As 8 virtudes do Mago

sexta-feira, abril 12, 2013


Que em mim e em cada passo que dou, haja Beleza e Força, Poder e Compaixão, Honra e Humildade, Alegria e Reverência.

Quer seja estudante/praticante de Paganismo ou não, as 8 Virtudes são guias de vida que podem ser verdadeiramente transformadores para quem queira vivenciá-las:

1. Beleza
Não se limitando à beleza exterior, acima de tudo, a Beleza manifesta-se pela aceitação de quem realmente somos, na perfeição que há em cada um, com todos os seus pontos luminosos e os recantos mais obscuros. É no equilíbrio do Todo que se encontra a Beleza e cabe ao Mago descobri-la em si, na Natureza e nas pequenas bênçãos que a vida revela.

2. Força
Não é a força "bruta" mas o oposto: a capacidade de manter a delicadeza, serenidade e firmeza perante a adversidade. No Tarot, o arcano "A Força" é muitas vezes representado por uma mulher que domina um leão feroz com uma flor. Força nas convicções, capacidade de pensar por si mesmo.

3. Poder
Não confundir com a ideia errada de "ter poder sobre os outros". Todo o desafio passa-se dentro de nós. O Poder refere-se à capacidade de mudar a realidade individual, de superar as próprias limitações, de controlar e direccionar a própria energia com lucidez.

4. Compaixão
É através do exercício da Compaixão que o amor neutro flui, não apenas pelos outros, mas também por si mesmo. Sem cobranças, sem culpa, sem comparações, sem limitações.

5. Honra
A Honra passa por ser-se honesto consigo mesmo e com os outros. Significa viver segundo os princípios que se abraçou, manter os compromissos e honrar o valor da palavra. Falar com a consciência de que a palavra é criadora e transformadora.

6. Humildade
Não é um sinónimo de fraqueza ou de ser-se menos digno/merecedor, mas de saber reconhecer e abraçar tanto as próprias qualidades quanto as imperfeições, amando-as por igual, para aprender a sublimá-las na mesma medida. O excesso de orgulho pode anteceder a queda; pés sempre bem assentes na terra.

7. Alegria
Alegria implica leveza, prazer, sentido de humor. Não se levar a si mesmo tão a sério. Nem aos outros. Explorar os pequenos momentos cheios de significado e cor que a vida proporciona àqueles que têm a capacidade de ver. Receber as mensagens que o Universo nos envia. A Alegria é um dos ingredientes que melhor põem o mundo em movimento.

8. Reverência
Nutrir profundo respeito e devoção pelos Velhos Deuses e por tudo o que é sagrado, como o sopro de vida propriamente dito, nós mesmos, toda a Natureza e o planeta Terra. Respeito pelo nosso próprio corpo. Sabedoria para fazer as melhores escolhas (mesmo que não o pareçam aos outros). Gratidão por todas as bênçãos recebidas diariamente.

Não se fique apenas pela minha interpretação de cada virtude. Desenvolva as suas, reconheça-as nos seus actos, na sua vida e no Universo. Sinta-as. Viva-as.

Beijos virtuosos,

Hazel

PODERÁ TAMBÉM GOSTAR DE LER

4 COMENTÁRIOS

  1. Isto é maravilhoso! Até me arrepiei...como é que eu já aplico aplico estes principios na minha vida sem que me tenham ensinado? Pelo menos que me lembre... ´Fiquei fascinada! <3

    Rita

    ResponderEliminar
  2. olha, eu sou um mago!

    e você está no post de aniversário de hoje lá no meu blog, beijos minha querida!

    ResponderEliminar
  3. Querida Hazel

    Nossa me sinto voltando as origens vindo te visitar, mas...posso dizer que aqui sempre me senti em casa :)

    Realmente estes preceitos sao por demais importantes para todos nao so para nós Bruxas e Magas, e levando cada um a sério seremos pessoas mais felizes e corretas e isso nos torna pessoas melhores, tanto para nos mesmas como para os que esbarram pelo nosso caminho.

    Adorei o post minha amiga, la no meu blog sempre vejo os seus, e feliz por voce sempre!!!

    Que os Deuses a carreguem nas palmas de Suas Maos.

    Bjs de LUZ

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário ♥