Ter auto-confiança

sexta-feira, outubro 15, 2010

Há algum tempo atrás, um rapaz jovem deixou aqui um comentário pedindo-me que publicasse um feitiço para ter auto-confiança.

Tenho andado estes dias todos a magicar nisto... e a coisa não vai lá assim.
A Magia não deve ser usada para nos desviarmos do percurso que temos de fazer, por muito merdoso e ranhoso que este seja.

Para ti, que me escreveste (e para quem mais precisar):
És jovem, por isso é normal que te sintas inseguro. Ainda te estás a adaptar ao mundo e ao teu corpo, que está a mudar. Eu também passei por essa fase, e não foi fácil.
Tinha vergonha que olhassem para mim, mas ninguém se compadecia de mim por isso.

Pelo contrário. Muitos, não me consideravam; outros, troçavam de mim, e ainda outros teciam críticas. Que era magra demais. Que não tinha roupas bonitas (e de marca, claro).
Que o meu cabelo era "tão" feio, dizia uma tia minha. Que isto. Que aquilo. E eu acreditava. Chorava às escondidas. Ficava triste, azeda, magoada. Sentia-me rejeitada.

Um dia, descobri que o verdadeiro problema estava na crueldade das pessoas, que se compraziam e alimentavam das minhas fraquezas através desse vampirismo psíquico.
E eu estava a permitir isso, por inexperiência de vida.

Então, aquela voz, que era a minha pior inimiga, e repetia sem parar as críticas que os outros faziam, mudou o discurso.

Tornou-se a minha melhor amiga, e elogiava-me cada vez que me via ao espelho. Dizia-me que, afinal, o meu cabelo não era feio, só não usava o shampôo certo e não estava cortado como eu queria, mas como me impunham.

Que não sou magra, mas elegante, e que há milhões de mulheres que adoravam conseguir ser assim. Muitas morrem a tentar. Que devo usar as roupas que gosto, e não as que os outros aprovariam. Que fico bonita quando sorrio.

Essa amiga, que é tão fixe, sou eu mesma.

Passei a tratar-me bem.  E, quando isso aconteceu, deu-se uma situação engraçada:
As mulheres que me criticavam, passaram a olhar-me com despeito, e os homens que troçavam de mim, passaram a olhar-me com luxúria.
E agora sou eu que não considero esses gansos fala-barato, porque sou um cisne.

Hoje, com mais de 30 anos de vida, posso andar de nariz empinado na rua e nem me importo se pareço convencida, pois não preciso da opinião ou da aprovação de ninguém.
Foi um longo caminho em busca de mim mesma.

É isto que tu queres, rapaz? Este poder, esta força?
Pois não precisas de feitiços. Este poder e esta força já são teus, só não sabes que os tens.

Muda a tua forma de pensar acerca de ti mesmo. Deixa lá os outros.
Se te fazem sentir mal contigo mesmo, então, não te merecem.

Mas, para não dizeres que sais daqui de mãos a abanar e, como hoje é dia de Afrodite, a Deusa que também trata dos assuntos da beleza e auto-estima, aqui vai um pequeno ritual para te ajudar a gostares de ti mesmo:

Escreve uma frase simples, mas forte e lisonjeira num pedaço de papel, e cola-a no espelho da tua casa-de-banho. Não sejas comedido nem humilde nas palavras. Pensa em grande!

"Sou belo e desejado."
ou
"Sou lindo, saudável e próspero."
ou
"Sou um bonzão. Um gato."

Eu gosto de:
"Poderá um carvalho comparar-se a um bambu?"
Significa que cada um de nós é belo e perfeito justamente como é, seja gordo, magro, alto, baixo, branco, preto ou amarelo. Cada pessoa tem a sua própria beleza, e NUNCA, NUNCA, NUNCA devemos permitir que idiota algum nos diga o contrário.

Como eu dizia, cola essa frase no espelho e, todos os dias, logo que te levantas, serão as primeiras palavras que lês. Não te esqueças de sentir no teu corpo e na tua alma cada palavra.
Sorri, por dentro e por fora. Nada de cara feia para o espelho.

[Aqui tens uma banda-sonora adequada, para dar um certo salero: Air - Sexy Boy (clicar)]

E há-de haver um dia, jovem rapaz, em que o papel vai descolar-se do espelho com os vapores dos banhos, e cair para o chão, mas nem vais dar pela sua falta, porque hás-de ter tudo interiorizado, e caminhas pela rua em passo seguro e nariz empinado.
E aqueles que te faziam sentir inseguro, vão querer ser como tu...

Com as bênçãos de Afrodite,

PODERÁ TAMBÉM GOSTAR DE LER

35 COMENTÁRIOS