Avançar para o conteúdo principal

Sou mãe adoptiva... de plantas

Muitas pessoas admiram-se com a sorte que tenho, pelas coisas que acho no lixo.

É verdade, sou sortuda. Mas, sabem, todos são tão sortudos quanto eu, pois as coisas que encontro estão à vista de toda a gente.

A diferença é que nem todos estão dispostos a acreditar no potencial de algo que parece já não ter muito a oferecer.

Como esta planta. Trouxe-a há 2 meses para casa. Vinha neste estado; praticamente morta, via-se que não era regada há muitos meses e o vasinho minúsculo concerteza estava a comprimir as suas raízes.

Fiz o que pude por ela, embora até eu intimamente duvidasse conseguir ressuscitá-la.
Cortei as folhas secas, troquei para um vaso bastante mais espaçoso (as suas raízes estavam tão apertadas no vaso anterior, que não tinha um único grão de terra), reguei, cuidei.... Até plantei umas suculentas para lhe fazerem companhia.

E agora - apenas 8 semanas depois - cá está ela, de cores vivas, aliviada e feliz. Teve uma segunda oportunidade de viver. E já nos presenteou com folhinhas novas.

Nunca abandonem uma planta no lixo. Nunca desistam da Mãe-Natureza...
E, se alguma vez virem uma planta nestas condições no lixo, saibam que, se quiserem, poderão salvar a sua vida. É só adoptá-la.

Cronista, Viajante no Tempo, Terapeuta, Taróloga, Tradutora, Professora.

Comentários

Anónimo disse…
Hazel, querida, eu tenho essa planta (não sei o nome). Quando chegou aqui estava bem judiada, sobrevivente de um local onde haviam iniciado as obras do Metrô (aquela mesma que ruiu). Fiz como você, cuidei e hoje ela está linda. Mas trate de providênciar um vaso alto e larguinho, porque as folhas vão se renovando, engrossa o caule e ela cresce bastante. Bjs
Nancy Passos disse…
Olá querida !!!

Hazel fico admirada como por aí as pessoas deixam as plantas no lixo ao invés de ajudá-las a renascer, sua última adoção está linda pelo que vi é uma Dracena minha mãe tem uma no jardim, e desde minha infância ela está lá (acho que cresceu junto comigo risos...)é uma dracena-madagascar achei o nome e lindas fotos aqui: flickr.com/photos/44508342@N00/653795894

Beijinhos brasileiros,
Nancy
gamela presentes disse…
Olá Hazel querida!!!Que milagre com esta planta!É a vida se renovando, basta ter carinho, amor e principalmente coragem.
Beijocas pra você.
Fátima
Márcia disse…
Vc esqueceu de completar a frase: você é uma mãe adotiva abençoada !!! Ótimo 2009 pra vc e para os seus !!!!
beijim
miss disse…
Olha, eu tenho uma opinião formada sobre este assunto.Eu acho que há entre as plantas um tipo de buxixo, sabe o tal boca-boca..pois é!!, com certeza há um acordo entre elas de quando se sentirem maltratadas, secas e quase sem vida, devem seguir uma moça chamada Hazel, pois esta moça tem amor, paciência, luz e uma energia muito linda e conseguira salva-las.
Então Hazel, não é você que encontra as plantinhas, são elas que te encontram.
beijos
Talma disse…
Vc tem um olho abençoado, uma mão abençoada, mas acima de tudo, um coração abençoado.
Bjs querida!
Edna Fadinha disse…
Só vc pra fazer essa mágica Hazel.A plantinha está lida,parabéns!
Quanto a sua amiga espero que tenham conseguido ajudá-la.Não passei por essa situação ,mas imagino que não deve ser fácil.
Bjs
Rita de Cassia disse…
É maravilhoso o poder de recuperação delas, bastam alguns poucos cuidados e elas reagem, ficam lindas.

Hazel, marido me disse que usoua Serra aço rígida 12"x8" Starret, tbém tem flexível que é mais fácil de trabalhar. Pra falar a verdade achei assim: uma serra comum. Tem foto dela lá no blog pra você conhecê-la.
bjs
Marisa Borges disse…
Minha querida és bem-vinda sempre, mas não é por eu deixar aqui comentários que tu tens de fazer no meu, let it flow...

A única vez que deitei fora uma planta foi exactamente uma dessas, mas estava podre, o tronco (é demasiado grossa para ser um caule, acho eu ..ihihih) estava em papa ... completamente desfeito..acho que não havia nada a fazer???
Agora fiquei a sentir-me culpada...

Como a Fernanda sugeriu que tal um hospital de plantas, como o que há em sintra de bonzais??? Eu era cliente habitual!!! As minhas 5 Amigas (todas têm nome próprio) ficam muitas vezes doentes...às vezes falta de atenção, outras energias negativas apanhadas no ar, outras desmazelo da amiga maior (ups...) falta de rega ou rega a mais...enfim, é uma aventura ter seres vivos cá em casa.
Agora quero arranjar os duendes, como tu sugeriste, acho que vão ficar mais protegidas. Vamos ver...entretanto fico atenta às tuas dicas.

Beijocas
Maca disse…
El mundo te debe algo, por todas esas cosas buenas que haces con lo que parece que está perdido.
Preciosa la planta.
Un beso
Dama do Lago disse…
Olá Hazel, a plantinha parece ser uma Yucca. Saiba que elas são muitíssimo resistentes. Verá como ela se vai fazer bonita :)! Bjs *****
Fabuloso Hazel!!! Nunca mais desisto da minha planta da varanda!
Tens toda a razão...
analuciana disse…
Hazel, a sua fé e optimismo inspiram-me!
izabel disse…
Ola hazel eu amei sua casa adorei este lindo Portal me senti num Paraiso,adorei voce adotando as plantinhas.sou mãe adotiva tanto das plantas e tambem dos animais adoro cuidar e dar carinho a esses seres que amo muito.
ótimas energias e que cada ano froreça cada semente cutivadas por vc amiga.beijos sempre.
um abraço .Bel.Bonne.
Anónimo disse…
parabês pelo seu gesto de afeto ,para com as plantas,eu tambem tenho muitas plantinha ,que encontrei no lixo, hoje estão todas muito lindas, devemos colocar na cabeça das pessoas que fazem isso, que as plantas tambem tem vida
abraço fique com deus
você e das minhas
Unknown disse…
A minha Rafis está morrendo e eu quero recuperá-la, como você pode me ajudar. Ela está em meu escritório em Moema - SP.

Parabéns pelo seu trabalho e espero contar com a sua ajuda.
Um abraço,

Ana Costa
Ana Costa:

Necessito de saber o nome técnico da planta para identificá-la e poder dar algum conselho.

Beijos e obrigada
conceição disse…
Que gracinha! também adoro plantas, tenho um jardim que é o meu sonho realizado! Muitas plantinhas espalhadas pela casa, no exterior. Minha última "aquisição" foi um antúrio, pois dizem que ele tráz serenidade ao lar.
Também adoro o seu país, e um dia vou passar meses aí e meses aqui. Sou brasileira de coração português! abraços e tudo de bom!