Celebração de Handfasting

terça-feira, dezembro 11, 2012


O handfasting é uma cerimónia ancestral pagã de união entre duas pessoas. Não existe apenas uma forma rigorosa de realizar este ritual, podendo ser ajustado de acordo com as crenças e preferências do casal, que tanto pode ser heterossexual como homossexual.

Dentro do círculo mágico, onde são conjurados os Deuses, os Guias e Mestres, os Elementos/ais, e todas as Entidades desejadas, o casal assume um compromisso de união, amor, respeito e lealdade perante estes e os restantes presentes.

Tradicionalmente, é escolhida uma ou várias fitas coloridas (representando cada cor um atributo específico), que são consagradas e atadas em lemniscata à volta dos pulsos unidos do casal, simbolizando, assim, o infinito, a ausência de fronteiras, o perfeito equilíbrio e a perfeita confiança, a união de polaridades.
Em alguns costumes, as fitas são mantidas até à consumação do ritual de união.

A cerimónia é conduzida por um Sacerdote ou uma Sacerdotisa, ou apenas pelos próprios noivos, que podem apresentar-se "vestidos de céu" (sem roupas) e cobertos apenas por um manto, ou trajados da forma que se sentirem melhor.

O ritual é cuidadosamente preparado com meses de antecedência, obedecendo a toda uma complexidade de pormenores; o tempo necessário para a colheita e secagem de ervas, a preparação de misturas sagradas, a maceração de incensos, óleos e vinhos mágicos que serão depois utilizados como oferenda e consumação simbólica e elemental da união.

No final de todos os procedimentos, que não irei detalhar por respeito ao secretismo que a Arte impõe, os recém-unidos saltam sobre uma vassoura colocada no chão, marcando, assim, o começo de uma nova etapa nas suas vidas em conjunto. A vassoura representa a união das polaridades, sendo que o cabo simboliza o órgão sexual masculino, e as cerdas, o órgão sexual feminino.

O handfasting não tem validade legal, porque os seus princípios não assentam na obrigatoriedade e no "até que as morte os separe", como acontece no casamento cristão, mas na expressão mais pura, genuína e livre do amor, na união de duas almas, que se prolonga muito além dos limites e do significado de um documento assinado e até da própria existência terrena.

A sua duração, tradicionalmente, é de apenas um ano e um dia, podendo ser renovado com reformulação de votos no ano seguinte, e assim sucessivamente, enquanto o amor durar.

Através do fumo dos incensos,

Hazel

PODERÁ TAMBÉM GOSTAR DE LER

11 COMENTÁRIOS

  1. Que delícia. Aprendo sempre cada vez que entro por esta janela mágica!!

    ResponderEliminar
  2. Que riqueza de simbolismo ! Adorei ! E como dizia o poeta Vinícius de Morais ( ... o amor)que seja infinito enquanto dure ! Tin-tin e felicidades !
    Bjs amorosos...Liz

    ResponderEliminar
  3. Acho linda a vossa união. Muitas Felicidades

    ResponderEliminar
  4. Olá Hazel, gostaria de saber o nome da sua religião.. Me interesso muito por ela.

    ResponderEliminar
  5. Oi Hazel! Sabe que depois que me tornei pagã ou neopagã, a vida tem muito mais sentido para mim? Eu conheço, como todas as bruxas conhecem, o ritual de handfasting, assim como outros.
    Mas ao ler/ouvir outra bruxa contar é como se eu entrasse novamente numa floresta encantada e através das brumas, conheceria muitos mistérios. Esta religião tem um romantismo incontestável!

    Bençãos Plenas

    Abraços

    ResponderEliminar
  6. Amanda Carvalho:

    Neopaganismo.
    Muito grata :)

    ResponderEliminar
  7. Não sabia do tempo de duração...muito bonita!

    ResponderEliminar
  8. É muito bom saber que vocês renovaram os votos! Sejam felizes! Beijos!

    ResponderEliminar
  9. Uma feliz renovação de votos!
    Bençãos dos Antigos aos noivos.
    E que em mais uma roda o amor permaneça, assim como o respeito, a dedicação, a ternura, o carinho, a admiração.

    Bjusssss

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário ♥