Não quero ser amiga de ninguém no Facebook
segunda-feira, julho 26, 2010De vez em quando, enviam-me convites para entrar no Orkut, Facebook e afins.
Ora bem, agradeço-vos muito a gentileza, mas tenho de vos informar que não estou em nenhuma rede social, nem tenciono estar. - oiçam isto dito com delicadeza, não à bruta.
Eu explico a minha posição (sentada?):
Há algum tempo atrás, para não "parecer mal", lá acabei por aceitar entrar no Facebook. E vocês sabem lá.
Quando dei por isso, estava a receber dezenas de emails por dia, de pessoas que não conheço a pedirem para ser minhas amigas, e de outras tantas, os viciados da Farmville, a oferecerem-me tomates virtuais e sementes virtuais já não me lembro de quê.
Sejamos realistas, os desconhecidos que me enviavam pedidos de amizade, na realidade, não queriam a minha amizade para nada, mas apenas a minha foto do perfil para juntar ao álbum de cromos.
... e o tempo que isso me consumia? Ai ai ai!
Minhas riquezas que me lêem, o mais valioso que eu possuo é o meu tempo.
Nessa meia dúzia de dias em que estive no Facebook, não encontrei utilidade prática absolutamente nenhuma em lá estar. Por isso, exclui a minha conta. Devo ter sido a pessoa que menos tempo permaneceu no Facebook.
Nós já somos amigos. Aqui, na Casa Claridade.
Compreendam que por detrás destas palavras que aparecem escritas na vossa tela do computador, existe uma pessoa real, que cozinha todos os dias, aspira a casa, põe o filho a dormir enquanto lhe canta uma cantiga, peneira os cagalhotos do gato, faz separação de lixo, rega as plantas, pinta as unhas, prepara leite com chocolate para beber à noite na cama enquanto lê, faz rituais de magia, diz "boa tarde" aos vizinhos, estende a roupa, faz traduções, canta no banho, estuda Tarot, lava as janelas, faz batidos de fruta, vai passear com a família, depila as pernas, tira os borbotos das camisolas de lã, passa fio dental, prepara a máquina de lavar, tira o gelo do congelador, sacode os tapetes, come, dorme...
Contem comigo para ser vossa amiga, não no Facebook ou em qualquer outra rede social, mas de verdade. E não é tão melhor assim?
42 COMENTÁRIOS
aahhh as loucas redes sociais ne...
ResponderEliminarestou contigo, senão tem utilidade, senão queres estar lá, pois não esteja oras.
:)
o tempo é realmente precioso.
Beijosss de boa semana!
Tens toda a razão apesar de eu fazer parte desse grupo não para jogar mas para divulgar o meu trabalho...
ResponderEliminarBJKINHAS e boa semana
Muito melhor! Muito mais privado e intensivo!
ResponderEliminarEu confesso, ao fim de muito me chamarem anti-social l´+a acabei por me inscrever no facebook. Encontrei alguns amigos de juventude e familiares, mas tb recebo muita coisa que não me interessa nada, como dizes e bem, muito tomatinho, muita vaquinha perdida, e depois há aqueles conhecidos, que por uma razão ou por outra deixei de ter contacto e que agora se chegam, alguns aceito, outros não, lá por termos sido amigas no passado não quer dizer que eu queira partilhar a minha intimidade no presente. Por isso tenho negado alguns pedidos, mesmo conhecendo as pessoas. Selecciono muito bem as pessoas e só mesmo as pessoas em quem confio têm acesso á minha página que privatizei claro!
Beijinhos
Silvia
Pois... tb sou dessas!!! Não encontro utilidade no facebook nem hi5, eliminei as contas!
ResponderEliminarO tempo como dizes é preciso e chegamos ao fim do dia sem fazer tudo o que gostaríamos. Há portanto que seleccionar o que realmente interessa do resto!
Viva a casa claridade... o "facebook" que realmente interessa!
E agora vou passar a ferro, lavar os wc e pensar na ementa para a janta... antes que o cachopo acorde e eu fique a brincar com ele!!!
:)
sim claro e muito bem melhor ter uma amiga assim,eu tb tenho facebook mas nunca vou la nem sei bem para k serve isso,tambem eide cancelar la a minha conta pois nao tem uso nenhum,alias eu tambem recuso tudo o k me enviam e as vezes recuso e as pessoas tornam a enviar o convite...tens razao,beijinhos
ResponderEliminarEu sou igualzinha a ti, no que a este assunto diz respeito. Nunca fiz parte e não tenho qualquer interesse em fazer, de qualquer género de rede social, e muito menos do Facebook.
ResponderEliminarNão vejo qualquer vantagem em ter conta, aliás só consigo ver desvantagens.
A partir do momento em que se abre a janela indiscreta da nossa vida, não nos podemos queixar das consequências. O acharmos que controlamos alguma coisa passa a ser mera ilusão.
Prezo muito o meu anonimato e a minha privacidade e os meus amigos sabem o que há a saber acerca de mim e não qualquer interesse em dar-lhes notícias minhas por essa via. Também não tenho interesse em encontrar ninguém, nem que me encontrem a mim. A natureza da vida é entrarem umas pessoas e sairem outras. As que são realmente importantes ficam e se por mero acaso nos desencontramos, a vida encarrega-se de marcar o encontro e não precisa do facebook para nada.
As pessoas passaram a exibir as suas vidas e a alimentar em si e nos outros um espírito dissimuladamente voyeurista. E têm gosto nisso. Confesso que me causa uma certa confusão.
Beijinhos grandes
Querida Hazel,
ResponderEliminardeixo aqui o meu apoio virtual a essa tua decisão...
Eu própria também experimentei, mas acabei por desistir...
Só ainda não cancelei a conta... a esta altura devo ter centenas de vaquinhas à espera que lhe dê guarida...
Mas o verdadeiro motivo para te escrever foi porque li por aí que cancelar a conta do facebook não é tarefa fácil...parece que mesmo depois de a "apagar" ainda restam umas informações que ficam disponíveis para terceiros consultarem.
Beijos, fica bem :)
Querida Hazel,
ResponderEliminardeixo aqui o meu apoio virtual a essa tua decisão...
Eu própria também experimentei, mas acabei por desistir...
Só ainda não cancelei a conta... a esta altura devo ter centenas de vaquinhas à espera que lhe dê guarida...
Mas o verdadeiro motivo para te escrever foi porque li por aí que cancelar a conta do facebook não é tarefa fácil...parece que mesmo depois de a "apagar" ainda restam umas informações que ficam disponíveis para terceiros consultarem.
Beijos, fica bem :)
Oi flor linda!
ResponderEliminarConcordo com vc, não gosto e nem tenho tempo para estas coisas. Prefiro estar por aqui, é tão mais gostoso.
Adoro esta frase que vc colocou da Clarisse, tenho até anotada no meu livro das sombras.
Ótima semana flor.
Flores e Luz.
Foi muito bacana o que vc escreveu, Hazel.
ResponderEliminarRealmente o blog é experiência em outro nivel. Usei muito orkut, entre 2004 e 2005 para me comunicar com meus parentes q moram no Brasil. Mas agora mal entro... é uma bagunça aquilo.
Eu tenho facebook... faz tempo q tb não acesso.
Gosto mesmo é de blog!
bjs e boa semana pra vc!
Hahahahaha, posso ter febre por conta de uma noticias destas (lembra-se tive de saudades) haha....
ResponderEliminarO fato é que, o blog é muito melhor, A Casa Claridade faz parte da minha vida (e com isso você claro) *))
Adoro estar aqui todos os dias, aprendo muito!
Faço uso do orkut por que assim como o Alexandre, reencontrei parentes distantes e amigos de infância...mas é como um contato uma lista telefônica, uso vez em quando para um olá...tenho twitter mas este é uma eterna D.R. (discutir relação) hahaha, porque entrei por conta de uma promoção...mas não faço uso também...*))
Faz bem ter uma morada, onde bato à porta e você atende!!*))
Beijão!!
Ps:. hoje volto para minha rotina de trabalho, que saudades das minhas crianças!!*))
Hazel,
ResponderEliminarGosto do seu blog, da sua autenticidade, sua forma de escrever mostra que você é sensível ainda que pareça muito forte. Também estou nas redes sociais, mas pra ser sincera nunca vi muita utilidade mesmo, às vezes acabamos fazendo o que todo mundo está fazendo não é? Acho que você me ajudou a repensar isso, gostei... Obrigada.
....kkkkk até rio!
ResponderEliminarNão precisa nem se explicar!!!
Aboli estas "redes sociais" há algum tempo...de verdade: me sito melhor na "blogosfera"!
Estas "redes" te "catam" para ser "mais um" na lista...tudo bem que o blog as pessoas "vão e vêm" mas é diferente...sinto isto! hihi
Desde que mantenha o "Casa Claridade" não a questinarei!!!
Beijo de luz na sua sempre, tão nobre alma irmã!
\o/
Concordo com você amiga!
ResponderEliminarEu tenho orkut, pq me deixei levar pela febre do início, mas hj só acesso qdo quero por fotos novas p/ os amigos verem...não tenho tempo p/ ficar bisbilhotando.Portanto tb só tenho mantido atualizado o blog, pq é uma coisa que me dá prazer em fazer.
ah...vc é mais que mil e uma utilidades heim!!!haja fôlego!
Será que posso te pedir mais uma coisinha?
Esta noite sonhei com um touro bravo correndo atrás de uma pessoa, e eu estava com meus filhos e conseguiamos nos esconder, mas mesmo assim eu ficava querendo ajudar o homem que corria. Depois num outro momento, este touro invade uma farmácia, e a dona(uma senhora de mais de 70anos), não me pergunte como sei disso, no sonho eu sabia; ela mata o touro e aparece algumas pessoas cortando-o por partes, como no açougue. Estranho tb, que aparecem uns fiscais de alguma coisa e prende a d. da farmácia, pq descobrem q ela estava vendendo remédios proibidos. E eu questiono, estão vencidos( no sonho vejo as datas)? se não estão, qual problema? Compra quem quer. e o sonho acaba ai.
Louco não é? Eu acordei sentindo medo...pensei logo em consulta-la.
Se tiver um tempinho, me ajuda?
Bjks
Nós suas amigas e seguidoras não queremos que vc divida tanto seu tempo em varias redes sociais, fica só com a gente tá!(pode parecer, mas não sou ciumenta!rsrsrs)
Minha queria Hazel, concordo com você em gênero, número e grau!!!
ResponderEliminarTambém não vejo utilidade prática nisso não, não gosto, não tenho, e nem pretendo ter, ô trem que toma tempo e dá dor de cabeça!!! ÔÔÔ, eu que o diga do tal do orkut, fico só na blogosfera e já estou realizada com minhas amigas daqui!!!!
Faz bem você pensar assim e não está sozinha, muitas também o entende da mesma forma que ti!!!
Beijokas!!!!
E uma ótimaaaaaaa semana para ti!!!!!!
concordo com tudo o que dizes. Eu tb abri uma conta no facebook porque já estava farta de me andarem sempre a chatear. Nesse dia coloquei lá uns amiguitos (os insistentes!). Depois disso nunca mais lá fui... e estou muito bem assim!
ResponderEliminarBoa... Eu também não sou nada virada para essas coisas (facebook).... parece um pouco "amizades fastfood".
ResponderEliminarNo entanto, acho bonito e saudável a empatia/amizade que se estabelece na blogosfera... acaba-se por conhecer um bocadinho as pessoa, sejam os autores (pelos ideias que partilham) sejam os leitores (pelos comentários), e sem querer de repente, sentimo-nos tão familiarizados com essa pessoas, que sentimos a sua falta...por ex, se há um dia que não escreves...; se a Sissamar, o Alexandre Mauj, a Selena... (ou outros dos teus queridos leitores) não fizerem um comentário, eu penso cadê eles, que hoje não deram noticias!!!???? :))
Beijinho a todos e um especial para ti que nos uniu neste cantinho maravilhoso.
Tem uma boa semana
Querida amiga Hazel!
ResponderEliminarSabes que o tempo é algo muito precioso mesmo e que devemos usá-lo com muito carinho para não faltar.
Porém quero fazer uam resalva: para algumas pessoas essas redes sociais são a única forma de amizade ou contato social que possuem. Por medo, timidez, alguma impossibilidade física, paranóia globalizada, sei lá...
Eu utilizo como forma de comunicação com meus alunos(sim, sou professora aqui no Brasil). Como eles são viciados em orkut, MSN, facebook, etc...Aproveito a deixa para mandar recadinhos educativos (coitados, deves estar pensando. hihihihi)
Amo teu blog...Tu és gentil mesmo quando não queres ser.
Beijos no coração.
Sônia Maris
Olá Hazel!
ResponderEliminarTambém não gosto deste tipo de "amigos"
Credito que amizade é compartilhar, e não simplesmente ser um nome ou perfil em determinado espaço virtual.
Tenho bons amigos virtuais, que sempre me mandam um acalento, ou palavras que para mim vão além de um perfil...
Portanto partilho contigo querida amiga este pensar...
beijos.
tenha uma ótima semana
Ufa! Coma é bom não se sentir só.
ResponderEliminarObrigada
Mais do que ninguém eu te entendo. Ah como me consumia tempo aquelas hortas kkk... Deixei o perfil só para divulgar o blog, mas acabo me esquecendo como no Twitter rs... Enfim, é como se não tivesse. Orkut tive por pouco tempo. Acho que vou vou ficar só com o blog mesmo, é só o que de fato uso.
ResponderEliminarBeijos na alma!
Olá, uma boa semana p ti! :)
ResponderEliminarEu saí do Orkut por causa do tempo e até mesmo por causa de alguns mal intencionados que há por lá, que ficam monitorando a vida das pessoas. Uma amiga minha recebeu ameaças pois é defensora dos animais e contra uma prática aqui no RS que já foi até proibida, para ver como são estas redes. Estou no facebook mas não convido ninguém, quem quer nossa amizade aparece por si só, é algo que se conquista.
Um grande abraço.
Estou de acordo com você!Tenho essas rededes socias que fiz antes de entrar no mundo dos blogs! Depois que fiz os meus blogs, vou raramente nas outras redes ... mas, o que eu mais detesto, é receber email com correntes e piadinhas! Ai, meu Deus, outro dia, eu recebi 24 num dia só, é claro que não li nem um... graças a Deus(nessas horas),não sou tão famosa quanto você... e não recebo(além da familia e dos amigos), pedidos de inclusão... embora vezes, pense que é o próprio programa do orkut que manda os pedidos de pessoas desconhecidas p/nós fazermos a inclusão... Tenha uma boa semana!
ResponderEliminarOlá Querida Hazel!
ResponderEliminarBom eu tenho conta no orkut...mas deixo um recado bem grande no meu perfil: " Não leve a mal, mas só add pessoas conhecidas". Encontrei muitas pessoas conhecidas no orkut, até a minha professora que me alfabetizou! Encontrei colegas da escola ,faculdade e amigos das cidades por onde morei...enfim, encaro o orkut apenas como um meio de "manter contato" com as pessoas só isso. Não coloco fotos minhas e e nem da minha família por lá. As pessoas perdem um pouco a noção nisso, abrem suas vidas enchem de fotos, quando fazem uma viagem, todos ficam sabendo, abrem demais ...expõe a sua vida a todo tipo de energia! Isso eu acho um pouco perigoso.
Uma coisa boa do orkut são as comunidades, tem várias maravilhosas que participo. Aprendo e aprendi muita coisa boa por lá. Já o facebook achei um saco! Já entrei e já saí assim como vc...rss.
Olha Hazel as rede sociais, blog, msn...enfim, a internet em um modo geral tem muita coisa boa mas tem muita coisa ruim também. O segredo é encontrarmos o EQUILÍBRIO para lidar com tudo isso.
Bjs cheios de paz pra vc!
Sheila :-)
Amei!!Adorei o post, eu tenho orkut, porque existe algumas comunidade virtuais que amo participar e tenho muito carinho de algumas pessoas vrituais,porém tenho meus pés no chão,não entendo como algumas pessoas vivem somente para estas redes sociais e querem juntar o maior número de "amigos" possíveis na mesma!Existem pessoas que vivem tanto dentro do mundo virtual que se esquecem de dedicar ao mundo real!!
ResponderEliminarEu também penso da mesma maneira, a única coisa que uso é o MSN para falar com quem está longe (como sabes), já que fica mais barato e pode-se ver a pessoa. De resto não acho piada e é uma invasão descomunal da nossa privacidade, um exibicionismo que não entendo e uma falta do que fazer em muitos casos.
ResponderEliminarSou a única da família que não tenho facebook ou das outras redes. Estão sempre a desafiar-me mas já disse que não gosto e que não quero, resposta que os deixa atónitos. Devemos ser alguma espécie de ave rara!
Mas infelizmente contra mim falo, porque tenho pessoas muito próximas, que são viciadas na quinta, faz-me uma confusão como é que perde tanto tempo numa coisa sem utilidade, que não nos enriquece em nada, pelo contrário.
Imagina se eu com tanta coisa para fazer, porque realmente a lista de tarefas de uma dona de casa é muito grande, e que nunca acaba, vou perder tempo com essas aberrações sociais, tenho muito mais onde e como gastar o tempo livre.
Compreendo-te perfeitamente, e apoio-te. Adorei a forma como descreveste as tarefas domésticas, com humor, o que me ri!
Daniela
Beijinhos
"Assino embaixo" de tudo que você disse, Hazel !
ResponderEliminarEu também recebo convites para participar de coisas que nem sei bem para que servem.
Agradeço e rejeito, pois meu tempo já é curto para fazer quase tudo que você enumerou, e ainda cuidar de 2 blogues (juntei o Caminho do Artesanato ao Flora da Serra, pois não estava dando conta de 3 blogues).
Sem falar no artesanato...
Entrei no Orkut em busca de amigos mas, praticamente, não encontrei ninguém.
Beijo
Olá!
ResponderEliminarTemos um orkut e entramos muito pouco depois de conhecer o mundo dos blogs, é que na minha profissão o pessoal fica sempre em contato, e tudo começou, quando tentamos procurar uns parentes da minha mãe, pois ela não conhece ninguém e o meu avó morreu a 26 anos, e levou todo segredo com ele da época da ditadura, então pelo sobrenome que não sabemos se é verdadeiro procuramos algum tempo! Não encontramos nada, alias achamos que ele até tinha mudado o nome ( Fernando Costa), e isso é uma grande frustração para ela, pois não tem nem um parente , é claro que só os filhos. O nome dele é citado no livro presídio Maria Zélia, pois ele era comunista! Os parentes mais distantes tinham o sobrenome Wolff.
Bjs
Ser Estranho Ser!
Oi
ResponderEliminarEu estou em todas as redes
mais faço uma peneirada,
não aceito tomates só
pra agradar os amigos.
Amigos só os meus.
Só adiciono o pessoal de casa.
Adoro o seu blog e a sua maneira
de ser autentica e sincera.
Beijos...
Lúcia.
PS.: aqui é mais fácil!
ResponderEliminarEstimada irmã já li os e-mails... respondo com calma, ok! Só pra constar que li e adoreiiii! kkkk só rindo mesmo! Espera pra ver as respostas...não é por nada...mas achei outra "maluca" kkkkkk com eu!!! hahahahaa
Beijo de luz!
kkkkkkkkkkk adorei!
ResponderEliminarSaudaçoes Pernambucanas.
sou viciado em orkut, e sei que essa droga as vezes me faz mal. Portanto, estou na reabilitação/quarentena: desativei os alertas de visitantes em minha pagina, travei a maiorias das fotos, e vez em quando desativo as atualizaçoes.
DEU CERTO.... mas tenho recaidas, kkkkkk
Oi a única rede social q consigo participar é orkut...
ResponderEliminarpq realmente assim como vc ñ vejo pq ter milhões de contas só pq todos tem...
Bjuu
Hazel, desculpe responder por aqui, qualquer coisa pode deletar o comentário viu?
ResponderEliminarEu esqueci então de te passar o link sobre a brancura das japonesas! Não repare, eu sou muito distraído, desligado. Qdo eu te falar q vou te mostrar ou falar de alguma coisa e esquecer, me lembre! rs...
infelizmente a origem da brancura japonesa nasceu de uma bonita idéia (pureza)junto a um forte esnobismo.
tem um post q fiz no ano passado q explica a razao da brancura.
http://mauj77.blogspot.com/2009/07/mulheres-michael-jackson-japao-bizarro.html
esse eh o link .
hj em dia evita-se o sol por causa do fotoenvelhecimento tb.
bjs e qualquer duvida me pergunte
Hazel,eu concordo em parte. Acho que cada um sabe por que está usando isso ou aquilo. Eu por exemplo moro na Suécia e graças o facebook posso saber dos eventos do Clube Brasileiro aqui, e assim fico sabendo de muitas outras coisas que me interessam.Já cortei muitas coisas lá também.Uso para colocar algumas fotos para tentar ser prática, em uma página agente acessa em muitas outras coisas legais. O que condeno lá é a falta de privacidade, aberto demais, mas é menos aberto que o blog, ou não? Ando conversando muito comigo sobre o tempo gasto lá...mas conseguirei controlar.risos. beijos
ResponderEliminarOi Hazel!
ResponderEliminarAdorei este seu post sobre redes sociais, eu também deixei isso de lado...também prefiro fazer amigos por aqui.
Abraços.
Hazel, que bom ler essas palavras e ver q não sou a única "freak".LOL.
ResponderEliminarEu, sou (era...)a única pessoa q conheço q ainda não tinha FaceBook. E acredita quando digo q mtas vezes me senti como não existisse na face da Terra por não ter!
- "O quê?! Não tens Facebook?! Porquê?!" - ouvi mtas vezes.
- Porque não quero, gosto mais da realidade a SÉRIO!
Beijinhos,
Adoro esta Casa Claridade,
Catarina
muito melhor! :)
ResponderEliminaragora dissestes tudo.
ResponderEliminarquerem que o numero de AMIGOS aumente...querem mostrar como são populares.
tambem me irrita os convites pra jogar colheita feliz.
tem uma idiota que trabalha comigo que a todo minuto se diz SEM CABEÇA PARA TRABALHAR, mas ouço os cliques que ela dá na tal fazendinha...
o dia inteiro ao meu lado na tal fazendinha e o trabalho atrasado
rsrsrsrsrs.
tenho o orkut apenas para ver aniversarios...
rsrsrsrsr
bjs
lilly
Apoiadíssima!!! acho que vc não teria tempo pra sua Bela Casa e eu ficaria um pouco triste de te ver sumida daqui..., ando numa correria só,mas sempre dou uma espiada por aqui pra matar a saudade.
ResponderEliminarBoas férias e um Feliz Regresso!!!
beijocas
Olá. Pois é. Achei que fosse o único aqui no Brasil a não querer perder meu tempo em redes sociais. As pessoas resolvem tomar conta de você através do seu perfil, e você passa a ser escravo dele, dos compromissos, dos recados, do que não viu, do que viu, e aí há sempre aquela clássica pergunta. Você está no Facebook, ou você tem Orkut? Arrrgh! As pessoas se esqueceram dos métodos antigos. Telefone, uma visita, uma coisa mais pessoal, sem que todo mundo tenha que dividir aquilo. Uma coisa horrível. Estou cansado e dispenso todas as possibilidades em que as pessoas já começam com facebook ou Orkut. Gostei do texto. :)
ResponderEliminarSem sombra de duvidas concordo contigo. Muitos são amigos -estatísticos. Eu num adiciono ninguém que não conheça, também não tinha facebook, e jogos de colheita, a pelo amor dos Deuses, vamos ser práticos e cultivar amigos de verdade, é muito mais divertido.
ResponderEliminarSaudações!
PAZ E LUZ
Hazel
ResponderEliminarEntendo perfeitamente o seu posicionamento quando escreveu sobre Facebook.
Eu tenho mas não uso. Só acessarei se realmente valer a pena.
No Brasil, estão usando muito o Twitter. Neste não me registrei mas um dia farei o registro só para sabr como é. E se valer a pena....acessarei.
Por hora, adoro visitar os blogs e me cominucar com as blogueiras que mais gosto.
Há quem goste de Orkut, de Facebook, de Twitter...e respeito os gostos e preferências de cada um. Devem ter alguma utilidade boa que ainda não percebi.
Bjs
Obrigada pelo seu comentário ♥