Poupe dinheiro enquanto preserva a Natureza

segunda-feira, junho 07, 2010

Aqueles que mais se empenham em preservar os recursos da Mãe-Natureza são também os que mais poupam o seu dinheiro.

A Ecologia está ao alcance de todos. Basta um pouco de boa-vontade e criatividade.
Mais do que uma "moda" ou um "estilo de vida"... é um dever.

Partilho convosco alguns dos meus hábitos diários. Espero inspirar-vos.

1. Mesmo desligados, os aparelhos eléctricos ligados na tomada consomem electricidade!

Por isso, uso extensões eléctricas com interruptor nas zonas do computador e da televisão.
Sempre que não estamos a utilizar estes aparelhos, desligamos o botão da extensão, cortando, assim, a passagem de electricidade.

Para quem não tem extensões com interruptor, pode sempre optar por tirar as fichas das tomadas.
Há sempre solução!



2. Preferimos sempre lenços de tecido para nos assoarmos.

Quando estão sujos, colocamos na máquina de lavar, e podem ser reutilizados ad eternum!

Já pensou em fazer o mesmo?


3. Quando vamos tomar duche, e esperamos que a água do chuveiro aqueça, usamos um garrafão de água de 5 litros [com o gargalo cortado] para aproveitar toda essa água que, de outra forma, seria desperdiçada.

Até a água aquecer, gastam-se exactamente 5 litros.

A nossa família, composta por 3 criaturas que tomam duche todos os dias, com este insignificante hábito, poupa... 450 litros de água por mês!
E... 5.400 litros por ano!

[Só para terem noção, 5.400 litros de água daria para encher 40 (sim, quarenta!) banheiras.]

Aproveitamos essa água para encher o autoclismo (basta tirar a tampa que está em cima, e vazar lá para dentro) e para lavar o chão. E tudo o que precisamos são apenas 2 garrafões com o gargalo cortado.

Trazemos água das fontes de Sintra para regar as nossas plantas.


4. Uso alcofa ou sacos de tecido para fazer as compras no supermercado.
Guardo-os no porta-bagagens do carro, para tê-los sempre à mão quando preciso, e não correr o risco de me esquecer deles em casa.

Quando vamos à Farmácia ou a lojas onde compremos artigos de tamanho reduzido, recusamos os sacos de plástico, e trazemos as compras nas mãos.




5.Tudo o que possa ser reciclado, guardamos até surgir oportunidade de passarmos por um ponto de reciclagem. A saber:

- Rolhas de cortiça - colocamos nos depósitos para rolhas que existem à entrada dos hipermercados;
- Aparelhos eléctricos avariados - deitamo-los nos "Pontos Electrões" que estão nos estacionamentos dos hipermercados;
- Óleos alimentares - despejamos em frascos de vidro; quando estão cheios, colocamos nos "Oleões";
- Plástico, Metal e Papel - deitamos no ecoponto;
- Pilhas - no Pilhão;
- Medicamentos fora de prazo - entregamo-los nas Farmácias, onde são depois recolhidos para ser devidamente tratados.

E mesmo assim, temos noção de que ainda fazemos pouco.
Gostaria de conhecer novas ideias. Conte-me os seus hábitos ecológicos+económicos!

PODERÁ TAMBÉM GOSTAR DE LER

37 COMENTÁRIOS

  1. Ahhhh cá estás tu!!! Pensei que andavas perdida por alguma praia deserta!
    Felizmente já sigo essas recomendações, detesto sacos de plástico por isso qts menos melhor e aqui em caso passo a vida a ver o que mais posso desligar!
    Beijinhos
    Silvia

    ResponderEliminar
  2. Estou totalmente de acordo com as tuas práticas, as quais já são as minhas há bastante tempo.Além destas, e como tenho um quintal bastante grande, todas as folhas, ramos, alguns restos da cozinha, e tudo mais que se decomponha vai para a compostagem.Passado um inverno,é um optimo adubo para as plantas.Elas agradecem.
    Ana

    ResponderEliminar
  3. Olá Hazel, eu simplesmente não consigo mais deixar de separar todo lixo, até tampinhas de garrafa de cerveja e levo em um supermercado pertinho de casa para os depósitos de recicláveis, o óleo eu separo em garafas de refrigerante e dou para pessoas que fazem sabão caseiro (não faço, pois minha pele das mãos não aceitam esse sabão) ou troco nesse mesmo supermercado que a cada 4litros de óleo usado eles dão 1l de óleo novo, separo os jornais e revistas e dou para catadores de papelão que aqui no Brasil (devido a pobreza e falta de empregos) está se tornando uma profissão! Sobre as sacolas plásticas eu ainda não consegui deixá-las de lado, pois as compras aqui na minha casa são muito grandes devido a família também ser grande então eu as uso para colocar o lixo de casa e tem mais; nesse mesmo supermercado que frequento as sacolas são feitas para se auto-desmancharem, para não poluir tanto o meio ambiente,se ficarem guardadas por muito tempo elas se dissolvem, as que eu não uso eu coloco para reciclagem.A água estou me policiando para gastar cada vez menos, mas aqui na minha cidade tem muito pó que vem da queima da cana-de-açucar de onde se faz o álcool para abastecer automóveis e açucar branco, minha cidade fica nos arredores das usinas e é um tipo de cinza preta que vem como vento quando há queima (apesar de ser proibida ainda existe para não causar desemprego em massa dos cortadores de cana);é o terror das donas de casa e das pessoas alérgicas, só com muita lavação para se ter casa e quintal limpos! Assim vou tentando fazer a minha parte! Visite o blog Ecomeninas, que elas focam esses aspectos de defender o meio ambiente! Bjs

    ResponderEliminar
  4. Oi Hazel, acho que sua atitude deveria ser a de todos, não se trata somente de pagar uma conta mais baixa e luz e sim de preservar o planeta, qto as sacolas de tecido e a reciclagem sou adepta total, adorei fazer parte da petição, sou jardinista e sou contra á poda de árvores, a menos que seja necessário para a saúde delas.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Oi linda

    Imagine se todos nos cuidassemos do nosso planeta,mas infelizmente esta não a realidade.Então temos que nós unir para conseguir até as pequenas coisas....aqui a casas que recebem o óleo sujo e transforma em sabão e de da duas barras,ou então entregamos para alguma entidade.Já assinei a lista espero conseguirmos acabar com esta loucura que cortar arvores conhecidas no mundo todo.
    Deusa
    vasinhos coloridos

    ResponderEliminar
  6. Ótimas dicas Hazel!!!
    Eu também uso a água da máquina de lavar roupas, para lavar a área de serviços.
    Beijo,

    Andreia
    http://universoemcores.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. As rolhas costumo guarda-las para usar nas garrafas de licor.

    Também aproveito a água do banho.

    Usos lâmpadas economizadoras.

    Aproveito as janelas o máximo possível para iluminar a casa.

    Desperdícios de fruta e legumes deito no quintal.

    Reciclo pilhas.

    Uso toalhetes de bebé reutilizáveis.

    (...)

    ResponderEliminar
  8. Aqui em casa, usamos a água da máquina de lavar para deixar o quintal limpo, temos sacola retornáveis, e também nas pequenas compras não levamos sacola, usamos a luz natural em toda a casa durante o dia, (com uma leve exceção daquele quarto que te mostrei), é pouco concordamos nisso, estamos tentando fazer mais...*)

    Boa idéia a da água do chuveiro!

    Quanto a petição esta assinada e será por mim divulgada!

    ah, se me permite estava com tanta saudade de você, juro!! *)

    Um beijo grande, Cora!

    ResponderEliminar
  9. Oi! Hazel
    Seu te contar o que acontece onde trabalho... aiai! Então como sabes trabalho em um hipermercado ( extra)do grupo pão de açucar, você já deve ter ouvido falar, sou chefe de seção na frente de caixa e tenho como uns dos objetivos é o controle de embalagens plásticas, é claro que a conscientização começa nas pessoas que trabalham comigo, isso é fácil. Agora parece quase impossível ensinar os clientes ou seja, conscientizar os mesmos a não usar sacolas plásticas, tem cliente que além de pedir a caixa de papelão ainda coloca suas compras nas sacolas aff, e eu tenho que sorrir e falar : Senhor quem usa papelão não deve usar as sacolas plásticas, vamos pensar no planeta, ah... o que ouço rsrsrs, um monte de palavrões, mas deixo né fazer o que? São pessoas que nem conheço e tenho que dar um atendimento ótimo. Mas é claro que tem os educados, pessoas conscientes que levam suas sacolas retornáveis ehehe, daí falamos assim: muito obrigada Senhor por trazer suas sacolas retornáveis o planeta agradece!
    Difícil né!!! Mas com o tempo tenho certeza que mudaremos, pelo menos na minha loja o gasto é bem pequeno e sempre aviso os clientes que logo não teremos mais sacolas plásticas.
    As sacolas retornáveis custam
    $ 1, 99 um valor bem pequeno, e coloco penduradas bem na frente dos clientes.
    Gostei muito do que publicou, pois são coisas que fazem muita diferença.
    Que a sua semana seja cheia de luz!
    Bjs!
    Ser Estranho Ser!

    ResponderEliminar
  10. Oi!
    Publiquei como C. Mas levei uma bronca e estou me redimindo.
    Sou eu !
    Ser Estranho Ser!

    ResponderEliminar
  11. Que maravilha, Hazel!
    É isso mesmo, minha amiga, a gente tem de fazer a nossa parte, e pedir que os amigos sigam nossos exemplos.
    As mudanças de atitudes não são nada fáceis, pois exigem atenção maior em tudo que se faz. A hora, porém, não é de comodismos, até porque não há muito tempo a perder.
    Cada um tem de fazer a sua parte, e até mesmo cobrar dos nossos supermercados esclarecimentos e ações sobre a reciclagem dos produtos que vendem.
    Eu e Flora já demos palestras para empregados do maior supermercado da nossa cidade, abordando temas como reutilização e reciclagem, e até a necessidade de redução do que se compra. E isso foi falado diante de uma das diretoras, sem nenhum constrangimento.
    É preciso começar comprando menos, evitando desperdícios. É preciso evitar produtos que tenham excesso de invólucros ou embalagens com produtos nocivos à natureza como o isopor, por exemplo.
    Devemos recusar-nos a comprar produtos das empresas que agridem o meio ambiente, poluindo ou degradando as nossas reservas.
    É preciso ter coragem para se expor a críticas e nunca ter medo de declarar o que se pensa. Mas, não basta só falar, é preciso tomar atitudes.
    Espero que os seus mais de 1000 seguidores sigam também as suas atitudes ambientalistas.
    Meus parabéns, Hazel!
    A Mãe-Natureza agradece às Filhas da Terra que assumem o seu amor
    a Ela com ousadia e coragem.
    Um abraço ecológico.
    Gilberto.

    ResponderEliminar
  12. Querida Hazel:
    Como disse o Gilberto, meu parceiro nessa cruzada ambiental, seu blog tem a oportunidade de mostrar esses exemplos ótimos.
    Já pensou se seus mais de 1000 seguidores começarem a agir dessa forma ecologicamente correta ?
    Salvamos o Planeta !!!

    - Aqui na minha cidade ainda estamos implantando a coleta seletiva, mas nós já separamos nosso lixo desde 1992, quando viemos morar no Sítio.

    - Todo o lixo limpo doamos para uma vizinha que vende para reciclagem.
    - Nossa água vem de mina, que jorra dia e noite como a Natureza quer, mas ainda assim, eu reaproveito a água da lavagem de roupa para aguar as plantas ou lavar o chão.
    - Usamos saco de pano para fazer café.
    - Filtro de barro para água. (Nada de comprar garrafas de água !)
    -Etc, etc, etc.

    Parabéns pela postagem !
    Beijo

    PS: posso colocar seu link na relação dos participantes da Teia Ambiental ?

    ResponderEliminar
  13. Achei óptima a ideia de aproveitar a água enquanto aquece. Já tinha pensado no desperdício que é, mas como só tenho uma plantinha e lavo a louça na máquina (bem aproveitada acaba por se gastar bem menos água que lavando à mão, foi o que me disseram), não me lembrei que poderia reaproveitar essa água do chuveiro para o autoclismo e mesmo para lavar o chão:) estamos sempre a aprender!
    ah, coisa que me irrita é aqui em casa carregarem os telemóveis e depois deixarem os carregadores na tomada! rrr...lá anda a Ana a desligar tudo.
    A única coisa aqui que já tentei e não consigo são os lenços de pano, eu sou pessoa de muito ranhinho quando estou atacada, não dá :s
    outra coisa que acho que não referiste, guardanapos de pano! Eu lembro-me quando era mais pequenita, lá em casa cada um tinha os seus, os meus eram rosa e brancos aos quadradinhos, mas depois veio a era descartável...estou a tentar voltar a eles, ainda andam lá por casa e tudo:)
    assim de repente não me ocorre mais nada além do que escreveste...
    beijinho e parabéns pelo bom trabalho;)

    ResponderEliminar
  14. Na minha casa eu procuro fazer o possível para poluir menos o nosso meio ambiente, utilizo a agua que sai da maquina de lavar para limpar a casa dos cachorros, guardo latinhas de refrigerante e cerveja para a reciclagem,e procuro reaproveitar tudo, as garrafas pet eu uso para guardar agua na geladeira, faço vaso para temperos,dou para minha avó colocar leite no frezzer...se todos nós fizessemos um pouco que fosse já daria um alívio no nosso planeta.

    ResponderEliminar
  15. Adorei e retwittei, porque é um post muito útil para o planeta.

    No meu blog, tenho um cantinho só para os 3 Rs: Reduzir o consumo, Reutilizar e Reciclar. Passe lá!

    http://fernandareali.blogspot.com/search/label/ecologia

    ResponderEliminar
  16. A almofada é para ser usada como botija de água quente. Humedece-se e coloca-se no microondas 2 mn na potencia máxima. Estas sementes "armazenam" a temperatura que lhes é dada durante bastante tempo. E digo temperatura pois tb pode ser colocada no congelador ou frigorifico por um bocado para situações em que o frio é mais adquado. Mas vou ter de comer muita cereja ainda para encher uma almofadinha para aí com 15x20!!!

    ResponderEliminar
  17. Aqui fazemos o possível. Estou guardando óleo de cozinha para fazer sabão. Rá! Quanto a petição, já assinei. Beijos na alma, querida!

    ResponderEliminar
  18. São tão simples as dicas... e realmente boas.

    Há dias fui á farmácia comprar um medicamento ( bem pequeno ). Logo a senhora prontamente coloca no saco o medicamento.
    Digo-lhe "Não é preciso eu coloco-o na bolsa"... quando a simpática senhora me responde : "Não paga mais por isso" !!

    Claro que eu não pago mais por isso directamente... mas indirectamente sim... mais um saco minúsculo que não serve para nada a não ser fazer publicidade e que vai directamente para o lixo.
    São poucas ainda as lojas que perguntam : Quer saco ?

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
  19. Hazel, querida, fiz um post hoje e a Selena disse que talvez você possa me ajudar a desvendar um sonho. Por favor, quando tiveres um tempinho dê lá uma espiada e deixe uma opinião, pode ser? Desde já, obrigada 3x. Beijos na alma, linda bruxinha!

    Link do post: http://spa-meripellens.blogspot.com/2010/06/fase-india-liberado.html

    ResponderEliminar
  20. òtimo seu post, além de não gostar das sacolas platicas..ainda fico sempre ajuntando as que param aqui no pátio do condominio.. e colocando no, lixo antes que vá para um rio, ou sei lá onde..
    eu guardo os óleos,gorduras em recipientes para reutilização, aqui no sul já existe uma empresa que transforma o óleo de cozinha em biocombustivel, eles instalarão uma empresa identica na Africa por conta da copa, tipo experimento, depois irão assinar o contrato para permanecerem lá..tomara.
    eu guardo a agua da maquina do enxague para lavar as mais escuras e só então ocupo para lavar o chão..
    banhos aqui é rápido.
    separo os lixos..organicos para não sujar o outro e ser aproveitado..
    pilhas vão pára as coletas.
    acho qeu ainda falta muito, as pessoas não estão concientes em ajudar só sabem do problema e pronto..não ligam muito..
    bjs

    ResponderEliminar
  21. Eu também sou contra todo e qualquer desperdício seja de dinheiro seja de recursos naturais.
    Aqui reaproveito a agua do enxágue da máquina de lavar roupa para lavar a sacada e o chão.
    Só uso lâmpadas econômicas em todas as peças da casa.
    Retiro das tomadas os aparelhos que não estão em uso.
    Não lavo a louça com a torneira jorrando água (como algumas pessoas que conheço mas que são um caso perdido diga-se de passagem...)
    O óleo de cozinha deixo nos pontos de coleta bem como pilhas usadas.
    Levo minha sacola debaixo do braço para trazer as compras e por aí vai ... Assim vamos fazendo a nossa parte.
    Tomara que este post inspire aqueles que ainda não tem atitude ecológica.

    Abraços...

    Márcia

    ResponderEliminar
  22. Também faço o mesmo que tu! Só me lembrei ainda de uma coisa que faço que não referiste que é separar as tampinhas das garrafas de água, dos detegentes, iogurtes e outros produtos alimentares... Coloco-as todas dentro de garrafões que faço um buraco para caberem as maiores e entrego a instituições. Neste momento estou a juntar para uma menina com paralesia cerebral da minha terra que precisa de uma cadeira de rodas eléctrica e para um menino de um terrinha vizinha que precisa de uma mão robótica que perdeu quando brincava com um foguete.
    Já há muito tempo que faço isso, mas este ano pensei em levar isto mais a sério e pus a escola toda a recolher e já temos praticamente 1 metro cúbico de tampinhas. Até fizémos um cubo de madeira para as guardar... Um dia farei um post sobre isso!
    Beijjinhos e parabéns por contribuires para o bem do nosso planeta!

    ResponderEliminar
  23. Hazel, lindinha.
    Todos temos q.fazer a nossa parte p/ajudar este nosso planeta Azul.
    Aqui, em Santos, há a coleta seletiva, e a comunidade aqui é bem colaboradora...mas ainda há quem não adere.Há sempre as exceções, né?
    Quanto a petição, já assinei, com muito prazer.Aqui no meu jardim, evito podar minhas arvorezinhas...quero q.elas cresçam...bem altivas..rs..e bonitas...
    Bjinhos iluminados.
    Orávia.

    ResponderEliminar
  24. Muito útil o seu post , Hazel!Venho tentando seguir muitas das suas medidas. Só me diz uma coisa, onde vc deposita aquilo que de fato vai para o lixo, como restos de comida e outros detritos ? VC compra saco plástico para esse fim?Eu reaproveito os saquinhos do mercado e por isso ainda os utilizo,penso que o ideal seria fazê-los de material reciclável, como citado por uma de suas leitoras.

    ResponderEliminar
  25. Sandra Vallim:

    O lixo orgânico eu coloco em sacos de plástico (reaproveito-os dessa forma). Deixo encher bem, para aproveitar ao máximo, e depois deito fora.
    Vivendo em apartamento, não me restam mais alternativas para esse tipo de lixo.
    Houve pessoas que vivem em casas e comentaram que reaproveitam os restos de comida para fazer compostagem. Achei muito bom.
    Beijos

    ResponderEliminar
  26. Realmente só mesmo tu para me ajudares na cena dos feeds! É que já tinha lá colocado um post a pedir ajuda para isso mas ninguém me deu resposta ;(
    Já lá andei, agora não sei se consegui! lol, sou um bocado limitada nestas coisas mais tecnicas da net!
    Beijinhos e obrigada!

    ResponderEliminar
  27. Oi! Ótimo post! faço também algumas coisas como tirar os aparelhos da tomada, e assoar em uma toalhinha bordada rs,

    mais sei que faço imensamente pouco ainda, a do chuveiro bem lembrado, e as sacolas de compras estou pensando a meses em comprar uma reutilizável, mais eu uso as de plástico para colocar lixo,

    aqui em casa passamos a separar o lixo orgânico do lixo seco, mais as vezes infelizmente acho inútil, pois o caminhão de lixo mistura tudo... eu ouvi falar que la no aterro sanitário eles separam mais vai saber,

    as vezes eu coloco as cascas na composteira mais a minha não é grande,

    no shopping center da cidade tem um local que recolhe óleo sujo, eu sei fazer sabão! mais da um trabalho...

    gostei do toque ;)

    ResponderEliminar
  28. ps: li o comente da cecilia, retrata muito bem, aqui tem mesmo catadores que recolhem com carinhos improvisados tudo o que se ache na rua que seje reciclavel.

    ResponderEliminar
  29. oh minha querida aí está um post de utilidade publica-eu nunca me lembrei de poupar a agua do banho mas aproveitamos a agua das chuvas para regar o quintal-as cascas de ovos vao para as plantinhas(dica da gaspas)lampadas economicas claro-os sacos plasticos sao evitados ao máximo rolhas neste momento decoram uma jarra-pilhas para o pilhao ...e com as revistas e publicidade faço os vasos que decoram e servem para arrumar coisinhas miudas.

    ResponderEliminar
  30. um post excelente e muito esclarecedor
    se todo mundo começar a fazer isto teremos ou deixaremos um mundo um pouco melhor para os que virão

    beijos

    ResponderEliminar
  31. Eu também faço a minha parte, reciclo embalagens e afins, vidros, papel e cartão, rolhas, pilhas, tinteiros, electrodomésticos, medicamentos. Uso os sacos de plástico para o lixo biológico e o de reciclagem.

    Também se não preciso, nas lojas dispenso o saco que dão, para coisas pequenas. Ponho na carteira e está despachado.

    Dou roupas e coisas que já não uso a quem precisa.

    Aproveito folhas de papel, imprimidas ou escritas que tenham uma página em branco, que já não preciso, para cortar em quadrados pequenos e assim fazer folhinhas de recados ou apontamentos. Corto-as e guardo-as numa pastinha, que ficou com o nome de pastinha das folhas de rascunhos. Estão sempre a mão e ecológicas.

    Tento ter só as luzes que preciso acesas e, com lâmpadas económicas. Desligar carregadores da ficha, eu desligo e o marido liga. Desligo a impressora quando não está a uso e, ele refila porque sempre que precisa tem de ligar tudo de novo. He he

    Uma falha minha, tá complicado mas ainda chego lá, “tento” se “tento”, quando for abrir o frigorífico tirar tudo ou pôr tudo o que preciso de uma só vez, mas não vale a pena, fica sempre alguma coisa de fora ou por dentro, aaaaaaaaaaaahhhhhhhhhhhh. Quanto mais tento mecanizar a coisa pior sai, mas vou tentando, pode ser que um dia não tenha de o abrir muitas vezes. J

    Há outras coisas que aproveito e faço umas invencionices, o que era descartável passa a ser uma coisa nova e útil.
    Só houve uma dessas invenções que saiu cara, aproveitei uma caixa de sapatos para fazer uma caixa para tralhas do marido e, como a caixa estava um bocado estragada, comprei papel para a forrar numa casa de material para artesanato. Os olhos bateram num verde lindo enrugado, e foi tal o entusiasmo que nem vi bem o preço, quando cheguei a caixa e vi o preço, fiquei ….., mas já me tinha encantado com ele e trouxe-o. No final a caixa ficou mais cara do que se tivesse comprado uma, mas ao menos foi feita por mim com muito amor para o marido (o meu consolo, he he).

    Mas a minha principal contribuição para o planeta e, que considero que é onde muita gente falha, infelizmente, é andar pouco de automóvel. Tudo que posso fazer indo de transportes públicos ou a pé, opto por um desses meios. O carro fica para aquilo que não dá para ser de outra maneira.
    Ando muito a pé, o que só faz bem a saúde (física, mental e espiritual), ao planeta e ao bolso. Ao menos assim são menos gases a poluir o ar.
    E de transportes públicos (no meu caso autocarro) também se desanuvia, vê-se a paisagem, vê-se coisas que de carro nos passam ao lado, e pormenores da natureza que nos encantam.
    E este acho que é calcanhar de Aquiles de muitas pessoas que fazem reciclagem, mas não largam o carro por nada, mesmo distâncias pequenas vão de carro (até para comprar pão), podiam ir trabalhar de transportes porque é perto e até a pé, mas implica esforço físico, abrir mão do comodismo, não é chique, e é desprestigiante porque é coisa de pobre!!!


    Daniela

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  32. Uma família com habitos exemplares vou procurar seguir alguns habitos que ainda não temos cá em casa...

    ResponderEliminar
  33. Tenho alguns destes cuidados diáriamente, mas foi bom aprender mais alguma coisa...:)

    ResponderEliminar
  34. Este post está excelente!
    É sempre bom motivar as pessoas para a ecologia/poupança!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  35. Boas dicas! Vou fazer um post sobre as poucas coisas que faço cá em casa, ainda quero melhorar muito nesse sentido e quero também aprender a fazer detergentes caseiros amigos do ambiente e da nossa saúde. Cada vez mais tento "fugir" aos produtos quimicos, mas não é fácil. Se conheceres alguma receita caseira, por favor partilha connosco.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  36. Amén, amén, amén....! Excepto nos lenços de tecido :(
    Não consigo...Acho nojento. Bem sei que é uma questão de hábito....

    ResponderEliminar
  37. Fernanda:

    Não é nada! ahahahahah

    É nojento se não trocares de lenço, isso sim. Só tens que ter um bom stock de lenços de tecido (da mesma forma que farias com os de papel).

    Logo que o lenço fique sujo, da mesma forma que ficaria o de papel, coloca-lo na máquina de lavar - aí é que está a diferença, pois o de papel coloca-se no lixo.

    Experimenta lá, sem preconceitos, e vais ver como não vais achar nada nojento.

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário ♥