São vários os significados para esta palavra, que nunca deixa de estar associada à beleza. A raiz da palavra toilette é "toile", que significa pano, em francês.
Nos tempos idos, há uns séculos atrás, era de mau tom as senhoras 'de bem' assumirem o uso de maquilhagem. Mas usavam-na, em segredo, assim como os perfumes, criados secretamente por mestres perfumistas, que eram imprescindíveis para disfarçar os odores corporais decorrentes da escassez de banhos (acreditava-se, então, que os banhos eram prejudiciais à saúde).
Os produtos de beleza das damas da época incluiam águas perfumadas, óleos macerados, pó-de-arroz e toda uma deliciosa parafernália de artefactos femininos.
Eram guardados dentro de um pano (toile, em francês), que estas fechavam dando vários nós difíceis de desfazer, para evitar que as outras mulheres descobrissem os seus segredos de beleza. Esse pano era escondido debaixo da cama ou no fundo de baús, longe da vista dos maridos.
De pó-de-arroz nas maçãs do rosto,
Comentários
Beijinho
adoro estas curiosidades :)
Sempre bom aprender enquanto nos divertimos.
Beijo,
Andreia
http://universoemcores.blogspot.com
Quando trabalhava fora, não saia de casa sem maquilhagem, mas agora dou mais descanso à pele e sinto muita diferença.
Mas quando saio, tenho de colocar uma corzita no rosto, não perco o hábito :)
Beijinhos.
Maravilhoso esse post! Educativo, interessante, histórico e feminino.
Elaine
hehehe.Adorei saber.Que coisa,não?
ficar sem tomar banho naquela época...tinha que usar um perfume bem forte mesmo,hehehe.
Beijos e adorei o post.
Muito interessante!
Beijos
Beijo:)
Janice
Casa Claridade também é Cultura.
Bj
O ano passado fomos visitar o convento de Mafra, tinhamos uma guia, e fiquei impressionada quando vi umas caixas grandes com um borrifador(pareciam aquelas coisas que se vendem como, cachimbos gigantes e que alguns fazem rir). Quando a senhora perguntou se saibamos para que servia, a minha ideia foi logo para os malucos dos reis, ehehe, mas não. Ela explicou que o rei "Não sei quantos" foi quem viveu mais tempo no convento, e que só teria tomado dois (2) banhos! Um quando nasceu e o outro quando morreu.
Incrível!
O convento de Mafra é famoso também pelas grandes caçadas na Tapada, imaginem o odor do suor das caças, do próprio corpo... enfim.
Se não fossem os borrifadores de essências, como seria o aroma...??!
Beijinhos cheirosos
Eu acredito que a mulher não deve revelar TODOS os seus segredos de beleza quando se casa.
Todos, todos não. Só alguns!! hihi
Adorei.
bjs.
Concordo com a Cora, o que seria do mundo sem essas maravilhosas mulheres que nos surpreendem a cada dia hahahaha. Adorooooo!
Bjs
Ser Estranho Ser!