Faz figas quando vê um gato preto?

quinta-feira, maio 24, 2012


No tempo dos faraós do Egipto, os gatos eram adorados na figura da Deusa Bastet, que simbolizava a luz, o calor, a energia, a fertilidade. Os gatos, muito respeitados, eram também considerados os guardiões do outro mundo.

Na Grécia antiga, os atributos de Afrodite eram-lhes associados: a feminilidade, o prazer sexual, o amor...

Na Babilónia, dizia-se que os gatos tinham surgido de um espirro de um leão e por isso conservavam a sua realeza.

Na Escandinávia, a Deusa Freya fazia-se transportar numa carruagem puxada por dois belos gatos que representavam as suas qualidades.

No Japão, trazem sorte e prosperidade, sendo muitas vezes representados em amuletos.


No Paganismo, os gatos representam sabedoria, intuição e protecção.

E no Cristianismo?

Os (desgraçados dos) gatos, em particular os pretos, foram associados à figura do Demónio, à feitiçaria e às artes mágicas.

Diziam que as feiticeiras veneravam Satanás encarnado no seu gato. Que as bruxas se transformavam em gatos. Que traziam má sorte.
E ainda hoje as pessoas fazem figas para não terem azar quando vêem gatos pretos...

Bem, uma coisa é certa. Que o Aramis vira Satanás quando chega a hora do banho, vira! :)

Beijos de gato,

Hazel

PODERÁ TAMBÉM GOSTAR DE LER

21 COMENTÁRIOS

  1. Gosto de gatos de todo o tamanho e feitio, incluindo os pretos! Que bem que está o Aramis! E que o dom que lhe foi concedido sirva de protecção para sempre. Um beijinho anafado para ti Aramis...e também para nossa Escriba Hazel! Nunca deixes de escrever!

    ResponderEliminar
  2. Eu gosto de gatos e tenho de várias cores incluindo 2 pretinhas que é minha cor preferida nos gatos e nas galinhas e não associo isso a nada de bruxarias :)

    ResponderEliminar
  3. O teu Aramis é mesmo giro!
    Parece um gato de peluche!

    Eu não faço figas quando vejo um gato preto.
    Antigamente tinha uma pequena aversão a gatos pretos vinda de crenças transmitidas pelos mais antigos e família!
    Hoje em dia não ligo a isso!

    Aliás acho os gatos pretos lindíssimos!Acho os de uma beleza fascinante, sensual e misteriosos.
    Quando bem tratados têm um pelo muito bonito.

    Beijokas

    ResponderEliminar
  4. Hazel, adorei as fotos que comprovam a vida difícil e stressante do teu gato. 5 estrelas!

    ResponderEliminar
  5. A igreja deturpou muito a mensagem de Cristo. Tudo o que tinha ver com tradições de outras religiões, a igreja ou adaptou em seu próprio proveito (o Natal a 25 de Dezembro, por exemplo) ou atribuiu imediatamente ao Mal (como a questão dos gatos, se são venerados noutras religiões então pertencem ao Mal). Mesmo nas lendas biblicas isto está presente (e ainda não havia igreja quando foram criadas). A serpente por exemplo, era adorada noutras religiões, logo ficou a fazer de má na história de Adão e Eva. Hoje em dia, felizmente, ao haver contacto entre as difenrentes culturas e religiões, vamos aprendendo mais e largando preconceitos tolos.

    ResponderEliminar
  6. Pois é...pobres gatos...E eles que até se aproximam de nós quando estamos em baixo...sem ninguém saber...só para nos transmitir boas vibrações...
    Passei aqui para espreitar de novo o teu cantinho e sabes, adorei! Gosto muito mais do novo visual...Assim que entrei uma breve brisa soprou no meu rosto...e senti uma enorme leveza...
    Parabéns! :)
    Beijo soprado pelo vento...

    ResponderEliminar
  7. Amo os gatos de paixão!! A minha Morghana foi adotada em uma ong, é minha vida, faço tudo por ela!! E ela sempre me retribui!
    Esse aí da foto ta um mimo só!! Lindão mesmo!!

    Beijinhos!!♥

    ResponderEliminar
  8. SEMPRE GOSTEI DE ANIMAIS EM GERAL UM DIA EU AINDA VOU TER UM GATINHO SO NÃO TENHO POIS MINHA FILHA TEM ALERGIA AO PELO MAS NÃO GOSTO QUANDO ALGUEM VEM ME DIZER QUE OS GATOS TEM ENERGIA RUIM POIS NÃO E VERDADE AMO GATOS SÃO ÓTIMOS PARA LIMPAR UM AMBIENTE NEGATIVO E CONSEGUEM VER MAIS COISAS QUE OUTROS ANIMAIS DEFENDOS ESSES FELINOS COM UNHAS E DENTES SÓ NÃO ENTENDO É ESSA SUPERTIÇÃO BESTA DE QUE GATO DÁ AZAR:(

    ResponderEliminar
  9. Sou uma grande fã de gatos pretos, desde sempre. Todos os gatos que tenho adoptado têm sido todos pretos e não tenho tido mais azar por isso. Eu acho-os lindos!
    Não tenham medo de ter gatos pretos em casa, pois eles são alvo de descriminação e só isso é o suficiente para haverem tantos, abandonados na rua. Ah, e eles também são carinhosos com os nossos bebés, por mais puxões de orelhas, patas e rabo que os bebés lhe dêem, eles não arranham nem mordem.

    ResponderEliminar
  10. Meu Bob Marley é um gato preto...lindo...amigo...e doce!!!

    O mundo perdeu muita coisa com esses mitos para derrubar culturas antigas, foi um verdadeiro atraso para a humanidade!!
    Sou contra qualquer ismo.

    Beijinhos de um gato preto!!
    Miau, miau...

    ResponderEliminar
  11. Isso do cristianismo é preconceito ao contrário! O que sempre ficaram foram práticas que, como já a Hazel explicou, não têm a ver com o paganismo actual mas já existiam! A superstição - como essas coisas dos gatos pretos darem azar - são avessas ao cristianismo, porque só Deus tem o poder, bruxas, gatos, feitiços, nada disso tem força perante Deus.
    O que se mantiveram, e sobretudo vê-se em meios pequenos, foram cultos pré-cristãos que a igreja católica preferiu ignorar ou mesmo integrar - como certas romarias - ao invés de aniquilar. Conquistam-se mais almas para Cristo se não lhes destruirmos todos os seus paradigmas.

    Quem se diz cristão e tem medo de gatos pretos então é mau cristão. Deus criou-nos a todos, com todas as cores. E eu, como cristã, católica, tenho muita alegria em ter gatinhos pretos cá em casa. Não confundam superstições perpetradas por pessoas católicas como directrizes da igreja, ou do próprio cristianismo!

    Como S. Francisco, também eu louvo a Deus todas as suas criaturas, desde o irmão sol, à irmã lua, aos meus irmãos gatos, cães, coelhos e aves.

    Beijinhos e lambidelas de Merlim e Sibila, os gatinhos pretos cá de casa.

    ResponderEliminar
  12. Oi Hazel!
    Há algum tempo acompanho seu blog, mas estava sempre a esperar a oportunidade de escrever.
    Então, hoje quando entrei para dar uma espiada, vi o Aramis e pensei vou dividir com ela os meus "Miaus" também. Tenho dois gatinhos em casa, não são pretos, uma é Lindinha que tenho um amor muito grande por ela, pois morava sozinha e ganhei pra me fazer Cia, e nessa história já se passaram cinco anos, ela é muito inteligente e carinhosa, quando chego do trabalho ela vai no portão e se joga no chão para que eu dê atenção a ela, uma gracinha. O outro é o Lemão(tiramos o “a” pra combinar com Lindinha) , foi junto com meu “Coração” quando foi morar lá em casa, ele tem uma personalidade única, ainda não vi um gato como ele, parece que ele tá sempre muito zen, dorme igual pedra, só não foi dado a liberdade de ele dormir na cama, porque as vezes penso que ele na sua vida anterior, foi mecânico, nunca vi gostar de entrar no motor de caminhão e carro, ele chega em casa com graxa, e detalhe é castrado, o que não o impede de achar que é o macho de antes pra ficar saindo assim.
    Pois é, esses são meus gatinhos que me fazem muito bem, me dão muitas alegrias e tem uma energia muito boa.
    Espero a oportunidade de poder escrever novamente pra você, pois gosto muito de tudo que você tem escrito.
    Abração, Joice

    ResponderEliminar
  13. Quanto a mim, os gatos pretos dão-me sorte. Acho que é do estilo da 6ª feira 13. Dizem que não dá sorte, mas comigo acho que resulta o contrário.
    Se calhar sou do contra:)

    Beijinhos e um miau para o Aramis

    ResponderEliminar
  14. Já tive um gato preto, ele era lindo, mas morreu e aqui em casa foi uma tristeza só. Amo os gatos. Ignorancia desse povo que judia dos bichinhos. Isso é ruindade mesmo.Conheci uma senhora católica, que tinha cachorro e batia nele de pau. Gente ruim judia de tudo quanto é bicho. Os gatos sofrem muito preconceito tadinhos. Por conta dos ignorantes que acreditam nessas besteiras, que gato dá azar. Prá minha pessoa só traz muita sorte. Amo esses bichanos mais lindos!!!

    ResponderEliminar
  15. Eu adoro todos os gatos.. não interessa raça, cor.. para mim são a coisa mais fofa que existe no mundo..
    Tenho 3 e uma delas é preta.. e gordinha..:)
    Essa superstição dos gatos pretos só pode dever-se à estupidez humana.. mas acredito sinceramente que iiso já é diferente atualmente..
    Paula

    ResponderEliminar
  16. E o cristianismo esqueceu que a figa também é um sinal pagão!
    Como um gato preto, um dos símbolos do paganismo traz má sorte, quando utiliza-se outro sinal pagão?
    Beijitos

    ResponderEliminar
  17. Gatos, gatos, tão adorados, amados, detestados e odiados.

    Uma coisa é certa: a figura do gato não passa despercebida nunca!

    O que é bom, é que podemos falar disso e a figura do gato voltou a ser mais amada e compreendida, desde a idade média. Bom pra eles. Bom pra nós que compartilhamos de sua presença.

    ResponderEliminar
  18. Eu gosto de todos os gatod de todas as cores, não me importo nada dos gatos pretos até porque há uns em que o pêlo é tão brilhante...
    São lindos.

    ResponderEliminar
  19. Acho que os gatos pretos é que não tem muita sorte! Gatos são sempre bonitos e engraçados!

    ResponderEliminar
  20. Eu brinco e costumo dizer que sou arraçada de bruxa... é que cá por casa, gatos pretos, há de momento 6 dentro de casa e 4 fora, a que se juntam uma tricolor, uma tartaruguinha, um siamês e um bosques. :D

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário ♥