7 soluções para dormir bem (parte 2)

quarta-feira, abril 03, 2013


E então? Depois de ter lido a parte 1 de "7 soluções para dormir bem", não me diga que continua a dormir mal...

Se a resposta é "sim", sabe de quem é a culpa? É sua! Ora, vejamos:

Depois de ter tratado do seu quarto, e riscado todos os itens da lista, vamos agora tratar de si - Parte 2!

1. Pentear, lavar o rosto, lavar os pés. Certo, o ideal seria mesmo tomar um banho com ervas e sal grosso antes de ir para a cama. Mas fiquemo-nos por estes três passos simples que vão ajudá-lo a desembaraçar-se das energias do dia. Os pés transportam-nos o dia inteiro e acumulam as energias dos locais por onde andam. O rosto e os cabelos são a parte mais descoberta e vulnerável do corpo físico - lavar o rosto e pentear o cabelo é quase como fazer uma espécie de "reset".

2. Nada de viajar na máquina do tempo. Quem não consegue dormir à noite, fica cansado de dia e pode ter vontade de "descansar só um bocadinho". Mas nós bem sabemos que os sofás são uma verdadeira máquina do tempo; encostamo-nos por 10 minutos e, quando voltamos a abrir os olhos, já passou mais de uma hora! Resista como um herói.

3. Café, só de manhã. "Nem um cafézinho a seguir ao almoço?", pergunta você, com umas olheiras até ao chão. Não! Quer dormir, ou não quer?

4. Velas ao jantar. A partir do momento em que o jantar está pronto, habitue-se a jantar à luz de velas e desligar a luz eléctrica. A diminuição da intensidade de luz vai preparar gradualmente o seu cérebro para o descanso, com o abrandamento natural do seu ritmo, que lhe vai trazer uma maior serenidade [e ainda poupa na conta da electricidade].

5. Cuidado com o que fala. E o que pensa. Deixe as conversas negativas, as preocupações, as angústias e as mágoas para outra hora do dia (de preferência, nenhuma!). Pode ter como garantido que se se dedicar a estes assuntos desagradáveis, vai perturbar a quantidade e qualidade do seu sono. Porque não lê um livro na cama? Peça emprestado, requisite na Biblioteca Municipal, nem precisa de gastar dinheiro.

6. Respire bem. Aaaah, nada de saltar este item. A maior parte das pessoas adultas não sabe respirar; respiram como se tivessem os pulmões ao pé da boca. Relaxe a barriga como os bebés respiram e faça de conta que tem os pulmões no umbigo. Deixe o ar descer e permita que a ansiedade e as angústias se dissolvam.

7. Não ficar no computador até tarde. Só mais um bocadinho, só mais um bocadinho... e passou um bocadão. A internet é altamente estimulante (e viciante). Falando nisso, o que é que ainda está aqui a fazer? Vá-se embora! Vá! Para a cama! Fora daqui!

Nos braços de Morfeu,
Hazel


PODERÁ TAMBÉM GOSTAR DE LER

7 COMENTÁRIOS

  1. Por causa do ponto 4, quando estavamos de lua de mel, ia adormecendo em pleno restaurante no inicio do jantar... que vergonha parecia que tinha sido atingida por 1000 Joãos Pestana!

    ResponderEliminar
  2. De uns tempos pra cá durmo muito mal, acontece que não me habituei a cama, a casa, a rotina...quando não é uma coisa e´outra não?

    Quero logo. logo equilibrar isso!

    ResponderEliminar
  3. Adoro seus posts Hazel, não deixei de rir agora, me mandando pra cama, ai ai

    Bjo e Tudo de bom

    ResponderEliminar
  4. Tudo muito bom aqui na Casa Claridade, Hazel.
    Parabéns
    Bjo e Tudo de Bom

    ResponderEliminar
  5. to gostando muito desses postes atualmente, parabéns!

    ResponderEliminar
  6. Como sempre, excelentes conselhos! Só não largo já o pc e vou pá cama porque são 15h15m e tenho que trabalhar... :D

    Beijocas***

    ResponderEliminar
  7. Continuo sem dormir..podes avançar coma parte 3 :))
    Um grande beijinho. Cristina

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário ♥