Como Acabar com os Piolhos

quinta-feira, janeiro 15, 2009


Os piolhos são um caso bicudo. Basta que um único piolho ou lêndea escape ileso do tratamento, para que se desenvolva nova colónia. É preciso ser-se muito persistente para conseguir erradicá-los — especialmente para quem tem cabelos compridos.

Uma vez, o L. apanhou piolhos na escola e os diabretes passaram para mim. Os dele foi fácil eliminar, mas os meus, estive quase a desistir, dar um nome a cada piolho e adoptá-los como animais de estimação. Os remédios da farmácia não resultaram comigo, por isso resolvi criar a minha própria fórmula, que testei, comprovei os resultados e sobrevivi para contar a história:

1. Colocar água numa panela (a quantidade equivalente a uns 5 copos);
2. Deitar bastante sal grosso (8-10 colheres de sopa);
3. Colocar bastante vinagre branco (um ou dois copos cheios);
4. Despejar flores de alfazema (muitas, muitíssimas);
5. Acrescentar arruda (também muito);
6. Adicionar alecrim (igualmente, bastante);
7. Deixar ferver uns 4 minutos.

Todos os ingredientes, com excepção da água, devem estar em grandes quantidades, para que a fórmula seja bastante concentrada e eficaz. Peço desculpas por não indicar quantidades exactas, mas criei esta mistura, e faço-a instintivamente.

O cheiro é "avinagrado" e a cor avermelhada. Coar e aplicar, ainda quente, em todo o cabelo (seco), colocar uma touca de plástico e deixar actuar durante várias horas (pode ser uma tarde inteira).

Lavar suavemente o cabelo e hidratá-lo com condicionador, para que fique bastante macio.

Ainda com o cabelo molhado, desembaraçar com uma escova normal (que não deve ser usada por mais ninguém). Em seguida, com muita calma e paciência, ir passando o pente de aço desde a raiz do cabelo até às pontas. Essa operação deve ser feita em todo o cabelo. Em cada passagem, limpar o pente com um pano, para retirar piolhos e lêndeas.

Repetir o procedimento todos os dias, durante várias semanas, mesmo quando já não houver sinal de piolhos. Seja muito persistente. Mantenha os cuidados básicos: não encostar a cabeça a ninguém, não partilhar chapéus, almofada, casacos, camisolas, elásticos de prender o cabelo, trocar a roupa da cama.

Não deve entrar em contacto com os olhos.
Não ingerir.
Não inalar os vapores.


Hazel

PODERÁ TAMBÉM GOSTAR DE LER

19 COMENTÁRIOS

  1. Olá amiga,bom dia.
    Gostei das dicas,apesar de não ter crianças em casa sempre é bom termos conhecimentos das coisas.Piolhos é o terror de muitas mães com filhos na faze escolar.bjtos.Nile.

    ResponderEliminar
  2. Hazel querida, eu pego com facilidade, então, é pente fino TODOS OS DIAS!!!!!! Faz tempo que não pego, mas não deixo de passar o pente antes de dormir TODOS OS DIAS. As vezes penso que pego até pelo pensamento. Já as meninas, quando comoçe o período escolar .... não querem prender o cabelo, teem preguiça de passar o pente... vez por outra encontro algun intruso e o que faço é exatamente o que você diz, pente fino TODOS OS DIAS, e qundo há os danadinhos, pente fino pela manhã e a noite pra não dar tempo deles porem os ovos(lêndeas) ou os já nascidos não ficarem em idade de pôr.
    Valeu a dica e a coragem em falar de um tema tão......feioso!
    bj

    ResponderEliminar
  3. bom falando em piolhos , não aconselho pra crianças e não sei bem qual a ciencia disto , mais os piolhos não vão em cabelos tingidos, então pra quem pega com facilidade , é uma solução . E fora isto já esxiste um medicamento que se dá as crianças por via oral em dose unica que impede que os bichinhos se instalem , mais deve-se consultar o medico pra que ele prescreva
    Bjs a todos.

    ResponderEliminar
  4. Hazel a pouco tempo uma colônia se abrigou na minha cabeça tb, quase tive um surto, mas passei pente vários dias, foi foda. Aí tomei um remédio de farmácia pra sarna, dormi e qd acordei alguns seres haviam morrido no travesseiro, esse remédio seca. Dou pros meninos agora a cada 2 meses e a pediatra indicou, depois vou pegar o nome e te passo, mas gostei muito da receita, vou deixar anotada...
    bjoca

    ResponderEliminar
  5. Olha, dá sempre jeito saber!
    Principalmente quando é tudo ao natural!
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  6. Flor, tem selinho prá vc, lá em casa. Beijocas!

    ResponderEliminar
  7. Querida, mesmo um diazinho atrasada, quero deixar meu beijo ao L, e dizer que desejo toda a felicidade do mundo. Parabéns!

    ResponderEliminar
  8. Hazel:

    Muito obrigada pelas dicas. Parece que agora os piolhos da Carol se foram...Até brincávamos com ela que deveríamos colocar nomes nos bichinhos, assim como você! Mas as aulas começam dia 26/01 e já viu, né? Escola e um monte de crianças é sinal de problemas!

    Bjs e obirgada novamente,

    Cris

    ResponderEliminar
  9. Olá, tudo bem?

    Eu felizmente estou resolvendo os problema das minhas netas e, de outras crianças. Criamos um espaço onde se cata os piolhos e lêndeas de crianças, jovens e até de adultos.
    Quem tiver interesse e só ligar para Anna Paula e marcar hora - 7850-9735.
    Fica em Botafogo.
    Um grande abraço.
    Marli Braga.

    ResponderEliminar
  10. olá, estou navegando pela internet procurando soluções para esse problema que aflige eu e minha filha há 3 anos, já não aguentamos mais.bjos.

    ResponderEliminar
  11. olá, estou navegando pela internet procurando soluções para esse problema que aflige eu e minha filha há 3 anos, já não aguentamos mais.bjos.

    ResponderEliminar
  12. Saudações irmã minha!
    Báh, estou como lá no "Alma Mater"...passeio e sempre encontro novidades! Não tinha visto este post e nem o outro da alfazema contra traças! hihi

    Putz...piolhos são "ú ó"! Quando um de casa pega, é igual pulga em cachorro: infesta o restante dos habitantes!
    Peguei uma vez quando era pequena e meus irmãos também! Realmente ficávamos como macaquinhos, um catando o outro! hauhauha

    É que tu não pinta suas madeixas...se não era só aplicar tinta...a amônia os mata! kkkk

    Ah, arruda somente já resolveria...tentou?! hihi

    Beijos de luz!
    * * *

    ResponderEliminar
  13. Eu também estou surtando com os piolhos, toda vez que meus filhos pegam eu tb. pego, já não sei o que fazer, agora vou tentar o pente, pois já passei até coca cola, bicarbonato de sódio. Bjos e sucesso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, o meu filho usa o Spray Repelente de Piolho e Mosquito Ispirato, tem um cheirinho muito bom, ele usa sempre antes de ir para a escola e quando vai brincar com outras crianças, veja os detalhes em : http://ispirato.wixsite.com/perfumes/repelente

      Eliminar
  14. Olá Hazel,
    Eu gostava de saber (com um pouco de urgencia) se usou folha de arruda seca?

    Beijinhos

    Ana

    ResponderEliminar
  15. Bom dia,

    Estou com esse problema e já estou desesperada!!
    Por quantos dias é que usou essa "pocão" na cabeça. Foi dia sim dia não? Uma vez por semana? durante quanto tempo?
    Aguardando anciosamente a sua resposta,

    Rosa

    ResponderEliminar
  16. Ana:

    Usei folhas de arruda seca, sim.
    Resultam também, pois com a infusão, as suas propriedades são libertadas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Rosa:

    Esta poção é bastante forte. Usei uma vez, dei uma semana de intervalo, e depois repeti.
    Entretanto, todos os dias, fui passando o pente no cabelo para retirar alguma lêndea ou piolho que tivesse escapado, visto o meu cabelo ser tão grande.
    Beijos

    ResponderEliminar
  18. Olá, o meu filho usa o Spray Repelente de Piolho e Mosquito Ispirato, tem um cheirinho muito bom, ele usa sempre antes de ir para a escola e quando vai brincar com outras crianças, veja os detalhes em : http://ispirato.wixsite.com/perfumes/repelente

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário ♥