquilo crescia, crescia. Quando saí do gabinete ia em mil cento e muitos comentários. Quando cheguei a casa o site tinha-se evaporado. Das duas, uma: ou entrou em colapso com a afluência e o gigantesco número de comentários, ou foi pura e simplesmente retirado.

    Mas é a tal coisa: eu não aconselharia Maitê Proença a vir a Portugal nos tempos mais próximos, que prometem ser uns bons aninhos, enquanto nos lembrarmos disto. O que não tem nada que ver com os restantes brasileiros, ela revelou-se apenas uma desmiolada que achou que ia ter graça. Revelou ser má profissional, não se documentando minimamente (ou arranjando quem o fizesse por ela) sobre o que ia apresentar. Revelou ser ignorante. Revelou coisas sobre si própria, não sobre os brasileiros, não sobre Portugal e os portugueses. Uma pobre coitada, em suma.

    Como provavelmente deu apenas uma vista de olhos à minha Gota, e porque há aqui tantos brasileiros, deixo o link para uma entrada que refere uma brasileira que considero todo o oposto, e de quem hoje em dia não sei nada: Marina Colasanti.

    http://gotaderantanplan.blogspot.com/2008/01/fado-tropical.html

    Um beijo para si, um beijo a todos.
    E esqueçamos este ridículo episódio.

    ResponderEliminar
  41. Já agora.

    Tuga k é tuga...

    ...não precisa ser bom, para ser melhor/mais culto/mais inteligente/etc... que essa tal srª que deveria era ser considerada desde já "persona non grata" até na alfandega. Portugal não quer cá mais animais Porcos daqueles. E... Se somos burros, então burros já cá temos que cheguem. Não precisamos cá de mais.

    Essa srª não se esqueça que fala a lingua que fala alguma razão.

    "QUE O SOL NUNCA DESAPAREÇA DO HORIZONTE."

    ResponderEliminar
  42. ...que fala por alguma razão.

    ResponderEliminar
  43. Querida Hazel, obrigada pela visita ao meu vacilante blog. Adorei ver você como seguidora, pois o seu blog é um dos que mais gosto de acompanhar. Até tomei a liberdade de fazer um link no Ex libris para o Casa Claridade. Espero que vc não tenha achado pretensão da minha parte. Quanto ao assunto desse post, faço questão de dizer que acho os portugueses t-u-d-o!!!! E mais um pouco!
    Grande beijo e não ligue para os nossos conterrâneos mal-educados.

    ResponderEliminar
  44. "Oi" Meita (meita em portugues de Portugal significa...hmmm).

    Venho por este meio mostrar o meu desagrado com a tua rubrica no programa de futilidades "Saia curta", ou "Saia justa" ou la como se chama essa pilha de bosta. Peco desculpa pela falta de acentuacao mas o teclado e americano e como tal nao posso escrever em portugues correcto, de Portugal, nao o portugues que voces vomitam todos os dias.
    Queria expressar, e aproveitar para informar que, desde sempre, defendi que uma pessoa burra e superficial podia subir na vida, tal como a Meita, hrrrr, Maite Proenca. Realmente nao e preciso ser letrada nem sequer inteligente o suficiente para encarnar um personagem e representar. A prova esta aqui, na miseravel e vazia vida desta senhora, que muito adoloscente idolatrou e se tocou, ahh nao, isso era a Vera Fischer, ups Maite, tu nem para sex-symbol davas, e isso no Brazil, terra de bunda abundante...e mau! Se nao es popuzuda, ordinaria nem inteligente, o que fazes nesse meio? Quantos "favores" tiveste que fazer para ai chegares?
    Das uma ma imagem de 190 milhoes de pessoas Meita Proenca, 190 milhoes de pessoas que so querem saber de samba, futebol, churrasco e sacanagem...eheh, saudacoes lusas!

    Parabens pelo blog hazel, boas fotos de Sintra. Esta energumena nem sabe que sintra e Patrimonio Mundial...

    ResponderEliminar
  45. Até damos erros e tudo...

    alfandega / alfândega

    Com o novo acordo nem sei bem se não se pode já usar sem acentuação. :)

    PAZ

    ResponderEliminar
  46. P.S. Uma observação à Gabriela Gonçalves: é verdade que Portugal está inundado de prostitutas brasileiras, é mesmo uma triste verdade. De todas as formas e feitios. Como está inundado de prostitutas eslavas, vindas dos diferentes países para lá da cortina de ferro de outrora. Não sei as razões, não vou pôr-me a julgar.

    Mas também tem acolhido muitos brasileiros sérios que estão aqui para trabalhar e construir uma vida segura num país mais calmo, com menos contrastes sociais, com mais segurança. Como tem acolhido muitas eslavas que estão aqui para fugir à miséria reinante nos seus países e que trabalham, e muito.

    Dou-lhe o exemplo da Nana, minha manicura (e ninguém sabe arranjar unhas como as brasileiras). Deixou os dois filhos pequenos no Brasil a cargo dos pais, morre de saudades, gastava o que podia e o que não podia até ter podido comprar um computador e aprendido a lidar com ele e a ter internet. Agora fala com eles todos os dias, de graça, e vê-os, graças à Webcam. Trabalha como uma doida. Ao fim-de-semana faz limpezas. Quando eu viajava (este ano só fiz uma viagem, infelizmente), era ela que vem todos os dias a minha casa dar comida e água às minhas gatas adoradas, dar mimo, passar aqui uma hora com elas. Acha que eu as confiava a uma pessoa qualquer? Acha que confiava as chaves de minha casa a uma pessoa qualquer, brasileira ou portuguesa? E claro que lhe pago, e que lhe trago um presente da viagem. E espero poder continuar a contar com ela, sinceramente.

    ResponderEliminar
  47. O do BES abriram-lhe um buraco na cabeça.
    Esta já só deve é querer um buraco onde ENFIAR a cabeça.

    hehe

    PAZ

    ResponderEliminar
  48. Queridos Leitores,

    Agradeço, desde já, o vosso contributo.

    Gostaria de pedir aos próximos comentadores que, não deixando de partilhar a vossa opinião, que agradeço e respeito, o façam com um pouco mais de comedimento.

    Não queremos entrar em sintonia com a má-educação da pessoa em causa.

    Obrigada a todos.

    ResponderEliminar
  49. Minha querida
    Já tinha visto o vídeo de manhã e francamente não me oferece qualquer comentário a não ser o de que há gente muito ignorante por esse mundo fora. A opinião da criatura não reproduz de todo o que nós somos nem vincula o povo brasileiro. Trata-se tão só de uma idiota sem conhecimentos históricos e com uma tremenda falta de educação.

    beijos

    ResponderEliminar
  50. Em 1º lugar quero saudar o Brasil e seu povo, por quem tenho muito carinho e respeito, pois certamente não se identificam com esta infeliz.
    Como Português, fiquei ofendido por vêr este comentáriozinho de 2ª categoria, protagonizado por uma mulherzinha inculta, porca e mal-agradecida.Não esquecendo o "burro" que chama mar a um rio, é lamentável receber no nosso País uma fulana deste calibre, mal intencionada e de baixo nível.
    Espero que nunca mais voltes a Portugal.Não és bem-vinda.
    Para a próxima, e caso tenhas capacidade para isso, antes de falares mal de um povo (seja ele qual for) morde a língua e cala-te, porque talvez no silêncio te envergonhes da tua cara e da tua imunda e vergonhosa postura.
    Como mulher és totalmente desinteressante, és feia e nem sei como chegaste a actriz...enfim!!!
    Adeus, não voltes mais a PORTUGAL.

    Joaquim Marques.

    ResponderEliminar
  51. Estou chateada ! Muito feio estas atitudes desta senhora ! Agora não vamos generalizar todos por uma só !Todos os países tem problemas e pessoas assim , aqui não seria diferente , temos pessoas cultas, trabalhadoras e educadas , assim como aí ! Abraços

    ResponderEliminar
  52. Olá, Hazel
    Sou brasileira e amo meu país, sei que somos considerados um país de terceiro mundo, mas acredite somos um povo amável e caloroso, porém educação vem de casa, e nem todos têm. Infelizmente! Sinto muito.
    Um abraço
    Fátima Rosana

    ResponderEliminar
  53. maitê sua burra!!!!!!!!!

    PORTUGAL, TEM 1.000 ANOS DE HISTÓRIA.


    AM

    ResponderEliminar
  54. Creio que a Maitê pretendia ter piada, mas no fim de contas ela tornou-se a piada, pela ignorância.

    Também penso que ela fala por ela própria, não por uma nação; por isso acho algumas reacções demasiado exageradas. Não vamos generalizar. Nem nenhum brasileiro deve sentir-se responsável pelas acções da Maitê. Ela que arque com as consequências.

    Quando eu viajo procuro ver o melhor e o mais interessante da cultura e do país, enfim, o melhor que houver para recordar. É uma forma de estar na vida, e sou feliz assim. Não creio que o contrário disso faça alguém feliz.

    Eu nem sequer gosto dela como actriz...sempre a achei muito "pãozinho sem sal", mas enfim, todos erram, pode ser que ela aprenda com o erro, não é?!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  55. Lamentavel o que essa senhora fez, tendo em atencao a responsabilidade e visibilidades que tem. Tambem falei do assunto no meu site.
    Cumprimentos. Gostei do seu blog

    ResponderEliminar
  56. VAI UM FADINHO? :)

    MAITÉEEEEEEEEEEEEEEÉÉ
    AHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH
    POOOOOOOOOOOOOOOOOOIS
    ÉÉÉEEEEEEEEEEEEEEEEÉÉ

    BURRO PORCO OU MÉMÉ
    Tuga é KIÉ

    AHHHHHHHHH MAITÉÉÉEE
    CMÉ KIIIEEEEEEEEEEÉÉ
    PORTUGAL GRANDE ÉÉÉÉ
    ................ NÉ?

    AHHHHH POOOOISS ÉÉ.

    :)

    ResponderEliminar
  57. É Hazel complicado, a maite é atriz de novela da globo, entao deveria ser um pouco mais culta e educada... achei de muita mais muita falta de respeito realmente sombar de um local que ela mesma esta visitando, se nao gostar nao vai pra ai com frequencia pelo geito nao é mesmo, infelismente como a Fatima disse educaçao vem de berço... um abraço

    ResponderEliminar
  58. Seria uma grande ironia do destino? O nome "Maite" em tupi guarani significa "feia".

    ResponderEliminar
  59. Hazel vim ver o post "especial para os brasileiros" e jamais poderia imaginar uma coisa tão triste, estúpida e burra como esse video.
    A Maite não representa nosso povo. Nem ela, nem outros artistas e muito menos a maioria de nossos "representantes" politicos.
    Nosso povo é bom, é gentil, é acolhedor, é solidário...
    Mas ainda falta muiiiito, mas muiiito mesmo.
    É uma pena que algumas pessoas "previlegiadas" como a Maitê que podem sair, viajar e conhecer o mundo à vontade, desperdicem o tempo desta convivência com tamanha babaquice, falta de tato, modos e educação.

    Lamento muito.
    bj

    ResponderEliminar
  60. Quando caí a máscara---revela todo o seu cinismo

    já nem sei quem é a senhora

    ResponderEliminar
  61. Uma lástima!
    Pessoas saem de nosso país, nos envergonham e ainda têm divulgação... uma lástima!

    ResponderEliminar
  62. Olha eu acho muito feio quem vai ao pais dos outros se portar de forma mal educada. Essa atriz coitada tem um passado pertubador, so posso atribuir tal comportamento bizarro a algum tipo de sequela, ou essa senhora estava sob efeito de torpecentes.O que eu acho pertubador e exibir uma materia tao nojenta, como se fosse normal fazer esse tipo de comentario. Adoro Portugal e adoro meu Brasil! Essa senhora nao representa os brasileiros de forma alguma...muito menos a raca humana.
    Alguem deveria afogar essa capivara junto ao cuspe dela.

    ResponderEliminar
  63. Aff! VERGONHA!
    Nunca gostei desse programinha (besta sem fim...rsrs)agora como deixaram isso ir ao ar???
    Cada coisa...
    Não sei o que foi pior: a ex hippie, agora "Diva"(rsrsrs, mais uma piada)cuspindo, e falando mer&*$#, ou as outras 4 patetas rindo ao assistirem!
    Tanta coisa linda pra se falar desse país, e foram escolher justo essa idiota aí, que vimos não ter nada a dizer....


    Bjinhos pra vc!

    ResponderEliminar
  64. Ao ver o vídeo fiquei indignada, pela falta de dignidade de quem fez aquelas figuras e das parceiras que se riram tão estúpidas como ela. Agora digo eu essa pessoa não conhece o seu Brasil, porque se não não se ria dos Monumentos fantásticos que temos das maravilhas que este Portugal tem e que, sempre a acolheu bem e ela tanto ofendeu. Vá visitar as favelas ou dê uma voltinha pelos sítios onde há um mundo de pobreza e imundície que repugna, já para não falar nos crimes idiondos que foram praticados por brasileiros a portugueses indefesos. Mas graças a Deus que a maioria dos brasileiros são gente boa. Tenho família no Brasil à muitos anos casados com brasileiras e já pais e avós de brasileiros. Nada contra.Agora essa pessoa que vai ser mal recebida quando voltar cá isso vai. Povo Português é hospitaleiro e recebe bem quem o respeita.Se se riem do Lula é com elas, são galinhas que só têm silicone no cérebro. Obrigada Hazel Bjos

    ResponderEliminar
  65. Bom Dia Hazel!

    Lastimável que uma " gaja" passo a expressão e não querendo descer ao nivel da referida, mas fiquei estupefacta com o que disse.
    Portugal que acolhe a maior comunidade de Brasileiros devia ser mais respeitado pela pessoa em questão. Caso ela não saiba foram os burros dos Portugueses que descobriram o Brasil.
    Espero que ela não volte a pôr os pés no Paraíso de Portugal.

    Bem Haja Hazel

    ResponderEliminar
  66. Obrigada a todos pela vossa participação.

    Bem-hajam.

    ResponderEliminar
  67. Hazel, sempre acompanho seu blog e adoro tudo que colocas...e hoje estou pasma de ver o que esta atris fez....é ridículo...cheguei a ficar envergonhada...
    Eu conheço Portugal e amei tudo que vi.....e fui muito bem recebida...Sintra é maravilhosa....
    Isto que ela fez nem deveria ter ido ao ar.....

    ResponderEliminar
  68. Olá querida!

    Olha só, fiquei assim triste com a matéria que ainda não tinha visto.
    Infelizmente nào foi mesmo legal nem o tom nem as atitudes que ela teve... Mas a Maitê é mais que isso! Tem uma história dura e faz bem pouco que pareceu voltar a brincar com as coisas. Falhou na dose. No jeito.
    Vocês não merecem isso, nem ela tal peso! A matéria merecia um olhar melhor, para chegar a ser bem humorada! Nossa!
    Mas vamos lá! Tempo de recomeçar e ser melhor sempre!
    Um abraço afetuoso! Um encanto esse seu site!
    Claudia

    ResponderEliminar
  69. olá Hazel,
    qto tempo não apareço por aqui!? gostei de vc ter deixado "publico" que gosta de nós seus queridos leitores brasileiros, e tb saiba que nós leitores simplesmente amamos seus blog e VC!
    é realmente chato acontecer fatos como este de extremo mal gosto que uma compatriota protagonizou, afinal como bem foi dito, vc qdo está em um país diferente é como se estivesse na casa de um outro, e se comporte, please!!!!

    bem, bjs e uma salva pelo desabafo, vc tem toooda a razão

    ResponderEliminar
  70. Hazel amo o seu blog,e a sua gentileza,com as pessoas que o acedem.Sou brasileira e vivo a muitos anos na Europa e agora cá em Portugal,lamentável que uma pessoa consiga reunir tanta falta de espiritualidade e respeito, e sobretudo egoísmo,esquecendo-se dos compatriotas que cá vivem e estão em paz,construindo as suas vidas.Um abraço e muita luz.

    ResponderEliminar
  71. Querida Hazel,
    como brasileira me senti envergonhada com a atitude da referida atriz; confesso a ti, que já não era muito fã da referida senhora; depois disto...
    Tenho um carinho especial pelo teu povo, e achei uma descortesia e falta de educação da mesma; palavras de extremo mal gosto e desconhecimento do teu lindo país.
    Sei que não é consolo, mas muitos blogueiros daqui, publicaram textos de repudio diante da atitude dela, muitos criticaram suas atitudes; também lembramos que a mesma esta em decadencia na carreira de atriz e talvez por isso quisesse chamar a atenção da mídia e oprou pelo meio errado...
    rsrsrs...quanro a procurar um técnico de informática em um hotel (vamos fazer uma piada de mal gosto?) lembre-se de que ela é LOIRA (me desculpem as loiras, nada tenho contra vcs, só usei um jargão)e como vistes ela não usa o cerebro. muitos a consideram uma boa atriz; mas seu humor não é dos melhores e, não é porque ela sofreu alguns desgastes na vida que tem que começar a aparecer de modo errado.
    Assino e endosso o teu texto.
    Beijos!

    ResponderEliminar
  72. Brysa diz:

    Para mim é totalmente intolerável ver alguém a cuspir para qualquer coisa. Então, se fizer parte da história de um povo (seja lá qual for o povo!). É dum mau gosto, duma falta de "chá", enfim, uma atitude rasca, que nem o mais pobre de espírito em Portugal se lembraria de fazer. Somos um pais pequeno mas cheio de orgulho. Queixamo-nos constantemente daquilo que temos, mas se vem alguém de fora dizer o que quer que seja... ui! Unimo-nos duma forma nunca vista. Mexem com o nosso orgulho!!! Temos um D. Afonso Henriques a zelar por nós (1º rei de Portugal), e temos um grande grupo de cavaleiros sepultados no chão da Capela de S. Miguel em Guimarães, que morreram a lutar acredtando que podiam fazer de um pequeno condado (Condado Portucalense) um país livre. Não seria um país grande, mas seria um país livre!

    Ao longo da nossa história errámos várias vezes, temos episódios dos quais não nos orgulhamos, mas também não andamos à procura de falhas nos outros povos, para nos desculpar.

    Se eu fosse brasileira estaria super constrangida com toda esta situação.
    Não penso mal dos brasileiros, mas também não penso ir ao Brasil gozar, nem cuspir. Nem aí, nem em qualquer outro país! Se o meu filho fizesse isso, levaria um sermão sobre o respeito que se deve ter pelos monumentos nacionais e sobre o significado que contém a acto de cuspir sobre algo.O que quer que seja!

    Temos de passar esta mensagem às gerações futuras, o respeito por aquilo que é dos outros, o respeito pelas diferenças e o ajudar a perceber porque é que certas coisas são como são sem presunções ou pressupostos.

    Sonho em um dia ir ao Brasil e garanto que não irei cuspir em lado nenhum! Temos de nos manter unidos.

    ResponderEliminar
  73. Olá Amiga,

    Mas que barulhão que essa mulher está a causar... Acabei de passar no blog da Reyel e fiquei, finalmente, a saber o que se passou (não fazia ideia, já sabes que ando sempre a leste).

    Para além de esta ser uma das maiores figuras de urso que eu já vi, não vale a pena ficar muito irritado. Repara bem no que acontece no vídeo:

    Maitê Proença tem um discurso (e uma linguagem corporal, já agora) típica de alguém que já bebeu demais, para não dizer pior. Toda a sua expressão denuncia uma necessidade de euforia que ela manifesta, neste caso, na piada fácil como forma de chamar a atenção.

    Aquele momento em que ela cuspiu, sinceramente pensei que ela ia tropeçar e cair logo de seguida, tão infantil foi o gesto - mais uma vez, típico de um ébrio.

    Àparte de lamentar o vexame que ela fez os seus compatriotas passarem, penso que é seguro concluir que Maitê Proença está com sérios problemas de auto-estima e anda, possivelmente (espero que não), a abusar de alguma substância. Para bem dela e da imagem que passa enquanto figura pública brasileira, eu aconselharia um bom psicólogo. Com urgência.

    Beijinhos grandes ***

    Ariadne

    ResponderEliminar
  74. Hazel
    Que mais posso dizer depois de tudo que foi dito?
    Infelizmente,há pessoas que são assim,falam do que não conhecem, passam por cima do bom senso e do respeito ao próximo.Detesto gente que sai dizendo coisas do tipo..."os americanos são frios, os franceses não tomam banho, os argentinos são arrogantes, os brasileiros só pensam em sexo, futebol e carnaval..."e por aí a fora, ou "as louras são assim, os negros são assim..."
    Antes de mais nada somos individúos, e em todas as culturas e raças temos pessoas boas e más, educadas e ignorantes.Aquele que generaliza demonstra imenso preconceito e falta de conhecimento.
    Maitê foi infeliz em suas observações, desrespeitosa ao cuspir ( sinceramente , não entendi porque ela fez aquilo, estaria drogada?)e as companheiras de studio, entre elas a jornalista Mônica ( a mais sensata do programa)poderiam ter tido uma postura diferente da apresentada.
    Entendo sua irritação , Hazel, outro dia tb , num blog de viagens, respondi duramente a um rapaz, por sinal, português, que em visita a Nova York , ironizava os nativos e dizia que jamais queria vir ao Brasil pq tinha receio de lhe acontecer algo e pq só lhe interessava grandes centros urbanos...como se São Paulo não fosse a maior cidade do hemisfério sul e tb como se não tivéssemos paraísos como Búzios ( estive lá semana passada), com praias lindas e muita segurança...
    Sou louca pra fazer o Caminho de Santiago pelo lado português...
    Bjs!

    ResponderEliminar
  75. Sou brasileira e já detestava ela antes disso, mas um motivo para desgostar dela agora!!!

    ResponderEliminar
  76. Que feio, que vergonha da falta de educação e decência desta criatura e deste programa. Isso é fazer humor? Piada de mau gosto. Precisa apelar desta maneira para se ter audiência? Que exemplo para um país onde preconceito é crime. Abusar assim da hospitalidade portuguesa. Sou brasileira e fica registrada aqui minha repúdia.

    ResponderEliminar
  77. Olá!
    De tudo que já foi dito, dou toda razão a Ariadne: essa atriz está visivelmente bêbada, ou coisa pior.
    Como brasileira que teve o prazer de visitar Portugal por alguns curtos dias posso dizer: seu país é lindo e agradável, país e povo só deixam boas lembranças.
    Desse deprimente video, só o que se salva são as lindas imagens do Mosteiro dos Jeronimos.. Ai que saudades da mágica Serra de Sintra!

    ResponderEliminar
  78. Hazel,
    bom post para alertar mas acho que nem vale a pena perder tempo com essa "personagem".
    Ela não vale nada e ponto.
    Nunca vejo novela com ela e continuarei a não ver. Não lerei seu livro nem sequer lhe tocarei para espreitar o que a ignorancia tem a dizer aos Portugueses e a outros.
    A única coisa a fazer é não comprar seu livro pois há muitos excelentes autores que precisam vender literatura real.
    Desculpem os brasileiros por se sentirem mal com essa "personagem" devido ao clima que veio instalar por cá...mas ela é apenas uma uva podre num cacho apenas isso. O resto do cacho está saudavel e de boa saúde :-)
    Beijinhos aos brasileiros porque são excepcionais. Esqueçamos a uva podre.

    ResponderEliminar
  79. Ei Hazel! Não pense que todos os brasileiros são assim,sem noção nenhuma de educação e respeito. Há por aqui grandes artistas famosos que cantam Portugal em suas músicas,recitam Portugal em suas poesias,contam suas historias, etc.O seu povo é muito querido aqui.A maioria tem decendencia Portuguesa.Tenho amigos aí, parentes, meus sobrinhos são Portugueses,etc,não há quem vai à Portugal e não se encante com esse povo, com sua beleza,com sua historia e cultura...

    . Talvez o que ela queira é ter mais divulgação do seu programa,que é passado em TV a cabo.E infelizmente isso acontece mesmo. É uma pobre de espírito,ignorante,que tenho certeza que, quando ela cair em si,(e isso não demora acontecer)vai se arrenpender de ter sido tão infeliz. Não pense que somos todos assim,Hazel, não somos mesmo!
    Beijocas

    ResponderEliminar
  80. Foi lamentável. Notei também que são poucos os que não generalizam. Uma pessoa não pode representar toda uma nação. Principalmente o Brasil que é um mix de culturas.
    É necessátio deixar claro que o povo brasileiro é muito mais do que isso.

    Sou brasileira, não conheço a Maitê e não compartilho das suas "brincadeiras".

    Letícia

    ResponderEliminar
  81. Ainda nem vi o vídeo e já quero pedir desculpas em nome do povo brasileiro (os educados pelo menos). Inaceitável a atitude de qualquer pessoa que estando de visita a um país tenha um comportamento mal educado envergonhando seus compatriotas. Adoro seu blog e vc e, mais uma vez, por favor aceite nossas desculpas. Bjs

    ResponderEliminar
  82. Em tempo, meu nome é Suely, só mandei anonimo pq não consigo de outra maneira....rsrsrs ignorância minha eu sei. bjs

    ResponderEliminar
  83. Olá Hazel!

    Há uma semana mais ou menos descobri seu blog e tô amando! Parabéns pela naturalidade com a qual consegue atingir nossos corações. Qto ao caso da Maitê Proença, acabei de ver na TV aqui do Brasil, que ela gravou um vídeo se desculpando pelo comportamento dela aí em Sintra. Foi feito um abaixo assinado para que ela se desculpa-se, muito legal!!! rs.
    Beijos flor, e um iluminadíssimo final de semana.
    Flores e Luz...Mônica.

    ResponderEliminar
  84. Todo o resto eu até aceitaria, mesmo achando baixo e vulgar. Mas cuspir???????????? Que nojo! O que passou pela cabeça dela??? Achou que seria engraçado? Ela cuspiria no Cristo Redentor? Nunca mais assisto ao saia justa.
    Que decepção. Sinto-me envergonhada.
    Hazel querida, acredito que boa parte do nosso povo brasileiro tenha um pouco mais de educação do que Maitê Proença...
    Beijos. Adoro seu blog.

    ResponderEliminar
  85. Hazel,
    este tipo de coisa não me espanta nem um pouco. Estas celebridades querem a tanto custo estarem em frente a câmeras que fazem qualquer coisa para chamar atenção para si, prinicipalmente quando o corpo não é suficiente para isso por conta da idade, que chega para todos. É lógico que não dá para cobrar que ela, a lindíssima Maitê, saiba qual é o significado do 3 invertido, porque é só isso que ela é, lindíssima. E neste mundo, que todos sabemos, isso sempre bastou a ela, nesse meio em que a beleza conta muito mais que qualquer outro valor. E quanto a cuspir, mta gt já comentou, de fato não se faz isso em chão alheio. Quero de fato reforçar que o que se vê nesse vídeo não é, de maneira nenhuma, a opinião do povo brasileiro, e apesar de mágoas que remontam a época da colonização (sou professora de História), nosso carinho por Portugal é imenso. Aproveito para lhe parabenizar, lindo seu Blog. Paz e bem!

    ResponderEliminar
  86. Hazel,
    Os portugueses precisam entender que e' muito complicado afirmar "que o povo brasileiro" adora fazer piadas de mau gosto contra o português. A que brasileiros se referem??? Aos luso-brasileiros e afro-descendentes que são a maioria da população? Aos índios e a outras minorias étnicas que formam esse país ? Ou a boa parte dos teuto-brasileiros e italo-descendentes que vivem fazendo algazarra com o movimento separatista que lideram; acusando, justa ou injustamente, o restante (de sobrenome português) de todas as mazelas que fazem do Brasil um país subdesenvolvido??? A Quem?
    No Brasil, as maiores vítimas de piadinhas racistas são exatamente os primeiros, mas sobretudo os afro-descendentes. Uma, particularmente ofensiva que se refere aos negros diz: NO BRASIL, UM NEGRO PARADO E' SUSPEITO; E UM NEGRO CORRENDO E' LADRAO. Veja so' a sordidez.
    Para que tenhas uma ideia de quão doentias podem ser as mentes e os ideais dessas pessoas, te deixo o fragmento de um texto retirado de um desses sites separatistas:
    " Vivi no Rio Grande do Sul por muitos anos e conheci alguns separatistas.
    Os descendentes de italianos e alemães (principalmente) defendem o separatismo por conta do velho hábito germânico de se acharem superiores à indiada;
    ... Os descendentes de portugueses e espanhóis, preocupados, por complexo de inferioridade em relação aos descendentes de alemães e italianos ( que s/ muito mais bem sucedidos economicamente), querem se legitimar dentro da sociedade gaúcha, mas não conseguem. Basta visitar algumas cidades para ver as disparidades: naquelas pobres, atrasadas e decadentes, a população e' de portugueses. Mal sabem que os alemães se livrariam deles com imenso prazer. Se no Brasil a regra é buscar o casamento com pessoas de pele clara, para branquear a pele, no Sul o grande desejo dos descendentes de portugueses é casar com alguém de ascendência alemã ou italiana. Mesmo que o sobrenome do infeliz seja Batista, Sousa, Correa ou Mendes, ele sempre se lembrará de algum "alemão" na família - se algum negro passou por lá, ele nen menciona. Entre eles, reina um imenso culto aos imigrantes - não há lugar para negros na cultura gaúcha."...........

    De qualquer modo, acho que se algo nos desagrada profundamente, e' importante buscar respostas em algum lugar. Documentar-se e informar-se para tentar entender COMO, POR QUE e DE ONDE nascem certos preconceitos. Alguém , pelo menos uma vez na vida deve ter escrito algo sobre esse assunto. Sei la'....
    Outra coisa: Portugueses não são santos. Tambem não e' verdade que TODOS eles tratam respeitosamente TODOS os brasileiros que se instalam em Portugal - sei por experiência própria. Embora eu tenha sido muitíssimo bem tratada e tenha conhecido gente amabilíssima, alguns amigos meus - de cor - não tiveram a mesma sorte. Por outro lado sei que, por aí, alguns brasileiros estão literalmente infernizando a vida de muitos portugueses com prostituição e delinqüência.
    Mas isso, agora, não vem ao caso. Quero, com isso, so' deixar claro que GENERALIZAR, como todo mundo ta' cansado de saber, e' muito perigoso e conduz tão-somente a incompreensões.
    Um bom dia a todos os portugueses, e um beijo do Brasil

    ResponderEliminar
  87. como brasileira tambem não gostei da falta de classe da atriz.
    dizem que ela gravou um video se desculpando.
    o que é inutil, diga-se de passagem.
    a palavra lançada está perdida.
    sou neta de portugueses, tenho cá um pouquinho do sangue nas minhas veias.
    tenho imensa vontade de conhecer o pais - irmão.
    as piadas são feitas realmente, sempre aludindo à pouco inteligencia dos portugueses.
    se ve que é um pouco do ranço de termos sido colonicados por portugal.
    mas tem como superar isso sem piadas e situações constrangedoras.
    ou não?
    aqui o caso tb se tornou conhecido.
    e repudiado.
    qurendo ser engraçadinha ela se ferrou
    bjos e não se magoe mais.
    lilly

    ResponderEliminar
  88. Querida Hazel, eu já tinha recebido esse vídeo por e-mail de uma turma me amigas, brasileiras e também revoltadas com o tal fato.
    Sinceramente não vi o vídeo, nem sei se quero vê-lo, porque acredito que a revolta de todos já me dá a clara noção da baixaria que foi.
    Lamento profundamente as coisas deploráveis que minha conterrânea fez com vocês e com a gente também, porque é um ato infeliz que envergonha a todos nós.
    Espero que os portugueses não a tomem como o modelo de brasileiro.
    Espero também que a emissora que veiculou essa insensatez perceba o desserviço prestado por essa senhora e suas colegas de "trabalho" que parece que foram coniventes com essa vergonha.
    Sinto muito mesmo e peço desculpas a todo o povo de Portugal, materializados na sua pessoa.
    E oremos por Maitê, para que caia em si.
    Beijos querida.

    ResponderEliminar
  89. Uma lástima essa história da MAITÊ. Eu não sabia de nada até há poucos diaz,quando a vi pedir desculpas publicamente num programa de TV. Um momento infeliz da Maitê, com certeza.
    Aceite as desculpas, ela parece ser boa gente.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  90. EU NÃO VI VIDEO, MAS VOU VER..
    JÁ LI M OUTRO BLOG SOBRE ASSUNTO..
    ME ADMIRA PQ MAITE PROENÇA "PARECE" UMA PESSOA INTELIGENTE..
    ESCREVE LIVROS..E TAL
    EU SEI QUE NA ADOLESCENCIA FOI MEIO REBELDE..ANDOU POR VICIOS MAS Q HJE É LIMPA..
    E MESMO Q TIVESSE VICIOS ISSO NÃO JUSTIFICA..
    PQ EDUCAÇÃO É EDUCAÇÃO, INDEPENDENTE SE VC É ALCOOLATRA OU TENHA QUALQUER VICIO!!

    FICO REVOLTADA COM ESTAS COISAS!
    PQ SE ELA FOSSE UMA aDOLESCENTE?
    AINDA VAI...

    MAS NA IDADE DELA SE NÃO APRENDEU PELO MENOS 3 COISAS ESSENCIAIS:
    SER EDUCADA
    DIZER OBRIGDA
    E SER HUMILDE..

    AI TÁ DIFICIL!!!

    ResponderEliminar
  91. Olá... sempre te´visitei porque também adoro adotar plantas (espadas de são Jorge rsrs, a da sua sala parece a minha aqui) mas hoje resolvi te deixar um comentário porque como tantos estou indignada com o que essa mulher fez.. não ligue mesmo, nem pense que todos os brasileiros são assim porque ela não representa nada para o País. Tenho vários amigos ai e nunca tivemos o menor problema porque nos respeitamos. Fique certa de uma coisa: a vida ensina e, se com tanto sofrimento que já passou ela ainda não aprendeu... ainda há tempo, nunca é tarde. Ela não nos representa e o que ela fez é muita falta de respeito. Parabéns pelo lindo blog.. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  92. Oi Hazel!
    Sinto muito pelo ocorrido.
    Mas quero que saiba que não somos o que ela pintou.
    Foi imaturo,infantil!
    Sujou apenas a imagem dela mesma enquanto pessoa. Achei desprezível e entendo de verdade o que você sentiu.
    Peço desculpas pelos maus modos dessa pessoa sem educação!!!Isso só se explica assim: mal educada, grossa,não há outra explicação...
    Um beijo pra você e pro povo de Portugal!
    Lindo seu blog, simplismente um cantinho mágico, cheio de luz e paz!
    beijos
    Célia Regina Alves - São Paulo

    ResponderEliminar
  93. Adoro POrtugal, e sempre visito sites portugueses, são meus prediletos.
    Adorei seu site e pretendo visitá-lo ainda mais.
    Abraços,
    Ellen

    ResponderEliminar
  94. Olá!! PEÇO DESCULPAS PELO OCORRIDO COM A Maitê, aqui no Brasil temos muito a fazer, e ao invés de sair por aí desdenhando outros países temos que dar maior atenção aos infortunados e desesperados deste meu País. Não entendo e nunca vou entender essas atitudes , realmente foi ridícula a atitude dela. Venho dizer que gosto por demais do seu País e me desculpe por esses brasileiros que não pensam, e se acham no direito de coisas deste tipo.
    Hazel deixa essa doida ¨prá¨lá mas vou escrever para o editor deste video e perguntar se perdeu o juízo, e se perdeu vou pedir para que encontre!!
    Bjs mil, não podemos deixar que isso aconteça, temos que colocar a boca no mundo e gritar para que todos ouçam e não façam mais.

    ResponderEliminar
  95. Oh, não. Ela além de se portar indevidamente e ridicularmente, ainda por cima envergonha nosso país. Assisti o vídeo e fiquei extremamente envergonhada...

    O que ela fez é coisa de criança(muito mal educada, por sinal)

    Nunca gostei dessa tal de Maitê Proença mesmo...

    Ah, devo dizer que amo Portugal e tenho muita vontade de conheçer...

    Beijos e abraços

    ResponderEliminar
  96. Só tenho uma coisa a dizer sobre essa tal de Maitê. Ela é o maior exemplo de Vergonha do Brasil!
    Quanto ao Blog. amo-o. Muito mágico, livre, espacial e intemporal. Adorei! Grandes beijos doces e esvoaçantes. =)

    ResponderEliminar
  97. queira perdoar esta pessoa (m.proença). Ela eh um tipo de ser humano que ainda não evoluiu. Ela nao representa a maioria de nossa população brasileira, e sim, uma minoria "em extinção". Pessoa de péssimos costumes, essa "dita atriz", péssimos modos, um exemplo de "como NÃO ser e agir" para nossa juventude. Desculpas em nome dos brasileiros "normais".

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário ♥