Avançar para o conteúdo principal

Japamala





Um japamala é composto por 108 contas de madeira que servem de guia na entoação de mantras ou orações, formando uma corrente de energia. Não é preciso seguir uma religião em particular para fazer uso do Japamala, basta compreender o seu significado.

Japa = repetição/sussurrar
Mala = corrente/colar.

A sua utilização regular aumenta a capacidade de concentração, clareia e serena a mente, acalma a ansiedade, facilita a ascensão para estados meditativos e, por conseguinte, para o contacto com os planos divinos.

De acordo com os escritos dos Vedas, o 108 é o número em que se divide o tempo entre passado, presente e futuro. O diâmetro do Sol tem 108 vezes o diâmetro da Terra.

Como utilizar?
Segura-se o Japamala com uma mão, mantendo-se os dedos mínimo, anelar e médio unidos, com o Japamala apoiado sobre o dedo médio. O polegar puxa as contas na nossa direcção, uma para cada mantra entoado. Começa-se sempre a partir da conta mais próxima do Meru (a "vassourinha" vermelha). Considera-se que Meru simboliza Deus, pelo que nunca se passa por cima dele. Assim, quando chegamos ao Meru, se quisermos continuar, temos de voltar atrás.

Quanto mais utilizar o seu Japamala, mais ele absorverá a sua energia, tornando-se um objecto sagrado, um talismã que atrairá sorte, protecção, abundância, plenitude, concentração e realização espiritual. 

Sob os auspícios de 108 mantras,

Hazel
Cronista, Viajante no Tempo, Terapeuta, Taróloga, Tradutora, Professora.

Comentários

Teresa disse…
Obrigada Hazel, mais uma lição bem aprendida... Conhecia, mas sem este tamanho de conhecimento como o teu :)