Significado da Palavra "Abracadabra"

sexta-feira, agosto 17, 2012

Abracadabra! - O que significa esta palavra, popularizada no cinema, nos desenhos-animados e até mesmo em canções pop americanas ("Abracadabra" - Steve Miller Band)?

As referências à palavra "Abracadabra" datam de II EC.
Por ser tão antiga, não há uma tradução exacta e absoluta, embora a teoria mais comum é que provém do hebraico e significa "Eu crio enquanto falo".
Ou, na versão original: אברא כדברא.

É uma palavra que tem sido ao longo dos séculos usada para fins mágicos; como talismã, escrita em forma de pirâmide invertida, para curar doenças, afastar a morte, banir diversos tipos de malefícios e aflições, para protecção.

As referências mais antigas apontam para que tenha sido criada por Quintus Serenus Sammonicus (1) para curar a febre, afastar a peste e banir demónios e má sorte.

Escrevia-se num pedaço de papel na forma de pirâmide invertida, que se usava pendurado com linho junto ao pescoço durante nove dias e depois atirava-se por cima do ombro para uma corrente de água que fluísse para Leste.

Era grafada nas portas das casas para manter a peste longe.

Mais tarde, no séc. XIX, o ocultista e iniciado na Ordem Hermética Golden Dawn, Aleister Crowley, atribuiu-lhe novos conceitos mágicos e introduziu a versão “Abrahadabra” (substituindo o “c” por um “h”), que considerou a forma correcta, definindo-a como “A Palavra de Poder”, a chave do Aeon (2), que representa “A Grande Obra Completa”.

Do ponto de vista gemátrico (3), Abrahadabra soma 418, a fusão do Macrocosmos com o Microcosmos, a união do princípio sagrado feminino com o princípio sagrado masculino, a Manifestação.

Cada letra corresponde a um significado: A, a Coroa. B, a Baqueta (varinha). D, a Taça. H, a Espada (o falo). R, a Rosa-Cruz (a vagina); e as restantes, Amoun, o Pai, Thoth, o Seu mensageiro, e Ísis, Hórus e Osíris, a tríade humana divina.

Actualmente, verifica-se uma banalização desta palavra, passando a ser usada em referência a soluções simples e rápidas: "Abracadabra, e ficou tudo resolvido". Contudo, “Abracadabra” encerra um universo de mistérios e significados secretos.

No centro superior do nosso tórax (mesmo em cima do coração) encontra-se a glândula timo — do grego "thymus", que significa "energia vital". Uma das várias funções deste órgão linfático no nosso organismo é manter a imunidade produzindo células de defesa contra vírus, bactérias, fungos, vermes e outros.

Quando estamos muito emocionados e colocamos a mão no peito, sobre o coração — é exactamente neste o ponto a localização do timo, que corresponde ao planeta Vénus, regente dos assuntos do Amor.

Esta glândula é relativamente grande quando somos crianças e vai diminuindo ao longo da vida, ficando muito pequena quando morremos. Durante os dois primeiros anos de vida, o timo cresce a uma maior velocidade, devido ao Éter da Vida que o leite humano contém (existem ramificações das artérias mamárias entrelaçadas com as que nutrem o timo). Desta forma, as crianças alimentadas com leite humano têm um timo maior que as alimentadas com leite animal, e possuem mais vitalidade.

Quando estamos felizes, o timo expande-se. Quando angustiados, enfurecidos ou doentes, pode reduzir até metade do seu tamanho. A sensação de “aperto no peito”, muitas vezes, é um sintoma do timo contraído.

Segundo Samael Aun Weor (4), a vogal "A", quando pronunciada correctamente, tem o poder de fazer vibrar a glândula timo. “Os sábios da antiguidade", segundo o ocultista, entoavam o mantra "Abracadabra" para conservar a glândula timo activa durante toda a vida. Pronunciavam-no 49 vezes, sempre prolongando o som "A". 49 é o quadrado (a matéria) de 7 (a perfeição, o Todo).

Até aos dias de hoje, a palavra “Abracadabra” é pronunciada nos círculos mágicos para manifestar no mundo da matéria uma intenção, para fins curativos, sagrados e contemplativos.

(1) Sábio Romano, tutor de Geta e Caracalla, autor de “De Medicina Praecepta Saluberrima”, um compêndio de receitas médicas escrito em poesia no séc. II EC.

(2) Ciclo de cerca de 2000 anos na filosofia Telémica.

(3) Gematria é a antecessora da Numerologia. Existe há mais de 3300 anos e consiste na análise de palavras e associação das letras a um valor numérico, relacionando, assim, diferentes palavras que tenham o mesmo número gemátrico. Cada letra funciona como uma “antena” para captar uma forma de energia específica. O conjunto de letras é o código para conectar a uma determinada força energética.

(4) Ocultista, fundador do Gnosticismo Samaelino.

O mantra "Abracadabra" pode ser utilizado para diversos fins:

Para ser feliz.
Para ajudar a curar doenças e estados depressivos.
Para estimular o sistema imunitário.
Para protecção contra toda a espécie de negativismos.
Para dissolver o medo, a ira, a inveja.
Para activar o poder pessoal.
Para ter sorte.
Para concretizar um projecto.
Para viver mais tempo.

Abrahadabra!

Hazel
Consultas em Cascais, Oeiras e online
Tarot | Reiki | Regressão | Reprogramação Emocional | Terapia Multidimensional

PODERÁ TAMBÉM GOSTAR DE LER

4 COMENTÁRIOS

  1. Olá!
    Boa noite!
    Adorei esse papo...
    Grande abraço

    ResponderEliminar
  2. Adorei saber disso! Obrigada Hazel!

    ResponderEliminar
  3. PASSEI ESTE FIM DE SEMANA PRONUNCIANDO "ABRACADABRA" (ME DEMORANDO MAIS NOS AS); É FANTÁSTICO: DISSOLVE O MEDO.
    UMA ÓTIMA SEMANA!

    ResponderEliminar
  4. Quando criança, utilizei essa palavra para realizar uma "magica", pois acreditava nisso fielmente e, por incrível que pareça, fui capaz de materializar algo que simplesmente não existia, pensei que estivesse louco, mas tinha comigo mais duas testemunhas que participaram do feito ... Nos nos unimos, com as maos dadas e recitamos a palavra acreditando que o que queríamos iria aparecer, fechamos os olhos e falamos a palavra com muita fe, contei ate três e ali estava o objeto ... Simesmente do nada ... Apesar de sermos criancas na epoca , nunca nos esquecemos do fato e, não o tratamos como brincadeira e sim com muita seriedade. Isso que me levou a pesquisar em tantos sites o significado da palavra, pois n sabemos ate hoje como fizemos aquilo e que tipo de forcas utilizamos para que realizar o feito ... E foi principalmente o medo de ser algo negativo, ou de forcas das trevas que me levou a tanta pesquisa ... Mas me parece que posso relaxar, pois tanto nesse quanto em outros sites diz que é algo positivo e que a única relação que tem com o mal é para afasta-lo e, de qualquer maneira, muito poderoso ... O que eu acredito sem nem um pingo de duvidas .. Claro !!!
    Obrigado pelas informações !

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário ♥