Pesadelos

segunda-feira, março 17, 2008

É do conhecimento geral que os pesadelos são a manifestação do nosso subconsciente relativamente a situações de injustiça, receios e frustrações.

Quem sofra frequentemente deste problema, mais tarde ou mais cedo irá ter de prestar séria atenção às mensagens que o próprio subconsciente envia. São alertas, pedidos de ajuda, para que enfrente de uma vez por todas o que quer que seja que o incomoda.

Às vezes, existe certa pessoa, que é o nosso ódiozinho de estimação, e no nosso pesadelo faz-nos passar tormentos da forma mais injusta e cruel que a nossa mente consegue produzir; outras vezes, recriam-se situações por que passámos, que nos fizeram sofrer, e que, como não as resolvemos, voltam a ser encenadas repetidamente.

Ainda outras vezes, os sentimentos de frustração ganham força e magoam-nos profundamente, quando sonhamos com aquela pessoa, de quem tanto queríamos aproximar-nos, a tratar-nos com um desprezo categórico.

A nossa mente sabe exactamente onde estão as nossas feridas e, sempre que necessário, manipula-as com um sadismo implacável.

Enfim, há pessoas que raramente se lembram sequer de sonhar, mas também há quem sofra cronicamente de pesadelos.

Para estes últimos, aqui vão alguns conselhos:

- Tente recordar-se detalhadamente do seu pesadelo. O momento ideal é logo ao acordar. Lembre-se que muitas mensagens são enviadas de forma metafórica. Por exemplo, se sonhar com uma casa, observe o seu estado. A casa representa a sua mente e o seu coração. Se a casa está vazia ou em mau estado significa que tem mágoas ou problemas a enfrentar e resolver. Procure interpretar, para resolver o problema pela raiz;

- NUNCA evoque situações negativas a partir do momento do pôr-do-Sol. Aliás, as situações negativas não servem para ser revividas, mas sim, para tirarmos ensinamento delas. Uma vez aprendida a lição, há que transformar a pedra que a vida nos atirou num degrau e subirmos nele (perdoem-me o lugar-comum...).

- Tenha coragem. Seja qual for o motivo que o faz ter pesadelos, enfrente-o. Diga aquilo que sempre quis dizer e calou, para não ofender outrém. A vida é demasiado curta para engolirmos sapos. Há um momento em que temos que dizer "basta!", e com sotaque italiano, de preferência (o sentido de humor é meio caminho andado). Resolva as coisas enquanto está acordado, para não sofrer com elas quando está a dormir. O subconsciente não se deixa enganar, por muito que tente simular estar a viver em total plenitude.

- Concentre-se para que os últimos pensamentos antes de dormir sejam bonitos e construtivos. Pense em metas a atingir, reviva momentos gratificantes e apaziguadores.

- Sinta-se mais seguro: compre um caçador de sonhos índio e pendure-o no tecto, por cima da cabeceira da sua cama. Irá filtrar os seus sonhos.

- Use as boas e velhas ervas mágicas: colha alfazema num jardim, numa manhã soalheira. Prenda o ramo com uma fita bonita e pendure-o perto da sua almofada. O aroma que se desprende é relaxante e tem propriedades purificadoras.

- Mantenha no seu quarto apenas os objectos que o acalmam e lhe transmitem boas sensações. Tudo o que lhe trouxer más memórias, só pode ter um destino: lixo! E aplique esta regra ao resto da casa.

- Evite dormir virado de barriga para cima. É a posição mais propícia para ter pesadelos.

- Se tiver um pesadelo, beba um pouco de água para ajudar a clarear a mente, vire a sua almofada ao contrário e deite-se noutra posição. Seguramente, irá dormir melhor. Bata e sacuda a sua almofada todas as manhãs, quando fizer a cama, para espantar os sonhos da noite anterior.

- Seja feliz. Tome esta decisão, de uma vez por todas. Cuide da sua saúde. Não se preocupe, pois muitos problemas não são tão grandes como aparentam e ainda têm a capacidade escondida de se resolverem por si mesmos.

PODERÁ TAMBÉM GOSTAR DE LER

12 COMENTÁRIOS

  1. oi querida!!
    muito validos seus conselhos a respeito do sono e dos pesadelos!!!
    boa semana

    ResponderEliminar
  2. Hazel,
    eu sonho imenso todas as noites, com cores cheiro, emoções, enfim, acordo cansada, com a sensação de não ter dormido, às vezes são pesadelos, outras não.
    No ano passado cheguei a comprar um livro sobre a interpretação dos sonhos, mas é tudo muito complexo.
    Quanto ao dormir de barriga para cima, é assim que costumo adormecer e já me aconteceu várias vezes essa sensação estranha e aterrorizante de não me conseguir mexer, de gritar para pedir ajuda e não conseguir, enfim....

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pelas dicas! Tenho agora o caçador de sonhos mas está no cortinado, tenho que o pendurar na cabeceira da cama, já tenho a alfazema há muito tempo, mas está longe da cabeceira.
    Vou passar a sacudir as almofadas, e pelo menos ao fim de semana, a fazer uma coisa que se vê com frequência nas janelas e que a minha mãe costmava fazer, o típico pôr ao sol! Ainda me lembro como era reconfortante...

    ResponderEliminar
  4. Analuciana:

    Não abuses do Sol na cama. O Sol produz energia Yang, que, em excesso, causa agitação.

    É preferível deixar arejar e sacudir do que deixar que as coisas fiquem demasiado energizadas.

    (também já falei sobre o Yin e Yang algures aqui no blog)

    ResponderEliminar
  5. GOSTEI MUITO DO QUE LI, VOLTAREI CÁ , MAIS VEZES COM CERTEZA, BONITO BLOG, TUDO DE BOM, E MUITA PAZ...

    ResponderEliminar
  6. hazel, o link: barriga para cima leva a uma pagina que diz: Desculpe, página não encontrada.

    ;)

    ResponderEliminar
  7. Especialmente Gaspas:

    Oh, que pena, era uma página com uma informação tão boa.
    Nem tinha dado por isso, obrigada por avisares. Já retirei o link.
    Beijos

    ResponderEliminar
  8. Olá... Estava procurando por coisas relacionadas a dormir de barriga pra cima e ter pesadelos, quando acabei entrando aqui... Vi alguns comentários interessantes e resolvi compartilhar minhas experiências... Sempre que durmo de barriga pra cima, tenho pesadelos ou, então, experiências bem "reais" e intrigantes... Muitas vezes tenho catalepsia, embora nunca tenha conseguido sair conscientemente do meu corpo... Só sinto a ausência de movimento e escuto barulhos muito altos, indescritíveis... Caso alguém tenha experiências semelhantes e queira conversar sobre isso, eis o meu msn: herzeleid350@hotmail.com

    E só pra complementar: Não sei qual é a relação entre dormir de barriga pra cima e ter pesadelos, mas, levando em consideração os princípios da "viagem astral", quando dormimos de barriga pra cima, acabamos facilitando a saída do "espírito"... Será que essa posição não facilita o acesso a outras energias, outros espíritos para com o nosso? Assim como saímos facilmente, pode ser que "eles" tenham facilidade em entrar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A incrivel como sinto tudo isso oque vc falou, sobre dormir de barriga para cima, gostaria tambem muito de saber mais sobre isso.

      Eliminar
    2. A incrivel como sinto tudo isso oque vc falou, sobre dormir de barriga para cima, gostaria tambem muito de saber mais sobre isso.

      Eliminar
  9. acabei de ter um sonho invertido e sinto um certo conforto apos ler esse post. Obrigado!

    ResponderEliminar
  10. Tive um pesadelo agora a pouco, horrível, pq dormi de barriga para cima,me faltou a voze senti dor pois meu pescoço estava em uma posição ruim. Gostei de seu post. Obrigada!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário ♥