Quem tem a tesoura é que manda!

quarta-feira, novembro 25, 2009

Não é uma questão de sovinice. Não.
Penso sempre: "Para quê cortar o cabelo? Deixá-lo crescer, que é essa a sua natureza!"

Mas quando vejo que já poderia sair à rua sem camisola e sem ouvir gritar "olháquela 'tá nua!", e encontro no espelho uma mulher das cavernas...

... pronto, vamos lá "aparar a juba". Ao menos, para fingir que pertenço ao mundo civilizado.

E é então que faço uma retrospectiva da última incursão a um salão de cabeleireiros...:

Entrei, com um singelo "é só para cortar", e sentei-me. Levei leitura própria.

Depois de quase 1 hora de espera, encaixo a cabeça no lavatório de plástico (que mais parece o encaixe onde os condenados se colocavam para ser guilhotinados), e dou à moça o meu próprio shampôo e condicionador.

****** Pausa, para explicação:
Se usar os produtos do salão, pago por meia dúzia de gotinhas o valor de um frasco inteiro.
Então, decidi levar de casa o meu shampôo e condicionador. Porque sou uma chica-esperta.
***** Fim da Pausa.

Pois o meu tiro de chico-espertice saiu-me pela culatra; a cabeleireira não me cobrou shampôo nem condicionador, mas cobrou a lavagem e a aplicação dos MEUS produtos.

A "aplicação"!!
(sendo que "aplicação" = despejar um bocadinho para as mãos e esfregar-mo na cabeça)

A minha insatisfação juntou-se à irritação por ter deixado metade do couro cabeludo agarrado às unhas-de-gavião da moça que me lavou o cabelo com o vigor de quem lava um tapete velho. Só faltava atirar-me com a cabeça à parede para ensaboar melhor.

Nesta fase, já a minha boa-disposição foi pelo cano abaixo. Mas nada disse, pois quem tem a tesoura na mão... é que manda. E não era eu que a tinha, bem-entendido.

"Corte só uns 4 dedos de comprimento."
Ela decide que ouviu: "Vou para a tropa. Vá buscar o corta-sebes e faça o que quiser".
E os meus cabelos deram um lindo tapete outonal espalhados pelo chão...

"Quer fazer bréshing?", perguntou-me.
Eu sei lá o que raio é o "bréshing", mas segura de que seria algo de simpático e reconfortante, acedi. Afinal, "bréshing" é secar o cabelo com o secador. Que decepção, e eu nem sequer seco o cabelo em casa (enfim, mais uma parcela para pagar).

Saí descabelada, de carteira leve, auto-estima em baixo e desejos secretos de apanhá-las numa esquina escura e cortar-lhes os cabelos à tesourada. [Shiu! Isso não se diz!]

Foi assim a minha última ida ao cabeleireiro, há mais de 1 ano atrás.
Depois de relembrar este turbilhão de emoções, concluí: "Não voltarei!"

Agarrei numa tesoura, pus-me em frente ao espelho e cortei, eu mesma, o meu cabelo.
Devo dizer, fiquei muito satisfeita com os meus serviços. Não, não estou a dar graxa a mim própria. Gostei mesmo!

Fica assim redigido o meu contrato vitalício de serviços capilares comigo mesma.

Se, porventura, o/a leitor/a for cabeleireiro/a, por favor não se ofenda com este post.
Seguramente, existem cabeleireiros/as maravilhosos/as, só que eu ainda não os encontrei!

PODERÁ TAMBÉM GOSTAR DE LER

34 COMENTÁRIOS

  1. Eu tenho um dó de cortar os meus cabelos,certa vez fui a um cabeleireiro e pedi para cortar so dois dedos do comprimento mas o infeliz cortou no comprimento do queixo e o meu cabelo era bem comprido quase morri de raiva, hoje em dia eu só corto as pontinhas mesmo, pois adoro cabelos longos.Aproveito paraq lhe fazer uma pergunta: vc sabe o que é sonhar com iemanjá, sonhei essa noite que estava fazendo uma oferenda para ela, se vc souber me ajude a desvendar esse sonho. Obrigada e beijos!!!!

    ResponderEliminar
  2. durante muitos anos foi a minha mãe quem me cortou o cabelo,também o tinha bem comprido e não arriscava a colocá-lo nas mãos de estranhos,mas acabei por encontrar uma boa cabeleireira quando fui convidada para um casamento e lá tive de ir acertar o corte.vou lá uma vez por ano e nunca peço o tal "bréshing" porque também me apercebi que é só deitar € fora, assim fica pelos 8/10€ o corte.

    ResponderEliminar
  3. Olá Hazel!
    Saudades!!!

    Então querida, eu, assim como a mãe rã, tinha minha mãezinha para me cortar os cabelões, mas infelizmente não tenho mais...
    Mas graças aos Deuses arranjei um ótimo cabeleireiro que sempre me respeita qdo digo: só 2 dedos, ou só 4 dedos rsrsrsrs...vc não faz idéia, tenho o cabelo abaixo da cintura!!! Amo cabelos enormes rsrrs. Não sou evangélica, não tenho absolutamente nada contra, sou sim uma Fada/Bruxa de carteirinha rsrsrs.
    Pena que vc more TÃO longe, senão te indicaria o meu cabeleireiro! rs.
    Beijos querida.

    Flores e Luz...Mônica.

    ResponderEliminar
  4. Eu nisso tou como tu Hazel, so vou ao cabeleireiro quando tem mesmo de ser, não uso o cabelo muito comprido mas para nao ter voltar muitas vezes, quando vou corto mesmo um bom bocado assim aguenta uns bons meses.
    E sim, algumas sao umas brutas, parece que estao a amassar pao.
    Cortar a mim propria, pois isso é que nao ia dar bom resultado, a sério!!!

    Beijinho cabeludo

    ResponderEliminar
  5. Olá Hazel.

    Por acaso tambem não gosto muito de ir ao cableireiro. perco lá tanto tempo, e não tenho paciencia para isso.
    bjs

    ResponderEliminar
  6. Oi Hazel!!!
    Adorei o post! Vou te contat, a minha mãe é cabeleireira, e das boas!! Perdi as contas de quantas vezes eu mesma lavei os cabelos das clientes!! E elas até tiravam um cochilo...hehehe. Minha mãe nunca cobrou pelo shampoo, a não ser que seja um especial e da escolha da cliente! E cortar... sempre da maneira que se pede, nada além!! Acho que você adoraria... mas é tão longe...uma pena!!!
    Beijo!!!

    ResponderEliminar
  7. Olá.
    Que história hilariante.
    Tal como algumas leitoras, tenho uma cabeleireira "em casa": salvo raras excepções, sempre foi a minha mãe quem me cortou o cabelo... E devo confessar que provavelmente terei sido a cliente mais exigente e caprichosa de toda a sua carreira profissional "ora mais um pouco aqui, mais um pouco acolá, agora ficou demasiado curto deste lado"...Tenho de admitir que ninguém merece...
    Quanto a cortar o meu próprio cabelo, até acho uma ideia interessante, mas cortar a parte detrás parece-me tarefa complicada.

    Ana

    ResponderEliminar
  8. hahahaaa muito boa sua história...está certíssima em não ir ao cabeleireiro quando sabe que não vai ficar satisfeita.
    Eu nunca fico, por isso, sempre faço como você: corto eu mesma! fica sempre do jeito que quero, do tamanho que quero e não gasto nada!

    beijoos

    ResponderEliminar
  9. Oi Hazel! Obrigada por sua visita e palavras tão carinhosas lá no blog!
    Quanto à seu post, estou aqui rindo muito...vc é divertidíssima!
    Que humor sensacional para contar uma estória que deixa a todas nós, mulheres, de cabelos em pé, literalmente!
    Eu já perdi a conta de quantas cabeleireiras já me tosquiaram, apesar de eu ter dito que só queria tirar as pontas...acho que quando estão com a tesoura na mão, adquirem um poder, como se lhes baixasse o espírito de algum tosquiador de ovelhas!
    Não conseguem parar de cortar...e saímos nós de lá, como se o Edward Mãos de Tesoura, tivesse feito uma topiaria em nossas cabeças...
    Então, como vc pode ver, aqui, também nossas profissionais da tesoura e pente não são diferentes das de sua boa terrinha....
    Beijos!

    ResponderEliminar
  10. Sabes, a mim também me faz alguma confusão ir a cabeleireiros, porque nunca nos deixam o cabelo exactamente como pedimos! Bem sei que há funcionárias que se esforçam por isso, simplesmente não conseguem alcançar o que pedimos! Mas também as há que fingem não ouvir ou perceber o que dizemos e fazem à sua própria maneira :)

    Desde pequenas que eu, a minha mãe e as minhas duas irmãs fomos habituadas a ter cabelos compridos! E quando falo em compridos refiro-me ao nível da cintura ou mais abaixo! Sempre aparámos as pontas umas às outras durante anos, dispensando por isso os cabeleireiros! Tanto que a primeira vez que fui a um foi quando comecei a trabalhar lá, com cerca de 20 anos! Agora estou a deixar crescer o cabelo novamente, tenho saudades de como o tinha na minha juventude :)

    Beijinhos e boa semana!!

    ResponderEliminar
  11. ja,ja, perdoa que ría pero eso que contas é justo o que pasa cando cortas o pelo no cabeleireiro, eu tampouco fico satisfeita,e cómo tenho o pelo crecho eu tamén corto na casa, si hay escadas non se nota.
    Un beijo

    ResponderEliminar
  12. Hazel, se eu tivesse um mínimo de habilidade para cortar meu cabelo já teria tomado esta decisão também!
    Há 2 anos uma "linda criatura que pôs a mão no meu cabelo" também entendeu tudo absolutamente errado e transformou um corte no ombro, repicado irregular para fora em um capacete na altura das orelhas... Foram 3 meses em que ninguém podia tocar no assunto sem que eu chorasse! E só não fiquei sem sair de casa porque tinha que trabalhar...
    Hoje viajo míseros 55km ida/55km volta para cortar cabelo. Tudo para que a graciosa criatura não me encoste mais as belas mãos!
    Beijos!

    ResponderEliminar
  13. Mas então é lá como cá!!
    Também tenho cá meus traumas com tal profissional e, como mudo de tempos em tempos, se achar um do meu agrado numa cidade, logo partirei para outra.
    Dei fim a essa tortura, quando vi no jornal um cara que ensinava a cortar um cabelo em corte V, em apenas três passos:
    -reparta o cabelo ( molhado) ao meio;
    - junte o lado esquerdo e corte na altura desejada, parelho.
    - faça o mesmo com o lado direito.
    Quando todo o cabelo volta para o lugar, fica um corte em V perfeitinho!
    E, para mim que tenho cabelo crespo, se eu errar ninguém vai perceber....rsssss.
    Beijocas bruxinha!!

    ResponderEliminar
  14. venha para o Brasil quando quiser cortar cabelo!
    aqui tem cabelereiros ótimos!
    olhe só...aqui eu corto o cabelo, antes ele lava com produtos da lowell e dá uma secada no final, fica maravilhindo e custa 20-25 reais.
    se vc vai cortar ele não cobra pela lavada e pela secada.
    bj lilly

    ResponderEliminar
  15. Para ajudar no sonho da cristiane cristaldo:

    "É um bom presságio sonhar com ela, pois indica que você está sendo protegido, e que terá grandes realizações no terreno sentimental."

    ResponderEliminar
  16. Não sei porque os cabelereiros adoram tirar mais comprimento do que a gente pede??? Será que não percebem que depois demoraremos a voltar???? Vamos esperar eles crescerem quase um ano inteiro pra ir lá novamente!!! Quando eu tinha uns 9 anos de idade(isso já faz um bom tempo hehehe)tinha os cabelos pela cintura, lindos e um dia minha mãe disse vá na cabelereira (nossa vizinha) e diga a ela pra cortar as pontas do seu cabelo. Ea bruxa má cortou meu cabelo na nuca, tipo joãozinho como se diz aqui no Brasil; com 9 anos fiquei com medo de argumentar, sai de lá em prantos, hoje sei que ela deve ter feito uma bela peruca com meu cabelo!!! Minhas filhas quando cortam um dedinho do cabelo se sentem nuas hehehehe.Inclusive a mais velha tem os cabelos cacheados e da cor dos seus, pelo que vi de uma foto sua de costas. Fez certo, conseguindo,corte você mesma.Eu já não tenho tamanha coragem,pois sou meio estabanada com tesouras. Mostre pra gente como ficou, tire uma foto bonita e post aqui. Beijos

    ResponderEliminar
  17. Oi Hazel,
    eu estou doida para cortar o meu cabelo, mas como ele é cacheado tenho medo de não encontrar um cabelereiro bom, que saiba fazer o serviço.E com este calorão que está fazendo em São Paulo,tenho que ficar com eles amarrados.
    bjos e tudo de bom.

    ResponderEliminar
  18. Oi Hazel!
    Mas cadê a foto do cabelinho novo??? Todos queremos ver!!
    Sabe, sou meio aventureira e uma vez, me cansei do cabelão que eu arrastava pela vida ( na cintura), entrei no banheiro, peguei a tesoura e sem a menor dó, cortei curtíssimo!
    Quando saí do banheiro(era solteira), ninguém acreditou no que eu tinha feito, mas eu estava MUITO contente, pois tinha me livrado daquele peso extra....ahhhh que alívio!!!
    Outro dia, me deu a mesma louca, só que desta vez fui no cabelereiro e pedi para cortar "joãozinho" (curtinho).......ahhhhh novamente a sensação de alívio, de leveza!
    Por aqui (Brasil), tem feito um calor do cão e o verão promete.......já ví algumas pessoas que cortaram ou estão tomando coragem em função do que eu fiz.
    Ando meio cheia de cabelo!!
    **LIBERDADE!! Declarei a abolição da escrava cabeluda!! ;c))
    Beijos e bom resto de semana!
    Rose

    ResponderEliminar
  19. Nada como comprar uma daquelas máquinas que fazem krrrrr, cortar o cabelo a nós próprios e fazer-nos ser péssimos clientes de cabeleireiros. Que maravilha não ter que entrar num e pedir para fazer habilidades com tesouras sobre o meu crânio.

    ResponderEliminar
  20. Como diria uma personagem de filme do saudoso João Cesar Monteiro, talvez em Recordações da Casa Amarela, adorei, adorei, adorei. Há bastante tempo que não lia crónica de leitura tão orgânica, bem disposta, mordaz, mas plena de elegância. Gostei do espaço. Vai uma visitinha até mim? Tudo de bom.

    ResponderEliminar
  21. Grande Hazel!

    Heis que começa a chegar o inicio do ano e eu tmb queria cortá-lo ..

    á dois anos cortei eu o meu proprio cabelo, nao ficou brilhante, mas eu gostei :)

    Já agora, qual é o titulo da musica casa claridade nr 5??

    Beijão

    Da Abi de Faro

    ResponderEliminar
  22. Abi de Faro:

    O truque, para pessoas que não têm prática, está em cortá-lo seco, e não molhado.

    Assim, vemos logo o resultado.

    Música n.º 5: "The Piano - Amazing Short" - Yann Tiersen

    Beijos!

    ResponderEliminar
  23. Eu tinha uma colega que cortava ela própria o cabelo e digo-te que estava lindo!

    As cabeleireiras devem andar aluadas que aqui uma moça do meu trabalho queixou-se do mesmo esta semana, levou cá uma tosquia...

    Beijocas

    ResponderEliminar
  24. Engraçado o jeito que você retrata a ida ao cabeleireiro rs, bem cada um tem um dom, e vejo que esse não é o da moça do salão, aqui a maioria das cabeleireiras ou cabeleireiros, são animados, brincalhões, falam muito, “acho isso típico de bom cabeleireiro” rsrs, tenho uma tia que é assim reúne este e outras qualidades de amizade para as clientes, mas as cabeleireiras tem uma sede de cortar kk, e cobram caro por cada serviço “alias é assim que elas ganham dinheiro” eu gosto de ir no cabeleireiro ja tive cabelo azul, vermelho, verde, dourado, loiro... mais agora quetei, mas deixando isso de lado, fez bem corta-los em casa, imagino que seus cabelos devem ficar bonitos ao natural,

    Abraços!

    ResponderEliminar
  25. Obrigada Hazel!!

    Abi de Faro

    ResponderEliminar
  26. Oi, Hazel!

    Os primeiros 17 anos da minha vida foram bastante dramáticos quando o assunto era cortar cabelo. Por alguma estranha razão, nenhuma cabelereira conseguia cortar "só as pontas" do meu cabelo. Passei uma infância triste (olha o drama...rs), com minha mãe mantendo meu cabelo igual ao dos meninos. Creio que como o meu comportamento era igualmente de menino, não era possível manter meus cabelos em um tamanho maior. Depois,já mocinha, quando conseguia - a muito custo - deixar o cabelo chegar aos ombros, a cabelereira vinha e cortava tudo. Então simplesmente parei de cortar o cabelo lá pelos 15 anos e com 17 tinha um cabelão enorme, no meio das costas. Assim fiquei por vários anos. Praticamente uns 10. Depois era outra história: as cabelereiras querendo esticar o meu cabelo, que é ondulado. Não é pelo fato de 90% das mulheres quererem virar japonesas que eu, necessariamente, tenho que ter o mesmo desejo, não é mesmo? rs Somente há uns poucos anos consegui encontrar uma mestra das tesouras que respeita o meu cabelo do jeito que ele é. Foi ela que cortou ele bem curtinho (haja confiança da minha parte!) no ano passado e que agora está administrando o processo de crescimento dele, pois pretendo deixá-lo passar um pouco dos ombros (acabei cedendo ao chororô do marido...rs) Mas minha briga sempre foi quanto ao corte e essa coisa maluca de querer esticar cabelos. Mas o resto era só prazer: lavagens de cabelo relaxantes, com xampu e creme cheirosos e de qualidade (e sem pagar pelos produtos usados e em alguns salões sem ao menos pagar pela lavagem). Por aqui, é hábito que ou a lavagem ou a ajeitada final com o secador (que eu, como vc, tb dispenso) seja um tipo de brinde, já incluído no valor do corte.

    Enfim... Sei bem como é o tal trauma de cortar o cabelo... Mas a gente supera! ;-)

    beijão

    ResponderEliminar
  27. Na Alemanha encontras. Aqui fazem, por regra, uma massagem ao couro cabeludo enquanto lavam a cabeca e contabilizam tudinho claramente à tua frente. Se pintas, perguntam quantas madeixas queres, pois é pago à madeixa. Sempre que o meu cabelo nao precisa de tratamento, elas honestamente explicam que nao precisa, e se nao preciso de muitas madeixas, elas dizem-me logo que é melhor fazer poucas (isto pago à unidade!). E fica mais barato que em Portugal. Desde que experimentei aqui, já ninguém me apanha nos cabeleireiros portugueses. Ah e nao há má-lingua, uff ;-)

    ResponderEliminar
  28. Muito engraçado seu jeito de contar a ida ao salão, Hazel!Aqui no Brasil, o preço do corte inclui lavagem e geralmente tb a secagem. Já tive longas tranças como a Rapunzel, já cortei como os da Amelie Poulain( Vistes o filme?), hj uso um corte mais para o médio, abaixo das orelhas, mas não tenho pena de cortar o cabelo, simplesmente pq ele cresce de novo , e muito rápido!Tenho um ótimo cabelereiro, vc iria adorá-lo, parece mais um pscólogo, outro dia ele me contou que uma cliente havia se separado do marido , estava muito triste e o procurou para cortar o cabelo bem curto. Ele não aceitou fazer o corte naquele momento, aconselhou-a a voltar qd estivesse se sentindo melhor e mais segura!

    ResponderEliminar
  29. Hazel, tenho uma técnica bem legal para cortar cabelos que sei você vai conseguir fazer: traga todo o cabelo para frente e prenda um rabo de cavalo na altura da testa, ai corte cuidadosamente deixando as pontas certas; se quizer, molhe apenas essa parte para facilitar. Está pronto. Só não faço isso porque tenho o cabelo curto e preciso ir ao cabelereiro a cada dois meses, mas tenho alguém de muita confiança.
    ;)

    ResponderEliminar
  30. Tem mais ou menos um ano que fui cortar meus abelos, minhas madeixas são aneladas, ai...ai... levei até a REVISTA com o corte e o tamanho que eu gostaria, mostei para o cabelereiro, ele olhou e disse: dá pra cortar, então pensei que bom, só que eu não sabia que ele estava drogado, só podia estar drogado, rsss, ficou uma porcaria, mas porcaia de mão cheia, meus cabelos demoraram um ano pra pensar em crescer, então as pontas ficaram secas, não podia cortar pois, estavam curtos demaIS, ele deixou no pescoço, tenho muito cabelo e anelados, fiquei parecendo outra pessoa, pode ser que um dia eu volte lá....mas fiquei insatisfeita demais, até hoje.

    ResponderEliminar
  31. Olá Hazel,

    Tive um bocadinho de tempo livre e resolvi ler os teus posts mais antigos. Dei umas boas gargalhadas com este post!! Tive exactamente a mesma experiencia várias vezes, até que um dia me fartei e decidi comecar a cortar o cabelo em casa!

    O drama repetia-se: por qualquer razao, quando eu pedia: " é só para acertar AS PONTAS", a mensagem chegava: " é para dar umas valentes tesouradas; corte aí, à vontade, um palmo de cabelo"!!!

    Nao é tarefa fácil, porque tenho uma juba leonina, mas mesmo assim prefiro tentar dar conta do recado!

    Ao menos tenho a certeza de poupar uma boa quantia, de nao ficar com caracolinhos arrumadinhos que me davam um ar de anjinho barroco e, sinceramente, nao tenho paciencia para o ambiente de coscuvilhice que impera na maior parte dos saloes.

    Tambem dispenso a sensacao das unhadas vigorosas no couro cabeludo... Brrrr!!!

    Bjs
    Paula M.

    ResponderEliminar
  32. Olá Hazel, como a compreendo!!! Também fujo das cabeleireiras a sete pés mais ainda desde que sou desempregada de longa duração. Pois é em Portugal uma secretária aos 40 anos é velha pra continuar execendo a profissão por que tanto estudou e se esfourçou. Mas continuando a falar de cabelos, eu pinto e corto o meu cabelo, tenho secador e rolos para o caso de surgir uma ocasião especial. O cabelo do meu marido também sou eu que corto, mas o dele é fácil é pente zero ;-)
    Beijinho penteado
    P.S. gostava de obter resposta à pergunta que lhe fiz sobre que planta colocar no arco do meu corredor/sala. Gracias!!!

    ResponderEliminar
  33. Oh Hazel, como eu te compreendo!
    Corto uma vez por ano no cabeleireiro e de resto vou aparando em casa. Para além disso tudo, como eu uso natural e tenho brancos, levo sempre com a conversinha do pintar...e ainda ameaçam: mas daqui a uns tempos vai querer!!! :)

    ResponderEliminar
  34. Bom dia, meninas, aqui no Brasil o negócio é progressiva então quando chega e fala é só para cortar as pontas o infeliz, corta bastante para você não voltar tão cedo só pode, pq corte não dá lucro só as químicas que eles fazem!!!

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário ♥