Avançar para o conteúdo principal

A televisão é apenas um electrodoméstico

A maior parte das pessoas que conheço tem televisões em todas as divisões da casa (excepto nos w.c.'s).

Nós temos apenas uma televisão, e passaríamos bem sem ela. Esteve mais de um ano avariada, e não sentimos diferença nenhuma nas nossas vidas.

Até porque não vemos telenovelas, noticiários, nem futebol (felizmente!). Somos uns seres estranhos, ?

Já temos a televisão reparada, mas, de qualquer das formas, acabamos por raramente ligá-la, porque estamos desabituados. Acho que temos uns 50 canais (nem sei ao certo), e nem nos lembramos.

Creio que foi o Kurt Cobain que uma vez disse: "A televisão é apenas um electrodoméstico." Como concordo! E é um electrodoméstico do qual não dependo.

Venho de uma família que tomava as refeições a ver o noticiário: Ninguém podia falar (só nos intervalos). Uh......! Sempre jurei a mim mesma que, quando tivesse a minha casa, nunca teria televisão. Lá acabei por comprar, mas raramente a ligo, o que vai dar ao mesmo.

Cá em casa, tomamos, a maior parte das vezes, as nossas refeições na cozinha. Porque é mais rápido e prático. Mas, enquanto comemos, temos música a tocar, e conversamos.

As refeições são muito importantes; são os momentos em que nos juntamos os 3.
Por isso, este ano, estamos a adoptar um novo hábito: dizer uma espécie de oração antes de comer. Nada de coisas religiosas; uma oração de cariz espiritual. Damos as mãos, e um de nós diz aquilo que sentir. Por exemplo:

Abençoada seja a comida que nos vai alimentar.
Que em cada canto desta casa reine a paz, protecção e alegria.
Que nos nossos corações haja tolerância e serenidade.
Que a nossa família se mantenha unida.
Que assim seja. E assim será.

Acho que vivemos numa espécie de ilha deserta... mas somos felizes assim!

Update:
Lá quando o Rei faz anos, vemos algum filme.
E o L. vê os seus desenhos-animados, sim.
Cronista, Viajante no Tempo, Terapeuta, Taróloga, Tradutora, Professora.

Comentários

Unknown disse…
Hazel...
me orgulha muito ter vc como amiga, mesmo que virtual, pq vc é uma pessoa que acrescenta...Deus lhe abençoe..
bjs
analuciana disse…
Curioso, a grande maioria das pessoas que conheço tem realmente mais do que uma televisão, e em algumas casas apenas falta ter TV na dispensa ou na casa de banho.
Quando me juntei com o meu marido definimos logo uma coisa que para mim é lei, lugar de TV é na sala, e como sala só há uma...
Não concordo com as diversas TV's, entre outras coisas porque divide a família. O facto de só existir uma, faz com que a família se mantenha junta, que negoceie qual o programa que se vai ver, estimula a argumentação, o respeito pelas escolhas do outro, e permite aprender com essas escolhas.
Não vou dizer que vivo bem sem a TV, mas dependo muito mais do telemóvel ou da net do que da TV. Preciso de me manter actualizada com os noticiários uma vez que não tenho tempo para ler o jornal, e consumo ávidamente programas de vida animal/vida selvagem.
Mas basicamente encaro a TV como um electrodoméstico do qual me recuso a ser escrava.
.. disse…
Me parece perfecto que al momento de reunirse a almorzar o cenar, la televisión no esté prendida y así se fomente el diálogo!
Yo antes miraba mucha TV (películas, novelas..), pero ahora no, es como que no la necesito.
Te mando un beso grande y que tengas muy buena semana♥
Raquel disse…
Eu assisto bastante televisão porque tanto eu como maridon trabalhamos na área, então é um mal necessário. Mas acho fundamental ter momentos, como durante as refeições, em que a televisão TEM que estar desligada, sim. Afinal temos que aproveitar quando estamos juntos, e nada mais importante que o diálogo!
Ótima semana pra vc!
beijos
Lemniscata disse…
Olá Amiga, como te compreendo!! Aqui é igual. Temos uma televisão que nos foi oferecida pela cunhada, marido e filhos - porque não lhes cabia na cabeça que nós "nem tivéssemos uma televisão". Curiosamente o bicho veio sem antena e continua até hoje sem funcionar. Só ainda não consegui convencer o meu "Super-ateu" a dizer orações, fossem quais fossem! Loolll! Beijinhos e boa semana *****
Cris Ventura disse…
Oi Hazel! É verdade, a maioria das pesoas tem TVs por todos os lados nas casas...Eu também só tenho uma...E também tenho trauma de televisão ligada o tempo todo...Aqui temos apenas uma TV, muito usada para ver filmes - agora em especial os infantis, que adooorrrrooooo!!!! Mas na hora das refeições usamos a mesa. Lindo ritual o de vocês, parabéns! Beijos e boa semana!
Anónimo disse…
que DEUS te abenções Querida.

JM
Ozenilda Amorim disse…
Assisto muito pouco televisão, acho o conteúdo pobre e me estressa assistir noticiários, só tem coisa ruim. Mas tem alguns programas que gosto, como a Supernanny, aí espero o sábado para assistir. Também só tenho um aparelho, que já está tão velhinho, que dá dó.
Beijo.
Morena disse…
Adorei seu post, tb compartilho com vc esta opiniao sobre a dependencia à televisão... eu a muito tempo me libertei deste vicio (minha tv quase não eh ligada), mas acho que substitui pelo vicio da Internet, preciso passar menos tempo na net rsrs ... bjs e otima semana
Marisa Borges disse…
Devo confessar que me vieram as lágrimas aos olhos (estou outra vez naquela altura do mês ihihihhih)

É tão belo ser-se assim Louco, não é? Que as tuas partilhas despertem outras pessoas é tudo o que te desejo, meu ser de Luz. É importante mostrar que só podemos ser felizes se formos quem somos, e se sermos quem somos passa por comer a ver televisão, que assim seja, mas respeitemos as outras formas de viver diferentes.

Hoje saio daqui reconfortada, mais do que o normal, pois sei que às vezes é fácil deixar que os julgamentos e rótulos dos outros nos deitem abaixo. Obrigada! Tenho de resisitir!

Um abraço eterno
Angela Natel disse…
Realmente tv é apenas um eletrodoméstico, dos menos úteis, por sinal. Meu marido e eu vemos o mínimo de tv poss´vel, selecionamos os filmes em dvd para assistirmos juntos e tentamos manter uma rotina longe desse vício. Também aproveitamos nossos momentos de refeição para conversar, porque reconhecemos que comer junto também fortalece nossa intimidade. Sempre oramos juntos antes de comer, e procuramos manter uma atitude de gratidão a Deus por tudo o que Ele nos dá. Parabéns pela atitude mais que saudável - um exemplo a ser seguido.
Olá Hazel, eu também só tenho uma televisão e stá fica na sala onde é o lugar dela, as refeições eu e marido fazemos na cozinha sem tv por perto, pois é a hopra em que estamos juntos para conversar sobre como foi o dia de cada um...Bjus...
Rita de Cassia disse…
Prefiro as refeições sem TV, mas como só temos uma sala "para tudo"... agora dos noticiários e filmes não abro mão. Adoro! Ficaria aflita se não soubesse as notícias.
Gostei muito do hábito de orar, isso sim é imortante.
bj
Márcia disse…
É o melhor que pode fazer. Lá em casa de uns tempos pra cá tb temos esquecido da televisão e não é que o tempo também rende muito mais !!! Só o futebol do maridão que não tem jeito !!! O padre falou que era na alegria e na tristeza que tinhamos que ficar juntos...então..rsrs
beijim e boa semana
Suelly Marquêz disse…
Hazel, há muito penso em visita-la.
E estou muito feliz, aqui tomando um cafezinho e abri na sua linda casa, Deus lhes abençoe enormemente!
O seu post vem de encontro com a minha realidade e muito longe das do mortais queridos que convivo, que ficam 24 horas com esta loucura ligada e tem mais as outras tecnologias, este mundo globalizado eu pensei que nos deixaria avariados, é necessario viver de bem onde preciso estar, minha vida está tudo muito resumido, e o meu gosto prefenrencial é a leitura e escrever ,plantar colher. Mas já penso na minha netinha, o futuro a Deus pertence e queira Ele o que for de sua vontade,
Adorei!e se posso aqui voltar, digo apenas atébreve(Hazel - um nome de um Anjo)
beijos
SuellyMarquêz
Anónimo disse…
QUE DEUS VOS PROTEJA.

BEIJOCAS.
Unknown disse…
Querida amiga,
também uso pouco a televisão aqui da minha casa. Tão pouco que meus filhos não se prendem muito à ela quando está ligada (ao contrário do maridex que tem verdadeira adoração por ela).
Mas como sou eu quem passa mais tempo em casa com os petits, eles acabam por entrar na minha toada.
Abençoada seja a sua casa.
Sempre.
um beijo
Unknown disse…
Querida amiga,
também uso pouco a televisão aqui da minha casa. Tão pouco que meus filhos não se prendem muito à ela quando está ligada (ao contrário do maridex que tem verdadeira adoração por ela).
Mas como sou eu quem passa mais tempo em casa com os petits, eles acabam por entrar na minha toada.
Abençoada seja a sua casa.
Sempre.
um beijo
Unknown disse…
Querida amiga,
também uso pouco a televisão aqui da minha casa. Tão pouco que meus filhos não se prendem muito à ela quando está ligada (ao contrário do maridex que tem verdadeira adoração por ela).
Mas como sou eu quem passa mais tempo em casa com os petits, eles acabam por entrar na minha toada.
Abençoada seja a sua casa.
Sempre.
um beijo
Hazel, ao ler os comentários acima fiquei meio surpresa, minha casa tem cinco televisores!!! E não sei se conseguiria fazer os meus abrirem mão desse eletrodoméstico, eu mesma acho que não conseguiria. Quando chego em casa , depois de jantar sento e descanso finalmente vendo tv, hhehehh. Fazer oração só no Natal, ah fiquei com vergonha agora.
Mas meus parabéns pelos bons hábitos, continuemmm. BJS Leila
Kátia disse…
Realmente vc é uma pessoa especial. Adorei sua oração!!!!

Kátia Curto
tudodbomptocom.blogspot.com


ET.: estou lendo um livro e uma das personagens chama-se Hazel.
Unknown disse…
Oi Hazel, e é um eletrodoméstico bem feinho né? Dá um trabalho na hora de pensar na decoração, onde colocar aquela caixa feiosa. Se bem que hoje em dia estão fazendo TVs cada vez mais modernas e fininhas. Lá em casa ainda assistimos bastante TV, mas sempre com um olhar crítico. Me preocupo muito é com a pequena, só deixo ela assistir programas próprios para a idade dela (nem todos primam pela qualidade). Mas comprei bastante DVDs com desenhos, para ela se distrair nos momentos em que estou ocupada, e não ficar presa só aos desenhos da TV. Mas tem muito programa péssimo nas TVs abertas. Beijos, continue assim.
Anónimo disse…
Amiga, tem presentinho pra voce na minha área, passa la, bju
Anónimo disse…
Olá!
Acho muito bem!
Também em pequena tinha que estar calada á mesa, porque havia quem estivesse mais interessado no noticiário do que na harmonia familiar...
Tivemos 3 anos sem televisão, e agora temos 1 há cerca de um ano.
Conversar, ouvir música enche-nos muito mais a alma...
Cada família vive na sua ilha...o importante é que a sintam como sua...
Beijinhos com saudades
magia disse…
Aqui em casa temos apenas uma, mas eu confesso que aprecio ver a "novela das oito" (que começa depois das 21 horas)e telejornais. O que tem me afastado bastante da TV é a internet.

Mas o teu garotinho não gosta de ver desenhos e programas infantis?? Quando eu era criança não viveria sem TV por nada no mundo!
magia disse…
Aqui em casa temos apenas uma, mas eu confesso que aprecio ver a "novela das oito" (que começa depois das 21 horas)e telejornais. O que tem me afastado bastante da TV é a internet.

Mas o teu garotinho não gosta de ver desenhos e programas infantis?? Quando eu era criança não viveria sem TV por nada no mundo!
Edna Fadinha disse…
Tenho 1 Tv e está sempre ligada,mas meu marido que gosta mais do que eu.Mas não ligo muito para novelas ou noticiários.
Bjs
Anónimo disse…
Oi Hazel!
Que prazer em te conhecer!
Adorei a sua visita no meu blog! Obrigada, e me visite sempre, pois pessoas tão agradáveis e com esse tipo de energia, gosto de ter por perto!
Também serei a sua seguidora e assim, nos conheceremos mais!
Beijos,
Rose
Ypsilon Yvone disse…
Hazel, parece q vc. pegou na ferida de muitos por aqui. Sem dúvida a televisão é um eletrodoméstico (menos importante do que uma máquina de lavar roupas, por exemplo). Hoje com os meus filhos morando todos fora, já não assinto mais como antes. Mas com tres criONÇAS em casa era muito dififcil enterter a todos!Hoje, prefiro ouvir musicas, ler e escrever. Sem contar com as artes manuais me absorvem completamente. Mas não posso negar que eu adoro um filminho...antes de dormir. Mas comer na frente da TV já é demais. Muito bacana esse hábito que voces conseguiram incorporar em suas vidas, nos acelerados dias de hoje...Comer juntos, rezar e conversar.
Que Deus abençoe!
]bjk e boa semana
bjk e boa semana
Viviany disse…
Penso como vc , aqui em casa , assistimos pouco tv , gostamos de ver filmes ... Ah! Adorei o saco de agua quente , que delícia , humm ... Curitiba , onde a Marília vai morar faz muuito frio , então , já mostrei seu post pra ela e vamos adotar a bolsa de agua quente , hehehe ...
Bjuss queriida*
nina disse…
Aqui temos Tv, mas, não me prende muito não, pra falar a verdade, na tv aberta não tem nada q me chame a atenção, é so porcaria, mesmo. As crianças, q olham mais, desenhos na tv paga, e o marido q gosta de ver filmes e lutas. Mas, de resto, não tem mais nada, não posso nem ouvir falar de bbbs da vida e novelas, por favor..... é um nojo so. Viu so, tu não esta tão sozinha nesta preferencia.
Donna Fernanda disse…
Mas que bom isso!
Tb não sou amante da TV.
Aliás raramente algum programa me prende!
Continuemos assim!
beijão!
Valéria Martins disse…
Querida Hazel, aqui no Brasil acontece uma coisa bastante ruim: os restaurantes populares, mesmo os mais chiquezinhos, voltados para a classe média alta, têm televisão ligada o tempo todo.

Quando vou a um deles, por necessidade, procuro me sentar distante, de costas, mas alguns têm duas televisões, uma em cada canto, para que ninguém fique desfavorecido. Acredita?

Mas na minha casa, como na sua, a hora das refeições é sagrada. Só conversa e, eventualmente, música.
Beijocas!
Sonia Bergamo disse…
Oi Hazel....que bom que visitaste meu blog e gostaste...eu ainda não tenho muita coisa colocada no blog, pois me falta tempo...mas amo quando entram e deixam recado...preciso divulgar mais...e vou adorar se você linkar o meu blog ao seu...e se você não se importar vou linkar o seu ao meu....beijos...
Obs.Já fui a Portugal e amei de mais....
Há uns 2 anos atrás a tv foi um tema bastante debatido cá em casa, pois o Duarte queria uma no quarto( todos os primos têm!). Então explicamos que 2 ( na salinha e na sala) eram suficientes, que tv's nos quartos só servem para isolar os membros da família. Ele acabou por aceitar.

As nossas televisões estão muitas vezes ligadas, pois os pequenos gostam muito de ver desenhos animados, e eu gosto de ver algumas séries do canal 2.

Penso que o segredo está em ter uma relação equilibrada com a tv; nem ausência nem excesso.

Quanto à oração, Hazel, tenho pensado nisso ultimamente, mas ainda não passei à prática. Um destes dias vai...

Beijinhos!
Fernanda Sampaio disse…
Hazel,
voltei para dizer que postei em resposta ao teu desafio.

Como que desafio?!
Aquele feito ...em 2008, rsss...Atrasado mas não esquecido, hehehehe...

Beijinhos.
Anónimo disse…
Já houve época em que só faltava termos televisão no banheiro! =(
Agora só temos uma, que ligamos na hora do noticiário e um ou outro programa cujo conteúdo sabemos que vai nos interessar.
Os meninos saem de manhã bem cedo e só retornam tarde da noite; quase não assistem. E eu passo muito bem sem ela.
Quanto às orações, ficaria bem feliz se a família conseguisse estar reunida nas refeições...
Ah, essa correria da vida moderna... Bjs
Sonia disse…
nós vemos alguma televisão mas só tenho uma tvna sala- se há sitio que não suporto tv é no quarto- nosso ou das crianças-não suporto mesmo.
lilly disse…
Hazel, realmente a Tv separa as pessoas.
meu marido não fica sem a TV do quarto, se apossa do controle remoto e não larga.
meu filho pequeno briga com o outro pela TV da sala.
e eu? as vezes são 11 da noite e eu vou ver algum programa, pois gosto de seriados americanos( house, seinfeld)
a tv é dispensavel numa casa sim.
agora estou com uma visita, e vai ser maravilhoso sentar com ela no quintal todas as noites e apenas CONVERSAR, SEM O BRILHO DA TV POR PERTO!
bjs
lilly do coisadelilly.wordpress.com
Sara disse…
Concordo plenamente... Raramente vejo televisão. Quase só a uso para ver filmes e dvd´s, mas de vez em quando sinto-me estúpida e ignorante quando o tema da conversa é o programa de ontem ou a notícia do telejornal e sou obrigada a dizer "ah, não sabia" ou "não sei, não vi!" Acontece o mesmo contigo?!
Mudando de assunto: gosto muito do teu cantinho e deixei-te uma coisita no meu blog. Vai lá ver... Espero que gostes...
Beijinho
Anónimo disse…
Eu penso que devemos estar atentos a tudo que pode afastar-nos da família.

esse foi mais um tema, bem lembrado por você, Hazel.

Muito obrigada pela lembran§a.
CLAUDIA LIMA disse…
Oi, Hazel!! Amei sua visita e ví que, realmente, temos muito em comum... Voltarei mais vezes... Beijos e bênçãos, Claudia.
Anónimo disse…
Olá Hazel ;)
Tenho seguido seu blog desde que fiz o meu, acho q você escreve coisas maravilhosas, gosto muito mesmo =)
Fiquei muito feliz em saber que você tem acompanhado meu blog, tenho poucas coisas ainda... começando...
Bjos e boa semana p/ ti!!!
disse…
Hummm, adoraria não gostar tanto dela, mas não posso mentir, adoro uma tvzinha, e um computador, mas gostamos muuuito de cozinhar com nossa musiquinha a tocar, assistir um dvd...aqui em casa temos hora pra cada um deles... rsrs
Tudo depende do nosso astral...

Agora mudando de assunto...

Vc ficou de mal de mim, é?
Não visita mais, não faço mais parte da sua vizinhança...buáaa, rsrs

Brincadeiras à parte... adoro suas mensagens, sempre tão positivas!

Bjocas
=)
Ps: adoro o azulejo da sua cozinha, e esse cantinho tá mto lindinho e aconchegante!
Lu Brasil disse…
Aqui temos 3 , e as vezes as 3 estao monopolizadas pelos meninos. Adorei teu texto
Maca disse…
Oh Hazel, tés tuda a razón do mundo, tv solo faz que as familias non falen nin se comuniquen como é devido.
Unha fermosa oraçao, e unha muito linda maneira de estar unidos os tres. muitos beijos e parabéns pola súa fermosa familia
Andrea Guim disse…
Oi, Hazel!
Aqui tenho uma só também. Já fui de nem ligar para ela, mas últimamente eu e o marido ficamos viciados em séries americanas... Ah! E a usamos muito para ver filmes em vídeo (preferimos que ao cinema). Mas teu exemplo é fantástico! Gosto de vir aqui e ler o que diz para me lembrar das "coisas certas"! Parabéns a você e sua família!!
Bjs!
Anónimo disse…
O rei se fosse vivo fazia anos a 08de Janeiro.

fora de brincadeiras "tens toda a razão"

JM
Janice disse…
Hazel,
admiro você por isso mas, eu gosto de ver filmes e programas de entrevistas e reportagens.
Novelas eu não gosto.
Temos 3 televisões mas, só assistimos em uma, todos juntos.
Beijo :)
Eliene Vila Nova disse…
Oi Hazel sempre gostei muito d seu blog e assino em baixo a respeito da televisão, confesso também só tenho uma e geralmente funciona mais pra assistirmos filmes, adoro.
sei das notícias pela internet, não confio nos telejornais, e mulher como você é Severina, rsrsrs
um prazer acompanhar você por aqui, pessoa tão iluminada e talentosa, bjs
Kátia disse…
Pois é aqui no Brasil conheço poucas moças que tiveram um enxoval desde cedo como eu; e podes acreditar eram de descendencia portuguesa. Tenho muito desta linda terra em meus hábitos. Ainda fazemos filhoses pelo natal, bem como, pastéis de abóbora e na páscoa não pode faltar o Folar, hum!!!! que delícia. Amo o teu país que tb é um pocadinho meu, viu. Obrigada pelos comentários.

BJOKAS

Kátia Curto
tudodbomptocom.blogspot.com
Anónimo disse…
Confesso que vejo algumas séries, mas uso mais a TV para ver filmes...
Adoro filmes... desde miúda...

Em relação à união da tua familia é algo muito bonito e, infelizmente, cada vez mais raro...

Bjinhos
KEKA disse…
que lindo blog!!!
beijos
Margaretss disse…
Eu ja fui viciada em novelas, na verdade eu era viciada em ficar na frente da tv...
hoje em dia nao tenho mais paciencia e uso a televisao para ver filmes...
as vezes a uso tambem como remedio pra dormir...ligo e nem presto atencao, so quero dormir com barulho de gente conversando...
e que bonito esse teu post viu...traduz exatamente uma familia feliz que gosta de ficar junto, que gosta de conversar e gosta de partilhar..
parabens pra essa familia linda.
um beijo grande.
Leonor Cordeiro disse…
Voltei pedindo socorrrroo...(rsrs)
Estava toda feliz com a minha nova máquina de pão e a minha primeira experiência.
O relógio está marcando 4 da manhã, estou acordada tentando salvar o primeiro pão ...(rsrsr)O problema é que a forma não fica encaixada. Já coloquei mais água achando que a massa poderia estar dura, nada resolve.
Já aconteceu isso com você? Tem alguma dica para essa situação?
A forma só para na máquina se retiro todos os ingredientes. Sem ingredientes ela funciona normal. Com ingredientes a forma fica totalmente solta e faz o maior barulho.
rsrsrsr
Estou de plantão, segurando a forma e tentando salvar o pão !!!
bjs!!!
Sandra Lima disse…
Oi Hazel, apesar de ter duas TVs em casa não tenho mais assistido tanta coisa, a não ser à noite, quando preciso desse barulhinho pra dormir... Agora, na hora da refeição, todo mundo na mesa, TV desligada e aproveitar o tempo para conversas agradáveis. Ainda não consigo fazer orações, mas quem sabe?
Beijos!
Maria L Filipe disse…
Seres estranhos não digo...mas raros, sem duvida!!!
Eu sou uma TV-dependenteÉ a segunda coisa que faço assim que entro em casa... Descalço-me e ligo a TV...
Para quem vive sozinha a TV vai fazendo companhia!!!
Não passo sem as noticias, mesmo que deprimentes na sua maioria...
E algum entretenimento enquanto faço crochet ou algo que me ocupe as mãos!!
Esse vosso ritual é lindo ... Quem sabe um dia não terei um ritual tb ;)
Beijinhux
Maluxa **
MARCELO DALLA disse…
Excelente, querida! Esse tema precisa mesmo ser discutido. É muito sério,a TV está em mãos erradas. Com pessoas mais iluminadas, imagina como poderia ser?
bjossssssssssssss

PS: sua família é linda!