Prevenir Humidades

sexta-feira, junho 20, 2008

Este post foi concebido especialmente para os amigos e amigas do Hemisfério Sul, que têm o Verão desencontrado do nosso, e pediram-me conselhos sobre como prevenir os problemas de humidade em casa.

Pois é, meus queridos amigos, a humidade é lixada... O mal é aparecer. Por isso, o melhor conselho que vos posso dar é a prevenção.

Para isso, é de importância fulcral que arejem a vossa casa todos os dias, o máximo possível. Eu sei que é difícil, pois quando abrimos as janelas, entra frio, mas é importante renovar o ar, e o vento que entra sempre ajuda a secar as paredes.

Tentem, pelo menos, arejar os quartos, logo que se levantem de manhã.

O vosso aliado número 1 nesta batalha contra a humidade é o desumidificador. Usem e abusem dele. A água que fica no reservatório não deve ser usada para regar as plantas, por conter impurezas, mas podem (e devem) reaproveitá-la nos autoclismos.

Quando cozinham, tenham o cuidado de fechar a porta da cozinha para que o vapor dos alimentos não vá para o resto da casa, e abram um pouco da janela da cozinha para entrar ar.

Nas casas-de-banho, aconselho que instalem mini-exaustores (ou extractores de ar, não sei como se chama aí) nas condutas de ar, para ajudar a eliminar os vapores dos banhos.

Para situações em que a humidade já apareceu, tem que ser totalmente eliminada, para não haver reincidência. Sei que existem produtos específicos para isso nas lojas de tintas, mas são caros e creio que ineficazes. O ideal é a lixívia (vocês chamam “água sanitária”). Em casos mesmo agudos, usar mesmo pura.

Um precioso conselho final: Quando pintarem as vossas casas, comprem aditivo anti-bolores para misturar com a tinta. E nunca pintem sobre paredes com manchas de humidade, pois, embora pareça ser uma solução fácil e rápida, ela reincide sempre, por isso, devem sempre eliminá-la antes.

PODERÁ TAMBÉM GOSTAR DE LER

3 COMENTÁRIOS

  1. Buenísimos tus consejos amiga!! Gracias y que tengas un lindo fin de semana!!!!
    besossssssss

    ResponderEliminar
  2. Hazel.. cuando comentes en mi blog lo puedes hacer tranquilamente en portugués porque yo te entiendo todo!! :-)
    Besosssssssss

    ResponderEliminar
  3. yo de nuevo... tienes un regalo en mi blog ♥

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário ♥