Vizinhos, essa espécie em vias de extinção

sexta-feira, abril 18, 2014


Sou de um tempo em que a chave da porta da rua ficava quase sempre pendurada do lado de fora. Só tocava à campainha quem era 'de fora', os vendedores de enciclopédias, as beatas a pedir quinquilharia para a quermesse. As vizinhas sabiam que não era preciso bater, chegava até a ser despropositado cumprir tal formalidade.

Entrava-se sem cerimónias para pedir um molho de coentros, uns limões, oferecer um saco cheio de figos acabados de colher, partilhar revistas de moda e de conselhos femininos, ou trocar dois dedos de conversa sobre a vida alheia e os dilemas da educação dos filhos.
Tudo enquanto se tiravam as favas das vagens, se descascavam batatas para o almoço ou descosiam os alinhavos da bainha de uma saia.

O tempo arrastava-se devagar. Era um tempo mais longo. Havia sempre o que fazer, mas havia sempre tempo para tudo. As tardes esticavam até se perderem de vista no horizonte.

Hoje, já adulta, entro no prédio onde moro, vejo se há correio e subo as escadas de pedra fria onde raramente encontro alguém. As pessoas esperam até ouvir uma porta bater para abrirem a porta das suas próprias casas e assim saírem sem ter de passar pela maçada/obrigação de cumprimentar.

É reconfortante ouvir os pratos dos vizinhos do lado a baterem no lava-loiças depois do almoço e a torneira a abrir e fechar. Os lençóis floridos da vizinha de cima, que me tapam tantas vezes as janelas, e eu nunca tenho coragem de reclamar, porque são tão acolhedores e primaveris, que preferia perguntar em que loja os comprou a queixar-me. É praticamente todo o contacto humano que existe.

Sinto falta de ter vizinhos que me perguntem se posso dispensar algumas batatas porque o supermercado já está fechado, ou a quem eu possa pedir um ramo de salsa.
Que me avisem "Ó vizinha, vem lá chuvaaaa!", para eu tirar a roupa do estendal a tempo.
Ou que me peçam para lhes regar as plantas quando vão de férias.

No ano passado, mesmo sem conhecer os meus vizinhos, pendurei nos puxadores das suas portas um pequeno saco com frutos secos e um postal de Natal "Votos de Boas Festas dos vizinhos do 1º Esquerdo!" A vizinha da frente veio bater à minha porta uns dias depois e ofereceu-me um bloco de apontamentos com desenhos de girassóis. Depois mudou de casa.

Há dias, esqueci-me da chave de casa pendurada do lado de fora da porta. O vizinho de cima tocou à minha campainha: "Cuidado, olhe que se esqueceu da chave cá fora", e desapareceu num ápice, sem chegar a ouvir o meu agradecimento.

Oh, que nostalgia.

Hazel

PODERÁ TAMBÉM GOSTAR DE LER

8 COMENTÁRIOS

  1. Infelizmente é verdade tudo o que diz nesta sua crónica, sobre os vizinhos atualmente. Eu também sou desse tempo, do passado, nesse que descreve tão bem. Moro numa rua há trinta e quatro anos e só os conheço de os ver sair de casa e entrar no carro, e sem cumprimentar ninguém, e acabei por desistir de os cumprimentar, não se dignam responder.

    ResponderEliminar
  2. Ja nao sou desse tempo mas adoro ouvir essas historias do antigamente em que todos eram uma grande familia.
    com o avancar do tempo as pessoas deixaram de ter tempo para serem sociais, com o stress do trabalho so querem chegar a casa e ver tv para descontrair um pouco. Ja nao se ligam mais as relacoes humanas, uma pena!

    ResponderEliminar
  3. Ohhh fiquei com vontade de ser sua vizinha :)

    Quando eu era miúda durante o dia não costumávamos trancar a porta de casa, que se abria com um cordel.
    A vizinha mais de idade que vivia na casa da frente costumava entrar sem bater para ter um bocado da nossa companhia.
    A mesma coisa era até há poucos anos atrás quando ia visitar a minha avó, puxava o cordel e entrava sem pedir. Estávamos à vontade. Entretanto vieram os medos, o receio e a desconfiança.
    Em Inglaterra de início estranhei porque não há tanto cuidado em manter as casas bem fechadas. Não existem estores, apenas a janela em vidro. Muitas das portas para o quintal são apenas em vidro. E muita gente nem se preocupa em esconder o que tem dentro de casa, deixam as cortinas abertas ou nem sequer têm cortinas.Também raramente oiço falar em roubos.
    Mas acho que foi em Alfama que me senti mais próxima dos vizinhos e mais em casa, onde vivi há uns 5 anos atrás.

    ResponderEliminar
  4. Ainda vivo esse tempo bom,moro em uma cidade bem pequena,e é como você descreveu.Nem fecho o meu portão pois o meu vizinho guarda um dos carros em meu quintal e aproveita para apanhar meus limões,e outras coisas que acha,não reclamo porque ele sempre me presenteia com peixes e verduras,e assim vivemos com outros vizinhos é quase na base da troca.Me considero feliz com isso e nem me dei conta que isso possa acabar um dia.Beijos,Maria

    ResponderEliminar
  5. verdade, la onde minha mora em Sta catarina, isso ainda existe, os muros são baixos e os vizinhos conversam atraves dele, avisam se a chuva vem...

    ResponderEliminar
  6. Aqui em SP, no prédio onde moro o elevador muitas vezes nos proporciona o encontro animado , a troca de saudações e até brincadeiras...mas não é regra, bem sei...talvez por ser um condomínio de muitos prédio, com muitos jardins onde as pessoas acabam se encontrando...e num bairro mais simples...Não chego a frequentar a casa dos vizinhos, o que realemte faz falta...
    Depois as pessoas se queixam de solidão...leem livros de auto ajuda ...procuram os mais variados terapeutas...não seria mais fácil, divertido e até mais barato recorrer aos vizinhos...??? Tempos modernos...tempos solitários... Bjs, Liz

    ResponderEliminar
  7. Olá Hazel,
    Lembro-me de quando era "piquena", ia à horta com a minha mãe e ela deixava a porta apenas encostada e, mesmo assim, quando chegava alguém, não entrava, ficava sentado no muro ou ia ter connosco à horta. Havia sempre alguém que se chegava para um "dedo de conversa" e viviamos num típico monte alentejano sem vizinhança. Hoje parece que quanto mais pessoas vivem na mesma zona, mais sozinhos nos sentimos. São os tempos e a maneira de pensar das pessoas que mudou muito (acho). Beijo Hazel e adorei o seu post, fez-me lembrar de tanta coisa boa :)

    Ana Paula

    ResponderEliminar
  8. Saudades que eu tenho do tempo em que na casa da minha tia numa pequena aldeia da Beira se deixava a chave na porta. Quando voltavamos, em lugar da casa roubada encontravamos cestos cheios de fruta e outros bens deixados sempre por alguma vizinha. Muitas vezes nem chegavamos a saber quem tinha sido.
    Não tinhamos muito coisa como agua ou electicidade mas tinhamos esta enorme riqueza que eram as vizinhas.
    Ana

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário ♥