Magia antiga

quinta-feira, abril 24, 2008

Às vezes, andamos à procura de um objecto, e não sabemos onde o colocámos. Vasculhamos todos os cantos e recantos, e nem sombra dele. Parece que foi engolido pela terra, ou roubado por duendes travessos. Que irritação!

A minha avó tinha uma espécie de técnica a que chamava "apertar os tom...* ao Diabo", que fazia os objectos perdidos reaparecerem quando menos se esperava. Nunca falhava.
Consistia em dar um nó num lenço, atirá-lo para o fundo de uma gaveta, e dizer com convicção:

"Só te volto a desapertar os tom...* quando o (objecto perdido) aparecer!"

E não se pensava mais no assunto. Quando menos esperasse, o objecto reaparecia.
Logo depois, tinha de se desapertar o nó do lenço (para não deixar o Diabo a sofrer injustamente com a testiculária apertada, hahah!).

Admito que isto é completamente absurdo, não tem qualquer explicação lógica, mas a sua eficácia está mais que comprovada ao longo de gerações de pessoas que perdem coisas e depois as recuperam de forma sobrenatural. É mágico.

[* ... ates!]

À procura de um lenço para apertar os tom...* ao Diabo, 

Hazel

PODERÁ TAMBÉM GOSTAR DE LER

9 COMENTÁRIOS

  1. rs...
    eu tenho uma "simpatia" para achar coisas desaparecidas também. è so prometer a São longuinho que se se achar o objeto vai dar 3 pulinho e 3 gritinhos: São Longuinho, São Longuinho, se eu achor (tal coisa) dou 3 pulinhos e 3 gritinhos... Parece coisa de criança mas da certo

    ResponderEliminar
  2. que simpatia genial!!
    vou fazer, com certeza!!

    ResponderEliminar
  3. Que engraçado, eu conheço essa "simpatia", mas de outra forma, foi a minha avó materna (alentejana), aliás eu sou alentejana que me ensinou.
    Então chama-se "atar o rabo ao diabo", que consiste em dar um nó num lenço e colocá-lo debaixo de uma mesa ou algo pesado para que não se solte sózinho e constactei que dá resultado.

    ResponderEliminar
  4. Certamente que vou experimentar logo,logo.
    Tenho o hábito de sair pelo sítio com uma caneca de chá, e às vezes deixo-a no meio da vegetação. Assim "perdi" minha querida canequinha pequenina, e não consigo lembrar onde deixei.
    Essas "magias" antigas são incríveis, e muitas mulheres católicas tinham esses dons, que não são aprovados pela igreja. É comum a avó passar para a neta esse conhecimento, pulando a mãe. Tenho uma amiga cuja avó, italiana, ensinou-lhe várias orações e magias. Só podia passar para uma pessoa, e a minha amiga foi a escolhida para receber o presente antes da morte da avó.
    Beijo
    Flora Maria

    ResponderEliminar
  5. também gosto da magia mas a explicação é óbvia: a pessoa depois de atar o rabo ao diabo vai procurar mais um bocadinho e com mais afinco e acaba por encontrar o opbjecto perdido. Era tão bom  que a magia funcionasse pra tudo na vida...lol

    ResponderEliminar
  6. Boa Noite! Meu nome é Roseane, mais podem me chamar de Rose, gostaria de aprender com vcs todo o que vcs poderem me ensinar, um abraço a todos!

    ResponderEliminar
  7. Amei e nem de propósito, pois ando doida à procura de 2 coisas que sei que estão cá em casa e que preciso delas.

    ResponderEliminar
  8. Boa noite, conheço uma muito parecida...a diferença é dar três nos no lenço (fio) e por debaixo de uma coisa pesada. E quando se dá o nó dizer: Aperto os toma... ao diabo até a ...(coisa aparecer. Assim que aparecer é muito importante desfazer os nos se assim não for o diabo entra na nossa casa! Conheço isto a anos e resulta sempre.Quem me passou o conhecimento foi a minha mãe que me deu a luz com 42 anos hoje tenho 34 e tem me passado muitos conhecimentos a esse nível... Minha mãe é pura magia! Parabéns pelo blogue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, preciso de ajuda. Será que pode me ajudar? Roubaram meu notebook tem um mês e tudo que era importante está dentro dele, venho procurando em todos os sites mas não consegui achar nada que pudesse me ajudar, se alguém puder, ficarei muito agradecido. Meu e-mail: vitor.bte@outlook.com

      Eliminar

Obrigada pelo seu comentário ♥