Hazel responde... (como melhorar o seu blogue)

quarta-feira, março 25, 2009

Dúvida da leitora Raquel de Souza:
"Querida e inspirada Hazel, gostaria de receber de ti, algumas dicas para melhorar meu blogue.
Se puder me ajudar, irei ficar muito agradecida. Abraço."



Respondo: Incluindo este, sou autora de 5 blogues - uns privados, outros partilhados, e outros que criei para pessoas especiais - o que me permitiu ganhar experiência.

Não sou especialista em blogues, porém tenho facilidade em pesquisar em outras línguas, e é assim que tenho aprendido... by myself. Tenho muito gosto em dar alguns conselhos.

Dicas de sucesso para blogues (baseadas na minha opinião pessoal):

1. Ofereça algo de novo. Seja original! Não imite ninguém; procure o seu próprio estilo.
Os blogues que se limitam a copiar textos e imagens de outros blogues, geralmente, não atingem grandes resultados. E não acho muito ético...;

2. Cuide bem dos seus textos. Seja claro, objectivo e sucinto no que escreve (senão, não consegue manter o interesse do leitor);

2.1. As "abreviaturas da moda" (p. ex.: "axo k"), tornam os textos chatos de ler;

2.2. Separe as ideias com parágrafos!!! Quando vejo um enorme bloco de texto sem um único parágrafo... fico sem paciência para lê-lo. Facilite a leitura dos seus escritos;

3. Cuidado com os gifs a mais (aqueles bonecos que se mexem). Repare: quantas imagens em movimento aparecem na Casa Claridade? Apenas uma!! (no topo da coluna da direita).

Se encher o seu blogue de ursinhos, estrelinhas, coraçõezinhos, e sei lá mais o quê, a sua página vai levar uma eternidade a carregar, e, visualmente, vai ficar cheia de tralha - o seu visitante nem vai saber para que lado olhar. Less is more...;

4. O terrível fundo preto... Eu não consigo ficar muito tempo em blogues com fundo preto. Porque o contraste de fundo preto com letras claras é agressivo para a vista. E não acho bonito/convidativo; pelo contrário, acho fechado. Escolha uma cor agradável e suave;

5. Arrume o seu blogue como arrumaria a sua casa. Centre o seu cabeçalho, coloque tudo organizado, ao seu gosto, mas lembre-se que aparência não é tudo. Seja genuíno nos seus textos. Escreva com o coração. Para coisas artificiais, basta ligar a televisão;

6. Se quer receber mais comentários no seu blogue, leia este post.

PODERÁ TAMBÉM GOSTAR DE LER

23 COMENTÁRIOS

  1. Hazel... qué importantes todos estos puntos!!!
    Es importantísimo todo lo que aquí expones: cuidar la ortografía, hacer varios párrafos para que no sea pesado a la vista y fácil de leer, cuidar la estética!!!
    Perfecto Hazel, adoré este post, gracias!!!!!!♥
    un beso

    ResponderEliminar
  2. Ótimas dicas! A Raquel acertou mesmo ao te pedir ajuda, seu blog é muuuuito legal, inspirador, simples, útil e... sempre que venho aqui saio com uma recarregada de energia boa. Juro! Venho todos os dias, inclusive pra escutar a trilha sonora.
    bj bj bj

    ResponderEliminar
  3. Também não gosto de blogs com cor preta, me sinto cansada e agredida...e inspirada no seu arrumei o meu!!!!
    Bjim...

    ResponderEliminar
  4. Excelentes as dicas e concordo com você. Mas vejo que os blogs que fazem mais sucesso são aqueles que oferecem textos pequenos e muitas fotos, me parece que as pessoas não gostam de ler. Pode ser preconceito meu, mas como gosto de escrever vejo que meus textos têm poucos comentários. Sei que as pessoas me visitam, mas comentam pouco e quase não se intressam em seguir o meu blog.

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Hazel querida...
    A raquel pediu ajuda para pessoa certa.
    Eu nunca havia me interessado por blogs, na verdade ouvia dizer mas nem conhecia, até que um dia pesquisando no google sobre feng shui, encontrei você. Fui olhando seu blog e fiquei contagiada pela energia positiva, gosto do jeito que você expõe suas idéias.
    Fiz um blog pra mim, claro que com meu estilo...como você disse, mas sempre estou por aqui curtindo seu blog.
    Um beijo!!!

    ResponderEliminar
  7. OLá sweetheart,

    sempre cheia de boas ideias!!!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  8. Oi Hazel, adorei suas dicas e, amiga, reli uma mensagem tua sobre superar uma fase má e chegar mais perto do sol...Te agradeço muito pela metáfora, muito importante pra mim! ;-) Grata de coração!

    ResponderEliminar
  9. Hazel,
    Tentei instalar um painel de visitantes como o seu - free neocounter, até consegui instalar, mas não ficou como o seu. Qual a opção para aparecerem todos os países com a quantidade de visitas? No meu só aparecia a bandeira do Brasil, com o número de visitantes online.
    Você pode me ajudar?

    ResponderEliminar
  10. Eu coloquei o contador no blog. No seu vejo que está o total de visitantes, não encontrei essa opção. No meu coloquei total visitors by city, acho que vai aparecer quem estiver on line.
    Acho que o seu não é assim, aparecem todos os visitantes de um período.

    ResponderEliminar
  11. Acho que agora consegui, obrigada pela força ;)

    ResponderEliminar
  12. Olá Hazel!
    Obrigada por partilhar o seu saber!
    Bjs

    ResponderEliminar
  13. Querida Haziel, agradeço suas preciosas dicas.

    Abraço

    Raquel

    ResponderEliminar
  14. Oi Hazel,
    Adorei as dicas.Principalmente novatas como eu que tenho mta dificuldade pra lidar com estas ferramentas. Adorei conhece-lá.
    Obrigada, beijos

    ResponderEliminar
  15. Adorei as dicas e concordo com vc. Ainda não consegui resumir mais os meus textos...mas devagar vou pegando o ritimo.(estava mais acostumada com as colunas de artigos). Como o blog permite mais imagens, acho que fica mais fácil...Há muitos recursos que eu ainda nao sei como usar...Mas o jeito é aprender apanhando mesmo...
    Obrigada

    ResponderEliminar
  16. Adorei suas dicas!
    pego tudo e guardo com carinho!

    obrigada,

    grande beijo

    ResponderEliminar
  17. Ótimas dicas, posso me apropiar de algumas?!

    a propósito, adorei o fundo novo!

    beijos!

    ResponderEliminar
  18. Menina, adorei as dicas. Voce sabe que por causa delas é que melhorei meu bloguito, né? Obrigada Hazel, voce é um "must", kkkkk, bjks

    ResponderEliminar
  19. Olá Hazel!

    Parabéns, seu blog é de uma doçura ímpar. Li todos os posts e fiquei com um gostinho de "quero mais". Simplesmente me viciei :)
    Adorei as dicas.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  20. Querida Hazel,
    todas essas dicas são importantes, mas para mim tudo se resume a isto" seja genuíno"! Quando somos verdadeiros escrevemos para nós, não para agradar a outros, até porque nunca conseguiremos agradar a todos. Então, basicamente, será ser fiel a si próprio.

    Beijocas.

    ResponderEliminar
  21. Olá Hazel, descobri teu blog hoje e não páro mais de lê-lo; estou adorando. Sou brasileira e inciante no mundo dos blogs, obrigada por compartilhar conosco tuas dicas.
    Super beijo
    karla

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário ♥