Uma violeta.

sexta-feira, outubro 08, 2010

Ora adivinhem lá de onde veio esta violeta tímida e raquítica...

Em cheio. Do lixo, pois claro.

O vaso está encharcado, deve ter apanhado as chuvadas desta noite.

Está maltratada. Por isso, todos passavam por ela, mas ninguém a quis.

Vou cuidar dela, e há-de fazer-se uma bela planta, cheia de flores. Então, todos a vão elogiar. Alguns, desejá-la-ão secretamente.

Mas ninguém merece a beleza que ela tem a oferecer, senão aqueles que a viram bela mesmo antes de o ser. Tomati e embrulhati.

Aiiiiii, o que é que me deu hoje?
Olhem, acordei assim. A pensar na vida.

Nas plantas feias e moribundas olhadas com desprezo pelos que passam, que salvo do lixo.
Algum tempo depois, tornam-se lindas e verdejantes. Então, já todos as cobiçam.

No gato escanzelado e sujo que apanhei na rua, e agora fez-se bonito e exuberante. Todos admiram a sua beleza, muitos gostavam de um assim. Entretanto, os seus companheiros de rua continuam lá. À espera que alguém olhe para eles.

E em mim mesma, que no dia em que me sair o euromilhões, sou bem capaz de ter um monte de pessoas caídas de pára-quedas a relembrar-me o quanto sou generosa...
e querida... e fofinha... e bem-cheirosa... e mãos largas. Ah! Raça de gente!

PODERÁ TAMBÉM GOSTAR DE LER

37 COMENTÁRIOS

  1. Fadinha

    Já estou a ver a violeta linda com os teus miminhos.

    Um bom fim-de-semana para vocês.

    Essa do euromilhões é certa e batida, infelizmente.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Também tenho uma violeta, agora já são duas, não achei no lixo, mas começou por uma folhinha. Por estes dias conto a história, vai dar um belo post poupadinho...

    ResponderEliminar
  3. ehehehe, está de todo hoje! Mas nada que não seja verdade! Eu adoro violetas, tive muitas que o meu ex. (pois tb tive!) me deu, mas lá ficaram em casa da minha mãe! A minha mãe costuma pôr-lhes água no prato e elas adoram (pelo menos têm crescido a olhos visto), e só as rega por cima de quando em vez!
    Beijinhos e bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  4. Olá!
    Fico a pensar se olham com desprezo para as plantinhas que estão com a saúde ruim, imagina só como olham para os menos favorecidos não é mesmo, para os diferentes. Não sei o que acontece , porque tanta arrogância com as coisas! Porque não salvar pelo menos um pedacinho daquilo que podemos! AH, mas tudo bem ainda bem que você está sempre a olhar com habilidades infinitas!
    Um forte abraço !!!

    Ser Estranho Ser !

    ResponderEliminar
  5. Upss...!!! Hoje acordas-te com os pés virados para o teto!!?? heheheh..., mas infelizmente tens razão em tudo o que dizes. Paciência amiga!

    Beijinho grande e um bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  6. Olá Hazel podes ter certeza que o universo reconhece teus atos de bondade e generozidade a reconhecer vida em todos os seres, pena que as pessoas não reconhecem que nossos atos positivos além de fazer bem os outros seres também favorecem a nós mesmos bjs de luz Patrícia

    ResponderEliminar
  7. Ninguém merece as flores, se não os que a viram bela, antes mesmo de ser...adorei

    e amei estar em destaca por aqui minha querida, muito obrigada, beijos no generoso coração.

    ResponderEliminar
  8. =) que bom! Contigo por perto há sempre uma via de salvação, para animais, plantas e até pessoas ;) eu no outro dia resgatei do lixo dois cestos de vimes, daqueles onde se coloca a roupa suja!Que maravilha!
    Beijo**bom fim de semana**

    ResponderEliminar
  9. Infelizmente as pessoas tendem a querer, cobiçar, desejar,... tudo o que os outros possuem de belo! Já está belo, não dá trabalho... que bom que era agarrar e ter de imediato!!

    Ou não...

    O que essas pessoas não sabem é que o que dá verdadeiramente prazer é o acompanhar e o trabalhar de algo até que se torne bonito!

    Fico a aguardar as flores dessa bela plantinha, que a meu ver nos últimos tempos já ganhou duas coisas boas: a água da chuva e uma casa nova!

    Bom fds :)

    ResponderEliminar
  10. Olá, lindinha!
    Tenho certeza q.não demorará muito para a total recuperação dessa violeta. Também tenho uns par delas, q.ficam em prateleiras na vidraça de minha escadaria. Não se deve mudá-las de lugar pra q.se adaptem bem. Sabia?
    bjinhos iluminados pra voce
    Orávia.

    ResponderEliminar
  11. Eu também queria que o lixo que me desse assim plantinhas para a minha varandinha que é tão tristonha... mas ainda não tive essa sorte!

    Tenho que andar mais atenta

    eh eh

    Beijos bom fim de semana

    ResponderEliminar
  12. Tenho a certeza que ficará linda Hazel, é um crime o que fazem eu não conseguirei compreender nunca...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. oh minha querida-mas é mesmo assim para ti/para mim /para nós tb nos olham de lado se não estamos como acham que devemos estar- e eu cada vez mais desejo distancia desta gente-que vive de aparências -na minha vida cada vez mais s-ao menos as pessoas-e eu agradeço por isso-são as certas.
    que a tua violeta resplandeça e te dê muita beleza

    ResponderEliminar
  14. vou começar pelo fim: querida Hazelzinha(não é graxa) ainda não és milionária! e eu já gosto de ti de verdade verdadinha, das tuas plantas, adoro o teu gato, o teu blog...obrigado pela companhia

    quero ver essa flor linda com o teu poder

    bjs lambuzati di tomati embrulhati em carinho
    Paula

    ResponderEliminar
  15. Não tenho dúvida nenhuma que essa violeta vai ficar deliciosamente bela nas tuas mãos...
    Admiro-te mesmo sem te conhecer...
    Milhões de beijinhos e um bfs

    ResponderEliminar
  16. Olá
    «CONVITE»

    o meu blog
    - Quiosque de Ideias -
    completou 2 anos e tenho prendinhas para sortear se quiseres participar passa por lá, vou gostar de te receber
    Bjs, Bom fim de semana
    Paula

    ResponderEliminar
  17. Ainda bem que acompanho você desde antes que fosse a famosa Hazel-Casa-Claridade que tem "milhões" de seguidores...

    Beijos

    ResponderEliminar
  18. Cara senhora, espero que haja lá em cima um lugar muito bom para si , gosto muito de visitar o seu blog e já sou um seu grande admirador,

    ResponderEliminar
  19. Olá "queridinha" :)

    Acordas-te pensativa? E com este mundo não dá para menos!!

    Vim dar um pouco da tua música à minha "pimentinha" de asa partida :)
    Meus Deus, esta criança não pára!!

    Entretanto encontramos esta plantinha abandonada. Nas tuas mãos vão ganhar vida :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. De vez em quando venho aqui "espreitar" este teu espaço tão acolhedor.
    Hoje em dia, infelizmente, só se dá valor ao que é belo, e quando deixa de o ser, perde o interesse, é posto de parte.
    Alegra-me que hajam pessoas como tu, que dão valor ao que realmente tem valor, pois mesmo uma planta murcha e mal cuidada, com um pouco de carinho e atenção, volta a despertar da tristeza em que se encontrava e vive de novo.
    É claro que a beleza, a beleza interior não está na planta, essa é só uma forma de ela agradecer o cuidado que lhe dado. A verdadeira beleza está na pessoa que lhe deu uma nova oportunidade.
    Um grande bem haja
    Cris

    ResponderEliminar
  21. Ola Hazel, claro, tudo que recebe amor, carinho e atenção fica bonito.

    Tenho certeza de que voce tem tudo isso para dar a essa atual pobre plantinha e futura lindissima plantinha que dará muitas flores para te agradecer pelo carinho

    Parabens, seu blog é d+

    Beijos

    MIriam Regina

    ResponderEliminar
  22. Querida amiga.
    É sempre assim, quando se atinge o auge, mais ninguém nos quer. Às flores acontece o mesmo. O auge a que me refiro é o tempo que nos falta para sermos desprezados. Fico grato pelas palavras de encorajamento que me enviou. Eu já vou criando uma carapaça como a da tartaruga. Levando pontapés e, não sentindo. Sou forte que nem um touro muito embora não ultrapasse os 60 Kg. O meu maior poder é o da defesa e, não o de ataque. Quem muito ataca , raramente atinge o alvo. Como o mundo para mim é muito pequeno, talvez mesmo por ter percorrido os 4 cantos é que não me deixo vergar com facilidade. Raramente dou o flanco, não sou presa fácil para me intimidar. Passei por muitas tempestades, desde a areia às alterosas ondas do mar revolto. Já tive altos e baixos mas, agora estou em pleno. A idade vai-nos ensinando como se lida com determinadas pessoas.A maior arma de arremesso é o desprezo. Magoa mais que uma pedra atirada com toda a violência. Tempos houve que me deixaram apavorado, mas consegui suplantá-los com facilidade. Duas coisas na vida que nunca tive, a saber:- Medo e dinheiro. Viver não custa, custa isso sim saber viver. Um grande abraço de amizade do sempre. João

    ResponderEliminar
  23. Pois é Hazel,algumas pessoas hoje em dia não valorizam tudo aquilo que precisa de atenção de amor e de carinho.Se uma flôr está velha ou feia, deita-se fora.Se um animal está velho ou dá um pouco mais de trabalho, abandona-se.Até mesmos muitos dos nossos velhinhos, são esquecidos nos Hospitais e nos Lares.Tudo isto é desumano mas é a realidade.Quanto ao Euromilhões se me saísse (o que duvido pois o dinheiro não quer nada comigo), uma das minhas prioridades, era dar uma vida melhor ao maior número de animais abandonados.Era uma das coisas que me fazia feliz. Quanto aos ditos( amigos por interesse), que me batessem à porta aconselháva-os a dar uma volta.Um bom fim de semana para todos.Para si Hazel, tudo de bom ,por todas as suas boas acções ,e pelo seu enorme coração.Beijos.

    ResponderEliminar
  24. SE TODOS FOSSEM COMO VOCÊ...
    o mundo seria muito mais florido e verde!


    beijinhos green

    ResponderEliminar
  25. Olá Linda!
    Não sei se estás recordada de mim.
    Se sim, só para dizer que voltei a criar um blogue e gostaria que aparecesses por lá :)

    Bjinhos

    Novo blog: http://a-estranha-em-mim.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  26. Ô pobrezinha!!! Encharcada!!!

    Ainda bem que tem à Hazel por aí!!!

    Beijo na nobre alma.

    ResponderEliminar
  27. Querida amiga.
    Espero que não se tivesse ofendido com a minha última postagem. Volte ao meu espaço, pois terá mais informações sobre o dito cujo. Tenha um bom fim de semana e, faça uma poncha. Um abraço João

    ResponderEliminar
  28. Hazel,abençoada,

    Tem um tempinho que não passo por aqui. Muito bom te ver em ação de novo. A energia do amor e do cuidado, seus super-poderes...rsrs, trarão de volta a essência,a vida e a beleza desta pérola.

    Bjs e bom fds.

    "O Deus que há em mim saúda o Deus que há em você"

    ResponderEliminar
  29. O contentor de lixo próximo(?) da casa da Hazel é fenomenal!..
    Será que o ministro das finanças deste portugal (assim mesmo, letras minúsculas) sabe da existência deste contentor???
    Quem sabe... Podia ser a nossa salvação??!!!...

    ResponderEliminar
  30. Com seus cuidados, com certeza ela irá de florir como nunca.
    bjo

    ResponderEliminar
  31. Hazel tens que me dar uma ajudinha no que toca a cuidar de plantas...
    Elas morrem-me todas, eu compro terra especial, eu compro adubo eu rego de 3 em três dias e não as mantenho ao sol directamente!

    Mas morrem-me todas, começam a ficar todas amareladas.

    ResponderEliminar
  32. Hazel,

    Voltei para te fazer um pedido, posta pra gente foto atualizada da sua "floresta".De quantos exemplares ela é composta atualmente?
    Vou adorar vê-la.

    Bjs e uma excelente semana.


    "O Deus que há em mim saúda o Deus que há em você."

    ResponderEliminar
  33. Adorei!

    Assim que ela estiver linda e exuberante quero ver as fotos novas...

    ResponderEliminar
  34. Dona dinona :P Plantas em casa sem sol directo...? Regar de 3 em 3 dias é mata-las!! :P

    E cuidado com adubo em excesso :P

    ResponderEliminar
  35. Eu sou adepta dos rafeiros! Aborrece-me imenso esse negócio à volta dos animais de estimação, que se tornam autênticas fábricas de reprodução.
    Mas este povo é assim, pagam uma pipa de massa por um gato de raça, muitas vezes cheio de taras, e desdenham os rafeiros, que são igualmente lindos e amorosos, e muito mais saudáveis!

    Pronto, desabafei.

    ResponderEliminar
  36. Adoro violetas.

    Não é porque elas não falam que merecem ser esquecidas...

    ResponderEliminar
  37. Blessed be...

    Sempre dou uma espiadinha no blog e desa vez não teve como comentar... rs
    Adoro violetas tbm... e estou com algumas assim murchinhas... e vc me fez pensar q não tenho me dedicado a elas como elas merecem...
    Hj mesmo vou pedir desculpas à elas... rs

    Bjo bjo

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário ♥