Como Nasce uma Pérola

sábado, março 30, 2013


“The pearl owes nothing to man. It is absolutely a gift of nature on which man cannot improve.” – George Frederick Kunz

O INTERIOR DAS OSTRAS, muitas vezes associado ao órgão sexual feminino, é delicado, macio e considerado altamente afrodisíaco. Considerado um manjar dos Deuses, umas vezes, de sabor salgado, outras adocicado.

A concha é revestida internamente com nácar (madrepérola) e os músculos adutores que a mantêm fortemente fechada por vezes relaxam para que se abra e se movimente suavemente quando precisa de se alimentar com os nutrientes presentes na água.

Por vezes, acidentalmente, entra um corpo estranho, como um grão de areia.

Quando isso acontece, a ostra reage para proteger de ferimentos a delicadeza dos seus tecidos moles, e deixa de cuidar da sua protecção externa para cuidar da protecção interna, produzindo nácar que vai revestindo e formando várias camadas envolvendo o grão de areia dentro de si. Após poucos anos, este transforma-se numa pérola.

É muito raro uma pérola natural ser absolutamente lisa e esférica. Se a ostra tiver um formato irregular, a pérola será assimétrica. A cor pode variar, de acordo com a coloração da ostra, o habitat onde se desenvolveu e outros factores.

Por estarem ocultas no interior das ostras que, por sua vez, estão no silêncio das profundezas do mar, as pérolas são um símbolo de sabedoria e do conhecimento oculto. Representam a Lua, as águas e, claro, o princípio feminino.

A deusa Afrodite, segundo a mitologia grega, nasceu de dentro de uma concha de madrepérola, gerada pelas espumas do mar.

Diz-se que "pérolas são lágrimas." A pérola é o sofrimento que foi transmutado em beleza, em unicidade e perfeição, pelo amor à Vida. Se forem lágrimas, serão de alegria.

No silêncio do nácar,

Hazel

PODERÁ TAMBÉM GOSTAR DE LER

7 COMENTÁRIOS

  1. Olá Hazel.
    Muito bonito este texto, como sempre.
    Palavras muito sábias. Não sabia que as pérolas podiam deter tanta sabedoria e conhecimento oculto.

    Esta frase tocou-me especialmente e profundamente no coração: "Diz-se "pérolas são lágrimas". A pérola é o sofrimento que foi transmutado em beleza, em unicidade e perfeição, pelo amor à Vida."
    Acho que se comentar só vou "banalizar" o significado de todo este texto e sobretudo dessa frase.

    Já agora, gosto da primeira música que toca mal se abre a página do blog :)

    Beijinhos e bem haja,
    Rosicler

    ResponderEliminar
  2. Rosicler:

    Grata de coração, minha querida!
    Pois, os antigos diziam sempre que pérolas eram lágrimas, mas as noivas usavam sempre brincos de pérolas, ou aplicações de pérolas nos vestidos. Por isso, quis desfazer esse mito que era também um contrasenso.

    A música que gostaste é do Brian Ferry e chama-se "Your Painted Smile". É de um álbum muito bonito que tem um cavalo na capa, chamado "Mamouna".

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  3. Que delicadeza de texto.

    Nunca tinha lido tal explicação para a transformação da pérola.

    Você como sempre consegue deixar tudo tão mágico.

    Obrigada!

    ResponderEliminar
  4. Lindo texto, e muito sensível.

    Me sinto uma pérola...que conheceu outro mundo para tornar-se mais sensível e bonita, carregando consigo conhecimento e "riqueza".

    obrigada.

    ResponderEliminar
  5. Lindo texto, Hazel! De uma sensibilidade impressionante!
    Beijos

    ResponderEliminar
  6. Cora e Sandra Lima:

    Muito grata às duas. De coração.
    Beijos!

    ResponderEliminar
  7. ihihih, a vénus nasceu por culpa do júpiter ter cortado as pérolas ao pai ;P

    a metáfora da pérola é uma linda maneira de explicar a uma criança pequena como são feitos os bebés... em vez da semente que o pai põe na barriga (como se a mãe fosse um vaso...), um grão de areia que se mistura com o corpo da pérola e faz nascer uma coisa linda e preciosa :)

    gostei.

    sibila.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário ♥