Dicas de Decoração

segunda-feira, março 10, 2008

Este fim-de-semana conheci a nova casa de uma amiga, que me pediu algumas dicas para a decorar, pois ainda está naquela fase de mudança recente.

Achei útil partilhar convosco algumas ideias, quiçá venham a ser necessárias a mais alguém:

Móveis
Fazer uma triagem. Se ficou com os móveis do anterior proprietário, para além dos seus próprios, doe ou deite fora aqueles de que, garantidamente, nunca irá gostar ou precisar.

Recicle móveis feios ou desactualizados. Fica infinitamente mais barato e original do que comprar outros novos. Por exemplo, um conjunto antigo de mesa de jantar e cadeiras em madeira escura, com um ar demasiado austero, irá fazer sucesso depois de pintado com tinta branca e de as cadeiras serem estofadas com um bonito tecido. Em espaços pequenos ou mal iluminados, os objectos pintados de branco tornam-se visualmente mais leves e duplicam a luz de uma divisão.

Pintar
Para os amantes da cor, como é o caso da minha amiga, existem regras básicas: cores claras para espaços pequenos, sempre. Espaços amplos podem receber cores mais fortes, se desejar.
Evitar cores frias (azul, verde, lilás) em divisões orientadas a Norte e a Leste, pois são espaços que recebem iluminação solar mais fraca e durante menos horas, e tornar-se-iam frios e desconfortáveis.

Nas divisões orientadas a Sul e Oeste, cores quentes ou frias ficam igualmente bem.
Os tectos devem ficar sempre brancos, principalmente em divisões pequenas e/ou mal iluminadas.

Para que o resultado final tenha harmonia visual garantida, existem duas boas alternativas:
a) Cores definidas nas paredes e cores neutras nos sofás e móveis,
ou
b) Cores neutras (branco, bege, marfim...) nas paredes e cores definidas nos tecidos.

Tecidos (sofás, cortinas...)
Aconselho a usar moderadamente os padrões, ou então usar tecidos lisos de cor neutra, pois são intemporais e podem sempre 'saltar' de uma divisão para outra, com a garantia de ficar sempre bem.

Aquele toque pessoal
A minha amiga tem um hábito, que partilho, de apanhar pedras, conchas, canas, e outros tesouros que passam ao lado do olhar mais distraído, e levar para casa. Acho genial decorar com pedaços da Mãe-Natureza. Pinhas apanhadas num jardim e misturadas com frutos numa cesta ficam lindas, por exemplo. Pedras na casa de banho, junto à banheira dão "o tal toque". Um molho de paus atado a meio com uma corda e preso numa parede adiciona rusticidade. É um sem-fim de ideias...

Enfim, não existem fórmulas mágicas para a "casa perfeita". Cada pessoa tem o seu gosto e uma casa deve retratar a personalidade das pessoas que lá vivem. Se essas pessoas adorarem a cor magenta e decidirem pintar uma divisão inteira assim, pois que seja.

O que importa é que nos sintamos felizes e protegidos no nosso lar, pois, citando Léon Tolstoi, "A verdadeira felicidade está na própria casa, entre as alegrias da família".

PODERÁ TAMBÉM GOSTAR DE LER

3 COMENTÁRIOS

  1. Opa!!!!
    Ficaste mesmo entusiasmada pelo jardim!
    Olha que um dia destes quando começar a sério a decoração daquela sala vou-te mesmo "requisitar" para dares uns toques e dicas ao vivo e a cores !!!
    Beijinhos e obrigada!
    (temos que combinar a tal sessão de fotos....)
    K

    ResponderEliminar
  2. Hazel, mha querida, fiquei maravilhada com seu lindo, amado, maravilhoso, abençoado etc e tal...o seu Blog, e as músicas, que que isso mha linda criança, estou ficando apaixonada por tudo que tem em seu blog, e por vc tbm rsrsrsrs, gostaria de saber c/o posso conseguir comprar esse CD ou CDs dessas tão lindas e gostosas de se ouvir, pode me passar o nome deles? estarei esperando anciosa pelo seu retorno, bjs marlene.franques@hotmail.com

    ResponderEliminar
  3. Ótima dicas, adoro reler seu blog, sempre encontro algo novo,uma ressalva para quem é do Brasil aqui as orientações mudam, ao norte é onde temos mais sol e luminosidade e ao sul o contrário..

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário ♥