Furar conchas... o segredo!

quarta-feira, junho 09, 2010

Durante longos e obscuros anos, fechei-me nas catacumbas desta casa em busca do segredo para fazer furos em conchas como quem procura o elixir da vida eterna.

De cabelo em pé e olhos raiados de sangue, furei como uma louca com o berbequim, que escaldava e me deixava nervosa com medo de furar um dedo em vez da concha.
Não resultou.

Tentei com facas tão afiadas como a espada de um samurai, acompanhadas de gritos agudos e estridentes. Não resultou. Recorri à minha visão-laser. Ainda menos!

Após muitas experiências frustradas, num dia em que o Sol brilhava com mais intensidade, finalmente descobri o grande segredo.

Na euforia da descoberta, fiz espanta-espíritos de conchas como uma máquina desgovernada. Toda a gente me perguntava como é que eu conseguia furá-las.

Ah! Então queriam que lhes desse ali, num segundo, a solução de algo que me levou anos, conchas partidas e dedos cheios de cortes a conseguir? Hã, hã?
O segredo é meu! SÓ MEUUU!!!, pensava eu, enquanto respondia delicadamente:
"Um destes dias ensino-te."

Ora, hoje acordei uma mãos-largas. É hoje que vos ensino tudo sobre furos em conchas.
Vamos lá. Para furar uma concha, o habilidoso leitor vai necessitar de:

- uma concha!
- martelo
- um prego forte
- um pano dobrado

Coloque tudo no chão, dobre o pano bem dobrado por baixo da concha, e martele o prego com jeitinho até furar.

Bah. Lá acabei por contar...

Os espanta-espíritos de conchas agora vão tilintar por todo o lado até já não os podermos ouvir. Se é para viver num mundo mais bonito e zen... que seja!

De martelo na mão,

Hazel

PODERÁ TAMBÉM GOSTAR DE LER

32 COMENTÁRIOS

  1. ola amiga,pois se aqui houvesse praia...eu iria mesmo buscar as conchas que gosto muito e fazia um espanta espiritos,alias ate fazia varios,mas infelizmente...oh agora fiquei triste...olha so para a semana e que recebes aquilo,beijinhos e obrigada por tudo o que partilhas connosco

    ResponderEliminar
  2. Oi Hazel minha flor linda!
    Hahahaha...eu não sei se foi um preságio!!!! Muitas das coisas que falo se concretizam (isso é fato rsrrs), mas existem tbm aquelas que me passam pela cabeça e se vão...não sei, foi forte qdo olhei a foto...vamos precisar aguardar rsrsrs...E agora vc revela segredos depois de uma noite de amor hahaha...ai ai ai será????? hahahaha...
    Qto as conchas...meninaaaa aconteceu comigo o que aconteceu c/ vc! Qtas conchinhas eu não quebrei!!! Daí tive a brilhante e trabalhosa idéia de colar c/ super bonder uma miçanga atrás da concha, e por alí passava fio de nylon, de linha, entende?! Mas que trabalheira que deu!!! rsrsrs Depois uma garota que viu minha pergunta a respeito num blog, respondeu dizendo que em lojas que se vende material pra bijuterias, eles vendem um aparelhinho que fura! Eu ainda não comprei, mas fica aí a dica, se vc quiser procurar na sua cidade. Mas que vou utilizar a sua dica preciosa, ahhh vou mesmo! rsrsrs Simples, prática e barata! rs.
    Amei a dica de ontem tbm! Arrasou!
    Beijinhos flor, e tenha um lindo e luminoso dia.

    Flores e Luz.

    ResponderEliminar
  3. Que bela ideia que me deste agora!!! Um espanta espiritos de conchas era tudo de bom aqui para a minha barraca! E com tanta concha que eu tenho ali no jardim e muitas delas já com furo feito pela grande Mãe!
    Vou investigar algumas imagens e tirar umas ideias!
    Beijinhos
    Silvia

    ResponderEliminar
  4. Bom dia Hazel,

    Obrigada por dividir conosco "O" segredo...hehe
    Seus textos são muito divertidos. Mesmo que a gente não saia por aí a furar conchas, vale demais vir aqui e ler suas postagens.
    Torna o dia mais leve :)
    Beijo,

    Andreia
    http://universoemcores.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Eeeebaaa!!!
    Já saio "fincando" pregos por toda parede...agora vou às conchas!!!

    Grata pela dica!

    Beijo de luz à irmã da luz!

    ResponderEliminar
  6. Te imagino sentada ao sol, naquela cadeira da casa claridade, toda feliz com as conchas furadas...*)

    Sempre quando pego conchas, acabo por deixa-las de volta, porque pensava não sei como furar *(
    Agora sei!!

    Ah, obrigada Consorte!

    rs. beijo, Cora!

    ResponderEliminar
  7. Amiga Hazel, acabo de ler um post seu sobre como conservara o pão sem que este fique duro...(aliás os posts brotam assim e eu penso- nossa este nunca li, e é assim todos os dias, haha), bom lendo, vocês chamam o café da manhã de pequeno-almoço, achei tão lindo, nunca havia pensado, nesta palavra para o café!
    Você poderia fazer um post sobre essa diferenças em nossa língua, você falando ficaria muito engraçado, já até imagino *)
    Um beijo, Paloma.

    ResponderEliminar
  8. Estava a ler o teu post e a pensar que com uma agulha podia dar também. Óbvio que, com as conchas mais duras seria mais difícil furar. Tenho uma caixa cheia de conchas e búzios, ver se experimento esta técnica.

    beijinhos de brisa do mar! :)

    ResponderEliminar
  9. Nossa...o seu blog é muito muito lindo!Cada vez que venho aqui me sinto leve!!

    Bjos!

    ResponderEliminar
  10. Ai ai…. Se eu soubesse disso há uns 4 ou 5 anos atrás… sniff sniff. Tentei fazer um espanta-espíritos com conchas apanhadas na praia, mas tal como tu desisti! Não arranjei forma de furar as conchas e acabei por desistir. Ainda fui a uma casa de artesanato que vende coisas feitas de conchas, perguntar como se fazia e o senhor disse-me que só com uma máquina própria. Resignei-me que não dava e esqueci o assunto.
    Agora vem uma fadinha desvendar um segredo tão profundo e, salvar espanta-espíritos por esse mundo a fora…..
    Muito obrigada pela gentileza e, já agora, obrigada ao Consorte por tão inspirada noite amorosa, que fez-te revelar o segredo. He he

    Daniela
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Olá! Hazel
    Você é danada mesmo não há nada que não consiga hein!
    Já vi que vou ter que sair a procurar conchas, pois houve uma grande empolgação aqui no meu lar, e realmente, temos que agradecer ao Consorte por esse feito rsrsrs!
    Bjs!
    Ser Estranho Ser!

    ResponderEliminar
  12. Amiga bruxinha, muito bom saber esse segredo que na verdade é tão simples. Que descubras outros tantos em recompensa a tua generosidade de compartilhar conosco. Assim seja!

    Muuuuito obrigada mil vezes pela sua resposta ao meu sonho! Embora seja do chocalho que preciso consegui fazer o filtro. Ficou um troço rs... (postei hoje) Estou juntando o que preciso para fazer o chocalho. Li a página do site que você me indicou e realmente percebi que preciso mesmo urgentemente de um chocalho. Rá!!! Mais uma vez obrigada e abençoada sejas!

    Beijos na alma, querida!

    ResponderEliminar
  13. Oi, Hazel!
    Melhor que furar conchas é ter uma noite de amor, hein?! hehehe
    Moro na praia mas não vou atrás de conchinhas... Que vergonha!
    Obrigada pela dica.
    Beijos. :*

    ResponderEliminar
  14. Olá Hazel,

    Adorei sua visita no meu blog! Obrigada pelo carinho e sensibilidade.
    Venho sempre te visitar, pois, me sinto sempre muito bem acolhida por aqui.
    Um abraço poético

    ResponderEliminar
  15. Graças a sua generosidade, agora sabemos como furar as conchas. E olhe que tenho muitas, não que more próximo à praia, mas, sempre que vou, tenho o hábito de pegá-las para colecionar. Vamos aproveitar que está boazinha e nos ensine a fazer o tal espanta-espíritos, rss
    beijos

    ResponderEliminar
  16. O que o Consorte é capaz de fazer...Sim porque foi graças á noite que revelas-te este segredo...então muito obrigada consorte...Queria muito saber fazer um espanta espiritos com conchas...

    ResponderEliminar
  17. Oi Hazel!
    Adoro ler os teus posts. O teu jeito leve e alegre de escrever me faz sorrir enquanto leio.
    Obrigada por partilhar o teu segredo! Quando eu tiver conchas vou tentar.

    beijos

    ResponderEliminar
  18. Excelente dica, parece ter tudo para dar certo e até ser simples, mesmo assim eu sou tão má nessas coisas que vai-se a ver furava meu dedo o que só dava espanta espíritos em filme de terror...
    Beijo

    ResponderEliminar
  19. Gostei especialmente do "espírito-zen", que proporcionou a partilha da descoberta do ôvo-de-Colombo !

    O segredo está nas pequenas coisas...
    Muitas vezes ficamos dando voltas, quando a solução era a mais óbvia possível.

    Viva a Hazel !!!
    Beijo

    ResponderEliminar
  20. Querida amiga.
    Mas porquê tanto segredo?Não estou aqui para dizer que já sabia . Realmente sempre furei conchas e com muita facilidade. Agora ponho-lhe um outro problema:- Tente furar Vidro e fazer um espanta espíritos de vidro. Não sabe furar vidro? Se não souber, pergunte, pois explico de boa vontade. É mais simples do que pensa. Sabendo de antemão que o vidro é mais rijo que as conchas e mais estaladiço, é um problema? Desdes já previno para ter muito cuidado ao tentar, pode cortar-se a valer. Também é necessário obter certas ferramentas que possuo. Um abraço e bom sucesso.

    ResponderEliminar
  21. Olá a todos.
    Eu também tenho um truque para furar conhas - material necessário: um simples corta-unhas (nao sei como se chama no Brasil). Há uma peca encaixada no corta-unhas que tem uma ponta em forma de gancho - nao faco ideia qual será a sua funcionalidade mas lá que esta ponta é bem jeitosa para furar conchas lá isso é.
    Basta ir rodando a ponta de mental sobre a parte da concha que queremos furar até fazer um buraquinho - há que ir doseando a pressao para nao partir. É certo que nao resulta em todas as conchas, pois as mais frágeis tendem a partir, mas gracas a esta descoberta até eu que sou uma leiga (eum destastre, diga-se) em trabalhos manuais consegui fazer um espanta-espíritos com conchinhas.

    Beijos,

    Ana D. (Lisboa)

    ResponderEliminar
  22. Obrigado ;)

    tambem ja parti muitas, e o seu espanta espiritos eu me lembro é lindo, me traz tranquilidade, a alguns dias que penso em fazer alguma coisa com as poucas conchas que tenho, um espanta espiritos eu acho, aqui conheço como mensageiro dos ventos, novamente obrigado ;)

    ResponderEliminar
  23. olá , adorei a ideia de furar uma concha com um prego , mas eu presiso de ajuda para furar um buzio para fazer uma pulseira , acha que me pode ajudar ??
    P.S: Adorei a sua ideia de fazer um espanta espiritos com conchas , se encontrar alguma vou fazer um .

    ResponderEliminar
  24. Adoreiii a sua forma de expressar essa arte de furar búzios!! valeu pela dica!!

    ResponderEliminar
  25. Ri de me acabar do começo ao fim do post e finamente sei o q fazer com as 216541354 conchas q eu sempre colhia na praia pra fazer colares e brincos mesmo sem saber como fazê-los XD

    Muito obrigada o/

    ResponderEliminar
  26. Nossa eu consiguii furar a conchinha do mar!... Muitíssimo obrigada!

    ResponderEliminar
  27. Vc só agregou uma de suas habilidades que devem ser muitas ,obrigada por passar seu segredo e continue assim somando para este mundo que é maravilhoso mas poucas pessoas como vc são tão especiais ....abraços

    ResponderEliminar
  28. QUERIDA AMIGA TENHO O GRATO PRAZER DE VIVER NUMA CASA MESMO EM FRENTE AO MAR. UM DOS MEUS PASSATEMPOS PREFERIDOS E ANDAR PELA PRAIA A APANHAR CONCHAS E OUTRAS COISAS LARGADAS PELO MAR, OBRIGADA PELA DICA DE COMO FURAR CONCHINHAS POIS JA HA BASTANTE TEMPO QUE TENHO VONTADE DE FAZER UM ESPANTA ESPIRITOS PARA DECORAR A MINHA SALA. BJO A.P PORTUGAL

    ResponderEliminar
  29. ola tudo bom? estou com uma duvida enorme! como faco para escrever em conchas pequenas? qual melhor maneira, sera q vc sabe? bligadinhaaaa

    ResponderEliminar
  30. Boa noite pessoal tem uma maneira melhor e prática de furar as conchinha saber a lixa que compramos pra lixar parede pronto tá aí a solução.
    Pegue as conchinha na parte mais grossa começa a lixar a parte grossa aí vai fazer um furinho os furinho várias de seu arcodo quanto mais lixar mais grande ficar.
    Bjs
    Dica fácil de mais muito prático mesmo pessoal
    Bom pra quem faz artesanato.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário ♥