Avançar para o conteúdo principal

As 8 virtudes do Mago


Que em mim e em cada passo que dou, haja Beleza e Força, Poder e Compaixão, Honra e Humildade, Alegria e Reverência.

Quer seja estudante/praticante de Paganismo ou não, as 8 Virtudes são guias de vida que podem ser verdadeiramente transformadores para quem queira vivenciá-las:

1. Beleza
Não se limitando à beleza exterior, acima de tudo, a Beleza manifesta-se pela aceitação de quem realmente somos, na perfeição que há em cada um, com todos os seus pontos luminosos e os recantos mais obscuros. É no equilíbrio do Todo que se encontra a Beleza e cabe ao Mago descobri-la em si, na Natureza e nas pequenas bênçãos que a vida revela.

2. Força
Não é a força "bruta" mas o oposto: a capacidade de manter a delicadeza, serenidade e firmeza perante a adversidade. No Tarot, o arcano "A Força" é muitas vezes representado por uma mulher que domina um leão feroz com uma flor. Força nas convicções, capacidade de pensar por si mesmo.

3. Poder
Não confundir com a ideia errada de "ter poder sobre os outros". Todo o desafio passa-se dentro de nós. O Poder refere-se à capacidade de mudar a realidade individual, de superar as próprias limitações, de controlar e direccionar a própria energia com lucidez.

4. Compaixão
É através do exercício da Compaixão que o amor neutro flui, não apenas pelos outros, mas também por si mesmo. Sem cobranças, sem culpa, sem comparações, sem limitações.

5. Honra
A Honra passa por ser-se honesto consigo mesmo e com os outros. Significa viver segundo os princípios que se abraçou, manter os compromissos e honrar o valor da palavra. Falar com a consciência de que a palavra é criadora e transformadora.

6. Humildade
Não é um sinónimo de fraqueza ou de ser-se menos digno/merecedor, mas de saber reconhecer e abraçar tanto as próprias qualidades quanto as imperfeições, amando-as por igual, para aprender a sublimá-las na mesma medida. O excesso de orgulho pode anteceder a queda; pés sempre bem assentes na terra.

7. Alegria
Alegria implica leveza, prazer, sentido de humor. Não se levar a si mesmo tão a sério. Nem aos outros. Explorar os pequenos momentos cheios de significado e cor que a vida proporciona àqueles que têm a capacidade de ver. Receber as mensagens que o Universo nos envia. A Alegria é um dos ingredientes que melhor põem o mundo em movimento.

8. Reverência
Nutrir profundo respeito e devoção pelos Velhos Deuses e por tudo o que é sagrado, como o sopro de vida propriamente dito, nós mesmos, toda a Natureza e o planeta Terra. Respeito pelo nosso próprio corpo. Sabedoria para fazer as melhores escolhas (mesmo que não o pareçam aos outros). Gratidão por todas as bênçãos recebidas diariamente.

Não se fique apenas pela minha interpretação de cada virtude. Desenvolva as suas, reconheça-as nos seus actos, na sua vida e no Universo. Sinta-as. Viva-as.

Beijos virtuosos,

Hazel
Cronista, Viajante no Tempo, Terapeuta, Taróloga, Tradutora, Professora.

Comentários

Anónimo disse…
Isto é maravilhoso! Até me arrepiei...como é que eu já aplico aplico estes principios na minha vida sem que me tenham ensinado? Pelo menos que me lembre... ´Fiquei fascinada! <3

Rita
Serginho Tavares disse…
olha, eu sou um mago!

e você está no post de aniversário de hoje lá no meu blog, beijos minha querida!
Teresa disse…
é tão bom vir aqui :))
Caillean )0( disse…
Querida Hazel

Nossa me sinto voltando as origens vindo te visitar, mas...posso dizer que aqui sempre me senti em casa :)

Realmente estes preceitos sao por demais importantes para todos nao so para nós Bruxas e Magas, e levando cada um a sério seremos pessoas mais felizes e corretas e isso nos torna pessoas melhores, tanto para nos mesmas como para os que esbarram pelo nosso caminho.

Adorei o post minha amiga, la no meu blog sempre vejo os seus, e feliz por voce sempre!!!

Que os Deuses a carreguem nas palmas de Suas Maos.

Bjs de LUZ