Furar conchas... o segredo!

quarta-feira, junho 09, 2010

Durante longos e obscuros anos, fechei-me nas catacumbas desta casa em busca do segredo para fazer furos em conchas como quem procura o elixir da vida eterna.

De cabelo em pé e olhos raiados de sangue, furei como uma louca com o berbequim, que escaldava e me deixava nervosa com medo de furar um dedo em vez da concha.
Não resultou.

Tentei com facas tão afiadas como a espada de um samurai, acompanhadas de gritos agudos e estridentes. Não resultou. Recorri à minha visão-laser. Ainda menos!

Após muitas experiências frustradas, num dia em que o Sol brilhava com mais intensidade, finalmente descobri o grande segredo.

Na euforia da descoberta, fiz espanta-espíritos de conchas como uma máquina desgovernada. Toda a gente me perguntava como é que eu conseguia furá-las.

Ah! Então queriam que lhes desse ali, num segundo, a solução de algo que me levou anos, conchas partidas e dedos cheios de cortes a conseguir? Hã, hã?
O segredo é meu! SÓ MEUUU!!!, pensava eu, enquanto respondia delicadamente:
"Um destes dias ensino-te."

Ora, hoje acordei uma mãos-largas. É hoje que vos ensino tudo sobre furos em conchas.
Vamos lá. Para furar uma concha, o habilidoso leitor vai necessitar de:

- uma concha!
- martelo
- um prego forte
- um pano dobrado

Coloque tudo no chão, dobre o pano bem dobrado por baixo da concha, e martele o prego com jeitinho até furar.

Bah. Lá acabei por contar...

Os espanta-espíritos de conchas agora vão tilintar por todo o lado até já não os podermos ouvir. Se é para viver num mundo mais bonito e zen... que seja!

De martelo na mão,
Hazel

PODERÁ TAMBÉM GOSTAR DE LER

32 COMENTÁRIOS

  1. ola amiga,pois se aqui houvesse praia...eu iria mesmo buscar as conchas que gosto muito e fazia um espanta espiritos,alias ate fazia varios,mas infelizmente...oh agora fiquei triste...olha so para a semana e que recebes aquilo,beijinhos e obrigada por tudo o que partilhas connosco

    ResponderEliminar
  2. Oi Hazel minha flor linda!
    Hahahaha...eu não sei se foi um preságio!!!! Muitas das coisas que falo se concretizam (isso é fato rsrrs), mas existem tbm aquelas que me passam pela cabeça e se vão...não sei, foi forte qdo olhei a foto...vamos precisar aguardar rsrsrs...E agora vc revela segredos depois de uma noite de amor hahaha...ai ai ai será????? hahahaha...
    Qto as conchas...meninaaaa aconteceu comigo o que aconteceu c/ vc! Qtas conchinhas eu não quebrei!!! Daí tive a brilhante e trabalhosa idéia de colar c/ super bonder uma miçanga atrás da concha, e por alí passava fio de nylon, de linha, entende?! Mas que trabalheira que deu!!! rsrsrs Depois uma garota que viu minha pergunta a respeito num blog, respondeu dizendo que em lojas que se vende material pra bijuterias, eles vendem um aparelhinho que fura! Eu ainda não comprei, mas fica aí a dica, se vc quiser procurar na sua cidade. Mas que vou utilizar a sua dica preciosa, ahhh vou mesmo! rsrsrs Simples, prática e barata! rs.
    Amei a dica de ontem tbm! Arrasou!
    Beijinhos flor, e tenha um lindo e luminoso dia.

    Flores e Luz.

    ResponderEliminar
  3. Que bela ideia que me deste agora!!! Um espanta espiritos de conchas era tudo de bom aqui para a minha barraca! E com tanta concha que eu tenho ali no jardim e muitas delas já com furo feito pela grande Mãe!
    Vou investigar algumas imagens e tirar umas ideias!
    Beijinhos
    Silvia

    ResponderEliminar
  4. Bom dia Hazel,

    Obrigada por dividir conosco "O" segredo...hehe
    Seus textos são muito divertidos. Mesmo que a gente não saia por aí a furar conchas, vale demais vir aqui e ler suas postagens.
    Torna o dia mais leve :)
    Beijo,

    Andreia
    http://universoemcores.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Eeeebaaa!!!
    Já saio "fincando" pregos por toda parede...agora vou às conchas!!!

    Grata pela dica!

    Beijo de luz à irmã da luz!

    ResponderEliminar
  6. Te imagino sentada ao sol, naquela cadeira da casa claridade, toda feliz com as conchas furadas...*)

    Sempre quando pego conchas, acabo por deixa-las de volta, porque pensava não sei como furar *(
    Agora sei!!

    Ah, obrigada Consorte!

    rs. beijo, Cora!

    ResponderEliminar
  7. Amiga Hazel, acabo de ler um post seu sobre como conservara o pão sem que este fique duro...(aliás os posts brotam assim e eu penso- nossa este nunca li, e é assim todos os dias, haha), bom lendo, vocês chamam o café da manhã de pequeno-almoço, achei tão lindo, nunca havia pensado, nesta palavra para o café!
    Você poderia fazer um post sobre essa diferenças em nossa língua, você falando ficaria muito engraçado, já até imagino *)
    Um beijo, Paloma.

    ResponderEliminar
  8. Estava a ler o teu post e a pensar que com uma agulha podia dar também. Óbvio que, com as conchas mais duras seria mais difícil furar. Tenho uma caixa cheia de conchas e búzios, ver se experimento esta técnica.

    beijinhos de brisa do mar! :)

    ResponderEliminar
  9. Nossa...o seu blog é muito muito lindo!Cada vez que venho aqui me sinto leve!!

    Bjos!

    ResponderEliminar
  10. Ai ai…. Se eu soubesse disso há uns 4 ou 5 anos atrás… sniff sniff. Tentei fazer um espanta-espíritos com conchas apanhadas na praia, mas tal como tu desisti! Não arranjei forma de furar as conchas e acabei por desistir. Ainda fui a uma casa de artesanato que vende coisas feitas de conchas, perguntar como se fazia e o senhor disse-me que só com uma máquina própria. Resignei-me que não dava e esqueci o assunto.
    Agora vem uma fadinha desvendar um segredo tão profundo e, salvar espanta-espíritos por esse mundo a fora…..
    Muito obrigada pela gentileza e, já agora, obrigada ao Consorte por tão inspirada noite amorosa, que fez-te revelar o segredo. He he

    Daniela
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Olá! Hazel
    Você é danada mesmo não há nada que não consiga hein!
    Já vi que vou ter que sair a procurar conchas, pois houve uma grande empolgação aqui no meu lar, e realmente, temos que agradecer ao Consorte por esse feito rsrsrs!
    Bjs!
    Ser Estranho Ser!

    ResponderEliminar
  12. Eu tentei fazer uma vez furos em uma concha... e não davam certo.
    Gostei da dica! Obrigado

    ResponderEliminar
  13. Amiga bruxinha, muito bom saber esse segredo que na verdade é tão simples. Que descubras outros tantos em recompensa a tua generosidade de compartilhar conosco. Assim seja!

    Muuuuito obrigada mil vezes pela sua resposta ao meu sonho! Embora seja do chocalho que preciso consegui fazer o filtro. Ficou um troço rs... (postei hoje) Estou juntando o que preciso para fazer o chocalho. Li a página do site que você me indicou e realmente percebi que preciso mesmo urgentemente de um chocalho. Rá!!! Mais uma vez obrigada e abençoada sejas!

    Beijos na alma, querida!

    ResponderEliminar
  14. Oi, Hazel!
    Melhor que furar conchas é ter uma noite de amor, hein?! hehehe
    Moro na praia mas não vou atrás de conchinhas... Que vergonha!
    Obrigada pela dica.
    Beijos. :*

    ResponderEliminar
  15. Olá Hazel,

    Adorei sua visita no meu blog! Obrigada pelo carinho e sensibilidade.
    Venho sempre te visitar, pois, me sinto sempre muito bem acolhida por aqui.
    Um abraço poético

    ResponderEliminar
  16. Graças a sua generosidade, agora sabemos como furar as conchas. E olhe que tenho muitas, não que more próximo à praia, mas, sempre que vou, tenho o hábito de pegá-las para colecionar. Vamos aproveitar que está boazinha e nos ensine a fazer o tal espanta-espíritos, rss
    beijos

    ResponderEliminar
  17. O que o Consorte é capaz de fazer...Sim porque foi graças á noite que revelas-te este segredo...então muito obrigada consorte...Queria muito saber fazer um espanta espiritos com conchas...

    ResponderEliminar
  18. Oi Hazel!
    Adoro ler os teus posts. O teu jeito leve e alegre de escrever me faz sorrir enquanto leio.
    Obrigada por partilhar o teu segredo! Quando eu tiver conchas vou tentar.

    beijos

    ResponderEliminar
  19. Excelente dica, parece ter tudo para dar certo e até ser simples, mesmo assim eu sou tão má nessas coisas que vai-se a ver furava meu dedo o que só dava espanta espíritos em filme de terror...
    Beijo

    ResponderEliminar
  20. Gostei especialmente do "espírito-zen", que proporcionou a partilha da descoberta do ôvo-de-Colombo !

    O segredo está nas pequenas coisas...
    Muitas vezes ficamos dando voltas, quando a solução era a mais óbvia possível.

    Viva a Hazel !!!
    Beijo

    ResponderEliminar
  21. Querida amiga.
    Mas porquê tanto segredo?Não estou aqui para dizer que já sabia . Realmente sempre furei conchas e com muita facilidade. Agora ponho-lhe um outro problema:- Tente furar Vidro e fazer um espanta espíritos de vidro. Não sabe furar vidro? Se não souber, pergunte, pois explico de boa vontade. É mais simples do que pensa. Sabendo de antemão que o vidro é mais rijo que as conchas e mais estaladiço, é um problema? Desdes já previno para ter muito cuidado ao tentar, pode cortar-se a valer. Também é necessário obter certas ferramentas que possuo. Um abraço e bom sucesso.

    ResponderEliminar
  22. Olá a todos.
    Eu também tenho um truque para furar conhas - material necessário: um simples corta-unhas (nao sei como se chama no Brasil). Há uma peca encaixada no corta-unhas que tem uma ponta em forma de gancho - nao faco ideia qual será a sua funcionalidade mas lá que esta ponta é bem jeitosa para furar conchas lá isso é.
    Basta ir rodando a ponta de mental sobre a parte da concha que queremos furar até fazer um buraquinho - há que ir doseando a pressao para nao partir. É certo que nao resulta em todas as conchas, pois as mais frágeis tendem a partir, mas gracas a esta descoberta até eu que sou uma leiga (eum destastre, diga-se) em trabalhos manuais consegui fazer um espanta-espíritos com conchinhas.

    Beijos,

    Ana D. (Lisboa)

    ResponderEliminar
  23. Obrigado ;)

    tambem ja parti muitas, e o seu espanta espiritos eu me lembro é lindo, me traz tranquilidade, a alguns dias que penso em fazer alguma coisa com as poucas conchas que tenho, um espanta espiritos eu acho, aqui conheço como mensageiro dos ventos, novamente obrigado ;)

    ResponderEliminar
  24. olá , adorei a ideia de furar uma concha com um prego , mas eu presiso de ajuda para furar um buzio para fazer uma pulseira , acha que me pode ajudar ??
    P.S: Adorei a sua ideia de fazer um espanta espiritos com conchas , se encontrar alguma vou fazer um .

    ResponderEliminar
  25. Adoreiii a sua forma de expressar essa arte de furar búzios!! valeu pela dica!!

    ResponderEliminar
  26. Ri de me acabar do começo ao fim do post e finamente sei o q fazer com as 216541354 conchas q eu sempre colhia na praia pra fazer colares e brincos mesmo sem saber como fazê-los XD

    Muito obrigada o/

    ResponderEliminar
  27. Nossa eu consiguii furar a conchinha do mar!... Muitíssimo obrigada!

    ResponderEliminar
  28. Vc só agregou uma de suas habilidades que devem ser muitas ,obrigada por passar seu segredo e continue assim somando para este mundo que é maravilhoso mas poucas pessoas como vc são tão especiais ....abraços

    ResponderEliminar
  29. QUERIDA AMIGA TENHO O GRATO PRAZER DE VIVER NUMA CASA MESMO EM FRENTE AO MAR. UM DOS MEUS PASSATEMPOS PREFERIDOS E ANDAR PELA PRAIA A APANHAR CONCHAS E OUTRAS COISAS LARGADAS PELO MAR, OBRIGADA PELA DICA DE COMO FURAR CONCHINHAS POIS JA HA BASTANTE TEMPO QUE TENHO VONTADE DE FAZER UM ESPANTA ESPIRITOS PARA DECORAR A MINHA SALA. BJO A.P PORTUGAL

    ResponderEliminar
  30. ola tudo bom? estou com uma duvida enorme! como faco para escrever em conchas pequenas? qual melhor maneira, sera q vc sabe? bligadinhaaaa

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário ♥