Como Tratar a Ferrugem de um Caldeirão

terça-feira, julho 22, 2014

O caldeirão é um dos objectos ritualísticos mais estimados e preciosos para qualquer bruxa.

Representa o princípio feminino, o útero da Deusa, de onde provém a vida. Os seus três pés simbolizam as três faces da Senhora: Donzela, Mãe e Anciã.

Pode ser utilizado para fazer cozinhados sobre o fogo, poções mágicas, queimar pedidos, colocar velas, queimar ervas, incenso, fazer feitiços, scrying, esconder pequenos tesouros e objectos secretos...

Como o tradicional caldeirão é de ferro, o aparecimento de ferrugem é um problema recorrente que deixa qualquer bruxa de cabelos ainda mais em pé.

Mas... tudo se resolve com dedicação e perseverança. Seguem instruções detalhadas para limpar a ferrugem do seu velho caldeirão:

Num local ao ar livre, onde não haja inconveniente em fazer alguma sujidade, calce umas luvas para proteger as mãos e coloque uma máscara anti-poeira sobre o nariz.

Com uma escova e/ou esfregão de aço (compra-se em qualquer drogaria), esfregue todas as áreas com ferrugem do seu caldeirão como se não existisse amanhã. - Sim, é um trabalho chato e muito demorado...

Uma vez raspada toda a ferrugem, será imprescindível que se faça "a cura" do caldeirão. Seguindo os métodos antigos, coloque uma colher de sopa cheia de gordura/banha dentro do caldeirão, e depois coloque-o sobre o fogo, para que a gordura (ou banha) se expanda por todo o caldeirão, por dentro e por fora. Isso criará uma espécie de capa impermeabilizante, que irá prevenir o reaparecimento de ferrugem.

O caldeirão não deve ser lavado com detergentes, mas apenas com água. Após cada lavagem, deve ser muito bem seco ao Sol ou próximo do fogo e novamente curado (nas curas seguintes, pode usar um pouco de azeite para "besuntá-lo" todo).

Evite mantê-lo tapado para que não crie humidade no interior (humidade = mais ferrugem!!), e mantenha-o sempre em locais secos (não é por acaso que os caldeirões sempre foram vistos pendurados nas lareiras).

Força na peruca, bruxas e bruxos!
Estou convosco. Vamos vencer essa ferrugem malvada.

A mexer o caldeirão,

Hazel

PODERÁ TAMBÉM GOSTAR DE LER

5 COMENTÁRIOS

  1. Realmente, a ferrugem das panelas de ferro são um caso aparte, né? Tenho duas panelas... vou postar uma foto e depois você me diz como elas são chamadas ai, tá? Beijos!

    ResponderEliminar
  2. O meu tem um tamanho médio e eu lavo com um esponja de limpeza em desuso, depois besunto com óleo vegetal de cozinha, depois óleo aromático.

    O seu é lindo! Onde o conseguiu? Tem muitos pra vender iguais a este no seu país?

    Abraços

    ResponderEliminar
  3. Bom saber....Qdo estará no Brasil ? Bjs, Liz

    ResponderEliminar
  4. já experimentou com cola cola? Sai tudo ou entao com vinagre e nem com um nem com o outro tem de esfregar nada, há muito videos disponiveis no youtube. Eu ja vi peças de carros (em ferro ) no vinagre durante 2 dias e sai tudo sem esfregar. So experimente em aluminio e sai tudo. Espero ter ajudado

    ResponderEliminar
  5. Oi um remedinho muito bom: esfregar com suco de limão e sal fino, deixar uns minutos, lavar bem lavado e deixar secar bem....

    Sky

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário ♥