Limpezas de Verão - Se não me faz feliz, não me faz falta

sexta-feira, agosto 29, 2014

A casa é um ser vivo que respira através das janelas abertas. As cortinas corridas ondulam com o vento, lambendo as paredes numa cadência pachorrenta, como se falassem.
São os últimos dias do Verão a fazerem-se anunciar, relembrando que o Outono se aproxima ao longe, devagar, mas em passo seguro.

É agora o momento de iniciar as Limpezas de Verão. Fazer uma revisão profunda em todas as áreas da vida. Separar o trigo do joio, o que é para manter, o que é para alterar, o que é para eliminar. Fazer o "RESET".

No trabalho, na internet, no computador, na casa, nas gavetas e armários, nos relacionamentos, nas emoções, nas memórias, na saúde, nos hábitos, na vida toda.

Sintonizada com a Natureza, que se renova ciclicamente, também eu me preparo para mais uma renovação.

Quem quiser acompanhar este processo, mas não sabe por onde começar, ou tem tendência para se dispersar, eis o meu plano de limpezas de Verão. Temos até ao Equinócio de Outono (23 de Setembro)!

- Devolver o que não me pertence. Objectos que me emprestaram, ou que alguém se esqueceu em minha casa e ficou à espera que nos encontrássemos de novo para devolver. Se não é meu, é energia alheia que ficou parada em minha casa.

- Roupa, malas e sapatos que não usei nos últimos 2 anos. Se não usei, é porque não me faz falta, e só está a ocupar espaço e a impedir a circulação de energia.

- Loiças que não utilizo, livros que não me interessam, CDs que nunca oiço, maquilhagem que não uso, objectos estragados ou avariados. Tudo fora!

- Tapetes, lençóis, panos da loiça, toalhas de mesa, cobertores, mantas, tudo o que está em quantidade excessiva e apenas impede as gavetas de deslizarem sem esforço.

- Móveis sem utilidade prática, aparelhos que nunca são usados, telemóveis e carregadores velhos.

- Papelada, facturas antigas já pagas, agendas e jornais velhos, apontamentos que já estão ultrapassados e não fazem falta.

- Ficheiros no computador.

- Actividades que requerem tempo e energia e onde não sinto que haja uma justa compensação.

- Relacionamentos insatisfatórios.

- Alimentos fora de prazo na despensa e no frigorífico.

- Medicamentos fora de prazo, frascos vazios de produtos de higiene.

- Tralha inútil no porta-bagagens e dentro do carro.

-----------------------------------------------------------

Absolutamente tudo será passado a pente fino pelos seguintes critérios:

1. Usei nos últimos 2 anos?
2. Faz-me mesmo falta?
3. Causa-me sentimentos negativos?

-----------------------------------------------------------

É possível que eu venha a acrescentar mais itens a esta lista.

E qual será o destino das minhas tralhas inúteis?
Algumas serão vendidas, outras dadas.

A varrer,

PODERÁ TAMBÉM GOSTAR DE LER

8 COMENTÁRIOS

  1. Vou seguir-te! Só que aqui será: Limpeza da primavera... obrigada pelo animo! Um bom fim de semana, beijos!

    ResponderEliminar
  2. Curioso: em meio à faxina no meu quarto, separando as coisas velhas e papéis, pensei em passar por aqui. Parei tudo e vim encontrar este post sobre limpeza!

    A limpar!

    Abraço,

    Marina.

    ResponderEliminar
  3. É isso mesmo Hazel! Já fiz a minha limpeza... Eu só dou ano, se durante um ano não usei, então é porque não me fez falta! Loiça estalada, e entre outras coisas foi tudo destralhado. O que se quer é um ambiente clean e muita energia a fluir. grande beijinho

    ResponderEliminar
  4. Vou seguir-te!
    E também eu já ando de volta dessas limpezas todas :)

    Beijocas***

    ResponderEliminar
  5. Sinto sempre essa vontade instintivamente antes e depois do Verão. Mas tenho dificuldade em libertar-me das minhas coisas. Vou seguir estes conselhos e fazê-lo! Obrigada.

    ResponderEliminar
  6. Grata pelas lições que tenho aprendido ao seguir o seu blog, aprendi a libertar-me de tanta "tralha" inútil que carregava a minha casa de energias negativas. E ao fazer isto também a nível mental libertei-me, melhor, vou libertando-me de tanta inutilidade que me magoava, feria, e humilhava.

    ResponderEliminar
  7. Ola Hazel!
    Adorei!!! Ando sentindo a casa cheia e pesada demais! Disse pra mim mesma que no começo das aulas das crianças eu iria dar uma geral! Esse post foi inspirador! Obrigada
    Bjim
    Joanna

    ResponderEliminar
  8. Vou começar por moi: sexta-feira inicio de Pilates nunca fiz: farei.
    Fim de semana a casa: uma limpeza sem me matar de preferência e dar algo que está guardado há mais de 2 anos escondido dos olhos mas sempre na mente, vou dar a quem precisa e um dia que eu precisar irei comprar com muito gosto para mim, sim este objecto trá-me dor, pensamento triste, fora com ele, a segui-te Hanzel na limpeza da mente principalmente!!! PS: Nunca dar roupa de bebé a quem não tem filhos, é faca no peito e vai sair em breve porque vou dar a quem está à espera dum anjo de Deus, porque para mim não tem sentido mas para ela tem todo. Beijos dos Açores querida HANZEL

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário ♥