Reiki - fantasia ou realidade?

quarta-feira, março 13, 2013


Nos anos 90, o jovem Ricardo Monezi entrou em depressão profunda. Descobriu a existência do Reiki, e recorreu a esta terapia para tratar a sua depressão. Pouco tempo depois, ficou curado e retomou a sua vida normal, entrando na Faculdade de Medicina de São Paulo.

Quando terminou a faculdade, começou a fazer uma especialização no tratamento de tumores no sangue, onde usava as técnicas de Reiki. 

Os orientadores do curso, cépticos, desafiaram-no a provar cientificamente a eficácia do Reiki, cujos resultados eram vistos com descrença, como estando condicionados a uma questão de fé, de sugestionamento ou efeito placebo.

Foto retirada do estudo de Monezi
Monezi, para colocar de parte todas essas hipóteses, usou ratos, que não têm crenças, ligação afectiva com ele, nem são sugestionáveis, para fazer experiências em laboratório.

Os ratos, que tinham tumores, foram divididos em três grupos.
O primeiro grupo não recebia tratamento algum. No segundo grupo, Monezi colocou duas luvas sobre a caixa onde se encontravam, de maneira a simular as suas mãos e criar a falsa ideia nos ratos de que estariam a ser tratados. O terceiro grupo era tratado com sessões diárias de Reiki.

Ricardo Monezi
No fim, foram analisadas as células de todos os ratos. O grupo de ratos tratados com Reiki tinha o sistema imunológico a operar com o dobro da capacidade dos outros dois grupos de ratos que não tinham recebido tratamento com Reiki.

Este estudo, em laboratório, com todo o rigor científico, provou que as energias subtis - como o Reiki - não são um mito ou uma fantasia, e ultrapassam largamente o condicionamento da existência de sugestionamento, fé ou empatia. Bem-haja, Monezi.

Abraço reikiano,

PODERÁ TAMBÉM GOSTAR DE LER

6 COMENTÁRIOS

  1. Uau!
    Eu não sabia desta história...por demais de válida!

    A Casa Claridade a´tocar Nina Simone , me lembra tempos de paz!!

    beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Um dia gostava de experimentar o Reiki e acho que estou mesmo a precisar.

    ResponderEliminar
  3. É uma sensação única, boa, de muita paz!

    ResponderEliminar
  4. :) obrigada pela partilha! gostei muito de conhecer esta experiência

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário ♥