Avançar para o conteúdo principal

Viagem ao fundo de um búzio

Os búzios são uma espiral estonteante, íntima e misteriosa.
No seu fim, encontra-se o silêncio das profundezas do mar. Ou do ventre materno.

Os sons e luzes surgem difusos e entrecortados; tão pouco relevantes em comparação com o silêncio que viaja e preenche todos os espaços vazios, não deixando lugar para mais nada a não ser a tranquilidade absoluta.

Quem conseguir plasmar-se com uma partícula de ar ou um grão de areia, poderá viajar para esse recanto pequenino, escuro e secreto que existe no fim de um búzio.

Sentada de pernas encolhidas e olhos fechados, lá no cantinho onde termina a espiral interminável do búzio, dilato as narinas e sinto um suave odor a maresia.

Poderá ser a minha imaginação a pregar-me partidas, mas parece que consigo escutar ao longe uma tempestade no mar e as tábuas do convés de um navio a ranger com a força das ondas. Pouco importa. Na tranquilidade silenciosa do fundo de um búzio, está-se seguro das mais terríveis tormentas.

A palavra que surge é concentração. Concentrar, convergir para o centro. O centro, a essência. O pulsar do coração. O tiquetaque do relógio que nos avisa que o tempo está sempre em contagem decrescente.

O búzio, achado numa tarde de Verão junto ao rebentar das ondas, é levado para uma casa numa cidade longe do mar, e guardado num armário de vitrina embaciada durante anos.

Até que um dia, alguém decide restituí-lo ao mar. Uma criança, às escondidas dos pais, achou que aquele búzio não pertencia ali, assim como uma peça de puzzle guardada por distracção na caixa de outro puzzle diferente.

Atirou-o para a água, e logo a corrente o sugou de volta, como se resgatando um tesouro há muito perdido. E a aventura recomeçou.
Tantos oceanos por onde viajar ao sabor das correntes...

Beijos com sabor a mar,

Cronista, Viajante no Tempo, Terapeuta, Taróloga, Tradutora, Professora.

Comentários

An@ disse…
Que viagem encantadora!

Eu adoro búzios e tenho alguns lá por casa. O som é maravilhoso.

Sabes, gosto de ficar a olhar para eles, adoro não sei porquê!

:)
Eduardo disse…
Olá Hazel, tudo bom! Passei aqui pois gosto de saber o que andam escrevendo outras pessoas que têm blogs.

Parabéns! Continue escrevendo. Visite o meu quando quiser.

Um abraço,

Eduardo

www.maneirasimples.wordpress.com
Nas férias passadas, adquiri dois búzios que achei lindos, parecem madrepérola. Um deles está na mesa da sala, o outro está na minha mesa de cabeceira. São objectos lindos e perfeitos, simplesmente mágicos.

Lindo texto

Beijinhos
Cora disse…
Lindo texto, lindo!!!

Um beijo minha amiga!
Débora disse…
Gostei muito deste blog. Pesquisava sobre plantas e ao chegar, aproveitei e li um pouco mais. Por sinal, gostei.
Sobre búzios, eu também gosto muito deles. Tenho dois. Um deles há mais de 20 anos, presente do meu irmão. E outro há uns 3 anos, presente da minha filha.
Amo encostar o meu ouvido à eles e ouvir o mar.
Parabéns pelo cantinho mágico.
Angel.
claudia disse…
Uma vez uma pessoa jogou os buzios pra mim. Tem muito tempo.Achei interessante.