O que é um "pomander"?

quinta-feira, julho 05, 2012


As damas da corte usavam este bonito objecto que enchiam de ervas e óleos perfumados para disfarçar os maus odores, numa época em que se acreditava que os banhos eram prejudiciais à saúde.

Havia uma preferência para usá-lo perto da bainha dos vestidos, para que o perfume libertado dançasse e deixasse um rasto de sedução conforme caminhavam.

Mas a bela e astuciosa Rainha Catarina de Médicis dominava os segredos da Velha Arte; o seu pomander continha ervas que só ela conhecia, e a função de ambientador era a menos importante deste misterioso objecto...

As ervas secretas que ela guardava nos vários recipientes do seu pequeno pomander eram cuidadosamente escolhidas para afastar as más energias e as doenças.

O facto é que Catarina de Médicis ultrapassou a esperança média de vida da época, vivendo até aos 70 anos, escapando da morte causada pela peste.

E os pomanders sobreviveram até aos dias de hoje. Podemos encontrá-los representados por peças de joalharia, feitos em madeira, flores, frutos...


Um pomander faz-se dando vários cortes pequenos na casca de uma laranja ou tangerina e introduzindo em cada um deles cravos alternados com pauzinhos de canela.

O seu pomander estará pronto para perfumar os armários ou como ambientador na sala, suspenso na chaminé...

Beijos perfumados,



PODERÁ TAMBÉM GOSTAR DE LER

8 COMENTÁRIOS

  1. Oi Hazel,

    Hihihi,que diferentes eram os antigos,rs.Ainda bem que esse tempo de ficar sem tomar banho já passou.
    Adorei saber sobre esse objeto.E como fazer um...
    Abraços e tudo de bom!

    ResponderEliminar
  2. Muito legal!!

    Vou fazer!

    ResponderEliminar
  3. Eu me delicio com a leveza e a magia dos seus "posts"!!! Adoro muito!!! Grande beijo no coração de vocês, Luis Cesar (S.Paulo, Brasil)

    ResponderEliminar
  4. Sim, magia da boa! E leve mesmo, concordo como Luis.

    Eu não conhecia o pomander. Acrescentei mais esse item em minha vida. Aliás um item bem cheiroso.

    Abraços

    ResponderEliminar
  5. Amei a sua idéia de fazer um pomander com uma laranja, cravos e pedacinhos de canela. Com certeza deve ter um perfume delicioso. Por quanto tempo a laranja se conserva ? Você poderia, por favor, me dizer? Quero fazer um pomander já. E obrigada por mais uma dica tão feminina e caseira.

    ResponderEliminar
  6. Lenora:

    A laranja conserva-se para sempre!
    O perfume dura cerca de 1/2 semanas, ela fica seca, mas mantém-se sempre bonita. :)
    Beijos!

    ResponderEliminar
  7. Saudades deste cantinho,inspirador,mágico,acalantador,energizante...Tempo que não visitava e por acaso novamente,adoro passear por aqui.Que bom estas no face fica mais fácil estarei lá tb.Um abraço azul e muitas e belas inspirações para ti,adorei as mudanças que fizesta por aqui!!Até qualquer dia!!!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário ♥