A lenda do relógio de cuco

segunda-feira, outubro 20, 2008

Encontrei este relógio de cuco há alguns anos, numa ourivesaria antiga. A avaliar pelo pó que tinha acumulado, já lá devia estar desde sempre.

O preço ainda estava em Escudos (a moeda antiga portuguesa), o que gerou enorme confusão no momento de pagar, pois eu assumi que estaria em Euros e, no final, constatei que o relógio custou 5 vezes mais do que eu estava à espera!

Os relógios de cuco foram inventados há 3 séculos atrás, na Floresta Negra, por um artesão.

Os elementos naturais das montanhas - cabanas de madeira, cucos, pinhas, folhas, etc. - serviram de inspiração para esta maravilhosa criação.

O que faz o mecanismo do relógio funcionar é o peso das pinhas, que são de chumbo. Semanalmente, tenho de puxar as correntes para que elas (as pinhas) regressem à posição inicial.

O cuco canta todas as meias-horas, mas existe uma pequena alavanca que se sobe, no caso de preferirmos silêncio (por exemplo, à noite).

E sei de uma lenda sobre o relógio de cuco...:

Há muitos, muitos anos atrás, na Floresta Negra, havia um cuco muito alegre, inteligente e amigo de todos os animais. Estava sempre atento a tudo o que se passava, lá do alto dos pinheiros.

Sempre que algo, ou alguém, tentasse apanhar algum animal desprevenido, o cuco cantava muito alto, para avisar.

Quem não gostava nada disso... era a bruxa da Floresta (esta não era da minha turma), que, muitas vezes, procurava animais para sacrificar.

Um dia, a bruxa conseguiu, através do uso de feitiçaria, capturar o cuco, que aprisionou dentro de um relógio, para toda a eternidade.

Mas, devido à feitiçaria que a bruxa usou, o cuco ficou imbuído de poderes mágicos, que lhe permitiam ver toda a floresta, mesmo estando dentro do relógio.

Sempre que a bruxa saía para procurar animais para sacrificar, ele abria uma janela do relógio, e saía para cantar alto e avisar toda a Floresta.

Assim, manteve o cuco a sua missão. Protecção...

PODERÁ TAMBÉM GOSTAR DE LER

23 COMENTÁRIOS

  1. Hazel, que lindo! Na casa de meus avós tinha um bem assim, como o seu. E você não vai acreditar! Eu estava lendo seu post, achando tudo o máximo e, de repente, o cuco (do lado esquerdo) cantou as horas! Amei. Bjs

    ResponderEliminar
  2. Hazel querida, muito belo seu relógio. O meu pai sempre gostou deste modelo de relógio, gostaria de achar um para presentea-lo.
    Muitos beijos no coração e ótimo início de semana.
    Fátima

    ResponderEliminar
  3. OI Hazel, eu acho relógio cuco muito lindo. Quero um para minha casa! E adorei conhecer a lenda! Beijos e obrigada por compartilhar tantas histórias e idéias conosco!

    ResponderEliminar
  4. Hazel, seu cuco é um charme. Tenho certeza de que valeu cada centavo pago por ele
    tenha uma boa semana
    bj

    ResponderEliminar
  5. Hazel que lindo relogio...que linda estoria...
    Eu acho que quando as pessoas tem uma missão do bem, nenhuma pessoa do mal vai conseguir atrapalhar o objetivo dela.
    Então um beijo especial para todas as pessoas que estão na terra espalhando bondade, alegria, ternura...
    E nessa lista você está inclusa com distinção.
    um grande beijo.

    ResponderEliminar
  6. A história do cuco é muito interessante, nunca a tinha ouvido. Sinceramente, Hazel, acho os relógios de corda mais bonitos calados, rssss...temos um aqui em casa, muito antigo e bonito, mas não lhe damos corda. Irrita-me bastante ouvir as badaladas, sobretudo à noite! É que neste não dá para tirar o som.
    Boa semana!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. Querida Hazel, hoje tive a oportunidade de lhe retribuír o primeiro prêmio que ganhei no meu blog (que ganhei carinhosamente de você)...passe lá pois ele espera por você!!!


    E o seu relógio é lindo, é uma raridade, hoje em dia é muito difícil de encontrar um desses!!!

    Beijos!

    ResponderEliminar
  8. Que lindo conto, esse do cuco!
    E muito lindo esse seu cuco. Lembro que havia um na casa de uma amiga de infância. Eu adorava ir na casa dela, acreditava que o pássaro estava vivo...rssss...coisa de pequena! Mas quem sabe, não é?
    Beijocas flor!

    ResponderEliminar
  9. Adoro relógio cuco...Sempre escuto o do vizinho...Moro emapartamento e dá pra ouvir o cuco do vizinho...hehehehe...E na casa dos avós do meu marido tem um super antigo e bacana também!!! Adorei a lenda e o post!!! Bjs!!

    ResponderEliminar
  10. Ah, essas histórias que vc conta são encantadoras.Esses cucos me lembram o desenho do pica-pau,só não sei como vcs o chamam ai em Portugal.
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Obrigada pela história. Nasci perto da Floresta Negra e passei a minha infância com os cucos e restante bicharada. A história tocou-me e fez-me pensar. Conheço essa bruxa: é o Homo sapiens, arrogante e ganancioso. Quanto ao cuco aprisionado, lá vai tentando salvar quem pode, quando pode... só me dói é que as espécies da Terra não têm todo o tempo que o tempo tem.

    ResponderEliminar
  12. Hazel, obrigada pelo prêmio!!

    Sempre venho aqui à sua casa me deliciar com suas palavras. É um prazer receber uma homenagem sua.

    Ah, excelente a lenda do cuco!

    Beijos de alecrim,
    Bebel.

    ResponderEliminar
  13. Hazel querida, que postagem bonita, e que lindo cuco !
    Sempre achei esses relógios encantadores, e por isso meu marido deu-me um falso-cuco, que não tem a beleza do verdadeiro mas já é alguma coisa.
    Beijo
    Flora Maria

    ResponderEliminar
  14. Ameeeei a lenda que nos contou!!!
    Eu adoro os relógios cuco, estou querendo um pra minha casita, a algum tempo...mais eles são realmente super caros!
    Bjocas pra vc, querida!
    =)

    ResponderEliminar
  15. Que giro! Também adoro estes relógios...têm algo de mágico...
    beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Olá eu sou de Lisboa era possível caso saiba dizer-me se conhece uma loja que possa reparar relójios cuco? É que eu tenho um relógio cuco que já tem alguns 80 anos ou mais porque pertenciam aos meus bisavós maternos, passaram para os meus avós, para os meus pais e felizmente agora para mim mas ele está estragado e eu queria muito poder reparar agradecia imenso se alguém soubesse de uma loja em Lisboa que me pudesse enviar para o seguinte email: Luis_soalheiro@hotmail.com. Obrigado

    ResponderEliminar
  17. Anónimo/ Luis_soalheiro:

    Nas ourivesarias antigas (estou a referir-me ao comércio de rua) costumam fazer estas reparações.

    ResponderEliminar
  18. Olá Hazel!!
    Com o coração apertado eu já estava ficando triste pois não poderia o cuco se dar mal com tanta bondade no coração.Embora ele tenha ficado preso, ele continuou com sua linda missão de proteger.Qdo fazemos algo com amor,o próprio amor nos conforta independente das situações.
    Eu fiquei muito contente com sua presença no meu blog.Muito obrigada.Meu blog hoje, está cheio de boas energias.Volte sempre e não se esqueça que se precisar de mim ... só chamar.
    Até mais

    ResponderEliminar
  19. Tenho um igual a esse! Onde fica a alavanca para calar o cuco?

    ResponderEliminar
  20. Pé de Sonhos:

    É uma discreta alavanca de metal que fica do lado esquerdo.

    ResponderEliminar
  21. O cuco é um exemplo clássico de parasitismo das aves.

    Não se preocupa com a construção do ninho, a incubação e a alimentação das crias.

    A fêmea do cuco observa outras aves (alvéola-branca, papa-moscas-comum e rouxinol-dos-caniços) que constroem os seus ninhos e, num momento de distracção, deposita um ovo no ninho dessa ave. Geralmente põe os seus ovos à tarde, porque os donos dos ninhos os põem de manhã. Com intervalos de 48 horas, o cuco põe 12 a 13 ovos em outros tantos ninhos, roubando de cada ninho um ovo para deixar um número igual de ovos.

    O jovem cuco nasce mais cedo do que as outras crias e, num instinto fratricida, atira pela borda fora os ovos ou os pequenos «irmãos» que possam existir, ficando deste modo com toda a atenção (e alimentação) dos pais adotivos para si.

    ResponderEliminar
  22. Olá!
    Estive em Frankfurt semana passada e oomprei um relógio cuco exatamente igual ao seu, mesmo modelo, mesmo acabamento, etc.
    Só que ele teve que vir parcialmente desmontado para caber na caixa e agora estou tendo dificuldade de monta-lo. Você pode me ajudar?
    Abraço,

    Carlos

    ResponderEliminar
  23. Carlos Amato:

    Geralmente, as peças que se desmontam são as pinhas e o pêndulo, que é só encaixar. Se ele traz mais alguma parte desmontada, só mesmo levando num relojoeiro...
    A folha do pêndulo mede e velocidade do relógio, e pode ajustar-se subindo-a ou descendo no caso de ele atrasar ou adiantar. Boa sorte!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário ♥