Como lidar com a inveja

quarta-feira, outubro 07, 2009


Anónima disse...

"Olá Hazel, adoro seu blogue e gostaria de algumas dicas de proteção contra pessoas invejosas (cunhada). Tudo que eu compro ou que ganho ela fica de olho.

Quando vem em minha casa, dá uma geral em tudo que tenho e se há algo de novo não sossega enquanto não descobre onde comprei. Preciso me proteger desta gente, o que eu faço?"


Querida Anónima,
Já falei sobre o tema da inveja num post mais antigo. Peço que o consulte aqui, para complementar esta resposta.

A inveja é a pior doença espiritual que existe.
É uma espécie de dor que o invejoso sente pelo sucesso alheio.
Umas vezes, somos invejados por pessoas que nem conhecemos. Outras, por pessoas muito próximas, inclusive dentro do próprio seio familiar.

Na minha opinião, se pressentimos aquele desagrado mal disfarçado vindo de um invejoso sempre que damos um passo em direcção ascendente, isso significa que essa pessoa só estará satisfeita se fracassarmos; só quando o nosso brilho pessoal se apagar o invejoso deixará de se sentir ameaçado.

E agora pergunto:
- Que benefício traz à nossa vida uma pessoa invejosa?
- Devemos perdoar?
- A inveja terá verdadeira cura?

Uma pessoa que a visita e inspecciona a sua casa com o típico olhar invejoso, está a lançar más energias, deixando o ambiente negativado, e a sugar a sua energia vital.
Não é uma visita bem-vinda, portanto, a meu ver.

Mas devemos perdoar. Sim, devemos. Atenção: perdoar não é o mesmo que consentir.
O perdão é apenas para nosso benefício, para que não entremos em sintonia com as baixas vibrações, e para manter a nossa aura limpa.
Não sinta mágoa ou ressentimento pela inveja da sua cunhada, pois assim estará a criar empatia com a vibração que vem dela, e a abrir um canal para seja profundamente atingida.

O facto de perdoarmos não implica, contudo, que continuemos a lidar com essa pessoa.

Não conheço cura para os invejosos. É, infelizmente, um mal que está demasiado enraizado em muitas pessoas para que se consiga eliminar facilmente. Vivemos num mundo de aparências, de ostentação, de competição... e a inveja é como um lobo esfomeado que espreita a cada esquina.

Voltemos à sua cunhada, e vejamos as alternativas:

1. Confrontá-la com a realidade, e dizer-lhe francamente o que sente.
Afianço-lhe, contudo, que a pior coisa que pode acontecer a um invejoso é ver-se desmascarado. Geralmente, reagem muito mal.

2. Continuar a fingir que não percebe, mas a sentir que as suas energias são sugadas e a sua casa negativada. Creio que é o que tem feito, não é? E não resultou, caso contrário, não estaria à procura de uma solução.

3. Afastamento. Sinceramente, acho que é a alternativa mais saudável.
Compreendo que isso possa causar apreensão, afinal, família é família. Mas nem sempre os sentimentos mais nobres provêm daqueles que estão ligados a nós por elos familiares.

Não estou a sugerir que se zangue ou corte relações com a sua cunhada.
Isso é desnecessário.

O meu conselho é no sentido de proteger a sua casa, afastando dela alguém que não fica feliz por si, e que sempre que a visita deposita umas gotas do poderoso veneno a que chamamos de "inveja".

Existem recursos para proteger o seu lar, conforme indico no outro post sobre a inveja, mas o mais saudável e eficaz é mesmo não ter de lidar com essas pessoas.

O nosso tempo de vida é demasiado precioso para desperdiçá-lo; não entre em sintonia com vibrações inferiores, não se consuma em ressentimentos e fuja de pessoas negativas.

Espero tê-la ajudado. Insisto novamente para que clique nas hiperligações e leia os posts que indiquei.

Hazel

PODERÁ TAMBÉM GOSTAR DE LER

37 COMENTÁRIOS

  1. Quando eu era mais jovem e mais tola, não dava muita importância para algumas coisas. Qualquer um podia entrar na minha casa. Por conta disso, alguns "vampiros" entraram e eu acabei perdendo muita coisa, como um casamento, por exemplo.;0(
    Hoje em dia, não convido pessoas negativas/invejosas/mal humoradas/etc para entrar na minha casa, não convido mesmo.

    ResponderEliminar
  2. Verdade Hazel, inveja é muito seria, temos que nos policiar a respeito disto, me policio sempre pois mesmo sem querer podemos passar adiante isso, tenho receio de voce ou outro blogueiro possa pensar que tenho inveja de criaçoes ou do espaço, pois as vezes crio alguma coisa parecida como o lustre da Laély ou os seus penduricalhos, e as vezes pego inspiraçoes como as da livs list e crio algo novo como o porta toalha, minha mente é bem criativa mais depois que passei a ver as criaçoes de outras pessoas, me ispirei mais e percebi que da pra se decorar uma casa do jeito que eu gosto com presente da natureza e agora estou tendo capacidade de criar coisa que gosto sem gastar guase nada, gostei muito desta experiencia :) e otima postagem, abraços!

    ResponderEliminar
  3. É sempre bom ler sobre um assunto assim, pois podemos identificar pequenos problemas que temos, refletir e melhorar. Muito bom.
    Olha, adorei suas dicas sobre o gatinho, vou levá-las comigo, pois para mim é uma novidade ter um gato. Olha eu passei um pouco de talco anti-pulgas nele e ele tá muito bem, com o pelo limpinho, tá lindo e mais fortinho também com a ração para filhote e a carne. Ele tá adorando e eu também, pois ele é muito carinhoso e companheiro. Logo vou colocar outras fotos dele.
    ;)

    ResponderEliminar
  4. Ah! Ele vai ao veterinário no sábado, já marquei, viu. uero ele bem saudável. Ele ainda não tem nome, pois não sei se ele é macho ou fêmea, acredita, mas a médica vai me dizer.
    ;)

    ResponderEliminar
  5. Nossa, parece muito com o problema que vivo. Passo por uma situação muito parecida. Já me afastei, faço de tudo para ter o mínimo de contato possível , mas volta e meia ela arruma uma maneira de se aproximar, de se chegar e me perseguir. Por que será que ela não desiste e vai viver a vida dela em paz com sua família? a única conclusão que posso tirar é que sou realmente muito essencia para sua felicidade, se minha imagem, meu nome nao estiver por perto, ela não está feliz. Só pode ser isso...

    ótimo texto, obrigada pelas dicas.
    bjs

    ResponderEliminar
  6. Concordo com tudo e ainda ressalto que os invejosos tem sempre o mesmo olhar
    Mas temos, dentro de nós força superior
    beijos

    ResponderEliminar
  7. Querida

    apenas a passar para agradecer a tua presença na Cova!!!

    Beijcoas grandes

    ResponderEliminar
  8. Poxa, não levava a inveja tão à sério... A inveja creio q seja tbm uma tentação p cada um de nós tbm. Penso q a melhor defesa é sempre o Amor, para respeitar e compreender a ascensão do próximo e tbm p nos defender dos invejosos pelo perdão, pois perdoar é praticar o amor.

    Bênçãos!

    ResponderEliminar
  9. Hazel, Hazel...rsrs , tem selo p vc em meu blog SPA! Vários! Você escolhe, se quiser...
    Bênçãos!

    ResponderEliminar
  10. Hazel, este post foi a explicação para o que eu senti ontem a noite (um grande mal estar ) depois de ter recebido a visita de uma pessoa que eu sempre imaginei invejosa, mas que não achei que pudesse me prejudicar, parece que foi respondido para mim. Muito obrigado pela resposta. beijos Filomena.

    ResponderEliminar
  11. Hazel, querida... Gostei muito dos seus posts sobre como se proteger contra a inveja.
    Depois de alguns anos de estudo de magia, me foi ensinado uma prática simples, porém de grande efeito para se proteger não só de invejas, mas também contra outros tipos de energias nocivas, porém acredito que só é possível "ensiná-lo", se assim posso chamar, para os iniciados na prática.
    Você faz aqui um belo trabalho para todos, onde o auxílio fica ao alcance da maioria que o deseje.
    Parabéns pelo amor em ensinar e colaborar para tornar as vidas das pessoas melhores!
    Beijos

    ResponderEliminar
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  13. Eu não consigo passar muitas coisas para as pessoas exatamente pela responsabilidade que temos perante o mundo astral e como diz algumas amigas blogueiras: "quero ser como você quando eu crescer..."
    Beijos

    ResponderEliminar
  14. Hazel, na frente da minha casa tenho alguns protetores, como plantas, meus dois sapos ( que incomodam muiito uma certa pessoa..r.sss). Tenho também meu mensageiro do vento (um sino de bambu) que também serve para diluir essas más energias.
    Mas quando senti que a coisa estava ficando mais complicada, parei de conviver com ela. Minha energia deu uma desequilibrada, mas agora tudo está voltando aos eixos novamente.

    Adorei o post!!
    Bjs!

    ResponderEliminar
  15. Nem de propósito este post. É que eu acho exactamente que estou a ser alvo de inveja, em relação à minha casa, comprada recentemente. Parece que está enguiçada. Não anda nem para trás, nem para a frente porque só têm surgido problemas e contra-tempos a empatar tudo. Eu própria me sinto com as energias em baixo e o meu blog ficou parado por falta de assunto :(
    Já me disseram para colocar sal em recipientes, nos quatro cantos da casa. E foi o que fiz. Obrigada pelas suas dicas.
    Bjs

    ResponderEliminar
  16. Olá querida, só passei para agradecer tua visita e acabei me distraindo no post sobre a inveja.
    Realmente é uma energia péssima.
    Minha dica para proteção é usar sempre a pedra hematita próximo de nós.
    Beijos mágicos

    ResponderEliminar
  17. Sabe o que eu mais gosto em suas postagens? Você não "viaja" no mundo espiritual. Você apresenta soluções bem reais, mundanas, práticas!

    Que no fim são bem mais práticas e de reposta rápida, se bem que nem sempre são as mais fáceis, como no caso da inveja.

    ResponderEliminar
  18. só digo que a inveja é uma coisa muito feia. é mesmo!

    ResponderEliminar
  19. Hazel,
    eu não acreditava(ou não queria acreditar) que existissem pessoas tão negativas e invejosas a ponto de afetar outras pessoas. Mas de um tempo pra cá pude vivenciar situações em que não me restaram duvidas de que a inveja existe e passa pela gente como um furacão devastando tudo a sua frente.
    Hoje evito tais pessoas e mesmo quando é impossível evitar (reuniao de familia) vejo meu Léo sofrer na pele. Mas hoje graças a Deus sei tomar providencias para que isso se afaste.
    beijos
    ***EDNA***

    ResponderEliminar
  20. Hazel, adorei as dicas, afinal as mas energias dos outros pode nos afectar, no entando é importante sabermos proteger desses olhares maleficos!
    Beijo doce

    ResponderEliminar
  21. Reyel:

    Obrigada pelos selos.

    Publico 2ª feira, nem que chovam canivetes.
    hahahaha


    Beijos!

    ResponderEliminar
  22. Hazel, penso exatamente como vc...ter amor no coração e não entrar na sintonia do invejoso. Eu simplesmente ignoro certos sentimentos negativos, qd os percebo, se não dou força à eles, eles não se concretizam!
    Bjs!

    ResponderEliminar
  23. Olà Hazel

    1° vez que faço um comentário no seu blog :-)
    Em Lisboa, há... muitos anos (eu tinha 25 ;-))) uma cigana olhou para mim, pegou na minha mão e disse-me, sem que tivesse perguntado nada, de ter muito cuidado com mulheres que tinham inveja...
    Anos passaram, muitas coisas correram bem e outras menos bem mas afastei sempre a negatividade da inveja simplesmente deixando de alimentá-la, de lhe dar importância. As vezes foi necessário fazer alguns rituais com sal, rosmaninho e incenso e funcionou mas o mais importante é não guardar rancor.
    A inveja dos outros... é problema deles. Ter medo dessa inveja e da maneira como pode nos afectar é abrir a porta a esse tipo de energia.
    Encontrar no fundo do coração um lugar em que aceitamos os outros como são, sempre foi para mim, uma maneira de aceitar o Mundo como é... perfeito na sua imperfeição, ou será, imperfeito na sua perfeição?

    Um abraço

    isabelle

    ResponderEliminar
  24. Mandei para você um pedido de ajuda de como me livrar de pessoas invejosas(cunhada), descule-me por não ter colocado minha foto, mais é que ainda não sei mexer muito em blogs... mas estou aprendendo.
    Agora o que posso carregar comigo para afastar toda inveja que as pessoas emanam, comrei um olho de boi, escutei que é bom tê-lo no bolso! Obrigada pelas suas ricas sugestões.
    Fabiana Freitas

    ResponderEliminar
  25. Ola Hazel,chamo me Marlene sou casada tenho um menino de 18 meses,a primeira vez que lhe escrevo pois vi a na 6 feira nas tardes da julia e gostei e entao fui ver o seu blog e adorei alem que me ensina muita coisa,talvez me podesse ajudar em questao ao mau olhado,inveja...nao sei,neste momento sinto me um pouco perdida,sinto me sozinha...deixo meu email para se poder falar mos melhor e eu poder contar lhe tudo melhor,(luis.marlene.jose@hotmail.com)beijinhos e fico aguardar

    ResponderEliminar
  26. Olá Hazel! Eu gostaria de te fazer uma perguntinha...
    Como você faz para lidar com a mágoa?
    Vc já ficou magoada com alguém?
    Sabe quando alguém fala algo pra vc e aquilo te chateia ao ponto de não conseguir esquecer? Pois é...
    Como vc lida com essas situações?
    Existe algum feitiço para colocar fora esses senttimentos que só nos faz mal?

    bjs!

    ResponderEliminar
  27. sbc:

    O seu perfil não está disponível, por isso a resposta segue aqui.

    Em relação à mágoa, não sou um bom exemplo. Não lido bem com isso, é uma lição que tem sido difícil de aprender.

    Existem feitiços em que podemos banir a mágoa, sim. Se quiser escrever-me, posso dar alguns conselhos: witchyhazel@gmail.com

    beijos

    ResponderEliminar
  28. Olá Hazel,
    Acreditas num ritual que existe para ver o mau olhado através do azeite?
    Isto tem estado mau por aqui, nestas ultimas semanas. Uma pessoa tem-nos feito esse ritual já por umas 6 ou 7 vezes e dá sempre que estamos bastante atacados principalmente eu e o meu filho. A ultima vez foi ontem de noite em que o coitado vomitou 5 vezes. E eu desde o dia 20 que tenho pequenas corrimentos com cor :(
    O pior é que tudo isto começou pouco depois do teste de gravidez dar positivo. Chego a pensar se alguém me terá rogado uma praga de aborto.
    :(
    Beijo e obrigada.

    ResponderEliminar
  29. Anónimo:

    Esse é um ritual muito antigo, que nunca fiz, por não lhe encontrar grande utilidade.

    O facto de acreditares que estão "atacados" é uma porta aberta para toda a espécie de negativismos.

    Existem vários tipos de amuletos, limpezas energéticas, banhos de ervas, defumações e banimentos que se podem fazer, mas a mais importante e poderosa aura de protecção e defesa deve partir de dentro de nós.

    Afastem-se de pessoas negativas a todo o custo, e vivam a gravidez com alegria, em estado de graça pela enorme bênção que receberam.

    Já dizem os antigos: "As pragas são como as procissões, e retornam sempre para o sítio de onde partiram." :)

    Beijos e boa sorte
    Felicidades!

    ResponderEliminar
  30. Então achas que nem diz se estamos nem ajuda a eliminar?

    Ao contrario do meu marido que sempre acreditou e sente o "ataque" eu nunca senti e sempre me considerei protegida e que isso não me atacava. Mas sinceramente depois dos últimos acontecimentos e com o meu marido a pedir à tal pessoa para ver isso no azeite... já nem sei bem o que pensar.

    Afastados andamos nós, principalmente desde que estou de cama.

    Obrigada pela ajuda, vou tentar focar-me a não deixar entrar nada de mau ;) e usar os meus cristais :)

    ResponderEliminar
  31. Anónimo:

    Existe uma frase antiga que diz "quem procura, sempre acha", e acho que aplica-se bem a esse ritual, que desaconselho.
    Não o façam mais, pois não vos traz paz de espírito e faz-vos andar na dúvida e na insegurança.

    Em vez disso, fortaleçam-se, concentrando os vossos pensamentos e energias no momento bonito que estão a viver.
    Consulta o médico para te certificares que está tudo bem e afastem-se das pessoas negativas.
    A pedra-da-Lua é um cristal muito favorável para as mulheres grávidas. O quartzo rosa também, e ainda ajuda a acalmar os vossos receios. Limpa-as, energiza-as e coloca na tua mesa-de-cabeceira.
    Já consideraste comprar um chamador de Fadas?

    Não pensem mais nas palavras "inveja" nem "ataque", pois têm uma energia tão negativa e cortante como uma espada afiada.
    Apaguem-nas dos vossos pensamentos e diálogos, e substituam-nas por outras que vos inspirem força e união.
    Tudo há-de correr bem.
    Boa sorte e um beijinho

    ResponderEliminar
  32. Hazel,

    Dia 11 é que vamos saber se está tudo ok... a ver vamos.
    Tenho ambas as pedras... amanhã trato já do assunto.
    O chamador de fadas já andei a namora-los :) na altura não avancei pois o preço era alto por algo tão pequeno e fez-me desistir, até andei a ver se encontrava no ebay mais em conta mas não cheguei lá porque não encontrei o nome correcto em inglês... mas se calhar agora é uma boa altura para adquirir um :)
    O mais difícil vai ser mesmo fazer o homem deixar de acreditar nisso do azeite, é algo que está MUITO enraizado nele... Qd se diz atacado às vezes já recorre à minha turmalina ou olho de tigre mas raras são as vezes que não pede aquilo do azeite.
    Por mim continuarei a acreditar que só entra o que eu deixar e que tenho a protecção necessária que sempre tive :)

    Entretanto como bruxa que és já deves saber quem sou... hahaha... só para esclarecer pq escrevi aqui e não para o mail: Não estou no meu pc e lá é que tenho o teu mail no thunderbird. O portátil que tenho usado para aceder à net é do meu homem e não tenho nada meu configurado...

    Obrigada pela ajuda e pelo esclarecimento em relação ao azeite.
    :)

    ResponderEliminar
  33. Anónimo:

    Em vez de fazerem o ritual do azeite, que desaconselho, podes dizer ao teu marido que ande com um ónix preto. É o cristal de protecção mais poderoso, e absorve toda a espécie de negativismos.
    Deve limpá-lo com muita regularidade, e não precisa de mais nada (muito menos do azeite).
    Submerge-o em sal durante a noite, e no dia seguinte está limpo.

    Sei quem és, sim. Mas estou a fingir que não sei porque tenho muito respeitinho pela privacidade alheia. :)
    Eu aqui sou como um padre. Salvo seja! (uma bruxa dizer que é como um padre... lol - mas deu para entender).
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  34. O melhor é oferecer um fio com um ónix ao homem :) Até está quase a fazer anos!

    Também tenho o ónix, não o uso tanto porque li algures que é uma pedra que precisa de ser limpa mais vezes que a turmalina, pois esta repele em vez de absorver como o ónix. O que faz com que a turmalina precise ser menos limpa.

    Mas também não dá trabalho limpa-lo e pode ser que o homem acalme...

    Obrigada padre de vassoura!!! hahaha

    ResponderEliminar
  35. Anónimo:

    Não é boa ideia um ónix num fio.
    O ónix é uma pedra muito densa e está associada ao nosso chakra de Estrela da Terra, que fica na zona dos pés.
    Usá-lo ao pescoço irá interferir energeticamente com os chakras superiores.
    Podes, contudo, oferecer-lhe um anel de ónix.
    Ou então uma pedra rolada de ónix para ele usar no bolso das calças.

    A turmalina, porque tem uma formação estriada (as ranhuras) actua de forma diferente do ónix. Enquanto o ónix absorve, ela desvia, tal como os pára-raios. Por isso, não requer tantas limpezas.
    No entanto, quando as energias são desviadas, em algum lugar irão "rebater", percebes o que quero dizer? Por isso, acho o ónix mais indicado.
    Beijinhos**

    ResponderEliminar
  36. Huummm... ok! Agora fiquei mais esclarecida.
    Seja estão a pedra rolada.
    Obrigada!!!

    ResponderEliminar
  37. Olá, também sofro muito com uma cunhada.Faço de tudo para ficar longe de tudo que diz respeito a ela,ela tem uns 50 anos solteira e mora com os pais, que por sinal sofrem muito com ela.Mesmo mantendo distância não frequentando a casa de minha sogra ela me persegue de todas as formas,chega a ser perigosa. Vai atrás de tudo que diz respeito a mim,meus conhecidos ,visinhos, até no meu trabalho ela me percegue. Já não sei mais o que fazer.Cheguei a pensar em vender tudo que tenho e ir embora.A inveja dela é tão grande que agora ela percegue minha filha de apenas 17 anos.Ela não vive, passa a vida dela em prol de tentar me prejudicar. Sua rinha começou com meu marido, se ele houvir falar o nome dela , se ele tiver comendo alguma coisa ele larga, perde o apetiti de tamanho seu desprezo por ela.Todos os dias ao dormir peço a Deus por ela, para que ela seja feliz e me deixe em paz.As coisas que ela faz contra mim e tão pesada que tenho vergonha de expor aqui.Minha família e amigos dizem que é inveja e que ela é muito perigosa, para que eu tome cuidado.Já não sei mais o que fazer.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário ♥