Para aquecer a cama

sexta-feira, fevereiro 06, 2009



Enche-se de água a ferver, enrosca-se a tampa com força e mete-se dentro da cama.
Actualmente, caiu em desuso. É pena, porque isto é do melhor.

No outro dia, lembrei-me de recorrer a este método antigo, porque o L. diz que a sua cama é fria. Fervi água, despejei-a lá para dentro com um funil - é mesmo à antiga! - e depois de fechar o saco bem fechado, meti-o na cama do L.. Cinco minutos depois, quando ele se deitou, fez um daqueles sorrisos. A sua cama estava um ninho.

"Mamã, a minha cama está tão quentinha. Já podes tirar daqui o saco."

Levei, então, o saco para a minha cama, e experimentei-o, pela primeira vez.
Pois em boa verdade vos digo que, de manhã, o saco ainda estava quente.

Ah............................ que maravilha. Os antigos é que sabiam das coisas.
Fica o conselho!

Quentinha à moda antiga,

Hazel

P.S. - Ecológico & económico: a água é sempre a mesma; basta reaquecer.

PODERÁ TAMBÉM GOSTAR DE LER

39 COMENTÁRIOS

  1. pois aqui ainda é muito usada! chama bolsa de água quente - muito criativo! hehehe... eu tenho e não uso apenas prá aquecer a cama, mas para cólicas e dores nas costas, essas coisas...

    bjus, bom findi!

    ResponderEliminar
  2. É Hazel, eu tbm acho que a sabedoria vem com o tempo e por isso os avós sempre sabem das coisas...
    Amo os velhinhos e só temos a aprender com eles.
    Tenha um ótimo final de semana!

    ResponderEliminar
  3. Eheheh...a minha avó também tinha um, dormia sozinha!!!

    Eu sou muito friorenta e realmente sempre achei um desconforto deitar-me na cama fria. Vou ser se o da minha avó ainda existe. Ah...lembrei-me, também já há uma versão moderna, são os sacos de cereais. Um pano com cereais lá dentro, coloca-se uns segundos no micro ondas e voilá.

    Beijos e amei o teu comentário. A minha tia, já a tentámos amarrar e tudo, mas ela não deixa! Nem para o casamento da única filha! ihihhihi, deve ter medo de ser como o Sansão e perder a força.

    ResponderEliminar
  4. Ei !!! Nem me fala dos antigos... Sou vidrada nestas estorias de vida que me são muito uteis no dia dia. Quando o inverno chegar vou usar a que tem aqui em casa pra manter meus pezinhos quentinhos.
    Obrigada,
    Lila

    ResponderEliminar
  5. Saudade do tempo das vovós... Eu nem sabia que ia sentir saudade do tempo antigo.

    ResponderEliminar
  6. Ei !!! Nem me fala dos antigos... Sou vidrada nestas estorias de vida que me são muito uteis no dia dia. Quando o inverno chegar vou usar a que tem aqui em casa pra manter meus pezinhos quentinhos.
    Obrigada,
    Lila

    ResponderEliminar
  7. Eu pude provar dessa sensação de deitar-me em uma cama gelada! Juro, tive vontade de chorar! Gosto deste conselho!
    Bom final de semana!

    ResponderEliminar
  8. Oi Feiticeira :))
    Pois eu nunca deixei de usar esse sakinho de água quente, embora muita gente axe perigoso...já muita gente se queimou assim!!!
    Mas se houver cuidados redobrados e se verifique bem que o sakinho está em condições!! eu já comprei vários!!! Eles tb se estragam :))
    Eu sou mto friorenta e p aquecer os pés, as x são horas ...então levanto-me e vou buscar o sakinho!!!
    Agora existem umas almofadinhas de caroços de cereja, RicoXete(http://www.ricoxete.com/)
    p essas doresinhas dizem ser uma maravilha, mas p aquecer os pésinhos e a caminha, eu ainda prefiro o sakinho de água quente, do tempo que era criança :)))
    Beijinhuxx
    Maluxa :))

    ResponderEliminar
  9. Eu sempre uso isso. Serve não só para esquentar a cama no inverno, mas para compressas quentes em tempos de necessidade. Uma verdadeira bênção.

    ResponderEliminar
  10. É, querida, aqui no Brasil a gente usa muito e a chama de bolsa de água quente. Minha mãe sempre me fazia uma quando eu tinha as terríveis cólicas menstruais (Nossa amiga Luzinha lembrou muito bem).
    Por aqui também há algumas "modernidades", como algumas que já vem prontas com o líquido dentro e você aquece dentro de uma panela com água (não são ecológicas...) e para os bebês há algumas adaptações, almofadas preenchidas com grãos de camomila que aquecemos no microondas (servem também para cólicas, dores de ouvido)...
    Tudo de bom esta sua lembrança!
    Beijo

    ResponderEliminar
  11. Tinha e continua a ter!
    Também temos um que é um hipopótamo ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Pois é Hazel!!! Sou brasileira mas com toda a certeza tenho muito de Portugal em mim. Não só no sangue devido a descendencia mas também nos hábitos. Minha mãe sempre colocava estas bolsas de água quente em minha cama qdo menina. Uma das últimas vezes que minha vó foi a Portugal trouxe-me 1 que guardei para o meu enxoval e a tenho até hoje. Conforme a família crescia as bolsas tinham que crescer também só que aqui no Brasil não as encontramos. Portanto agradeço ao marido da minha mãe que trouxe mas 3 para mim, compradas lá no Brás e Brás em Lisboa. Atualmente cada par de pés em casa tem uma bolsa de água quente e meus filhos já pedem qdo o tempo esfria. Realmente aquece nossas camas. Aqui no Brasil devido ao clima as casas não tem aquecedores com raras exceções é lógico, então elas são muito úteis.
    Bjokas
    Bom final de semana.

    Kátia Curto
    trudodbomptocom.blogspot.com

    ResponderEliminar
  13. Hazel, qué bien que me viene este consejo con lo friolenta que soy yo (sufro el frío cuando me voy a la cama por las noches de invierno).
    Algo que tendré en cuenta!
    Un beso y gracias por este post, buen fin de semana♥

    ResponderEliminar
  14. Oi Hazel, estou bem melhor, obrigada! Eu conheço esse saco, é a bolsa de água quente, e como já comentaram as amigas, muito usado para cólicas e também para dores musculares. Eu tenho um ;-) Quando fizer frio usarei na cama do meu pequeno...Não tinha pensado nessa utilidade. Beijos!

    ResponderEliminar
  15. Na casa de minha aví tinha um e u não entendia pra que servia, até que a ví em uso. Alguém estava com dor de barriga e colocaram ela pra esquentar. Essas coisas me dão uma saudade.......... Mas vou te contar, apesar de ser uma mulher moderna e atuante etc., etc., uso e digo muitas coisas que ouvia e via na casa de minha avó.
    bj

    ResponderEliminar
  16. o meu pai tem um desses mas achoq ue nunca usou para este fim -deve ficar tão quentinha a cama

    ResponderEliminar
  17. Minha querida Hazel

    Voce é sempre bem vinda ao meu cantinho, e quanto ao Imbolc ele acontece, realmente, na noite de 1 para 2 de fev. humm...nada acontece por acaso e a maternidade é uma caracteristica dele. Teremos uma surpresa? :)

    Bem e quanto a sua bolsa de agua quente estou com a Luzinha eu uso para tudo, colicas, dores na coluna(sei bem o que é isso ja fiz duas cirurgias e ainda sinto dor), torçoes e outras cositas mais...

    No tempo dos meus bisavós, que por "acaso" sao portugueses, eles tinham o habito de colocar um tijolo na brasa e quando estava quentinho era colocado envolto numa manta para aquecer a cama e principalmente os pés. Hoje nao precisamos do tijolo mas nao abro mao da minha bolsa de agua quente.
    Entao minha doce amiga guarde com carinho sua bolsa ela é valiosa :)
    Beijinhus e um fim de semana cheio de coisas boas para voce!
    Carinho
    )0(

    ResponderEliminar
  18. Hazel eu também me lembro muito bem desse saco.
    Você tirou a lembrança do baú!

    ResponderEliminar
  19. Obrigada pelo teu comentário :)
    E parece que também ganhaste uma fã :)

    Voltarei a visitar o teu cantinho.

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  20. Ah! Aqui por casa, é rara a noite em que não uso o saco de água quente (é como chamamos esse tesouro cá em casa). A sério! Esse e o meu Gui (lol, é o meu gatinho, que de pequenino não tem nada :)
    Bjinho

    ResponderEliminar
  21. Amiga, o Sul do Brasil é frio, mas muuuuito frio e eu usava o lençol térmico. É tudo de bom! Também tenho essa bolsa térmica, igualmente boa, mas o lençol....ahhhhhh!!
    Beijocas!!!

    ResponderEliminar
  22. Aqui no Brasil ainda usamos estas bolsas de borracha, mas no RJ são dificílimas de achar. Tenho uma como a sua que uso com água quente para acalmar cólicas e meu marido faz compressas pra bursite. Uma maravilha!!!

    ResponderEliminar
  23. Em casa dos meus pais sempre se usaram os saquinhos de água quente. Lembro-me que era a minha avó quem fazia os "sacos para o saco", em crochet. A minha mãe enchia dois e colocava na minha cama, para a aquecer toda. Depois, quando eu me deitava, levava um para a cama dela e o outro ficava comigo. Havia noites em que eu dormia agarrada a ele, já depois de arrancar o saco ao saco... sempre fui muuuuuito friorenta! Bjs

    ResponderEliminar
  24. Como a maioria das brasileiras já falou dos benefícios, só faltou lembrar daqueles dias frios e garoentos (aqui em SP o inverno é assim) em que ficamos em casa, lendo um bom livro, os pezinhos aquecidos com bolsa de água quente. Hummmm...
    Bjs

    ResponderEliminar
  25. Tem um que agente esquenta na água e tem o mesmo efeito.Uso em dias de cólica é muito bom.
    Bjs

    ResponderEliminar
  26. Hazel,
    Menina adorei a sua respota para o blog da Eliana. Onde já se viu escrever tanta bobagem. Com certeza ela nunca foi à Europa, especialmente em Portugal. Como já fui várias vezes, sei que nem se compara ao povinho tupiniquim kkkkkk
    beijinhos.
    O respeito só existe quando é mútuo.
    Valeu a sua resposta adorei.

    ResponderEliminar
  27. Oi, Hazel:
    Aqui em casa o saco de água quente é companheiro inseparável.
    Encontro em lojas de $1,99, mas reconheço que as tampas perdem a rosca e acabam vazando. Acredito que os antigos, comprados em farmácia eram muito melhores, pois na casa dos meus pais duravam anos.
    Li um excelente livro da Sonia Hirsch, em que ela fala das "delícias terapeuticas" como, por exemplo, o saco de água quente e o escalda pés. São tradições dos nossos sábios antepassados que devemos preservar.

    Beijo.

    ResponderEliminar
  28. Olá Hazel,
    Obrigado por comentar no meu blog.
    Já dei uma espreita pelo seu e agradou-me bastante.
    Quanto ao saquinho de água quente é óptimo eu também utilizo bastante na noites frias.
    Beijo Kikas

    ResponderEliminar
  29. querida blogueira, fico emocionada ao ler seu blog, nunca escrevi para ninguem, mas ao ler tudo que voce escreve me faz lembrar minha mãe, descendente de portugueses(meus avos) e com habitos que até hoje eu respeito e uso, o seu carinho com seu filho me lembra o quanto minha mãe era comigo. esta ternura e estas palavras de amor me fazem recordar o quanto fui amada . Que Deus te abençoe.

    ResponderEliminar
  30. querida Hazel! aqui estamos no verão, mas a bolsa de água quente (como chamamos no Brasil) ainda não caiu de moda... tanto que minha irmã Barbara faz umas capas muito fofas pra elas. veja no blog dela: http://coisadepano.blogspot.com/search/label/Bichobolsadeaguaquente

    venho sempre dar uma espiadinha na tua casa...

    beijos , Katia

    ResponderEliminar
  31. Onde está o comentário que deixei aqui?!

    Bem, basicamente eu dizia que os meus pequenos tb têm; aliás uma vez vi no Lidl umas botijinhas infantis, muito fofas e comprei para eles e todos os meus sobrinhos. Eles não passam sem elas, rsss...

    Bjos

    ResponderEliminar
  32. Cando eu era nena, tamén quentábamos asi a cama.
    qué recordos!!

    ResponderEliminar
  33. vim te visitar, e adorei o teu blog! e o que diz e as fotos, enfim tudo, tudo, parabens, eu sou irma de iodif,myra

    www.myralandau.com (pinturas)

    www.myra-parole.blogspot.com

    ResponderEliminar
  34. Olá amiga... Encontrei o seu blog por acaso... bem, nada acontece por acaso, mas foi numa das minhas pesquisas. Palavras para que, o seu blog é divino, magico e maravilhoso...Obrigada pelas dicas que dá, amei mesmo... sou 1 apaixonada por estes temas cada 1 melhor do que o outro. Um beijo de Luz no seu Coraçao :)

    ResponderEliminar
  35. ola miga esse metudo é o k eu uso mas o inverno passado nao sei pk fiquei keimada ui nao me doeu pk nao tenho muita censsabilidade akei ha dias ao entrar numa loja depareime com umm tipo de peluxe muito giro e fikei tentada em o comprar kuando derepente me explicam k é uma nova botija de agua ker dizer é um saco k se poem no microndas e tb pode ir ao congelador ker dizer k da para as duas coisas, agora se é ecologico nao sei mas agua nao gasta hehehe.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  36. Hazel
    eu adoro usar BOLSA DE AGUA QUENTE ....não para esquentar a cama, ja que vivo nos tropicos, mas para aliviar as dores ! Se alguém tiver colica, dor de ouvido, dor de cabeça etc ...qualquer inflamação ..é so colocar a bolsa na região do corpo dolorida que ira aliviar tremendamente a dor !

    Beijos

    ResponderEliminar
  37. Olá! Tô conhecendo o mundo dos blogs por agora e que satisfação ler posts tão úteis quanto este. Moro em Brasília e tá um frio do capeta! Como sou do nordeste, sol e calor o ano todo. Pense na agonia que dá este frrrio... Já tô te seguindo, Florzinha! Depis me visita, ok? Em breve farei um post sobre o frio e indicarei esta postagem, viu? Bjs congelados by Kalanga

    ResponderEliminar
  38. Qual fora de moda qual quê! Se não fosse esta pequena maravilha eu tava bem tramada. É o que me ajuda a aliviar as dores nas costas dos 7 meses de gravidez. Como vês existem vários usos possíveis :D

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário ♥