Superar o vazio

segunda-feira, março 08, 2010


São tantas as pessoas que buscam uma fórmula mágica que ajude a expulsar a tristeza e a sensação de vazio. Eu já fui uma delas. Um dia, sentei-me em frente ao computador e digitei no Google "como superar a dor do luto".

Não encontrei nada que me ajudasse. Contudo, as respostas vieram ter comigo, trazidas de muito, muito longe. Hoje, que consigo olhar a tristeza de frente e dizer-lhe "já não tenho medo de ti", decidi escrever sobre ela. Quem sabe, para ajudar alguém que procura saber se afinal irá algum dia conseguir voltar a rir à gargalhada.

Há pouco tempo, perdi a minha mãe.
E julguei que tivesse perdido igualmente a capacidade (e vontade) de sorrir.
Uma parte de mim morreu nesse dia.

Leitor que perdeu alguém e busca consolo, eu digo-lhe a verdade: não existe consolo.
Não há palavras mágicas que aliviem a tristeza, e lamento que assim seja.

A resposta que lhe trago é, apenas: continue a caminhar.
"Caminhar" significa viver, sorrir, amar, partilhar, movimentar-se. Caminhe sem parar.
Continue, doa aquilo que lhe doer. Obrigue-se a isso, se for preciso.

E há-de haver um dia em que o polegar desse gigante invisível que lhe pressiona o coração ameaçando esmagar-lhe as vértebras vai aliviar um bocadinho a pressão.
Ou talvez sejam as suas pernas que enrijeceram e o tornaram mais forte, trazendo alguma firmeza e segurança ao passo cambaleante da dor.

Prossiga a sua caminhada, amigo, porque quando menos esperar, será surpreendido por uma gargalhada feliz e sincera vinda de dentro de si. Uma gargalhada de alguém que aprendeu a agarrar-se à vida e a valorizá-la porque viu o quão efémera é.

Hoje encontrei Paz e Serenidade.
E é esse estado de alma que vos deixo.

Hazel

PODERÁ TAMBÉM GOSTAR DE LER

55 COMENTÁRIOS

  1. OI MUITO LINDAS SUAS PALAVRAS E CONCORDO COM VC DE CONTINUAR EM FRENTE APESAR DAS TRISTEZAS, MESMO ESTANDO ASSIM CRESCEMOS INTERIORMENTE.
    BJOKAS!!!
    JA SOU SUA SEGUIDORA!

    ResponderEliminar
  2. Palavras sábias...obrigado por partilhar.


    Uma boa semana e mais uma vez Parabêns pelo Excelente blog que apresenta.

    Miguel

    ResponderEliminar
  3. Palavras sábias...Obrigado por partilhar.


    Mais uma vez, parabêns pelo Excelente Blog que apresenta.

    Miguel

    ResponderEliminar
  4. Hazel, que delicia ler este texto!
    Muitas vezes em minha vida julguei ser incapaz de seguir, achava que todas as dores do mundo me atingiam(ingênua), existem dores muito, mais muito piores, do que as que eu estava vivendo porém eu não enxergava assim...........hoje vejo livremente as coisas como elas são...me libertei, me deixei levar e caminhei assim como vc disse.......as dores moram lá no fundo de mim, ás vezes elas aparecem e eu choro...na maioria das vezes elas se escondem e eu nem lembro que as guardo.Graças á Deus!!

    Hoje por exemplo é um dia maravilhoso pra mim......sei que sou protegida e que tudo o que vivo serve apenas de aprendizado!!!

    Quanto á morte é apenas uma viagem, apenas estamos vivendo em outra dimensão, tenho certeza disso!!

    Ahhhhhh, hoje comemoramops aqui o dia internacional da Mulher ( e aí?), portanto quero te desejar FELIZ DIA DAS MULHERES!!

    Bjão.

    ResponderEliminar
  5. Somente quem passa por situação semelhante identifica-se. No momente da perda há sim o período de luto, pois não compreendemos o que é certo. Nascemos e morremos. Mas quando temos uma família unida isso nos parece bem distante. Não adianta vir com palavras de amparo, ela não nos servirão, não diminuem nossa dor. Mas o tempo... esse sim nos prepara, nos deixa saudosos, mas com a esperança de que dias melhores virão e que certamente vamos nos reencontrar, pois a morte não mata ninguém, a alma muda de dimensão. E tenho a plena certeza de que a sintonia com a pessoa que partiu antes, CONTINUA!!! Percebemos e sentimos isso. Beijos!!!!
    reginajgr.blospot.com

    ResponderEliminar
  6. Oiii Hazel,

    nossa seu post hoje caiu como luva. Eu perdi uma pessoa especial a mais ou menos 3 anos...eu mesma...e agora estou lutando para reencontrar-me. Ajudou muito ler seu post hoje. Obrigada.
    bjs

    ResponderEliminar
  7. Olá Hazel querida!

    Vc sempre a acertar nas palavras e nos posts. Obrigada por compartilhar seus sentimentos, pois realmente sinto-me até melhor em saber que não sou a única a sofrer esperando que um dia td passe...sabe querida, tbm perdi minha linda mãezinha a pouco tempo, uma doença avassaladora a levou e tento sobreviver da melhor maneira depois disso pq dói demais! Seis meses depois foi meu paizinho quem partiu, teve um problema súbito e foi...olha, só por Deus Pai/Mãe mesmo sabe! A cada dia que passa consigo entender um pouquinho mais, e hj vc tbm me ajudou. Obrigada flor. Sigamos juntas e conectadas.
    Linda semana pra vc.

    Flores e Luz.

    ResponderEliminar
  8. Lindo texto. :)
    Tens toda a razão...continuar a caminhar é mesmo a única solução...
    Que Deusa tão bonita!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Ciao...
    Me emocionei com suas palavras,esse medo me persegue de perder a minha mãe que tanto amo e admiro,e nessa perda me perder tbem pra sempre.Me sinto triste só de pensar.Mas que posso lhe dizer,sem palavras.
    Bacio.

    ResponderEliminar
  10. Acho a imagem dela linda, transmite-me serenidade...
    Em tempos vi uma em tamanho real, no Brasil, e ainda hoje é uma das minhas fotos preferidas dessa viagem!

    ResponderEliminar
  11. Hazel,
    Só quem sente na pele essa dor, sabe do que voce está falando. passei por isso a 04 meses atraz e ainda me doi muito, por mais que tento voltar a ser como era não tem jeito. Mas vou caminhando devagar e as vezes me pego feliz e sorrindo mas é muito dificil superar. Sou sempre grata a Deus por meus filhos, esses sim me fazer tem garra de viver eles precisam de mim e a vida continua apesar de tudo.
    Parabéns pelo dia da mulher!!!
    bjos

    ResponderEliminar
  12. Olá Hazel!
    Senti cada uma das tuas palavras. Infelizmente não há poções mágicas que aliviam a dor quando perdemos aqueles que amamos... e eu já perdi o meu companheiro que morreu num acidente de aviação... é indescritível a sensação de vazio, de perda... mas sabes, foi no momento de maior dor de toda a minha vida que eu também descobri que adorava viver...
    Como não existem fórmulas pre-defenidas eu inventei uma para mim, "se conseguisse converter todo o AMOR que sentia por ele (e era imenso) em FORÇA iria com certeza superar", e assim foi. Hoje, sou uma pessoa feliz (sozinha ou acompanhada), porque adoro CAMINHAR...
    Beijinho

    ResponderEliminar
  13. Perdi meu pai e passei um ano de luto,luto profundo o qual vivi intensamente,porque precisamos passar pelo luto,não existe meios pra correr dele,mais a todo instante pedia e sentia a presença do Espírito Santo Consolador,Ele é que nos conforta e nos ajuda a caminhar. Depois que saí do luto pude ver o zelo de Deus por mim em cada momento que passei,Ele é lindo e eu O amo!!!

    ResponderEliminar
  14. Como voçê bem disse um dia voçê se surpreende a rir do fundo do coração....mas a dor não passa nunca.....eu perdi minha primeira gravidez ja bem adiantada,meu primeiro filho e era homem....nunca mais me recuperei daquele choque......fiquei meses a fio sem saber a que direção seguir.....nunca esqueço o dia em que programamos seu nascimento...não esqueço dele um só dia,mas aprendi de novo a sorrir,foi assim sem querer,sem ver......
    Deusa
    vasinhos coloridos

    ResponderEliminar
  15. Saudações pernambucanas!

    Iemanjá, odoiá, odoiá, rainha do mar... 8 de março - Dia internacional da mulher.

    PARABENS.

    ResponderEliminar
  16. tão bom quando encontramos pessoas para partilhas momentos assim. isto é vida.

    parabéns pelos escritos são sensíveis.

    ResponderEliminar
  17. palavras sábias e entendidas de alguém que sabe !
    Um beijinho grande

    ResponderEliminar
  18. nete dia .,..espero que renovam a cada dia a vida.

    ResponderEliminar
  19. Uma excelente escolha para o dia da Mulher! Deveremos celebrar a mulher pela forma e conteúdo com que te expressas e pela referência que pretendes trasmitir. Não será preciso recordar porque as celebrações diárias impedem inevitavelmente que isso aconteça!

    Um beijinho grande para ti e obrigado *:)

    ResponderEliminar
  20. Amiga, fez um bem enorme esse seu lindo e inspirador post! Adoro Iemanjá, adorei tuas palavras sinceras...Vc sabe o que passei e está sendo um luto pra mim. Mas sei que vou superar, já estou superando.
    Muito grata de coração!
    E, feliz dia da mulher!
    Beijo no coração!

    ResponderEliminar
  21. grata pelas tuas palavras, estava mesmo a precisar duma boa energia .

    ResponderEliminar
  22. Olá Hazel !!!

    Algo estranho acontece,
    você estava na minha caixinha
    de seguidores, no Quandopassaros
    por aqui, de repente sumiu!

    Não suma, é tão bom voce estar
    ali!
    bjs
    Monica

    ResponderEliminar
  23. Monica:

    ahahahah não vou sumir!
    Eu explico o "fenómeno": eliminei a lista de blogues que estava a seguir e decidi recomeçar do zero.

    Aos poucos, recolocarei os blogues que ainda se encontram activos na nova lista.

    E vou já ao teu. :))

    ResponderEliminar
  24. Palavras que podem ajudar muitas das pessoas que te lêem!


    Bjs

    ResponderEliminar
  25. Oh, Hazel, querida,so' posso lhe dizer que as minhas oracoes estao com voce assim como os meus pensamentos e coracao...

    Mudando completamente o assunto...tentei votar para o seu blog,mas nao consegui. No cadastramento pede a cidade e estado onde o eleitor mora,mas oferece apenas em Portugal.tambem pede um numero de documento que nao tenho...desculpe. Espero que voce ganhe mesmo assim. Com todos os seguidores que tem acho que nao sera dificil.estarei aqu torcendo.

    Que a paz do Senhor (que transcede todo entendimento,como diz a biblia) esteja com voce.

    Abraco apertado !

    ResponderEliminar
  26. Querida Hazel,
    você nem imagina como me deixou feliz hoje...vi você como minha seguidora...que honra...obrigada por me alegrar.
    Beijo carinhoso.

    ResponderEliminar
  27. Querida Hazel :)

    Nestes dias não tenho conseguido dormir bem por causa da tempestade que aconteceu na Ilha da Madeira, afectou-me um pouco. E confesso que ler este blog é uma delícia ! Já me fez sorrir muito !

    Feliz dia da mulher com especial carinho.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  28. Sábias palavras...
    Aproveito para te desejar um FELIZ DIA DA MULHER!
    http://www.youtube.com/watch?v=q2L9VKMYn60&feature=related
    Beijos.
    Helô ॐ

    ResponderEliminar
  29. Oi amiga...parabéns pelo dia das mulheres...
    quero perguntar para qual email vc me mandou a interpretação do sonho?
    Bjks!

    ResponderEliminar
  30. Que tópico mais tocante, sensível, notamos cada pedacinho de sua alma nas palavras que você publica no seu espaço, você deve ser uma pessoa maravilhosa de conviver!!

    Acho que nunca superamos o luto, porém aprendemos que é possível conviver com ele e ainda assim ser feliz!!

    Sinto que não tenho palavras para ajudá-la, mas com o tamanho imenso de sua alma, você será e já é feliz independente de qualquer coisa!!

    ResponderEliminar
  31. Você conseguiu colocar em palavras o que todos sentimos, quando das perdas, mas não conseguimos expressar.
    Amim parecia ter criado um enorme buraco que nada, nem ninguém poderia preencher...
    Mas sabemos que não é assim.
    O tempo cura tudo; tudo mesmo!
    Uma longa caminhada. Mas precisamos dar o primeiro passo, não é?
    Bj grande

    ResponderEliminar
  32. Parabéns pelo blog. Encontrei ha uns dias e gostei muito de cá vir. E a música escolhida é muito reconfortante, algumas ainda nao conhecia, outras que conheço e gosto muito também. Gostava de por musica no meu blog mas nao sei por,é q estas tao sempre tocando aleatoriamente.Espreita no meu blog novo.
    bom resto de dia da mulher
    Sofia

    ResponderEliminar
  33. Querida Azel,bruxinha boa ou anjo da guarda,preciso de si para me ajudar,estou bem la no fundo desgosto por perda da pessoa que muito amo e um problema grave de doença.Ao longo de varios meses tenho sido seguidora do seu blog e sinto que dentro de si hesiste um poder sobrenatural e que me pode ajudar a minimizar o meu sofrimento, so preciso que me envie energias positivas para poder resistir a tudo,o meu muito obrigado desejando-lhe toda a felicidade do mundo.

    ResponderEliminar
  34. Sempre leio teus postes, normalmente sem comentários.
    Infelizmente, desta vez fçao uma pergunta.
    Como é que vou fazer pra suprir o vazio em meu blogue?
    Abraços

    ResponderEliminar
  35. Oi Hazel! que ouvir ou ver tuas palavras, fizerão muito bem ao meu coração,pois as vezes eu sofro muito, pois perdi minha filha querida que faleceu em 16 dias,e eu nem pude me despedir.casualmente ela era de iemanjá e as suas cinzas foram levadas pelo mar.Fazem quatro anos,mas a saudade é muito grande.hoje eu tento seguir meu caminho e a internet ate que me distrae bastante,pois é muito bom saber que existe pessoas como voçê.adoro voçê bruxinha. beijos sandraveia

    ResponderEliminar
  36. É isso mesmo, Hazel: continuar caminhando.
    Quando perdi a minha mãe - e já se vão 12 anos - fiquei por muito, muito tempo, numa situação bem difícil. Só o tempo amenizou o sentimento de perda.

    Continuar caminhando é a solução...

    Beijo

    ResponderEliminar
  37. ah! querida, sem palavras pra você.
    Você é mesmo um ser iluminado!
    Não cansarei nunca de te repetir isso proque é assim que te sinto sempre que por aqui passo.

    ResponderEliminar
  38. Hazel belo post,felicidades e uma ótima semana!

    ResponderEliminar
  39. Edna:

    Seguiu agora mesmo para o email que aparece no teu perfil.

    beijo

    ResponderEliminar
  40. Anónima das 22:17:

    Lamento muito.
    Se quiser escrever-me: witchyhazel@gmail.com

    ResponderEliminar
  41. Olá Hazel,

    Eu também "perdi" uma irmã e amiga, e sei do que falas, aliás, acho que só quando passamos por isto, sabemos realmente o que é esta dor - que não interessa a ninguém, mas este sentimento também pode ter um sentido inverso, que é valorizarmos a vida, as pequenas coisas, as pessoas...
    Quando a minha irmã morreu (ainda me custa falar assim, já estive para aqui a chorar até dizer chega), faz agora 6 anos, foi em finais de Abril, como o mês seguinte era o de Maio - o mês de Maria, então nós (primos, tias, mãe, irmãos, sobrinhos) reuniamo-nos todas as noites para rezar o terço, e assim foi durante o Maio todo. E o que eu sabia era que só o TEMPO, iria ajudar-nos a voltar á vida e a sermos pessoas boas que continuavam a apreciar a VIDA, com uma nova realidade...e sinto que o simbolo de Maria, ajudou-nos a lidar com a dor de uma forma divina e que também acelarou o Tempo.

    Continuo a amar o teu blogue, já votei e estou a por todos os que posso também a votar (são favores que me devem... acho que ainda vais conquistar muitas almas)
    Bem hajas Hazel

    ResponderEliminar
  42. Jader Resende:

    Fui lá ver o seu blogue. Estou com ele aberto neste momento, por isso, já não está vazio; há pelo menos 1 pessoa lá, que sou eu! :))

    Acho o cinzento do background uma cor triste e a sua foto de perfil também me traz a mesma sensação.
    Já pensou em renovar para algo mais vivo e apelativo?

    Ao consultar o seu perfil, vejo que tem 2 blogues muitíssimo semelhantes. Já considerou fundi-los num só, onde poderia concentrar toda a sua energia pessoal (e visitantes)?

    Ficam as minhas humildes sugestões.
    E que esse vazio se preencha rapidamente!
    Abraço

    ResponderEliminar
  43. Janice:

    ahahahahah :))
    Já sou tua velha seguidora. O que aconteceu é que eliminei a lista de blogues que estava a seguir e decidi construir uma nova.
    É por isso que apareço como nova seguidora - "saltei" para os primeiros que te seguem.

    Beijos!!

    ResponderEliminar
  44. Maria José:

    Amiga, o teu comentário surpreendeu-me. Obrigada por partilhares esse assunto um pouco triste. Desejo-te muita força para a tua caminhada.
    Beijinho da Hazel... para ti

    ResponderEliminar
  45. Paloma Cândida:

    É certo, isso. A morte não é o fim, mas um ritual de passagem.
    Tens conseguido manter o equilíbrio muito bem, e isso é o que importa.
    Feliz dia da Mulher
    Beijos

    ResponderEliminar
  46. o meu anjo..
    eu sei que ninguem pode aliviar sua dor..
    mais existe uma alme e coração que pode, o seu..
    vc precisa encarar de frente SIM a tristeza deixar ela te corroer toda..
    ate nao sabrar mais nada..
    dai vc vai estar curada nao para sempre, mais aos poucos irão se tornando calo e esses te daram força pela frente..
    seja feliz..
    bjo

    ResponderEliminar
  47. Que lindo, minha queridas! Suas belas palavras me comoveram. Vc está cheia de razão, o tempo cura tudo.
    Amei ver a imagem de Iemanjá aqui, neste post. Tudo a ver.
    Caso n~~ao saiba a saudação de Iemanjá é esta: Odoiá, mãezinha!

    Super bjo do amigo

    ResponderEliminar
  48. Lindo o seu post. A gente pode sentir a sinceridade nas palavras. O sentimento e vontade de colocar para fora. Parabens pela forca, se continue assim, um dia atrás do outro!

    bjs

    ResponderEliminar
  49. Querida Hazel... há uma verdade que nós temos que interiorizar de vez; a superação do sofrimento, do luto, da saudade, seja do que for, está no nosso interior.
    Não está na internet, nem em imagens, nem sequer em outras pessoas. Por isso é um processo tão solitário e difícil. Temos que ser nós a fazê-lo.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  50. Hazel, eu admiro a sua força. Você é uma pessoa iluminada! Continue caminhando e iluminando o caminho por onde você passa.
    grande beijo

    ResponderEliminar
  51. Olá, seu blog é muito especial... que palavras bonitas... aqui tb chamamos a Yemanjá de Nossa Sra. dos Navegantes, que seria aqui um nome católico.. mas q importa?
    Adorei o texto e é muito bom encontrar palavras assim...
    (tomei a liberdade de colocar no meu blog aquele sinete que tens aí em cima, é de um site japonês, acho..., finalmente descobri como colocar, acho q vai dar certo..)
    Adoro os blogs de portugal e o seu é um dos melhores... bjs

    ResponderEliminar
  52. Olá minha querida Hazel!

    Resolvi comentar este teu post por que é fabuloso. A dor da perda deve ser insesante, mas como dizes, é preciso seguir e viver o melhor que se possa, afinal ainda temos o nosso próprio caminho a percorrer e a dor também faz parte.

    Tenho meus pais longe como sabes e por vezes penso nesta perda que infelizmente chegará um dia :((

    Sabes, sou filha de Iemanjá e a muito tempo não lhe faço oferendas, desde que estou em Portugal.
    Já imaginou meu gêmeos??

    Um grande beijinho para ti :)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário ♥