Contra a inveja

sexta-feira, janeiro 16, 2009

"É triste não ter amigos?
Ainda mais triste é não ter inimigos.
Porque, quem não tem inimigos,
É sinal de que não tem:
Nem talento, que faça sombra,
Nem carácter, que impressione,
Nem coragem, para que o temam,
Nem honra, contra a qual murmurem,
Nem bens que lhe cobicem,
Nem coisa alguma que lhe invejem...
"
- Voltaire

Conforme prometido, hoje o post é sobre o tema da inveja, "mau-olhado", "olho gordo"...
Isso existe, sim. É poderoso, e pode causar estragos.

Comparo a inveja ao bicho da madeira, que vai corroendo o interior de quem a sente, e, muitas vezes, o invejoso está de tal forma impregnado dessa má vibração, que consegue realmente contaminar a vida do invejado. O que fazer, então?

Numa só palavra: a-f-a-s-t-a-r.

Não há que ter medo, apenas devemos não entrar na sintonia dessas pessoas, que vivem em constante competição, e afastar-nos delas. Nem sempre é fácil, mas é a opção mais saudável.

A nossa maior protecção reside num bom discernimento e força espiritual; não devemos pedir desculpa pelo nosso carro novo ou por termos uma boa casa. Mas também não nos gabemos disso. Fechar a boca e agir com simplicidade. Afinal, nada será nosso para sempre; a alma não tem bolsos para guardar tesouros.

Fechemos o nosso espírito à recepção dessas energias que muitas pessoas emanam, e vamos então proteger o nosso mundo com pequenos gestos que o "salpiquem" da nossa essência, e o escudem destas influências:

- Plantas naturais. Bem tratadas. Se tiverem flores brancas, tanto melhor, pois absorvem as más energias;

- Estatuetas de Buda; harmonizam as energias, protegem, e conferem tranquilidade;

- A cor vermelha. Qualquer coisa vermelha; um penduricalho de malaguetas na cozinha, uma fita vermelha atada no pulso esquerdo, outra no puxador da porta de casa, etc.;

- Alecrim. Colha alecrim e pendure por cima da porta de entrada. É uma planta sagrada, que protege contra inveja, roubos (não substitui uma porta bem fechada, todavia!), etc.;

- Sal grosso. Absorve as energias negativas. Tenha-o em copos ou taças nos locais mais frequentados da casa. Renove-o regularmente, deitando fora o sal endurecido;

- Incensos. De arruda, eucalipto, alecrim, alfazema, mirra...; limpam e purificam o ambiente;

- Alho. Pendure uma réstea de alhos, pois é uma boa arma contra todas as formas de vampirismo de energias.

Lembre-se, no entanto, que a melhor medida que poderá tomar é afastar-se de pessoas invejosas, e não concentrar demasiado os seus pensamentos e energias no assunto.
Siga com a sua vida! Existe um mundo inteiro de coisas maravilhosas com que se ocupar.

PODERÁ TAMBÉM GOSTAR DE LER

16 COMENTÁRIOS

  1. Mais uma linda partilha.
    Cá em casa, apesar de concordar contigo e dar mais ênfase ao que quero atrair do que repelar, há uma taça de vidro com sal grosso e vinagre, que é renovado de 13 em 13 dias. Faço limpezas energéticas todos os meses, de acordo com a lua. Além disso, o meu quarto tem a cabeceira toda pintada de vermelho com umas asas de anjo pintadas em preto, tenho uma planta branca que há dois anos nã dá flor, mas ontem andei a cuidar dela e espero que em março me brinde com a sua luz.

    Concordo plenamente contigo, o melhor que fazemos é afastarmo-nos dessas pessoas, que no lugar de um coração têm um buraco negro que nunca está satisfeito, façamos nós o que fizermos.
    Quando não nos podemos afastar (caso de familiares ou relações profissionais) é criar uma bolha de protecção sempre que estivermos na presença delas. Para aqueles que acreditam que podem ser canais e dar luz a essas pessoas, boa sorte, pois eu tb já fiz e cheguei à conclusão que nunca nada é suficiente. Além de estarmos a dar continuidade a um vício, impossibiltando essas pessoas de encontrar a luz por si próprias.

    Este tema é interessante e muito se pode dizer, pois creio que todos, de uma forma ou de outra, temos pessoas assim à nossa volta, como muito bem iniciaste com a citação de Voltaire. E nós invejamos alguém?

    BEijocas grandes e obrigada pela partilha, muito arrepiante, da história do teu pai. Desejo-te um feliz fim de semana cheio de amor e luz

    Aceito o desafio, farei a meditação hoje e depois comento.

    ResponderEliminar
  2. Oi querida !!!

    depois de sua dica para piolhos, já agradeço em nome da minha amiga-irmã Criz, estava pensando em pedir dicas para inveja minha mãe sempre fala que sente que as pessoas sentem inveja de mim e você sabe quando a mãe fala é melhor não ignorar rsrs...e você então andou lendo meu pensamento e o post saiu rsrs... sim eu sei que houve um pedido rsrs...

    Sabe que mês passado comprei pimentas dedo de moça, aquelas vermelhas como na foto do post, iria curtí-las no azeite, mas desisti e instintivamente peguei fiz um cacho com elas amarrei com palha fazendo um laço e pendurei na cozinha ao lado do fogão como decoração, ficaram lindas e ontem ví que agora estão começando a secar mas continuam bonitas e digo mais o ar lá em casa ficou mais leve e olha que eu moro só e sempre estou de bem com a vida, acho que é isso que pode causar a inveja de uns por aí, mas uma coisa também confesso quem vem a minha casa sempre diz sentir-se bem e principalmente as crianças e bebezinhos(segundo comentários das próprias mães)!!!!

    Beijinhos carinhosos,
    Nancy

    ResponderEliminar
  3. Tens razão, o melhor a fazer é nos afastar dessas pessoas, e jamais entrar em na mesma sintonia que elas. Procuro sempre er pensamentos bons, mesmo quando uma nuvem preta anda em cima de minha cabeça. De todas as vezes que "caí na teia" desses pensamentos pequenos, ocorreram dores, ou doenças, ou tristeza profunda, apatia... E vou te contar sair "disso" é ainda muito difícil, o melhor é mesmo ir pra bem loge dessas criaturinhas digamos... "doentinhas".
    bj e bom final de semana

    ResponderEliminar
  4. Nosso amei o post sobre a inveja. Acredito piamente que é o pior dos sentimentos..
    bjs

    ResponderEliminar
  5. Adorei esse post. Há tempos escuto falar que todo lar deve ter um vaso com alecrim, flores vermelhas na entrada da casa e plantas em geral. Só tem mais uma coisinha que eu faço:ao lado do pote com sal grosso tenho outro onde coloco água azul (qualquer tipo) que perfuma e absorve energias ruins. Também jogo fora, regularmente. Bjs, linda.

    ResponderEliminar
  6. Olá querida! Gostei tanto do seu Blog que te linkei sem pedir permissäo.
    Bem bolado seu cantinho, viu?
    Voltarei mais vezes.
    Beijus.
    Luciana

    ResponderEliminar
  7. Que belo texto, sábias palavras. Adorei!!
    Um beijinho,
    Isa

    ResponderEliminar
  8. Este post sim foi um "sopro de ar a entrar pelas janelas" !!! Adorei suas palavras !!! Sua energia é acolhedora !!!
    beijim

    ResponderEliminar
  9. Sim...as energias sentem-se! Embora muita gente não tenha essa noção, nem intenção...
    Sim, por vezes acho melhor afastarmo-nos, mas quando são os nossos amigos, é sinal que precisam de uma ajudinha, e aí é bom ajudar, não achas?
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  10. Adorei as dicas, muito boas e ótimas mesmo pra proteção! Bjs!

    ResponderEliminar
  11. Realmente eu não tomava minhas providências contra a inveja, agora vejo que tem gente que não quer nosso bem.
    Eu tinha acabado de comprar uma coisa que eu queria e foi cara, e não é, que foi danificada após uma visita em minha casa.
    Tem outras coisas tenho percebido na vida.
    Obrigada pelas dicas
    beijos

    ResponderEliminar
  12. Acho que é impossível ficar indiferente a este seu tópico, ou simplesmente não lhe agradecer.
    Todos sentimos quando o ambiente está pesado, a casa parece menos luminosa, a nossa própria vida parece menos luminosa, entendo e compreendo tudo aquilo que diz no seu tópico, até porque já tive algumas experiÊncias estranhas.
    No entanto pergunto sempre, se aqueles que nos invejam, e cuja inveja tanto nos prejudica, fazendo a nossa vida regredir ou estagnar, se essa inveja será consciente ou inconsciente, se essas pessoas têm noção do sentimento que nutrem em relação ao outro, e da energia negativa inerente a esse sentimento.
    Não me quero tornar obssessiva nem viver em paranóia, mas tenho plena noção de que estas coisas me acontecem com alguma regularidade.

    Um exemplo concreto, a esposa do meu pai, damo-nos bem, não há atritos para além dos normais. Ela adora os bambus da sorte, uma vez o meu pai ofereceu-me um daqueles conjuntos de vários, baratuchos do chinês, e mantÊ-los vivos era o meu desafio, sempre que ela ia à minha casa e ia espreitar os bambus já sei que me morria 1, era certinho! Tenho a certeza que era o sentimento de inveja que os matava, mas também acredito que ela nunca teve noção disso.

    E como se luta contra este tipo de inveja??

    ResponderEliminar
  13. Olá Hazel, tudo bem?
    Achei super interessante sua postagem sobre a inveja. Sabemos que de fato existe; Aliás todos nós a temos -infelizmente- em menor ou maior grau. O ideal é qdo a percebermos nos livrar imediatamente dela, voltando pensamentos de amor e luz para tal pessoa; e com relacao aos invejosos, claro, temos que nos cuidar mesmo, um banhozinho de sal grosso tb nao faz mal a ninguém, mas nada, como a oracao e os bons pensamentos, pois atrem com certeza boas energias.
    Abracos,
    Márcia

    ResponderEliminar
  14. Adorei esse post. Não sinto muita inveja sobre mim, mas é sempre bom previnir né.
    Beijokas

    ResponderEliminar
  15. Olá Hazel e Marco. Agradeço as preciosas informações sobre inveja. Estou pasando por um mau bocado e parece que vocês cairam do ceu. Sou de Portugal e espero encontrar aquela planta, comigo-ninguém-pode. muito obrigado.
    O meu site http://27anosdepois.com

    ResponderEliminar
  16. Olá Hazel, obrigada pela partilha! :)*

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário ♥