Bom-senso e educação

sexta-feira, dezembro 17, 2010

O bem mais precioso que possuo são os meus livros.
Gosto de vê-los nas prateleiras, ordenados por assunto e por autor. São mais de mil.
Sei todos os que tenho e exactamente em que lugar se encontra cada um deles.

Comecei aos 8/9 anos a ler livros da Biblioteca Itinerante e assim ganhei o hábito de cuidar e devolver sempre os livros que não me pertencem. Li a "Ilíada" e a "Odisseia" com 11 anos.

Gostava de saber quantos livros li em toda a minha vida, só para me gabar perante aqueles que a única coisa que lêem são os rótulos dos frascos de shampôo enquanto estão na casa-de-banho. :)

Troco, sem hesitar, a televisão, que raramente me lembro de ligar, por um bom livro. Quase ninguém entende isso. Eu não entendo o oposto disso.

Gosto de entrar em casas de pessoas que tenham estantes cheias de livros, e de apreciá-los devagar como quem saboreia um chá quente e doce.

Aceito, de bom grado, quando mos emprestam, mas não gosto de emprestar os meus. ahahah

Chamem-me egoísta, se quiserem. Eu aceito.
Mas saibam que nem sempre fui assim. Já emprestei livros que levaram mais de 5 anos para ser devolvidos, e foi preciso eu ir buscá-los.

Cheguei até a pedir a devolução de um livro cerca de 20 anos depois de mo terem levado sem pedir autorização e sem eu estar presente, e responderam-me com desinteresse que já não sabiam dele. Há pessoas para tudo, queridos leitores...

É falta de respeito não devolver algo que nos emprestaram. Tecnicamente, é furto.

Actualmente, só empresto livros a um grupo muito restrito de pessoas - duas ou três - porque sei que terão o cuidado de mos devolver.

[Se há para aqui alguém a ler este post a quem me ofereci para emprestar livros... considere-se um raro privilegiado!]

Existem regras de boa-educação para quando alguém nos empresta um livro:

1. Agradeça o empréstimo.
2. Trate com cuidado o livro que lhe emprestaram. Não dobre as folhas e nunca o deixe cair para o chão.
3. Devolva-o no prazo de 2/3 semanas. Se não o conseguiu ler durante esse tempo todo, informe a pessoa que lho emprestou que ainda não terminou. Ou seja, não se faça de esquecido.

Quem cumpre escrupulosamente estas regras, pode considerar sua a minha biblioteca.

PODERÁ TAMBÉM GOSTAR DE LER

42 COMENTÁRIOS

  1. Então podes enviar o meu cartão! Amiga quando vieres a minha casa não desanimes mal entres a porta! Nem tudo é o que pareçe! Na sala não tenho nem um, mas no quarto lá de cima e no meu tenho muitos, não tantos como os teus mas entretias-te um bom bocado!
    Eu tb sou assim com as minhas coisas, e agora com este post, lembrei-me que o meu sogro tem lá livros que são meus e que pareçe que tb só levaram um V na ponta! No Domingo já lhe conto outra história!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá Hazel,

    Pois é os livros também são um tesouro para mim. Não tenho mil, mas pouco falta. Estou a ler " O filósofo e o lobo". Neste momento tenho que dedicar a minha leitura à sociologia, direito, psicopatologia e outras áreas afins!

    Raramente empresto um livro, porque eles não tem perninhas para andar e vão ficando esquecidos nas prateleiras dos outros e não nas minhas. O meu autor do momento é Marx, pouca gente entende isso, mas sou mesmo assim!

    Beijinhos e poderás considerar me tua leitora e vice-versa. Sónia Corvo

    ResponderEliminar
  3. Hazel,

    Lembrei-me que há uns anos, por falta de espaço, tive que deitar fora cerca de 4.000 livro, porque nenhuma das muitas instituição contactadas quiseram recebê-los.

    :)

    ResponderEliminar
  4. Morro de ciúmes de meus livros e também "perdi" para sempre alguns que emprestei e que nunca devolveram...ah!E pior acho que nem leram, hoje em dia não empresto,falo que são de outra pessoa ou que foi presente, ou seja, eu minto para não emprestar
    :(

    ResponderEliminar
  5. Eu tenho alguns, prefiro pegar na biblioteca a comprar. Quando pego ainda fico pensando por onde ele passou, que mãos folhearam ele.

    Adorei o teu texto.
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Eu também compreendo perfeitamente! E isso também já me aconteceu... as pessoas pensam: que agarrada! Mas isso significa que tenho cuidado e que gosto.
    Contudo, numa fase recente da minha vida, tive de me despegar de várias coisas. E, quando isso aconteceu, deu-se um fenómeno muito interessante: senti-me, não como se algo de mim ficasse para trás, mas sim como que uma leveza enorme - por não me considerar escrava das coisas (materiais).
    Na verdade elas não me pertencem, a posse é fictícia, é mental, é doentia e egoísta! Não é fácil desfazermo-nos das coisas que têm tanto significado para nós... mas comigo deu-se esse fenómeno de me sentir imensamente bem! Livre! Sem amarras!
    Parece um pouco radical, impensável de acontecer, parece que se pode perder as raízes, mas comigo fez-me sentir desejar nunca ser proprietária de nada =D
    Desculpa o meu discurso filosófico... com um post tão interessante acabei por ir navegar nos meus pensamentos e experiências!
    Uma beijoca grande

    ResponderEliminar
  7. Pois eu tb sou do tempo em que o livro era a companhia diária. a minha tv é ligada para a tia-velha , ma snem ela olha e por isso está desligada
    só à noite na cama é que passo os canais à procura d eum filme. sim que os livros dao filmes e eu sou apreciadora de um bom filme. e quando o filme nao me agrada mesmo assim vejo-o até fnal . pois embrenhei-me nas personagens e dali nao saio sem saber o fim.
    Na sala nao tenho livrso por uma questão de decoração. nas tenho um armário cheio deles. no escritório onde passo a maior parte do tempo desde que tenho netos. pois é tb o lugar ond e brincam. é assim como um escritório-playcenter.
    neste preciso momnto estoiu a olhar para eles e a cumprimentar estes amigos. Eles... sorrirem
    kis :=)

    ResponderEliminar
  8. Bom Dia Hazel, que bela estante...ha...como gosto dos livros, amo de paixão!!!
    Acho que também gostaria da minha que é organizada assim como é a sua,ler para mim é uma aventura maravilhosa...que benção!!

    Também não gosto de emprestar meus livros...mas empresto para quem me empresta também, tenho um círculo de amizade de 5 pessoas que tenho o prazer de emprestar afinal existe entre nós uma troca, a economia é boa com essa parceria!!!

    Delícia o mundo da literatura, magia pura!

    Beijos Mágicos!Ótimo Fim de Semana!
    Muita Luz!!

    ResponderEliminar
  9. Como te compreendo! O meu bem mais precioso são os livros, tenho uns milhares deles espalhados pela casa. A maioria está na nossa biblioteca! Nesta casa nova não abri mão de uma, que é o meu maior orgulho e é o sítio da casa onde passo mais tempo ;-) Consigo viver sem televisão, sem internet, mas sem livros nem pensar. Tal como tu, sei todos os que tenho e exactamente onde estão. Cada um deles tem uma história para contar e eu sei onde o comprei ou quem o deu e quando. Detesto emprestá-los, direi mesmo que não suporto. Primeiro porque podem não devolver, depois porque na maioria das vezes não os estimam.
    Enfim podia ficar aqui o dia todo a falar de livros e nunca me cansaria.
    Penso que noutra vida fui a guardiã da Biblioteca de Alexandria ;-)
    Beijos bibliófilos

    ResponderEliminar
  10. Ah pois é isso que farei vou escrever um aviso e deixar na minha estante de livros:
    -Não empresto!

    Já tive livros preciosos quem nem cheguei ler para emprestar a quem pediu...e hoje nem sabem onde esta o livro!!

    *))

    Beijos, bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  11. eu adoro ler e tenho alguns já...mas não tantos como tu-eu gosto de emprestar livros mas sabes o numero tb é muito reduzido pois tenho de ter a certeza de que serão devolvidos-assim como leio muitos emprestados e não descanso enquanto não os devolvo ás donas.
    Mas em tempos tb já emprestei livros que nunca me foram devolvidos por isso sei bem do que falas-curiosamente troco livros via ctt-:)

    ResponderEliminar
  12. Olá!
    Eu já empresto e ha um mês dei um livro que tinha acabado de comprar, a pessoa estava tão triste( era um cliente, homem, suas emoções estavam tão frágeis), dei o livro, mas é claro que tenho meus preferidos, ah eu adoro quando tem doação de livros, pego um monte kkkk! A P. já é mais chatinha, não gosta de emprestar livros assim como você ela adora tê -los na estante depois de ler!
    Saudades !
    Bjs
    Ser Estranho Ser!

    ResponderEliminar
  13. Querida Hazel, adorei a visita, comentário e que está me seguindo ( grande honra para mim).Vim dar uma espiadinha e me deparo com ste magnífico post que comcordo de A a Z. Também amo os livros ( alíás uma "doença" aqui em casa...). Pena a nossa distância geográfica, pois poderíamos emprestar nossos livros mutuamente...Também já "corri atrás" dos meus livros esquecidos nas casas de pessoas que talvez gostem de ler, mas não tem amor aos livros...alguns perdi mesmo ...atualmente prefiro não emprestar pra não perder a amizade (rsrsrs).
    Tenha um ótimo final de semana !
    Bjs e bênçãos !

    ResponderEliminar
  14. Olá minha querida!

    Também tenho imensos livros, não tantos como tu, mas temos uma pequena biblioteca que contam com algumas coleções. Gostava muito de ler, é uma óptima maneira de se instruir e manter uma escrita correcta.

    Infelizmente, a muitos anos não sei o que é deliciar-me com a leitura, a não ser as manchetes de alguns jornais.
    Para não perder contacto com o mundo, mantenho a TV ligada na sic notícias. Não tenho paciência para telenovelas,aff!

    Sou mesmo sozinha e tudo cá em casa é feito por mim, lavar, passar, arrumar, cozinhar, dar uns pontinhos em alguma roupita, enfim... além de estar sempre de olhos abertos nos meus pupilos que são, digamos, "levados da breca".

    Não tenho neste momento tranquilidade para ler, mas este dia vai chegar, tudo a seu tempo :) Com a ajuda de Deus, muito em breve estarei sentada na varanda da minha humilde casinha em Trás-os-Montes, a tomar um chazinho e a ler um belo livro. Está descansada que já fica aqui o convite para nos ires visitar, acho que ias gostar da nossa terriola.

    Também não gosto muito de emprestar minhas coisinhas, tenho tanto cuidado com elas, verifico que a maioria das pessoas não são assim, por isso, sei que muitos me tem como "esquisita". Já emprestei e fiquei sem, por isso, é muito raro pedir algo à alguém ou emprestar.

    Beijinhos com carinho :)

    ResponderEliminar
  15. Olá Hazel, também sou apaixonada por livros, a profissão ajuda no gosto pelos mesmos, aqui em casa eles estão espalhados por todos os lugares, o marido fala que não sabe onde vou colocar mais livros, também troco facilmente uma boa leitura em vez da tv, e quanto a ser egoísta não estas só também sou tanto com os livros quanto com as minhas coisas que cuido com tanto carinho.Beijos de sol para te iluminar

    ResponderEliminar
  16. :)
    Não tanto quanto tu mas tal como tu prefiro a companhia dos livros á televisão. E uma estante cheia de livro chama-me sempre a atenção.

    ResponderEliminar
  17. Hazel, já sabe que somos almas-irmãs, não é?
    Então, como você, amo meus livros.
    E de tanto emprestá-los e não os receber de volta, tenho como lema (aliás, um lema bem antipático):
    "Não empresto livros; vou perdê-los e perder os amigos."

    ResponderEliminar
  18. que estante linda
    adoro
    um dia terei uma assim


    beijos

    ResponderEliminar
  19. Concordo com tudo o que escreveste.
    Aliás, ando a ler um que a patroa da minha mãe me emprestou. Parece-me que já o tenho há mais de 2 semanas. Vou já ligar para a minha mãe a informar que ainda o estou a ler e por isso ainda não devolvi :)
    Quando os meus filhos se aproximam dele viro uma leoa.

    Beijinho e bom fim-de-semana com muitas leituras.
    Zer0

    ResponderEliminar
  20. Por conta desses empréstimos tenho uma história universal do sec XIX incompleta; era do meu avô, que emprestou um volume, a um padre, que entretanto morreu, e nunca mais o devolveu, obviamente. Mas poderiam ter sido os herdeiros a devolver. Também nem sequer sei quem foi esse padre, para o tentar recuperar.

    Para não variar dos restantes comentários: também não gosto de emprestar os meus livros! Mas tenho emprestado, até para a Alemanha foram, e efectivamente forma todos devolvidos. Tem que ser alguém da minha total confiança, porque não gosto de capas partidas, nem folhas dobradas. Leio um livro e ele fica como novo, mas nem toda a gente é assim.

    Também é um facto que já não compro tantos livros como antes; trago da biblioteca. E só quando "adoro" um livro é que o vou comprar.

    Não sei quantos livros tenho, nem quantos li...muitos, mesmo muitos. Por vezes os pequenos perguntam-me se já li todos os livros que temos em casa e ficam muito impressionados quando respondo que sim ( EXCEPTO OS CIENTÍFICOS!), mas realmente a leitura é o meu mais antigo passatempo. Uma pessoa que goste de ler nunca se queixará da solidão, pelo contrário, necessitará dela!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  21. Olá Hazel!
    Eu também tenho meus livros como companheiros sagrados e vez ou outra os releio. Há os "pra toda vida", os "por um tempo" e outros têm uma função específica - eu os chamo de "mensageiros" e assim que compreendo o recado eu agradeço, me despeço e os "esqueço" em algum local. Já deixei até um bilhete para o futuro leitor...
    Mas confesso que a categoria "toda a vida" é a que domina.
    Adoro meus livros e meus lápis!
    Bjs a todos os aficcionados, especial para ti, querida!

    ResponderEliminar
  22. Legal... conhecendo um pouco mais sobre a bruxa Hazel... XD

    ResponderEliminar
  23. Assino por baixo em quase tudo o que escreveu..a excepção reside no facto de eu ainda emprestar a quem me pede sem restrições mas sempre com um V de volta. Amo ler,amo os meus livros...serão a herança para os meus cultos filhos -qdo tiver,lol.

    ResponderEliminar
  24. Olá,Hazel, fiquei super feliz e emocionada com seu carinho, afinal de contas seu blog é um dos meus favoritos!!E sei que tem muito cuidado em escolher o blog em destaque!!

    ResponderEliminar
  25. Querida Hazel, tenha un bó ano novo é unhas boas festas de natal.
    Beijos

    ResponderEliminar
  26. Olá,lindinha!
    Que texto bonito. Verdadeiro.
    Eu possuia mtos.livros. Lia bastante, mas a falta de espaço fez-me reduzi-los em bom numero. Mas ainda tenho mtos.
    Minha filhota é daquelas q.gostam de ler, e guardar tudo tudinho organizadinho.
    Aprendeu com a mãe, é claro..rs..
    bjinhos iluminados pra voce.
    Orávia.

    ResponderEliminar
  27. Eu também adoro ler e troco a tv por um livro fácil, fácil.

    Emprestar é um prazer
    Devolver é o mínimo que você pode fazer.

    Ou:

    Emprestar é um prazer
    Devolver é um dever

    Esses eram os versinhos que as minhas irmãs escreviam em seus livros quando meninas. Me lembro deles até hoje.
    Costumo emprestar meus livros, mas fico bem triste quando eles não retornam para mim...

    ResponderEliminar
  28. Oi linda Hazel :)
    Andei sumida, mas sempre que podia vinha ver o seu cantinho. Agora já tenho Net em casa de novo e vou ser mais assídua e postar também, pois quase não o tenho feito :)
    Sabe Hazel, adoro livros, estou a tirar um curso de administrativa,mas espero conseguir um lugar numa bibliteca, é o meu sonho! Infelizmente nao cresci com o gosto pela leitura, mas talvez por não ter tido muitos, ganhei o gosto por TER e estimar livros.
    Hoje em dia tenho muitos, mas confesso que ainda não estão todos lidos. Leio muitos emprestados e também empresto, mas não a qualquer pessoa.
    Este Verão achei no Lixus uma série de livros e pensei logo na Hazel :)
    Há anos que sonho ter uma sala para mim, com os meus livros, e com as coisas que gosto! Quem sabe um dia :)

    PS: Hazel, eu e a Nina adoramos a sua selecção musical, uma em especial que ouvi hoje assim que abri a paginaz:)
    Obrigada
    E perdão pelo longo comentário!
    Beijinhux
    Maluxa :)

    ResponderEliminar
  29. Olá Hansel,
    Adorei o teu post :))

    Adoro livros, sempre gostei.
    Gostaria de ter mais tempo para ler, mas nesta fase da minha vida só leio o que gosto ou porque é mesmo muito importante para mim.
    Sempre gostei de estar em livrarias a procurar as novidades e levar para casa o livro eleito.
    Em casa gosto de ter nas estantes cheias de livros, embora tenha aprendido no curso de Feng Shui que devemos deixar sempre espaço para os "novos" livros. Também peço aos amigos que me oferecem livros para deixar uma dedicatória, para mais tarde lembrar-me sempre de quem me ofereceu.
    Também fico incomodada quando não me devolvem os livros, fico mesmo...Os livros fazem parte das nossas memórias :))

    Um beijinho e até breve
    Paula

    ResponderEliminar
  30. O 'Cova do Urso' vai entrar de férias hoje, mas antes, vim aqui desejar umas Festas Felizes.

    Desejo tudo de bom para 2011.

    Abraço.

    António

    ResponderEliminar
  31. Linda sua biblioteca,e um cantinho maravilhoso,bem a sua cara...mágico.
    Meu cunhado que e Português tem um biblioteca maravilhosa,muito séria e cheia de livros raros,acho maravilhosa esta tradição de ler...minha pequena já escreve seus livrinhos e eu faço de um tudo para que ela continue,agora os presentes que ela recebe são livros de contos...assim ela vai gostando cada vez mais.
    Bjs
    Deusa
    vasinhos coloridos

    ResponderEliminar
  32. Voltei para dizer que adorei a idéia da Aldaneire, vou escrever( a lápis), os versinhos em meus livros:

    "Emprestar é um prazer
    Devolver é um dever"

    Quem sabe assim as pessoas não "desconfiem" mais desta obrigação.

    ResponderEliminar
  33. Concordo em gênero, número e grau com este post!
    Eu não empresto os meus, mas quando me emprestam tratos como joias e fico louca da vida quando não consigo marcar para devolver aos respectivos donos!
    Tenho muitos livros, muito menos do que a hazel! mas pra mim significam as minhas jóias!!! na sua maioria da minha área de trabalho (naturopatia, fitoterapia, homeopatia e tudo q envolva essa área), mas tambem de outros gêneros, os meus livros tem um valor impagável!! :)

    ResponderEliminar
  34. Muito boa esta observação da Fernanda:
    "Uma pessoa que goste de ler nunca se queixará da solidão, pelo contrário, necessitará dela."
    Estou lendo A PROFECIA CELESTINA.
    Rosângela (Natal/Brasil)

    ResponderEliminar
  35. Oi, Hazel, há tempos eu não passava por aqui, confesso. Vou ler tudo o que perdi nesse meio tempo.
    Livros: não me importo de emprestar, desde que me devolvam. Já tive que recomprar muitos, que não foram devolvidos. E eu esqueço para quem empresto!
    Já reformei livros que me foram emprestados caindo aos pedaços.
    Não tenho mil, mas devo ter uns 500. Parei de contar quando tinha 300. Estou pensando seriamente em entrar na era da leitura digital, pois dia desses não vou ter espaço para guardar todos.
    Um abraço!

    ResponderEliminar
  36. Olá Hanzel.
    Adorei o post e comentários,tenho
    bastante livros cuido deles a maioria coloco capa transparente(mania desde a escola),já emprestei muito,hoje nem tanto.
    Vai a dica de Natal,livro é um ótimo e valioso presente!!

    FELIZ NATAL!!

    Beijos.
    Rosane Peon

    ResponderEliminar
  37. Blogagem Coletiva: Cozinha de Bruxa
    Vc é bruxa cozinheira, que sabe as maravilhas da arte da cozinha,da cura,da fartura?É uma pessoa curiosa no assunto?É iniciante? Vem contar pra gente!!!Faça um post em seu blog e nos mostre um pouquinho da sua Arte!Quer saber mais?? Acesse:

    http://guerreirainterior.blogspot.com/2010/12/blogagem-coletiva-cozinha-de-bruxa.html

    Beijos!!

    ResponderEliminar
  38. "Datas como o Natal nos fazem perceber que amor e carinho não se perdem com a distância. Te desejo um Natal maravilhoso e um Ano Novo repleto de alegrias!"

    ResponderEliminar
  39. Olá,

    A propósito de livros...aproveito para partilhar a minha última descoberta para quem queira trocar livros que já leu e que não se importa de deixar seguir caminho:

    www.bookmooch.com

    eu já participo e estou a gostar :)
    K

    ResponderEliminar
  40. Entendo perfeitamente o que sentes em relação a emprestar livros. Uma vez, na altura do meu aniversário, um grupo de amigas ofereceu-me um livro da Isabel Allende - A filha da fortuna. Adorei o livro, tanto q eu não o li, devorei-o!
    Cometi o erro de emprestar o livro a uma colega, que depois o emprestou à irmã do namorado (sem meu conhecimento). Entretanto, ela e o rapaz acabaram e eu nunca mais vi o meu livrinho adorado! Fiquei escaldada! Nunca mais!
    Agora tb só empresto livros a 2 ou 3 pessoas de extrema confiança. Porque para mim, os livros são um tesouro!
    Bj

    ResponderEliminar
  41. olá Hazel..
    adorei este post sobre os livros... tenho acompanhado seu blog já a algum tempo mas não me lembro de ter colocado nenhum comentário exceto na questão do mês de aniversário que li dia destes e no qual me inspirei para tb fazer algo semelhante nos dias da minha lua..
    mas voltando aos livros.. tb gosto muito de ler e tenho muitos , não tantos quanto gostaria e lendo seu post fiquei saudosa dos meus que fui obrigada da deixar para trás depois de um fato muito triste que passei em minha vida a três anos atrás...
    mas pretendo dentro de alguns anos poder voltar a ter a mesma quantidade que tinha antes..
    bjs e muita Luz

    ResponderEliminar
  42. Adorei...
    Falta de educação e bom senso por aqui tem sido meus vizinhos com barulhos e incômodo, atrapalham minha leitura...

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário ♥