Oração de protecção contra um cão ameaçador

segunda-feira, setembro 22, 2014

Ontem, lembrei-me de duas orações muito antigas que me foram ensinadas pela minha mãe depois de, em criança, ter sido mordida por um cão quando vinha da escola.
Ainda hoje me dói a nádega direita só de me lembrar.

Procurei pelas orações no google, e não encontrei nada. Desconheço as suas origens, que me parecem meio cristãs. Embora eu não seja cristã, tenho muito apreço pela velha sabedoria popular e gosto de dar o meu contributo para que ela não se perca no nevoeiro da memória.

São duas orações; uma para cães, outra para cadelas. Conforme aprendi, caso sejamos ameaçados por um cão, nunca devemos fugir ou virar-nos de costas para ele, mas olhá-lo nos olhos, simular o gesto de que lhe vamos atirar uma pedra e dizer em voz alta, com autoridade:

"Tente mão, cão!
Entre ti e mim está São Salomão!"


Ou, caso se trate de uma cadela:

"Tente mão, cadela!
Entre ti e mim está Santa Madalena!"

Lembro-me que a minha mãe garantia que os cães se afastavam. Nunca testei, OK?
Acredito que, mais do que a oração em si, é a postura de autoridade e confiança que poderá afastar o animal ameaçador. Mas as palavras, em si, o velho folclore, também têm o peso da ancestralidade, de uma intenção que foi repetida continuamente ao longo do tempo, criando, assim, um efeito mágico que a ciência não consegue explicar e desvaloriza.
Eu diria que, no fundo, é um pouco de cada...

Honrando a memória da minha ancestralidade,

Hazel

PODERÁ TAMBÉM GOSTAR DE LER

6 COMENTÁRIOS

  1. Hummm, muito boa a dica! Na minha rua o que não falta e cão bravo! Uma boa semana, beijos!

    ResponderEliminar
  2. Memorizei as orações...a fé move as montanhas.

    Beijão querida!

    ResponderEliminar
  3. Bom dia :)

    Infelizmente non mundo inteiro existem os filhos de ... que abandonam essas pobres criaturas e no fim das contas eles se defendem.

    Um modo de se proteger é não correr e não guardar nos olhos, e pedir à Mãe gaia de proteger a si mesmo e ao animal, entrar em sintonia com ele e passar...

    Lindo site, virei fan

    Sky

    ResponderEliminar
  4. Tem uma oração que minha Avó sempre me falava só que não lembro muito e mais ou menos assim ,"rezai as três missas de São Brás ,as três missas de domingo de ramo também do cuzarui batizado dos pagão amém " se alguém conhecer por favor me fale
    Obrigado

    ResponderEliminar
  5. Obrigada Flor,eu anotei porque aqui no bairro já teve ataques de animais,contra outros animais,vou fazer pra proteger minha Filha canina.

    ResponderEliminar
  6. Estou tentando me lembrar de uma q mina avó me ensinou e não consigo achar,lembro de poucas palavras "desde que Jesus na terra andou,nem boi brava nem cachorro me pegou"... não consigo lembrar direito. É muito importante para mim

    ResponderEliminar

Obrigada pelo seu comentário ♥