TPM... Vença essa vilã em 5 passos! | Casa Claridade

07/08/09

TPM... Vença essa vilã em 5 passos!

A TPM (Tensão Pré-Menstrual) é um sintoma que interfere com o estado de espírito de muitas mulheres nos dias que se antecedem à menstruação.

(Calma lá... Leitores masculinos, não fujam!... Isto também vos afecta indirectamente.)

Por vezes, até as mais doces e delicadas damas se transformam num autêntico Adamastor quando são assaltadas pela TPM. Ficam chatas, ansiosas, irritantes e irritáveis. Ahhh!

Toda a gente sabe do que estou a falar:

Aquela neura que nos faz ter vontade de esganar a vizinha bisbilhoteira que estica o pescoço como uma girafa para espreitar para dentro de nossa casa.

Que faz com que tenhamos ganas de atirar pela janela a panela do jantar que ficou queimado, e fazer mira para um parvo qualquer que passe a assobiar como se o mundo fosse um lugar divertido.

Que faz com que o espaço que nos rodeia se torne, por uns negros e confusos dias, um campo de batalha. Essa mesmo. Vamos, então, minimizar os sintomas com alguns truques.

Quando se aproximam os dias sombrios, sugiro o seguinte:

1 - Café, chocolate, refrigerantes e álcool aumentam a ansiedade e a instabilidade emocional. Corte nisso tudo!;

2 - Beba leite, coma queijo, yogurtes, espinafres, brócolos e outros alimentos ricos em cálcio, para equilibrar as variações de humor;

3 - Faça exercício físico (nem que seja caminhar). O exercício ajuda a produzir endorfinas e a manter a boa-disposição.

4 - Sente-se e encoste as palmas das mãos no chão, para descarregar o excesso de energia. Deixe-se estar por uns 10 minutos em silêncio. Medite. A meditação irá ajudar a "ancorar-se" e a recuperar a harmonia.

5 - Leia a Casa Claridade! ;)

Hazel está em fase de TPM, por isso é que conseguiu descrever os sintomas com tanta precisão.