A idade das bruxas

quinta-feira, abril 19, 2012

As bruxas andam envoltas num véu invisível que produz um encantamento em quem as observa, vendo-as sempre com uma aparência jovem, mesmo que tenham centenas de anos...

Esta vossa escriba está a envelhecer.
Já fui Donzela, sou Mãe, e começo lentamente a minha caminhada para chegar a Anciã.
As três faces sagradas da Deusa, que cumpro sem pressas.

Isto de envelhecer traz as suas compensações. Perde-se na rigidez dos seios [oh Deuses, eu escrevi mesmo isto?], mas ganha-se em paz interior, com a reconciliação que fazemos connosco.

Perde-se todos os dias um bocadinho de auto-crítica e ganha-se em auto-estima.
Cada vez nos vamos tornando mais nós mesmos, e menos aquilo que os outros esperam que sejamos. Consequentemente, as relações que temos com as outras pessoas redefinem-se. Umas, aprofundam-se. Outras, extiguem-se.

Vamos dando cada vez menos valor ao que os outros pensam, e mais valor àquilo que sentimos que está de acordo com os nossos princípios. Aprende-se a apreciar e até mesmo a saborear a solidão, porque ninguém nos compreende tão bem quanto nós. :)

Não sei até quando este meu feitiço de juventude irá durar, mas acho que aquilo que o mantém activo é o prazer que eu tenho numa boa gargalhada.
Com mil vassouras, enquanto houver alegria e sentido de humor, serei eternamente jovem!

Dentro de poucas semanas, vou fazer anos, e isso de fazer anos é algo que me traz sempre uma sensação esquisita, de desconforto. Parece que o mundo inteiro nos observa nesse dia, e nunca se sabe quem vai saltar de trás de um arbusto para nos pregar um susto. Metaforicamente. É. Fazer anos é uma coisa assustadora para mim!

O que compensa este desconforto e o susto contínuo de 24 horas são os presentes. ahahah!
E, por isso, deixo aqui uma lista - vai que o Pai Natal lê o meu blog - de coisas que eu gostava de ter:

- Alcofa de palha. Acho que mais ninguém se lembraria disto, mas eu sou uma pessoa de gostos simples, e gosto de alcofas de palha, são ecológicas, vintage, servem para tantas coisas...

- Máquina de costura pequenina. Ora aqui está uma coisa que nunca pensei vir a querer.
O que não faz a idade! Não sei rematar em máquina de costura, mas quão difícil poderá ser?

- Sabonetes. Acho que sou a única pessoa do mundo que gosta de receber sabonetes de presente, mas gosto mesmo. Que foi?

- Pedaços de tule. Brancos ou pretos. O mundo de possibilidades artesanais que eles oferecem...

- O livro "Siddhartha", de Hermann Hesse. É o meu livro preferido, que já tive, mas infelizmente fiquei sem ele, e parece que nunca mais o vou reaver.

- Uma estatueta bonita de Iemanjá. De quem sou devota. A minha perdeu os dedos misteriosamente! Ninguém lhe tocou, e desapareceram - coisa estranha...

- Uma pena de falcão. Que não tenha sido arrancada, pelamordosdeuses!

- Um lápis khol preto para olhos. Homessa, é a primeira vez que peço uma coisa destas.
Mas a idade, a idade...

E é tudo!
Podia pedir uma casa nova, uma oferta de emprego fantástica, um patrocínio generoso, uma viagem ao Brasil ou até mesmo uma colecção inteira de vestidos novos. Mas não.
A idade ensina-nos a ser pacientes e a apreciar as coisas pequenas, porque a grandeza está dentro do nosso coração.
Embora... se algum destes desejos se concretizar, não vou desdenhar, não... ahahah!

Beijos para todas as idades,
Hazel

PODERÁ TAMBÉM GOSTAR DE LER

22 COMENTÁRIOS

  1. Bem me quis parecer que era a proximidade do dia 5 de Maio que trazia estes pensamentos em jeito de balanço de vida... mas escreveste um texto belíssimo. Amadurecer tem as suas compensações; envelhecer, só quando deixamos morrer a criança dentro de nós. Todas as semanas contacto com jovens de mais de 65 anos que são um exemplo de vida!

    Adiante: quanto ao teu livro preferido, se não te importares de receber um em segunda mão (mas em muito bom estado) tenho todo o gosto em oferecer-te o meu. Contacto-te entretanto para saber para onde enviar, ok?

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  2. Hazel, está muito bem nas fotos do blog, mas acho que a beleza interior é o mais importante, e isso vê-se, naquilo que escreve. A idade ensina-nos tanta coisa! Faço votos que todos os seus desejos sejam realizados.Ah! E queria perguntar uma coisa...Andam muitas joaninhas à minha porta!Quererá dizer alguma coisa!Não gosto de fazer mal a estes insectos, que sei que estão em vias de extinção...

    ResponderEliminar
  3. gostei tanto deste post mas tanto porque tenho sentido cada vez mais isso...o redefinir prioridades e pessoas na nossa vida....a importância que deixam de ter certas coisas-e o centrar-nos na dadiva do hoje - mas eu adoro o meu dia de anos -gosto e pronto!!!
    Bonita lista -só espero que o pai natal dos aniversários passe por cá e concretizes a tua lista.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Menina vou te contar uma coisaa a idade não passa por você,com esse rosto de 20 anos e de desconfiar que tu descobriu a fonte da juventude linda jovem e de bom coração,relaxe e curta seu niver não e tão ruim assim mesmo pq nesse dia reunimos todas as pessoas que gostam da gente e mensagens de carinhos de quem esta longe.FELIZ ANIVERSSÁRIO!

    ResponderEliminar
  5. agora que falas nisso, a minha Iemanjá também perdeu os dedos, também ninguém lhes tocou, desapareceram simplesmente, o que é muito estranho, se descobrires porque é que isso acontece, partilha

    Beta

    ResponderEliminar
  6. eh eh eh

    É verdade... a idade trás-nos essas coisas todas.
    Sinto o mesmo!

    Essa dos vestidos também gostava
    ah ah ah

    Os nossos pedidos são uma ordem para o UNIVERSO

    Aguarda... que cada coisa a seu tempo chegará!

    :)

    ResponderEliminar
  7. Huummm! Se eu pudesse te daria a viagem ao Brasil.

    Não entendi o que é o primeiro presente desejado, não faço a menor ideia do que seja.

    Já estou na fase anciã e acredite, é tão misteriosa que às vezes tenho medo.

    Abraços

    ResponderEliminar
  8. Olá! Adorei passear pelo seu post hoje e me identifiquei muito com suas palavras.
    Vou fazer 40 e esse número me assusta muito...me lembra Tia, meia idade, flacidez...hehe! Mas é verdade...mais uma etapa, e ainda bem que fazer o bem nos ajuda a ficar com a pele mais bonita e junto com a mãe natureza vamos usando tudo que ela nos oferece para ajudar nas etapas da vida.
    Hoje, já botei meus ovos, gosto de ficar só, faço melhor o que devo fazer e isso aaprendi claro...com os anos! Que bom!
    Bjs e um ótimo dia de muita paz!
    CamomilaRosa

    ResponderEliminar
  9. Gostei muito desse post e mais uma vez me indentifico.Eu no entanto sinto uma certa melancolia na véspera de aniversário.Eu também amo ganhar sabonetes,chego até a ser chata essaminha mania.A propósito você é muito bonita Hazel! Espero que tenha os seus desejos relizados pelo universo,espero que o primeiro seja que você venha breve ao Brasil.O que é alcofa de palha?

    ResponderEliminar
  10. Para quem perguntou, uma alcofa de palha é isto:

    http://roteirodesabores.pt/image/1357.jpg

    beijos!

    ResponderEliminar
  11. Adorei o post.Já estou chegando na fase da anciã, mas não me lembro de uma fase tão boa na minha vida.Espero que o Pai natal leia o seu blog e transforme todos os teus pedidos em realidade.Se ele não lê o seu blog , com certeza não sabe o que está perdendo.Beijos

    ResponderEliminar
  12. Saudaçoes pernambucanas!

    Querida Hazel, parabens antecipado, desejo um dia de paz e alegria. Se eu pudesse te daria uma viagem ao Brasil, como ainda não posso, te deixo esse link de uma cantora extraordinaria. Boa Viagem!

    http://www.youtube.com/watch?v=_43vRJgKrPs&feature=related

    ResponderEliminar
  13. tudo verdade... gostei de ler :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Li tudo com muito atenção e tudo o que foi escrito é verdade verdadeira!

    Tudo melhora com a idade, pelo menos é essa a minha versão.

    Quanto à lista de presentes, pode ser que encontre no Algarve uma desses almofadas:)

    Penas de falcão não tenho, mas consigo arranjar de pavão ( o nome é parecido).

    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  15. Querida Hazel, parabéns pelo aniversário próximo!! Também já desfruto da fase anciã. Eu gosto e muito, me sinto mais confortável e sem as preocupações do que um ou outro possa fazer ou dizer. Sou "mais Eu"!! Ah! Também adoro ganhar sabonetes! Principalmente os de frutas!!
    Olha Hazel, estou te enviando um E-mail com uma foto que peguei do seu blog mesmo, dos "Sons Mágicos" porque você verá, o número da música está cortado e não pude ver qual é! Então estou enviando a foto do Cd pra você me passar o nome dele, daí eu mesma tento achar a música, minha filha ficou doida quando ouviu e me fez te escrever por isso! Aguardo retorno breve, tá? Beijo grande! Vy

    ResponderEliminar
  16. Chego a ficar emocionada, com tudo que li. To sensivel demais, acho que e da idade. Que todos seu pedidos se realizem. Bjsss

    ResponderEliminar
  17. Hazel, passei por aqui para ouvir mais umas das suas melodias e bisbilhotar mais um pouco...Hoje pendurei gengibre na cozinha e alfazemas do meu vaso na cabeceira, quanto à ideia dos fósforos no "toilette", vou experimentar! Obrigada pelos conselhos.
    Abraços e Bom Fim de Semana!

    ResponderEliminar
  18. Querida, também adoraria trazer-te ao Brasil ( e bem que podias ficar conosco...quem sabe não faríamos com a minha também querida Elaine Figueira um Chá de Bruxas com direito a coisas gostosas e muita conversa !
    Fica o convite e a promessa - se ganho a loteria trago-a ( e ao L e ao M, claro...) para curtir o Brasil !
    Preciso começar a apostar. apenas !
    Bjs, muitos beijos ! Liz

    ResponderEliminar
  19. Lindo texto:)
    Eu ia fazer a mesma oferta que a leitora Paula M, mas já cheguei tarde hehe

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  20. Muito grata a todos pelo vosso carinho e gentileza comigo.

    ResponderEliminar
  21. Adorava ser um a bruxinha como a Hazel,mas a ho que nunca vou conseguir:)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário ♥