Quando o bolo fica colado na forma...

segunda-feira, dezembro 20, 2010


... dá vontade de atirá-lo pela janela!
Eu não percebia porque é que isso me acontecia quase sempre.
Vestia o meu avental da sorte, seguia a receita, untava e enfarinhava a forma, colocava no forno para assar... e, ao desenformar, o bolo partia-se e ficava metade agarrado à forma.

Porquê, Senhores, porquêêêêêêê?
Seria da forma?
Seria do forno?
Seria de mim?

Até que a resposta atingiu-me como um raio.

Para que o bolo nunca cole na forma, devemos pré-aquecer o forno.
Não me perguntem que diferença isso faz, pois nem-eu-sei, mas o facto que comprovei é que o forno pré-aquecido é a salvação do bolo! Nunca mais aconteceu isso.

Estou certa de que toda a gente sabia este segredo menos eu...
Mas fiquem sabendo que descobri-o na mesma. Tomem lá-á!

Hazel

PODERÁ TAMBÉM GOSTAR DE LER

19 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia querida Hazel, essa dica eu já utilizava, mas de vez em quando as coisas por aqui não dão certo, tem dias que os bolos daqui são verdadeiros desastres rsrsrs, e em outros ficam perfeitos vai entender, dizem que a nossa energia influência eu acredito.Beijos de sol para te iluminar

    ResponderEliminar
  2. Pronto, aqui está a resposta para a dúvida existêncial dos bolos! Eu tb nunca tinha percebido para que era o pré aquecimento... mas também nunca contestei!
    Agora já sei e pronto, como se costuma dizer "material tem sempre razão"!
    Beijinhos enfarinhados

    ResponderEliminar
  3. oi Hazel,
    esta é a primeiríssima vez que deixo o meu comentário voar pela janela...a vergonha nao deixou entrar mais cedo! Esse é um excelente truque mas também concordo que quando a energia nao está para aí virada...sai da frente! um beijo cheio de neve fofinha a voar da Holanda

    ResponderEliminar
  4. Hazel, este truque é passado de mães para filhas :)

    ResponderEliminar
  5. Eu sempre tenho mania de ligar antes e sem saber!


    Um beijo e tudo de bom nesse NaTAL! chica

    ResponderEliminar
  6. Oi Hazel,

    Eu também não sabia, fui aprender igual a você, na pratica.

    Desejo a você e sua familia um Natal maravilhoso.

    Beijosss

    ResponderEliminar
  7. é sempre bom passar os pequenos segredinhos

    beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Eu por acaso não sabia desse segredo, mas vou ver se me lembro da próxima vez!

    De qualquer maneira, eu como-o sempre na mesma... nem que seja à colher.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. hahahah Hazel!! Aconteceu-me exactamente a mesma coisa!! Todos os bolos ficavam agarrados á forma, e eu frustrada! Há coisa de duas semanas fiz um e saiu bem...e eu até agora a matutar o que teria sido...pois claro! Eu pré-aqueci o forno!! Boa!! essa foi de mestre!!!
    Namasté

    ResponderEliminar
  10. Sempre pre aqueço o forno uns 10 minutinhos, mas tenho uma "mão ruim" para fazer bolos e vez ou outra isso ainda acontece, o jeito é aproveitar o bolo feio e grudado fazendo um pavê, uso as lascas de bolo e vou intercalando com recheio(gosto de creme de baunilha), faço várias camadas, deixo o mesmo ficar bem gelado e sirvo.
    Não tem jeito, meus bolos quase sempre ficam um terror, daí uso esse truque para salvá-los.

    E olhe, receitas salgadas minhas ficam ótimas, mas os bolos.....

    ResponderEliminar
  11. A gosto muito deste fundo do blog imitando uma manta de flanela, acho a cara do inverno que vive aí desta metade do mundo!

    ResponderEliminar
  12. Vou tentar isso da proximas vez, os meus bolos também, ficam grudados...

    ResponderEliminar
  13. Olá Hazel,
    Não gosto da cozinha, mas para fazer bolos ou doces eu vou com o maior prazer!
    Realmente é sempre importante o forno pré-aquecido!!!

    Beijos!!
    Muita Luz!

    ResponderEliminar
  14. Boa noite Hazel,
    Esse segredinho eu ja´sabia
    faço bolos deliciosos ,meus filhos já grandinhos sempre adoraram.Confesso que estou um pouco cansada e sem tempo de fazer bolos.Meu último não
    grudou,mas no meio afundou,não sei porque fiquei frustada!Será que abri o forno antes da hora?Se souberes a resposta ....

    Beijos adocicados.
    Rosane Peon

    ResponderEliminar
  15. Eu não sabia dessa dica! Obrigada! rs

    ResponderEliminar
  16. Eu sempre pré-aqueço o forno, mas não sabia que era por ESSE motivo.... achei que era para assar melhor... Vivendo e aprendendo!

    ResponderEliminar
  17. Rosane Peon:

    Por vezes, eles afundam quando não têm fermento suficiente ou quando a massa não é suficientemente mexida. Terá sido esse o caso?

    Beijinho!

    ResponderEliminar
  18. Boa! Mas repare também que bolos feitos aos domingos ficam sempre melhores que os bolos feitos em outros dias. É a força do patrono do dia, e também patrono dese tipo de alimento.

    ResponderEliminar
  19. Nos bolos, como nos assados de carne ou peixe, o forno tem de se pré-aquecer para que a comida não sofra alterações consequentes do forno ir de frio a quente. Em palavras mais práticas, se o forno já está quente, a gordura e farinha que utilizaste para enformar vão criar uma barreira imediata e deliciosa para conter os açúcares e os agentes levedantes que puseste na massa. Na carne para assar, por exemplo, até deves passar a peça primeiro por azeite ou óleo bem quente primeiro, no fogão, para ''selar'' a carne - isto é, criar uma finíssima barreira de gordura que manterá os sucos naturais da carne, em vez de os fazer sangrar gradualmente e ficares com um pedaço de carne seca a olhar para ti e a murmurar 'why, masssster, whyyyyyy?'' :D
    De resto, falhas aqui e acolá são, como já outros comentadores disseram, provenientes de mexer demais a massa (ou não o suficiente), das quantidades usadas etc. Mas há sempre salvação, pedaços de bolo embebidos num vinho generoso (moscatel, p. ex.) e misturados com chocolate derretido e natas também fazem os corações sorrir :D

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário ♥