Viver de Corpo e Alma

quinta-feira, agosto 30, 2012


Amor. Desprezo. Gratidão. Raiva. Compaixão. Angústia. Serenidade. Medo. Alegria.
Tristeza. Desejo. Repulsa. Admiração. Ciúmes. Devoção. Ressentimento. Êxtase. Ira.

Tudo isto são diferentes emoções, diferentes estados de espírito. Crus, genuínos, humanos.

Espiritualidade não é fazer ioga, queimar incenso e abraçar árvores. Estar sempre zen, amar tudo, amar todos, viver num constante estado de leveza como se flutuasse no éter.
É bonito. Mas incompleto.

O Ego e as suas manifestações têm sido muito mal considerados. Porquê matar o Ego, e reprimir as emoções negativas?
Se alguém lhe der uma bofetada, vai oferecer a outra face? Sei de uma certa lenda sobre alguém que o fez e não acabou muito bem...

Quem nada sente, e a nada reage... só pode estar morto!
A Espiritualidade trata de saber viver todas as emoções que surgem, reconhecê-las e aceitá-las sem julgamentos, sem culpa, sem auto-crítica. As bonitas e as "menos consideradas".

Alguém lhe fez mal? Fique zangado, sim. É um direito seu, ora.
Que me perdoem os entusiastas do "perdão imediato", mas a ordem natural implica que todas as acções sempre tenham reacções.
Uma pessoa pode esbofeteá-lo eternamente se você nunca reagir.

É legítimo que sintamos emoções negativas. Não as bloqueie. Abrace-as com o mesmo entusiasmo que abraçaria uma grande alegria. Permita-se sentir.

Dê tempo. Tempo para que as emoções negativas se consumam e extingam.
A sua alma, fustigada pelo veneno da raiva ou qualquer outra emoção negativa é como uma rua fétida, suja de urina de cão e de expectoração escarrada por pessoas de maus modos.

E depois vem o cansaço, e o desajuste das emoções causadas por uma situação que já não existe mais. Resta-lhe a si reconhecer o momento e não se apegar a esse veneno.
Deixe que essa rua escura e malcheirosa seja lavada por uma valente chuvada fresca e com cheiro a novo. Deixe que as emoções se esvaiam. Não se prenda a elas. Laissez tomber...

Siga estes 3 R's:

- Renasça das cinzas.
- Reconcilie-se consigo mesmo e com o Universo.
- Reestabeleça a harmonia.

Espiritualidade não é castração emocional. É liberdade, sentimento, aceitação.

Beijos Yin e Yang,

Hazel

PODERÁ TAMBÉM GOSTAR DE LER

13 COMENTÁRIOS

  1. Concordo contigo, querida Hazel. Precisamos de tempo para sentir e então decidir o que queremos para nós mesmos... Não é fácil entrar nessa sintonia, mas se fingir de anjo não dá certo!

    beijos iluminados!!

    ResponderEliminar
  2. Querida, Que bom que trouxe este assunto à luz. O mágico é justamente nos descobrirmos humanos...e permitirmos esses momentos às vezes pouco nobres, mas...tão reais...
    Bjs!

    ResponderEliminar
  3. perfeito! sou dessas e faço coro: ''quem nada sente, nada reage está morto...''

    ResponderEliminar
  4. Ai Hazel que texto maravilhoso. Tão completo que toca em tudo o que é importante para mim agora. É isso mesmo. Caiu do céu!

    Obrigada.

    ResponderEliminar
  5. Palavras sábias, cara Hazel:)
    Temos que curar os sentimentos negativos para crescermos, mas para os curar temos primeiro que os sentir!
    Também não acredito nos "santos" do mundo. Acho que podemos viver o melhor e o mais "zen" possível, sim, mas não podemos mascarar sentimentos e ignorá-los: seria pior a emenda que o soneto...
    Quanto ao perdão imediato, acho que a ideia é muito bonita, mas um pouco irreal, pelo menos para mim. Além disso, se os sentimentos negativos não existissem, como é que poderíamos dar tanta importância e graças aos sentimentos positivos? Seriam banais, pois não teriam comparação... Yin e Yang, para haver equilíbrio.
    bjs

    ResponderEliminar
  6. GRANDE ALERTA;
    ABAIXO A HIPOCRISIA!
    VIVA A VERDADE!!

    ResponderEliminar
  7. Finalmente uma verdade absoluta: SER TOTAL e não parcial... Eu mesmo acreditava e buscava a tal da "iluminação", achando que eu tinha que simplesmente apagar uma parte legítima de mim. Ser íntegro consigo mesmo, ser um "iluminado" é justamente isto que você comentou, é ser inteiro, total, luz e sombra. Concordo contigo e tua postagem veio num momento certo para mim. Grande beijo além mar. Luis Cesar (S.Paulo/BR)

    ResponderEliminar
  8. Obrigada, Hazel pelas dicas para momentos menos bons das nossas vidas. Quando é preciso levantar o astral, basta-me recordar da tua força e energia e tudo fica mais fácil...
    Beijinhos, és uma querida!

    ResponderEliminar
  9. Olá Hazel!

    Concordo plenamente com a existência do Yin nas nossas vidas...Ele é essencial para encontrar o equilíbrio, é importante enfrentá-lo...Houve alturas da minha vida que era capaz de dar a outra face, mas com o tempo aprendi que não vale a pena. Ficar de consciência tranquila e Reagir no momento é o mais certo ...e o tempo fará o resto...

    ResponderEliminar
  10. Excelente. Somos humanos e dentro disso precisamos nos conhecer muito bem para sabermos o momento de cada ambiente das emoções.

    Muito bom poder ler isso.

    ResponderEliminar
  11. Amei o texto Hazel.

    Obrigada pela partilha das tuas maravilhosas palavras.

    Obrigada :)

    Estava a precisar ler isto

    ResponderEliminar
  12. acredito que a espiritualidade é vida diária... assim, o que fazemos com a vida no dia dia , comportamento, ações ..., é que vai marcar o grau de espiritualidade, portanto, pensamento positivo, consciência tranquila, e coração alegre, o mais !!! d'us dirá...
    abraço de luz

    ResponderEliminar
  13. Querida Hazel, obrigada por suas palavras! Voce tira tristeza do meu coracao e me da' esperancas de dias melhores...amor...sandy dan.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário ♥