Inquietações

segunda-feira, julho 19, 2010

Para quem acompanhou o "assunto Sintra", segue abaixo o desenvolvimento:

- Há cerca de 1 mês atrás, escrevi para diversas entidades, entre elas, o Gabinete do Primeiro-Ministro.

- O Gabinete do Primeiro-Ministro encaminhou as minhas "inquietações" para o Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território.

- O Chefe do Gabinete do Ministério do Ambiente e do Ordenamento do Território encaminhou, por sua vez, as minhas "inquietações" para a empresa "Parques de Sintra - Monte da Lua".


- Finalmente, o Presidente do Conselho de Administração da "Parques de Sintra - Monte da Lua" respondeu às minhas "inquietações" acerca do abate de árvores em Sintra.

Dizia no ofício que:

Tratou-se de uma operação de limpeza florestal que consistiu no abate de espécies invasoras que infestavam essa área e aumentavam os riscos de incêndio.

Está tudo estritamente de acordo com a lei.
As espécies invasoras são acácias, eucaliptos e pinheiro bravo.

Serão plantados nesta área sobreiros, medronheiros, carvalho português e carvalho alvarinho.
[Se alguém tiver interesse em consultar os ofícios, basta deixar-me o email, que tenho todo o gosto em facultar cópia.]
E assim termina o "assunto Sintra".

Mas continuo inquieta.

Inquieta, porque as "espécies invasoras" não passam de árvores indefesas que nos fornecem oxigénio e bem poderiam ser transplantadas para outros locais se houvesse um pouco mais de respeito e sensibilidade.

Inquieta, porque ainda não vi uma única árvore plantada nos locais dos cortes.

Inquieta, porque quando cai uma árvore, perdem-se vidas - não só a da árvore, mas também as das famílias de aves que fazem os ninhos nos seus ramos.

Concedo a mim mesma o direito de perguntar:
- Não será a verdadeira espécie invasora e infestante, o Homem?
(pergunta de retórica, não carece de resposta)

Na foto: Uma bela acácia em flor.

PODERÁ TAMBÉM GOSTAR DE LER

29 COMENTÁRIOS

  1. ola amiga hazel,nao estejas inquieta,se ele estiver a mentir e demorar muito a plantar outras arvores vamos dar um empuraozinho...lol...no que dizes no fim e verdade,muitos dos homens a face da terra sao mesmo uma especie invasora,infestante e por ai...bem os extraterrestres devem de ser melhores...tem uma boa tarde beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Espécies Invasoras hã?! Por esta lógica metade do mundo seria aniquilado começando por alguns seres humanos que por aí andam (não me façam falar...)

    Muita força e coragem Hazel, nesta espera medonha por novas árvores nos locais de "abate" já que aquelas pobres árvores não tiveram salvação :(

    ResponderEliminar
  3. Acho graça como eles passam as "inquietações" de gabinete em gabinete, andam a passar a batata quente. Essas "espécies invasoras" também têm a sua beleza e são necessárias. Adoro eucaliptos, quando vou ao parque costumo trazer ramos caidos, são ótimos para fazer vapores para quem tem doenças respiratórias. DEIXEM AS ÁRVORES EM PAZ INVASORES! Nabos...

    ResponderEliminar
  4. Sabes o que te digo? É o jogo do empurra! Até que chega a álguem que não pode empurrar mais e se inventa alguma coisa para nos calar pelo menos durante uns tempos. Aconteceu-me o mesmo com a guerra que tive com a Câmara aqui do meu concelho para que fossem arranjar o aquecimento da sala "frigorifica" da escola da mninha filha. Andaram a engonhar-me durante todo o inverno que até levei para lá um aquecedor pq as crianças andavam encasacadas dentro da sala (que dá um jeitaço qd se põem nas pinturas...)até que o meu último contacto foi para os informar que o caso tinha sido remetido para o "Nós por cá" e TVI, pois já há 5 anos que aquilo assim estava. Menos de uma semana depois estavam a arranjar a caldeira...
    Se for preciso fazemos outra petição para reclamar as "prometidas" árvores"!
    Beijinhos

    P.S- esta música (93) deu-me cá uma vontade de comer um shop shoy de qlqr coisa que nem imaginas ehehehe, mas é linda, adoro estas músicas orientais!

    ResponderEliminar
  5. Infelizmente o "jogo do empurra" é um clássico no nosso país...
    A desculpa dada parece-me completamente despropositada, vamos ver se as prometidas novas plantações se realizam... e se preciso for, fazemos nova petição, como diz a Sissamar.
    Beijinho e boa semana!

    ResponderEliminar
  6. ...E o que aumenta os riscos de incêndio são os descuidos da espécie Homem.

    ResponderEliminar
  7. Hazel

    Este é um convite para que vá ao meu blogue ver este post.

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Olá Hazel, tudo bem?
    Sua preocupação é louvável, já que respiramos o mesmo ar limpo que estas árvores "invasoras" conseguiam nos proporcionar.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  9. ...não sei nem o que dizer...

    Bela justificativa: quando já estas "não lhes agrada" mais, arrancam, cortam dizendo colocar outras "nativas" no local?!
    Como disses: cadê?!

    E não é área de reflorestamento que planta-se e depois "colhem-se" as árvores! Estão tirando por que já não está "legal" ali e acolá?! Hufff é uma barbaridade mesmo!

    Antes o tal ministro e os "ca..." à quatro" que ficassem calados ao invés de dizerem isto!

    Mas a luta não foi e não é em vão irmã! Pode acreditar.

    Beijo de luz na alma guerreira!
    \o/

    ResponderEliminar
  10. De facto esta altura não é a mais propicia para plantar arvores. Mas a para as retirar sim devido a incendios. Vamos ver o que isto dá.

    ResponderEliminar
  11. Primeiramente saudadessssssssss!!*))

    Que bom ouvir (ler) você!
    Um bálsamo para meu ser!!...

    Adoro esta escrita intrigantes, que me faz pensar...*))

    Hoje tive uma manhã deliciosa nas livrarias da cidade, descrevendo a delicada Victória Plum...não à encontrei!!

    Mas ganhei um livro do Eça de Queriròs - A Relíquia.
    Dedicarei minhas tardes à ele!
    O último livro( história) que comecei ler não consegui terminar...nem eu sei dizer porque!!

    Quanto a Sintra *( ...
    Não seria mais "honesto" remover as pessoas que causam incêndios??!

    "Oh mundo tão desigual..."

    Tenho tanto para te contar...me aguarde!!
    Beijos saudosos, Cora.

    ResponderEliminar
  12. Olá Hazel!
    Amei este papiro ao fundo, agora fez juz a sua pessoa doce escriba! rs.
    Puxa vida, essa coisa de árvores invasoras eu nunca tinha ouvido! Tô indignada! Olha Hazel, como diz minha prima: "vou morrer um dia e não vou ver tudo!" É impressionante a falta de consciência de certos humanos. Como já disse, não sou melhor do que ninguém, mas tem uns bestinhas que eu vou te contar viu, dá vontade é de dar uns tapas na cara sabe!
    Bom flor, o negócio é seguirmos todos juntos, nós, os afins e juntarmos nossas energias e orações (acredito muito nisso) e tentarmos fazer algo desta maneira já que de outra forma não podemos, pois estamos na mão do palhaço como costumo dizer qdo não temos as rédeas da situação...vc nunca sabe o que vai acontecer...
    Beijinhos querida. Feliz te ver de volta!

    Flores e Luz.

    ResponderEliminar
  13. Se este não fosse um assunto sério, deitava-me no chão e ria ás gargalhadas!!! Então abatem-se árvores para prevenir os incêndios?! Mas estamos em que século?!

    "Espécies invasoras" que já cá estavam muito antes desses "senhores" fazerem cócó nas fraldas pela primeira vez!!!

    Os eucaliptos fazem muito bem à nossa saúde, nomeadamente a nível respiratório, sendo descongestionante.

    Agora limpam-se as florestas cortando árvores?! Uau, essa técnica deve ser muito avançada, lá da universidade da treta! Quando "limparem" as árvores todas, "senhores", onde estão as florestas?! Pretendem respirar como?!?

    Desculpem, mas fico com muito mau feitio!...

    ResponderEliminar
  14. Árvores invasoras? E como se deu tal invasão? Será que no escuro da noite nas pontas dos pés, ops, raízes, elas penetraram Sintra adentro? Nossa, se ainda fossem ervas daninhas, mas são árvores! E o que provoca incêndio não são as árvores...

    Hazel, resta ficar em cima para exigir o replantio de espécies nativas então. Incomodá-los mesmo.

    Beijos na alma!

    ResponderEliminar
  15. Olá Hazel!

    Entendo perfeitamente a sua inquietação. Derrubar árvores nunca será algo agradável para os olhos das pessoas com um pingo de sensibilidade. Mas as espécies invasoras existem, não sei se é o caso das outras árvores citadas, mas sei que pinheiro e acácia são árvores que se "proliferem" com muita rapidez e sugam todo os nutrientes do solo, e acabam não permitindo o desenvolvimento natural das árvores nativas (diminuindo a diversidade de ecossistemas existentes)... Deixando o solo mais seco, e consequentemente mais propenso a queimadas. Não sei se é o caso Hazel, se as árvores que estão sento cortadas são realmente essas e por essa razão. Mas aqui onde moro tem uma briga dos agricultores com uma empresa de papel que planta árvores desse tipo, e acaba danificando o solo...segundo eles, essas árvores roubam tanto os nutrientes do solo, que nada mais pode ser plantado ali por um bom tempo, até o solo se recuperar. Não estou defendedo os cortes das árvores, não é isso!!! Amo plantas, assim como vc!!! Mas já ouvi falar nessas árvores invasoras, e por esta razão resolvi escrever. E não se preocupe amiga Hazel, a natureza sempre triunfará! Acredito nisso!
    Olha essa foto que eu tirei...que traduz o que estou dizendo:

    http://lh3.ggpht.com/_W7B0ADD-npc/TESqGz-3dmI/AAAAAAAACsg/0MMDnyfVF3k/s400/vida.jpg

    A natureza sempre vencerá!
    Paz e Luz!
    bjs no coração...
    Sheila

    ResponderEliminar
  16. Olá Hazel!!
    Na minha opinião não existe nada que justifique derrubar (matar) árvores, mas é preciso aguardar...
    caso nada seja feito vc sabe que pode contar comigo e todas essas pessoas que estão sempre presentes por aqui.
    A força de nossa união com certeza vencerá.E a força do bem , do correto.
    até mais

    ResponderEliminar
  17. Irmã da luz, de luz!
    Se me permitires, gostaria de postar "ipsis litteris" este seu post lá meu espaço, pois nem sei o que dizer!

    Apesar de ainda estar rindo!!! Dos e-amils! kkkkkkkk
    Só tu mesmo!
    Tu que tinha de ser minha vizinha! Imagina só morando uma do lado da outra! kkkkk
    A vizihança ia se retirar de medo! kkkkk Ai que má! Brincadeiras à parte, somos luz, vibramos paz e amor!

    Haaaara, vem embora para o Brasil, de fome não morremos! kkkk Eu só não fui e não vou para aí por causa dos filhos caninos e felinos, se pudesse levá-los escolheria aí para viver! ADORO tudo em Portugal! hihi

    Quase fui eu e Consorte de "mala e cuia" há 5 anos atrás, quando tinha somente uma filha canina!

    Beijo de luz n'alma e obrigada, sempre!
    \o/

    ResponderEliminar
  18. É... minha cara... infelizmente, era essa a resposta a todo o seu trabalho... só o poder é que importa! E o homem, por quem lutastes amanhã nem saberá... ou importará... desculpe-me se lhe pareço tão dura... abraços!

    ResponderEliminar
  19. É isso mesmo, Hazel, vivemos nessa eterna inquietação, quando o assunto é a preservação das espécies vegetais.

    Já ouvi por aqui diversas "explicações" sobre o porque do corte ou poda de árvores de ruas e praças.

    Explicam, mas não justificam...

    Beijos inquietos

    ResponderEliminar
  20. Hazel,

    Continuamos juntas. Vamos acompanhar o "replantio". Qualquer coisa, é só chamar.

    Bjs.

    ResponderEliminar
  21. Eu também ficaria inquieta com estes fatos e além ficaria incomodada se recebesse correspondência do Conselho de Administração com este teor!
    Estou solidária, bjs.

    ResponderEliminar
  22. Hazel,

    Como se chama a música nº63(por coincidência o ano que nasci, como vê sou novinha...rsrsr)e quem canta?Gosto muito dela, mas só ouço qdo estou aqui,na sua casa.

    Bjs.

    ResponderEliminar
  23. Inês Fontes:

    1963 foi um ano de boas colheitas, pelos vistos.
    Gosto das pessoas desse ano. :))

    A n.º 63 é "Ponto de Luz", da Sara Tavares.

    Essa música tem feito um sucesso com os leitores do Brasil, toda a gente pergunta quem a canta. Acho muito simpático gostarem dos sons portugueses.

    Beijos!

    ResponderEliminar
  24. Querida amiga!
    Tenho acompanhado este assunto e lhe admiro pela coragem, amor e perseverança.
    Suas inquietações fazem muito sentido. Esta na verdade é uma inquietação presente em todas as pessoas mais conscientes ao ver o estado em que se encontra o planeta.
    Mas vivemos um tempo de mudanças... sim, algo vai mudar!!!
    grande bjo no seu coração

    ResponderEliminar
  25. Minha brava guerreira, Hazel!
    Como já lhe contei, travamos uma grande batalha na cidade onde moro com uma poderosa multinacional que, entre outros crimes, estava devastando áreas florestais para expandir sua exploração de águas minerais.
    Respostas semelhantes a essa, nós recebemos de inúmeras autoridades, tentando justificar com seus argumentos técnicos a autorização para esses atos danosos à natureza.
    No final do processo, comprovou-se que tudo não passava de conversa fiada com o intuito de intimidar os leigos com palavras de efeito.
    Garanto-lhe, sem precisar analisar as explicações detalhadamente, que tudo não passa de desculpas sem fundamentos para beneficiar alguém ou alguma empresa poderosa.
    A devastação observada em suas fotos, os caminhões repletos de madeira e a forma hostil com que as autoridades estão a lidar com a natureza são provas suficientes para condenar as ações e não dar crédito à resposta que recebeu.
    Não se dê por satisfeita com a resposta, e questione-a junto a técnicos ambientais isentos de compromissos com empresas da área madeireira.E talvez possa usar a internet para fazer as consultas.
    É lamentável o papel a que se prestam autoridades, quando estão em jogo interesses econômicos.
    Não desista. Siga adiante. Conte comigo.
    Um abraço.
    Gilberto

    ResponderEliminar
  26. Olá!
    Sabe é tudo demagogia, sempre estão tentando calar a boca das pessoas que têm coragem! Eu particularmente sempre estou a espreita, pois há muito dinheiro envolvido, e eles não querem nem saber, geralmente moram em casas boas, tem vida boa, e o planeta para eles é assunto para depois!
    Vamos fazer nossa parte, estive pensando em juntar uma galera e plantarmos arvores, que tal, vocês plantam aí e nós aqui !
    Você é realmente a luz na escuridão!
    Bjs!
    Ser Estranho Ser!
    Te admiro demais, quanta coragem !

    ResponderEliminar
  27. É verdade que a floresta tem que ser gerida, por questões de segurança; particularmente não simpatizo mesmo nada com os eucaliptos que tornam o solo em seu redor completamente seco e estéril.
    É uma questão de ficares atenta, para confirmar se realmente as árvores vão ser plantadas. Não será difícil, vais muito a Sintra, não é?
    Mais uma missão, para:
    Hazel, a cidadã vigilante ;)

    ResponderEliminar
  28. Infelizmente nem sempre conseguimos mudar o mundo, mas tu minha querida, pelo menos esforçaste e fazes tudo o que podes, tentaste com unhas e garras fazer alguma coisa para mudar a situação, e é nisso que tens de pensar, ao menos fizeste, foste a luta, és um exemplo, nunca te esqueças disso. Pode ser que ajude a acalmar o teu coraçãozinho.


    Muitos, muitos, muitos beijinhos.

    Força!!!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário ♥