Os Cristais - utilidades e a sua limpeza | Casa Claridade

18/01/11

Os Cristais - utilidades e a sua limpeza


Se estiverem limpos e energizados, os cristais filtram as energias densas, auxiliam na meditação, absorvem negativismos, clarificam a mente, facilitam o contacto com os planos subtis, libertam de traumas e bloqueios, atenuam a dor física e emocional, favorecem a comunicação, atraem amor e prosperidade, aceleram o processo de regeneração celular, ajudam a tratar doenças, atenuam estados de melancolia, desenvolvem a auto-confiança, aliviam o stress, activam a sexualidade e a fertilidade, e têm tantas outras aplicações.

Cada cristal é um universo com as suas próprias características.

Como limpar?

A limpeza de alguns cristais com água, embora pareça inofensiva, pode danificá-los. A pirite, galena, calcopirite e hematite oxidam em contacto prolongado com a água. A sodalite, howlite, unakite, turquesa e mesmo o jade, pelo seu grau de dureza, tornam-se baços. A selenite dissolve-se. A malaquite liberta substâncias tóxicas.

Ainda assim, os seguintes cristais podem ser limpos com água: todos os quartzos (hialino, rosa, fumado, leitoso, rutilado, turmalinado, ametista, citrino), axinite, turmalina negra, granada, goldstones, ágatas, olho de tigre, de gato e de falcão, obsidianas, jaspes, aventurina, ónix.

Aproveite a água da chuva, que é muitíssimo poderosa. Quando chover, coloque-os num coador de rede grande, estenda um braço de fora da janela, e ponha-os à chuva! Depois, deixe-os secar sobre um pano branco.

Os mesmos cristais que podem ser limpos com água, podem igualmente ser limpos recorrendo às forças telúricas. Para isso, basta envolvê-los num pano branco e enterrá-los na terra durante uma noite.


Em caso de dúvida, opte pela limpeza por defumação.

Acenda um incenso natural, de boa qualidade (sem componentes sintéticos), segure o cristal, e rode-o sobre o fumo, de forma a que todas as suas faces sejam defumadas.

Se tiver uma drusa* de tamanho suficiente, use-a para limpar e energizar as pedras roladas que não podem ser molhadas e jóias com cristais embutidos, colocando-os sobre a drusa durante uma noite.

* Uma drusa é um aglomerado de vários cristais individuais. Veja na foto acima o exemplo de uma drusa de ametista com pedras roladas e um anel sobre ela.

Outra alternativa que serve para todos os tipos de cristais consiste em limpá-los com Reiki.

Beijos cristalinos,

Hazel