Meio ambiente

sexta-feira, junho 06, 2008

Ontem foi o Dia do Ambiente.
A propósito disso, lembrei-me de partilhar dois hábitos que há muitos anos fazem parte da nossa rotina familiar.

Mas antes, só um pensamento: não deveria existir um "Dia do Ambiente"; esta "preocupação", que parece reservada apenas para um dia do ano, deveria estar presente TODOS OS DIAS. Faz-me lembrar os peditórios que se fazem na época de Natal, na entrada dos hipermercados, das campanhas contra a fome (no resto do ano não precisarão as pessoas carenciadas de comer?).

1. Quando vamos tomar banho, enquanto esperamos que a água do chuveiro comece a ficar quente, colocamos um garrafão de água (com o gargalo cortado) para receber a água fria que sai primeiro. Sabem quanta água sai, até vir a água quente? Exactamente 5 litros. O garrafão inteiro!

Aproveitamos essa água para despejar na caixa do reservatório do autoclismo (basta desencaixar a tampa), regar as plantas, lavar o chão...

2. Os sacos isotérmicos que os hipermercados oferecerem aos clientes na compra de produtos congelados são REUTILIZÁVEIS. E nós, naturalmente, guardamo-los para reutilizar sempre que vamos às compras.
Uma vez, quando estávamos na caixa para pagar, a operadora constatou, muito admirada, que os nossos sacos já estavam com um aspecto de terem sido usados várias vezes, e disse que era a primeira vez que via algum cliente a reutilizar esses sacos.

Mas eles até têm escrita a palavra "reutilizável"?!

Dias verdes... todos os dias.

PODERÁ TAMBÉM GOSTAR DE LER

7 COMENTÁRIOS

  1. Claro que sí!!
    Yo nunca estuve de acuerdo con eso de concientizarse solo 1 día, nooo, debemos hacerlo los 365 días del año!
    Muy interesante tu post, gracias

    ResponderEliminar
  2. Isso mesmo, Hazel...
    E viva o verde e viva o planeta.
    bjinhusss.

    ResponderEliminar
  3. Gostei do tema! :)
    Temos de mudar os nosso hábitos.

    Já repararam que quando se compram alguns produtos 80% é apenas "embalagem"...

    jlp

    ResponderEliminar
  4. Oi, Hazel, que bom saber que v. também faz assim !
    Eu e meu marido costumamos dar palestras sobre Reciclagem de Lixo,e desde que moramos nesse sítio (16 anos) nosso lixo é separado e o orgânico enterrado para virar composto para as plantas.
    No supermercado os atendentes já sabem que não queremos sacolas plásticas (transportamos as compras em caixas de papelão que são usadas muitas vezes, e depois doadas para os catadores que as vendem)
    Mas ainda somos vistos como exceção, e considerados hippies, pois também somos vegetarianos !

    Viva o verde !
    (leia minhas postagens sobre meio-ambiente nos meus blogs)
    Beijo
    Flora Maria

    ResponderEliminar
  5. Aqui estou eu, a confirmar o aproveitamento do garrafão, rssss...
    Hazel, ainda somos de facto alienígenas quando dizemos este tipo de coisas. É uma pena, deviamos ser a regra, não a excepção.
    O meu marido está neste momento a congeminar uma forma de fazermos o aproveitamento da água da chuva. Dará para regar o jardim e lavar o terraço. Há 12 anos, quando visitamos a Alemanha, pela 1º vez, já uns amigos nossos faziam isso.

    P.S. Acho que fiz anteriormente um comentário com o nome dos meus filhos, foi por lapso, mas entretanto se quiser visitar o blog deles, é só dizer que lhe envio o convite , ok ;) ?
    Bjossss

    ResponderEliminar
  6. Ora bem, o que fazes com o garrafão de água já há algum tempo que penso em fazer, mas nunca mais faço, pois pensava que precisava de ter um balde, e o único balde cá de casa é o da esfregona. Gosto da ideia prática do garrafão!!! É desta que vai ser posta em prática!!! E já tem destino: as plantas da varanda!!

    Quanto aos sacos isotérmicos, nunca os trago, moro perto dos hipers ou supers onde faço as compras, não têm tempo de descongelar, não imaginas como detesto esses saquinhos irritantes!

    Sacos de compras, às vezes levo, (tenho um que comprei por 1€ na CASA, desdobrável, e com bolsinha), quando não cabe tudo, minimizo os sacos a trazer, enchendo ao máximo cada saco.

    Coisas de maluca, não vou salvar o mundo, eu sei, mas gosto de pensar que faço alguma coisa de jeito.

    ResponderEliminar
  7. Que idéias legais... a gente aqui reutiliza jornais e revistas para o banheirinho dos gatos.. tb reutilizamos envelopes (pois eu recebo muitas cartas e amo!!!) para mandar coisas, usamos quantas vezes pudermos tudo..
    Tb reaproveitamos tudo q encontramos no "lixo", tipo livros, alguma coisa boa, para doarmos para brechós beneficentes... tudo pode ser reusado... Gostei dessa da água, vou fazer aqui tb... Sacos de congelados minha mãe reaproveita todos, eu não compro nada q venha nestes sacos, mas usaria tb para guardar legumes etc...
    valeu pela dica...

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário ♥