Água Solarizada e Cromoterapia | Casa Claridade

11/03/13

Água Solarizada e Cromoterapia


















Os desequilíbrios a nível mental/emocional (angústia, raiva, medo, tristeza, frustração, inveja, rancor, insegurança, etc.) podem, após algum tempo, afectar o nosso corpo físico, causando doenças.

Na Cromoterapia, utilizam-se as cores para restabelecer o equilíbrio no nosso campo energético, nos órgãos e nos sistemas.

Para além de podermos recorrer à Cromoterapia ingerindo alimentos de determinadas cores, existem outras diferentes formas de fazê-lo:

1. Numa janela, por onde entrem os raios de Sol da manhã, coloque papel celofane, na cor necessitada. Sente-se (preferencialmente, despido) sob a projecção da luz durante cerca de 10 minutos;

2. Ou faça água solarizada. Revista um jarro de água com papel celofane na cor escolhida. Coloque-o ao Sol, durante a manhã, para que a água possa ser energizada.
Beba-a depois, aos poucos, ao longo do dia. O tempo de exposição varia conforme a intensidade do Sol (por exemplo, este jarro esteve na janela durante umas 2/3 horas. Se estivéssemos em pleno Agosto, 1 hora seria mais do que suficiente!).

A solarização da água deve ser sempre feita de manhã cedo.

- Escolha agora a cor que mais lhe convém -

Vermelho
Muito revigorante, energético e excitante. Estimula a circulação, liberta adrenalina e combate os efeitos nocivos do frio.
Actua sobre o sistema nervoso, estimulando a coragem, auto-confiança e força de vontade. Ajuda a superar a depressão e o cansaço.
Indicado nos casos de anemia, má circulação, paralisia, pressão baixa, reumatismo, constipações, bronquites e depressão.

Alimentos vermelhos: beterraba, cereja, ameixa vermelha, tomate, melancia, rabanete, carne, groselha, morango, framboesa, agrião (aqueles que contêm ferro também são considerados alimentos vermelhos), etc..
Contra-indicações: Pessoas nervosas, febre alta e hipertensão.

Laranja
Estimula o sistema respiratório e a fixação de cálcio. Aumenta o impulso sexual e o optimismo. Alivia dores e cãibras originadas pelo stress.
Ajuda a combater repressões e inibições. Abre a mente, e torna-a receptiva a novas ideias.
Indicado nos casos de problemas com o baço e os rins, cálculos biliares, artrites, reumatismo, obesidade, entorses e problemas respiratórios.

Alimentos laranja: laranja, melão, manga, abóbora, cenoura, pêssego, etc..
Contra-indicações: Pessoas que sofram de insónia.

Amarelo
Actua no sistema nervoso central, e revitaliza os neurónios, favorecendo o raciocínio e a concentração. Estimula os intestinos e o fígado. Revitaliza o coração e todo o sistema circulatório. Fortalece o sistema imunológico.
Melhora o auto-controle, aumentando o optimismo e o equilíbrio.
Indicado nos casos de depressão, eczema, indigestão, obstipação, problemas no fígado, vesícula biliar e diabetes.

Alimentos amarelos: Limão, banana, abacaxi, abóbora, milho, batata-doce, etc..
Contra-indicações: pessoas que sofram de insónia, nervosismo, gastrite e diarreia.

Verde
Age no coração e na pressão sanguínea. Acalma e descongestiona.
Traz um sentimento de renovação.
Indicado para baixar a pressão alta, baixar a febre, insónias, problemas emocionais, activar o crescimento das crianças, revitalizar os órgãos dos sistemas digestivo e urinário, estimular o pâncreas e nos tratamentos de cancro.

Alimentos verdes: todas as verduras verdes e frutas e legumes de casca verde.
Contra-indicações: Nenhumas.

Azul
Actua no sistema nervoso central. Possui propriedades anti-sépticas, é refrescante e adstringente. Revitaliza a glândula tiróide, além da garganta e do sistema respiratório.
Traz relaxamento, paz e quietude.
Indicado para problemas de garganta em geral, febres, inflamações, dores de cabeça, insolação, disfunções da hipófise e da tiróide, insónia, queimaduras e nervosismo.

Alimentos azuis: uva, ameixa preta, uva passa, amora.
Contra-indicações: Constipações, depressão e fadiga.

Índigo/Anil
O índigo, à semelhança do azul, possui propriedades relaxantes. É uma cor anestésica, anti-inflamatória, anti-hemorrágica e cicatrizante. Actua no sistema nervoso central, trazendo calma e paz interior. Diminui a pressão sanguínea e os batimentos cardíacos. Estimula a intuição.
Indicado para o tratamento de todas as dores, afecções dos olhos, ouvidos e nariz, insónias, dores de dentes, eczemas e acne.

Alimentos índigo: Os mesmos utilizados nos alimentos azuis e violetas.
Contra-indicações: Nenhumas.

Violeta
A cor violeta actua de modo mais tranquilizante no sistema nervoso, exerce efeito calmante no coração, e purifica o sangue. É anti-inflamatório e anti-stress. Possui efeito curativo sobre todas as formas de neurose. É a cor da transmutação de energias.
Indicado para exercícios de concentração e meditação, no tratamento de problemas mentais e nervosos, tumores, cancro, raquitismo, perturbações no baço e na bexiga.

Alimentos violeta: Beringela, uva roxa, amora, beterraba, couve roxa, brócolos, etc..
Contra-indicações: Nenhumas.

Rosa
Energiza o sistema nervoso, tonifica e purifica o sistema sanguíneo.
Indicado para desintoxicar os centros nervosos, tonificar e revitalizar os nervos, favorecer a circulação de todas as cores.
Contra-indicações: Nenhumas.

Branco
É a união de todas as cores, combinação perfeita das frequências coloridas.
Beneficia os ossos, regula os batimentos cardíacos, diminui o risco de cancro, mantém o bom funcionamento do sistema nervoso e músculos. Indicado para energizar todo o corpo.

Alimentos brancos: Alho, cebola, batata, couve-flor, feijão-branco, arroz, cogumelos.
Contra-indicações: Nenhumas.


Nota importante: a Cromoterapia não substitui a Medicina convencional.