Cangalhada

segunda-feira, novembro 23, 2009

Como é que, com esta desarrumação, há-de uma pessoa conseguir fazer um post??
Foi uma caça ao tesouro só para achar o mouse debaixo disto tudo.

Com excepção do candeeiro e do computador, esta tralha toda, mais a que tenho espalhada à minha volta e tive vergonha de fotografar, é para doar.

Há mulheres que se sentem realizadas a comprar cangalhada. Eu sou o contrário, gosto mesmo é de livrar-me dela.

É uma terapia. Divirto-me mais numa tarde em que selecciono coisas minhas para dar do que numa tarde de compras. [Ninguém vai acreditar. ahahahah]

Quando nos livramos do que não precisamos/não queremos/não gostamos, estamos a tornar a nossa casa e a nós mesmos mais leves, abrindo espaço para a entrada de novos objectos e novas experiências.

Não receio a escassez. Quantas mais coisas dou, mais encontro. E mais tenho para dar. Isto não são palavras bonitas, é uma realidade.

Nada irá para o lixo. Tudo o que é reaproveitável será doado. Esta é a parte mais engraçada.
Livros e DVDs, para a Biblioteca Municipal.
Alguns objectos e roupas, para pessoas que bem os irão merecer.
Restante, para uma associação sem fins lucrativos com uma nobre missão.

Ora, façamos as contas (afinal, a matemática sempre é o meu forte!):

Desperdício............................... 0
Poluição................................... 0
Gastos..................................... 0
Satisfação................................. 1.000.000.000!

Oiçam lá: eu não sou rica. Eu?! Não tenho onde cair morta!
Tenho é um íman que me faz chegar às mãos uma quantidade disparatada de coisas interessantes, para as quais tenho muito prazer em encontrar novos donos.
E mais não digo, que é segredo meu.

Nota para leitores do Brasil: cangalhada = trecos

PODERÁ TAMBÉM GOSTAR DE LER

27 COMENTÁRIOS

  1. Nisso sou como tu Hazel, nada vai para o lixo e tudo se aproveita! Seja comida, roupas ou objectos, grandes ou pequenos! Há sempre quem precise, e a nós faz-nos bem à alma saber que praticámos uma boa acção :)

    Normalmente coloco as coisas naqueles contentores verdes de latão, ficando a torcer para que tudo vá parar às mãos acertadas! Mas na maioria das vezes é a minha mãe que acaba por ficar com essas mesmas coisas! Ela aproveita tudinho e, verdade seja dita, se por vezes preciso de algo é na casa dela que encontro! Pelos vistos vale a pena ir guardando :)

    Beijinhos e boa semana!!

    ResponderEliminar
  2. Amiga sou assim tbm....me faz um bem!!!!bjs.

    ResponderEliminar
  3. Concordo com vcs
    qto mais abrimos nossa mão mais bençãos recebemos!

    Amiga posso doar tdo
    roupas, alimentos, moveis...qqr coisa,
    mas tenho é pena de dar meus livros cds e dvds...rs

    Bjos na alma
    Duh franzen

    ResponderEliminar
  4. Bom dia, Hazel.

    Olha, sabes do que me lembrei? Ando há imenso tempo a ver catálogos à procura de um móvel para colocar livros, materiais e as bugigangas que couberem. Neste momento tenho tudo amontoado dentro do guarda-fatos, desde secador de cabelo, estojo de manicure, velas,papéis, bijuteria...tudo.
    Se por acaso algum dia tropeçares nalgum móvel (estante ou cómoda, não importa)que não pretendas manter, diz-me, que dáva-me mesmo um jeitão (pode ser velhinho, o que interessa é que esteja inteiro e cumpra a sua função).

    Obrigada.

    Beijos,

    Ana

    ResponderEliminar
  5. Eu nesse aspecto não sou nada como tu... mas gostava de ser.
    Eu pego-me muito às coisas, às vezes vou cheia de fezada para limpar a tralha toda, mas começo a olhar para os objectos e as recordações e olha... acabo por os deixar ficar onde estão :-S

    ResponderEliminar
  6. Bom dia Hazel

    Hoje foi ao ar o lindo conto que vc me enviou, como ja era um conto publicado teu, peço-te licença para ser fiel e divulgar a imagem como vi em seu blog, porque ela realmente é perfeita para o texto. Um beijo e um dia excelente. Obrigada por tudo.

    Cris

    ResponderEliminar
  7. É exatamente assim que eu faço, tiro tudo o que não preciso mais doou e fico feliz da vida, com espaço de sobra para colocar novas coisas.
    ;)

    ResponderEliminar
  8. bom dia Hazel!!eta lelê,todo mundo passa por isso,aki também não é diferente,tem dias que da vontade de passar tudo pra frente para ver se destrava,gosto de ambientes sem muitas coisas,me sinto leve,não sei bem explicar.xero

    ResponderEliminar
  9. Ah, que delicia mesmo! Existe um gupo do yahoo,que faz um serviço legal.
    É o Freecycle,que eu vim a conhecer em HK,muito legal, procure se tem aí onde você mora.Você se registra, e quando tem alguma coisa para doar, manda um mail.Alguém te responde se precisa daquilo e você marca um encontro como for melhor para as partes!Tem de tudo no de HK, você consegue destinar jornais,plasticos, toda a sorte de coisas.Uma pena que aqui em shenzhen não funcione da mesma maneira,talvez por causa da lingua.
    bjos

    ResponderEliminar
  10. Olá Hazel, então ai em Portugal o nome é cangalhada? Aqui no Brasil e na minha cidade tem vários nomes, mas eu digo "tralha", ai Meu Deus quanta tralha a gente ajunta!!! Vira e mexe eu estou distribuindo tralha a quem queira e precisa e o que não tem mais jeito vai pro lixo reciclável. Fim de ano, uma das fases da faxina é essa. Se não tivéssemos tão longe poderíamos fazer umas trocas hehehe. Beijos

    ResponderEliminar
  11. Olá, Hazel!

    Uh! Calorão no Rio de Janeiro. Refrescante mesmo é estar na sua casa. Tenho hábitos parecidos com os teus. Evito guardar por mais de 1 ano aquilo que não usei. Os filhos também. Desde pequeninos estimulei-os, com carinho, a doarem brinquedos, roupas e calçados para dar lugar aos novos. Também amo reaproveitar.
    Beijos,

    Saúde, prosperidade e harmonia

    ResponderEliminar
  12. Olá Hazel! Acho que estamos na mesma onda, eu também ando a desfazer-me de roupas, revistas, objectos... Há anos que ando para o fazer, mas só agora me determinei a fazê-lo (Ai!!! as tua boas influências...Obrigada!). A maior parte das coisas eram de um ente querido (meu companheiro) que faleceu à 10 anos, na altura custou-me desfazer-me das suas coisas... o desapego custa um bocadinho no início, mas depois a sensação é boa,e é como dizes, temos de permitir a entrada de coisas novas na nossa vida...
    Não costumo deixar comentários, mas sou uma fiel seguidora do blog e já contagiei este gostinho com a irmã, a amiga... gostamos muito de ti, e és muitas vezes motivo das nossas conversas (sempre no bom sentido,claro!! não fiques preocupada...). Beijnhos

    ResponderEliminar
  13. Ana:

    Acho que tenho aquilo que precisas. Envia-me o teu email, para te enviar umas fotos do móvel e dar-te alguns detalhes, para ver se te interessa.
    witchyhazel@gmail.com

    Beijos!

    ResponderEliminar
  14. Também não gosto de acumular coisas, prefiro doá-las.
    Beijo carinhoso:)

    ResponderEliminar
  15. Tem toda razao, quanto mais doamos mais coisas legais vem ao nosso encontro, concordo com voce,

    que gracinha o "gogumelo" rs meu jeito de escrever, sao encantados vibrando ao som de "blue moon" nao sei se é esse o nome mais é uma parte da letra,

    abraços!

    ResponderEliminar
  16. Oi Hazel!
    descobri seu blog através do blog da Cris e do seu conto sobre o Natal...adorei!
    Vc é encantadora!
    Estou esperando vc lá no meu cantinho pra tomarmos, quem sabe, café com bolo juntas!
    Um beijo

    ResponderEliminar
  17. Olá Hazel, muito obrigada pelo teu comentário no meu cantinho e pelo apoio.
    Nessa noite não houve luzes a piscarem nem nada de estranho, a única coisa que me fez pensar pois a minha filha que durante a noite e enquanto dormia ter começado a falar e então dizia " Chamo-me C., chamo-me C."
    Deixou-me a pensar...
    Ela ás vezes fala mas na maior parte das vezes não se percebe, principalmente qd tem pesadelos é que ela choraminga e fala, mas desta vez falou claramente e não parecia aflita como qd tem pesadelos.
    Há tanta coisa entre o céu e a terra...
    Beijinhos querida e mais uma vez, obrigada pela palavra amiga!

    ResponderEliminar
  18. com a mudança muita coisa doei , outras joguei fora pq estavam muito ruins e agora ainda tem mais um tanto pra ser arrumado ate o fim do ano
    bj

    ResponderEliminar
  19. Eu tenho por tradição nesta altura do ano, dar uma reviravolta em todos os armários da casa, leva tempo mas a gente consegue, aquilo que não usei durante esse ano que passou é pra doar, seja roupa, louças ou objectos de lazer. Novo ano é para renovar e deixar espaço para entrar uma lufada de ar fresco. :)

    ResponderEliminar
  20. Adoooooooro!!!!!!
    E a contabilidade então? Genial!
    bjos querida
    Saio daqui sorrindo!

    (Ahh já fui lá no blog da Cris e comentei seu conto lá tb! )

    ResponderEliminar
  21. Ah, Hazel, eu não junto nada! Se não uso, passo logo adiante, e é a mais pura verdade que quanto mais doamos mais coisas conseguimos!
    Bjs!

    ResponderEliminar
  22. Pois lá nisso ... eu sou mais de comprar :))) consumista assumida!
    Deitar coisas fora .. bem isso entao é matar me, guardo tudo e mais alguma coisa, porque-nunca-se-sabe-quando-vou-precisar!
    A roupa quando deixa de me servir costumo dar, nunca deito no lixo, isso nao.
    Cada vez tento mais dar aos outros aquilo que ja nao me faz falta, estou muito melhor, mas ainda tenho um longo percurso a percorrer :)))

    Beijinho arrumadinho!

    ResponderEliminar
  23. O acúmulo de tranqueiras faz a energia parar de circular pela casa da gt, e por conseguinte, nossa vida estaciona. E é muito gratificante ver coisas q não têm mais função para nós serem utilizadas em outros lugares, por quem precisa delas.
    Muito bacana!!!!
    Beijos, Marcia

    ResponderEliminar
  24. Esses exercícios são mesmo maravilhosos, abrem espaço na vida.

    ResponderEliminar
  25. Oi, Hazel!

    Aqui em casa também juntamos muita tralha = trecos = cangalhada. E de tanto em tanto tempo fazemos uma limpeza. O que está realmente inutilizado vai para o lixo, mas o que se aproveita é doado, principalmente material para arte, artesanato e livros!!!
    Beijins!!!

    ResponderEliminar
  26. Quem me dera conseguir fazer o mesmo ! Preciso de me libertar de muuuita coisa a todos os niveis...

    lalita

    ResponderEliminar
  27. Hazel,
    Boa tarde, espero que as férias tenham sido (e que continuem a ser) excelentes. Conheci o seu blog através do blog da minha irmã, a Cris Bolb, adorei, posso dizer agora que é o meu blog favorito. Muitos parabéns pelo bom trabalho, está fantástico. Beijos
    Thelma Lobo

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário ♥